Pau López
Guarda-redes
"Bom futebol e mentalidade e, depois, tudo é possível."
Na antevisão ao jogo da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, ante o Marselha, Roger Schmidt admitiu que a autoconfiança e a coragem em campo são desígnios para o Benfica atingir a fase seguinte.
À procura de assegurar um lugar nas meias-finais, Roger Schmidt reconheceu que cada jogo é "diferente". À BTV, na entrevista rápida, o treinador disse que será necessária mais uma "boa performance", com "muita coragem, inteligência tática e muita motivação" para superar o rival.
Também na conferência de Imprensa de antevisão, o técnico garantiu que as águias estão preparadas para jogar no terreno do adversário, no qual é esperado um ambiente adverso. Neste aspeto, Roger Schmidt conta também com o apoio dos Benfiquistas: "Querem estar na meia-final, tal como nós, e amanhã [quinta-feira] lutaremos juntos para tal."
"Precisamos de fazer um jogo muito bom. Claro que cada jogo é diferente, único, amanhã [quinta-feira, 18 de abril] é a 2.ª mão, ganhámos a 1.ª mão e penso que fizemos um bom jogo. Infelizmente, sofremos um golo, mas vencemos. Este jogo será exigente, porque jogaremos no estádio deles. É diferente e faz parte de uma eliminatória. Temos de jogar muito bem os dois jogos para nos qualificarmos para a ronda seguinte."
"Nos quartos de final, a qualidade do adversário é sempre de topo, vimo-la na 1.ª mão. Precisamos de fazer um jogo corajoso, acreditar em nós, respeitar a qualidade do Marselha e, se estivermos bem, acreditamos que temos boas chances de alcançar a semifinal", frisou.
"Jogar o nosso futebol e garantir a qualificação."
O Benfica defronta o Marselha nesta quinta-feira, 18 de abril, em jogo da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, com início agendado para as 20h00 em Portugal Continental. Neres lançou o embate decisivo, que terá como palco o Estádio de Marselha.
Aos microfones da BTV, antes da conferência de Imprensa, o camisola 7 das águias mostrou confiança nos argumentos do coletivo, que entra em campo com vantagem de um golo na eliminatória (triunfo por 2-1, no Estádio da Luz). Ciente do ambiente que o Benfica encontrará na casa do rival, que referiu ser "muito forte com o apoio dos adeptos", o médio foi categórico: "Acredito muito na vitória da nossa equipa. A melhor maneira de responder é jogando o nosso futebol."
"Sim, estamos muito confiantes. Temos na cabeça o que tem de ser feito. Sabemos que será um jogo difícil, com os adeptos deles, mas estamos muito confiantes, sim."
"Sinto a equipa muito tranquila. Como já disse, viemos para jogar o nosso futebol e acredito que, se jogarmos com a tranquilidade das últimas partidas, conseguiremos sair daqui com um resultado positivo", assegurou.
"A vantagem do Marselha é a de jogar em casa, com o apoio do público e com a consciência de que nestes grandes jogos, até ao momento, dissemos 'presente'", afirmou o treinador Jean-Louis Gasset, em conferência de Imprensa, na antevisão do reencontro com o Benfica em França nesta quinta-feira, 18 de abril, às 20h00, a contar para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. "Temos de ter atenção aos jogadores mais ofensivos do Benfica."
Presente nos quartos de final da competição, a equipa do Sul de França começou a temporada a disputar a 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, frente aos gregos do Panathinaikos. Após a derrota na 1.ª mão em Atenas (1-0), os homens então comandados pelo espanhol Marcelino Toral, em Marselha, na 2.ª mão, venceram pela margem mínima (2-1) e foram eliminados da prova no desempate por grandes penalidades.
Na Liga Europa, o Marselha ficou integrado no Grupo B, onde mediu forças com o Brighton (1-0 em Inglaