Diogo Costa
Guarda-redes
Na 28.ª jornada da Liga Betclic, ergue-se o pano para o clássico FC Porto-Benfica. A partir das 20h30 deste domingo, 6 de abril, o Estádio do Dragão recebe o embate entre os portistas, que ocupam o 3.º lugar, com 56 pontos, e os encarnados, instalados no topo da tabela classificativa, com 65 pontos.
Bruno Lage espera um jogo intenso frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, e deixou claro que as águias estão determinadas em "jogar em equipa" com o propósito de "ganhar". Na antevisão do clássico referente à 28.ª jornada da Liga Betclic, agendado para as 20h30 de domingo, 6 de abril, ficou ainda a garantia: "Corremos uns pelos outros."
O treinador do Benfica, em conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, neste sábado, 5 de abril, reconheceu o embate como "importante" para as ambições dos encarnados no Campeonato, ainda que não o veja como "decisivo". A estratégia passa por "jogar bem e ter um futebol ofensivo" de modo a alcançar o desiderato desejado: a conquista dos 3 pontos. Bruno Lage prevê um "jogo dividido e rápido", fruto da natureza das duas formações...
A equipa de futebol profissional do Benfica realizou no sábado, 5 de abril, mais uma sessão de treino, no Benfica Campus, tendo em vista o clássico frente ao FC Porto, agendado para este domingo, 6 de abril, no Estádio do Dragão. Foco e intensidade!
As águias chegam a este duelo com 9 vitórias (8 delas consecutivas) somadas nas últimas 10 jornadas da Liga (27 pontos), a melhor sequência em curso entre todos os conjuntos que disputam a competição. Já os portistas alcançaram 4 triunfos, contabilizando 16 pontos em período semelhante, mas conseguiram manter-se como a única equipa invicta em casa na edição 2024/25 do Campeonato, à entrada para a 28.ª jornada.
No primeiro round entre Benfica e FC Porto, ocorrido na 14.ª ronda da Liga Betclic, as águias construíram um triunfo por 4-1. No dia 10 de novembro de 2024, golos de Álvaro Carreras, Di María (autor de um bis) e de Nehuén Pérez (na própria baliza) traduziram a superioridade dos encarnados.
Com 65 golos marcados, o Benfica tem um dos melhores ataques do Campeonato e mais 12 remates certeiros a favor comparativamente ao antagonista. E se a percentagem de posse de bola (62,1% contra 60%) até é favorável ao FC Porto, as águias mostram-se mais acutilantes e perigosas com ela nos pés.
De acordo com a plataforma Sofascore, a equipa de Bruno Lage contabiliza 17,1 remates por jogo (7,1 enquadrados) contra os 14,8 (5,6 na direção da baliza) da turma de Martín Anselmi, e, a nível de grandes oportunidades criadas por 90 minutos, a contabilidade também é favorável aos encarnados: 4,1 contra 3,6. O portista Samu Aghehowa, com 65 tentativas, é o mais rematador das duas equipas, mas as águias colocam Bruma (60), Di María (57) e Pavlidis (57) no top 10 desse parâmetro.
O Benfica tem vantagem sobre os dragões na percentagem de duelos ganhos por jogo (51,8%-48,1%) e na quantidade de bolas recuperadas por jogo (54-46,2), com Otamendi a liderar no parâmetro de interceções (44), e Florentino no dos desarmes (42) entre os dois blocos que vão a jogo no Estádio do Dragão.
Pavlidis é o melhor marcador do Benfica na Liga Betclic, com 11 golos, enquanto Samu Aghehowa se apresenta como o jogador com mais tentos faturados pelos portistas: 15. Nas assistências, o destaque do Benfica é Aktürkoğlu, com 8 passes decisivos (o mais recente na quarta-feira na Luz, frente ao Farense), o mesmo registo que Francisco Moura tem ao serviço do FC Porto.
"Benfica! Benfica! Benfica!" – é a voz da Onda Vermelha! À saída do Estádio da Luz rumo ao Norte do país, onde neste domingo, 6 de abril, o Glorioso enfrenta o FC Porto no clássico da 28.ª jornada da Liga Betclic, a comitiva encarnada foi acarinhada, aplaudida e incentivada pelos muitos adeptos que se concentraram na Rotunda Cosme Damião, na tarde deste sábado, aguardando pela passagem do Vermelhão. "Força, SLB!" – que momento!
18h35 | Muitos Benfiquistas nas imediações do hotel onde a equipa está instalada em Vila Nova de Gaia.
18h40 | O autocarro do Benfica acaba de sair do hotel rumo ao Estádio do Dragão.
19h00 | O autocarro do Benfica chega ao Estádio do Dragão.
19h06 | Os jogadores do Benfica estão no relvado, antes de se equiparem para os exercícios de aquecimento.
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Aursnes, Kökcü, Di María, Pavlidis, Aktürkoğlu, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Dahl, Bruma e Bajrami.
Diogo Costa, Marcano, Eustáquio, Samu, Fábio Vieira, Pepê, Alan Varela, João Mário, Nehuen Pérez, Francisco Moura e Rodrigo Mora.
Cláudio Ramos, Otávio, William Gomes, Namaso, André Franco, Tomás Pérez, Martim Fernandes, Gonçalo Borges e Zé Pedro.
João Pinheiro, árbitro da AF Braga, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o FC Porto-Benfica, da 28.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Bruno Jesus e Luciano Maia como assistentes e Bruno Costa no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Tiago Martins, e o assistente (AVAR) Hugo Ribeiro.
19h31 | Os adeptos do Benfica encaminham-se para o Estádio do Dragão.
19h43 | Entram em campo os guarda-redes das duas equipas para efetuarem exercícios de aquecimento.
19h55 | Agora é a vez dos jogadores de campo das duas equipas entrarem no relvado para aquecer.
20h21 | As equipas recolhem aos balneários após os exercícios de aquecimento.
20h25 | Os jogadores estão prestes a entrar em campo.
20h26 | As equipas entram no relvado.
20h28 | Os capitães de equipa escolhem campo.
A redondinha já rola no clássico.
Sai o Benfica.
Lançamento lateral para o Benfica.
0-1. Na sequência de uma jogada de insistência, a bola chega a Aktürkoğlu. Este, desde o lado esquerdo, cruza para a área, onde Pavlidis surge sozinho e encosta para as redes. Num primeiro momento, o auxiliar assinala fora de jogo...
Após a colocação das linhas, é confirmada a posição regular do avançado grego. O árbitro João Pinheiro comunica a validação do 0-1. Golo de Pavlidis! Grande início de jogo do Benfica!
FC Porto joga a partir da sua defesa.
Lançamento lateral para o Benfica.
Marcano com a bola.
O Benfica sobe no terreno.
Falta sobre Otamendi na área do Benfica.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
Passe longo de Tomás Araújo e a bola chega a Diogo Costa.
FC Porto sobe no terreno.
Cabeceamento de Pepê com a bola a sair por cima da baliza de Trubin.
Lançamento lateral para o Benfica.
Fábio Vieira tem a bola no meio-campo.
FC Porto a jogar a partir de trás.
Benfica no ataque.
Recupera o FC Porto.
Insiste o FC Porto pelo lado esquerdo.
Falta de Kökcü na zona do meio-campo.
Marcano bate o livre.
Lançamento lateral para o Benfica.
Francisco Moura interceta o passe longo de Kökcü.
A equipa da casa está no ataque.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Passe de Rodrigo Mora para Francisco Moura sai diretamente pela linha lateral.
Eustáquio com a bola no meio-campo.
António Silva antecipa-se a Francisco Moura e faz o corte.
Bola em Diogo Costa.
Livre favorável aos anfitriões.
Defesa do Benfica afasta a bola batida por Alan Varela.
Fora de jogo assinalado ao ataque do FC Porto.
Benfica no ataque.
NP
Por atingir Aktürkoğlu na face.
Cabeceamento de Florentino a livre de Kökcü para grande defesa de Diogo Costa. Na recarga, Tomás Araújo atira ao poste com um remate de pé direito. No entanto, é assinalado fora de jogo ao defesa do Benfica.
Diogo Costa está a receber assistência médica.
Jogo reatado com livre favorável ao FC Porto.
Lançamento lateral para o Benfica perto da sua área.
Aktürkoğlu desarma Rodrigo Mora.
Ataca o FC Porto.
Falta sobre João Mário.
Fábio Vieira coloca o esférico no interior da área, onde surge Marcano a cabecear ao lado.
Benfica no ataque.
Bem posicionado, Aursnes faz o corte à entrada da área.
Contra-ataque rápido do Benfica termina com lançamento lateral para as águias.
Di María faz um grande passe na direção de Aktürkoğlu, mas João Mário lê bem o lance e faz um corte providencial.
Contra-ataque rápido do FC Porto conduzido por Fábio Vieira, que lança Pepê na esquerda. O brasileiro coloca logo a bola no espaço de Samu, e este, no coração da área benfiquista, não consegue tocar no esférico.
Aktürkoğlu trabalha bem a bola no lado esquerdo e faz um grande passe para Pavlidis, cujo remate é intercetado por Marcano. O esférico ainda toca no avançado das águias antes de sair pela linha de fundo. É pontapé de baliza para o FC Porto.
FC Porto organiza o ataque a partir de trás.
Recuperação de Di María.
Eustáquio ganha a bola a Di María e lança o ataque dos anfitriões.
FC Porto ataca pela direita.
Cruzamento de João Mário com a bola a terminar nas mãos de Trubin.
FC Porto recua a bola até Diogo Costa.
Alan Varela interceta o passe de Aktürkoğlu.
Tomás Araújo antecipa-se a um adversário e faz um corte providencial no interior da área, após cruzamento rasteiro de João Mário.
Cruzamento na área, no lado esquerdo, de Francisco Moura para uma palmada de Trubin na pequena área, a evitar o desvio de um adversário.
Benfica sai para o ataque.
Aktürkoğlu galga terreno pelo lado esquerdo, desembaraça-se de Nehuen Pérez e remata em arco com a bola a beijar o poste direito da baliza portista. Que grande oportunidade!
Livre favorável ao FC Porto à entrada da área do Benfica.
O remate de Fábio Vieira é travado pela barreira, e a bola fica nas mãos de Trubin.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica.
FC Porto no ataque.
Tomás Araújo faz o corte, e o Benfica sai para o ataque.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Livre favorável aos anfitriões.
Ataca o FC Porto.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Aursnes desarma Rodrigo Mora.
FC Porto no ataque.
Álvaro Carreras recolhe o cruzamento de Marcano com o peito, sai a jogar com qualidade e é carregado em falta por João Mário.
Trubin bate o livre.
Benfica troca a bola.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Kökcü recolhe uma bola perdida no meio-campo e lança novo ataque dos encarnados.
Passe de Aktürkoğlu a partir do lado esquerdo para Pavlidis, que, na área, atira ao ferro!
FC Porto no ataque.
Nehuen Pérez cruza para a área, e Samu cabeceia ao lado.
FC Porto recupera a posse e organiza novo ataque.
Benfica ganha a bola no meio-campo adversário, e Aursnes faz o cruzamento longo para o segundo poste, onde Diogo Costa parece tocar ao de leve na bola, impedindo que Pavlidis finalize. Na sequência, é assinalado pontapé de baliza.
FC Porto sai para o ataque e perde a bola... canto para o Benfica.
0-2. Canto para a entrada da área... Florentino remata, e a bola sai na direção de Pavlidis. O avançado internacional grego recebe a bola, dribla e senta Nehuen Pérez, rematando sem hipótese para Diogo Costa. Que classe!
FC Porto no ataque.
Kökcü recupera a bola e organiza o ataque do Benfica.
Anfitriões desenham uma nova investida ofensiva.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Fábio Vieira cruza desde o lado esquerdo, Rodrigo Mora não consegue finalizar, e a bola sobra para João Mário, que não a domina dentro das quatro linhas. Pontapé de baliza para Trubin.
FC Porto no ataque.
Vão jogar-se mais 4 minutos nesta 1.ª parte.
Bola na zona defensiva do FC Porto.
Remate de longe de Nehuen Pérez sai muito por cima.
Corte de Otamendi para a linha lateral.
Ouvem-se os adeptos do Benfica! Apoio incessante!
Di María e Florentino unem forças para recuperar a bola a Francisco Moura. Bom esforço coletivo!
Falta sobre Di María.
Di María é carregado em falta por Pepê.
Livre de Kökcü leva a bola a sair pela linha de fundo.
Estão cumpridos os primeiros 45 minutos do clássico da 28.ª jornada da Liga Betclic. No Estádio do Dragão, Pavlidis inaugurou o marcador logo no minuto inicial (0-1) e, aos 43', rematou para o 0-2. Águias na frente, ao intervalo... com justiça!
O esférico já rola novamente no clássico.
Sai o FC Porto.
António Silva deixa a bola sair pela linha de fundo. Pontapé de baliza.
Benfica para o ataque.
Otamendi tem a bola.
FC Porto sai para o ataque, mas Florentino trava os intentos dos anfitriões.
Cruzamento de Pavlidis, e canto para o Benfica. É do lado direito.
Di María tenta colocar a bola diretamente na baliza e Diogo Costa tem de se aplicar para afastar a bola pela linha de fundo. Novo canto para o Benfica.
Falta sobre Kökcü no meio-campo.
Álvaro Carreras com a bola.
Di María abre para Álvaro Carreras no lado esquerdo.
Lançamento lateral para o FC Porto.
FC Porto no ataque.
Rodrigo Mora arranca pelo corredor central, mas Kökcü recupera e faz o corte.
Remate de Fábio Vieira sai prensado, e a bola chega a Trubin.
Bola está em Diogo Costa.
Benfica troca a bola no meio-campo adversário.
Recuperação de Kökcü no meio-campo.
FC Porto recupera a posse e organiza o ataque.
Benfica sai para a frente.
Acelerando pela esquerda do ataque, Álvaro Carreras passa por João Mário, entra na área e cruza atrasado para Di María, que remata de pé esquerdo à malha lateral da baliza portista. Grande jogada e o Benfica muito perto do 0-3.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Falta de Samu sobre Otamendi na área do Benfica.
Diogo Costa despeja a bola sob a intensa pressão de Aktürkoğlu.
Fora de jogo assinalado a Samu.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Trubin sai aos pés de Samu e agarra o esférico.
Falta sobre Aursnes à entrada da área do Benfica. Livre.
Aursnes desarma Rodrigo Mora, e o Benfica sai para o ataque.
Bola chega a Diogo Costa.
Tomás Araújo recolhe o passe longo de Diogo Costa.
Remate de longe de Rodrigo Mora para defesa fácil de Trubin.
Trubin faz um excelente passe longo para Di María, cujo cruzamento é intercetado por Eustáquio. Era perigoso.
Corte de Florentino à entrada da área do FC Porto... pontapé de baliza para Diogo Costa.
Di María interceta o passe de Marcano no meio-campo do FC Porto. A pressão da águia a dar os seus frutos.
FC Porto sai para o ataque.
Contra-ataque para o Benfica...
Di María serve Aktürkoğlu, e este, já na área, vê o seu remate intercetado por Nehuen Pérez.
Cruzamento de Tomás Araújo... canto para o Benfica.
Cruzamento de Kökcü para o segundo poste, onde Otamendi cabeceia para defesa de Diogo Costa com o ombro. Porém, é assinalado fora de jogo ao ataque das águias.
Tomás Araújo está deitado no relvado a receber assistência médica.
Defesa
Defesa
FC Porto no ataque.
Fora de jogo assinalado a Samu.
Lançamento lateral para o Benfica.
Eustáquio interceta o passe de Pavlidis para a entrada da área.
FC Porto circula o esférico no seu meio-campo.
MF
Defesa
E
Médio
GB
Avançado
P
Avançado
Corte de António Silva... lançamento lateral para o FC Porto.
Florentino recupera a bola.
FC Porto no ataque.
Anfitriões avançam pelo lado direito.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Cruzamento de Gonçalo Borges para um soco de Trubin na bola.
Benfica sai para o ataque, mas... lançamento lateral para o FC Porto.
Aursnes afasta para longe o cruzamento de Francisco Moura.
Anfitriões circulam a bola.
Cruzamento de Martin Fernandes para Samu, mas o cabeceamento leva a bola a sair muito por cima da baliza.
Falta sobre Pavlidis. Livre para o Benfica.
Benfica no ataque.
Florentino organiza o ataque.
0-3. Cruzamento de enorme classe de Di María, a partir da direita, para um desvio de cabeça de Pavlidis! Que jogada! Que golo! Que momento! Que finalização!
Lançamento lateral para o FC Porto.
Falta de Pavlidis.
Gonçalo Borges arranca pelo lado direito e cruza para o corte de Otamendi pela linha lateral. Lançamento.
Corte de Florentino.
Avançado
Avançado
Avançado
Avançado
Falta sobre Otamendi.
Lançamento lateral para o Benfica.
O passe de Belotti sai pela linha lateral. Lançamento para os anfitriões.
Cruzamento perigoso de Aktürkoğlu a partir da direita, solicitado por António Silva, para corte da defesa do FC Porto.
Falta sobre Rodrigo Mora.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Lançamento lateral para o FC Porto.
FC Porto no ataque.
António Silva faz o corte de cabeça.
Canto para o FC Porto.
N
Avançado
RM
Avançado
Florentino corta a bola.
ZP
Defesa
JM
Defesa
Aursnes corta o cruzamento de Gonçalo Borges.
Diogo Costa sai da baliza e impede que Belotti se isole.
FC Porto no ataque.
Bola chega a Trubin.
FC Porto ataca... bola em Diogo Costa.
Lançamento lateral para o Benfica.
Defesa do FC Porto afasta a bola.
Dahl faz a diagonal do lado direito para o corredor central e serve Schjelderup. Este, descaído para a esquerda, puxa a bola para o pé direito e remata prensado, com a bola a sair a rasar o poste direito da baliza portista. Canto para o Benfica.
Excelente corte de Álvaro Carreras.
S
1-3. Gonçalo Borges cruza para a área, onde Fábio Vieira remata de pronto para boa defesa de Trubin. Na recarga, Samu reduz para o FC Porto.
GB
Falta sobre Otamendi.
Bola em Diogo Costa.
FC Porto no ataque.
Francisco Moura surge isolado no lado esquerdo, e o seu cruzamento atravessa a pequena área até sair pela linha de fundo.
WG
Avançado
FM
Defesa
Benfica no ataque.
Falta sobre Belotti.
Bola com António Silva.
Fora de jogo assinalado a Belotti.
Aktürkoğlu desarma um adversário e liberta para Florentino.
Benfica no ataque.
A bola toca em João Pinheiro, e o Benfica marca o respetivo livre.
Schjelderup arranca pela esquerda e serve Belotti, que tenta devolver ao norueguês. No entanto, Nehuen Pérez corta a bola pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
Defesa do FC Porto recupera a bola... e sai para o ataque.
Florentino trava a investida portista.
Lançamento lateral para o Benfica.
Otamendi ganha nas alturas e afasta o esférico da área encarnada.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Falta sobre Belotti.
Livre favorável ao FC Porto.
Namaso recebe a bola na área, mas o seu disparo é intercetado por Otamendi.
Canto para o FC Porto.
Samu consegue tocar a bola de cabeça, mas esta sai em balão diretamente para as mãos de Trubin, que sofre falta de Marcano.
Médio
Avançado
Ataca o FC Porto.
Vão jogar-se mais 4 minutos nesta 2.ª parte.
Lançamento lateral para o FC Porto.
Pontapé de baliza para Trubin.
Recupera a bola Otamendi.
Barreiro ganha a bola à entrada da área do FC Porto, mas o passe a isolar Schjelderup sai com demasiada força.
MF
Falta sobre Belotti.
1-4. Livre de Kökcü para o segundo poste, onde Otamendi, de cabeça, sobe e coloca a bola no fundo da baliza de Diogo Costa, que ainda toca no esférico.
Está fechada a cortina do clássico da 28.ª jornada da Liga Betclic. No Estádio do Dragão, com uma exibição robusta e coerente, o SL Benfica venceu o FC Porto, por 1-4. Pavlidis, com um hat-trick (1', 43' e 69'), e Otamendi (90'+4'), assinaram os golos do Glorioso; Samu, aos 81', marcou o tento de honra dos anfitriões. Mais três pontos importantes!
"Claro que é um dia especial para mim, claro que é um dia especial para toda a equipa, que jogou muito bem. Marcar os 3 golos não significa tanto como conquistar os 3 pontos. Queremos continuar assim na Liga."
Marcou ao minuto 1, aos 43' e aos 69', e foi a incontornável figura do clássico, tornando-se, ao mesmo tempo, o primeiro jogador da história do Sport Lisboa e Benfica a marcar 3 golos em casa do FC Porto.
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio do Dragão, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo e da vitória perante o FC Porto (1-4) na 28.ª jornada da Liga Betclic 2024/25.
DC
Guarda-redes
M
Defesa
E
Médio
64'
S
Avançado
81'
FV
Médio
P
Avançado
64'
AV
Médio
JM
Defesa
77'
NP
Defesa
17'
FM
Defesa
84'
RM
Avançado
77'
Guarda-redes
Defesa
23'
Defesa
Médio
Médio
Avançado
72'
Avançado
1'
43'
69'
72'
'
Avançado
90'+1'
Defesa
90'+4'
Defesa
62'
Médio
CR
Guarda-redes
O
Defesa
WG
Avançado
84'
N
Avançado
77'
AF
Médio
TP
Médio
MF
Defesa
64'
90'+3'
GB
Avançado
64'
82'
ZP
Defesa
77'
Guarda-redes
Avançado
Avançado
Médio
90'+1'
Avançado
72'
Avançado
72'
Defesa
62'
Avançado
Defesa
MA
Treinador
Treinador
JP
Árbitro Principal
BJ
Assistente
LM
Assistente
BC
4.º Árbitro
TM
VAR
HR
Assistente de VAR
NP
GB
MF
Porto, Portugal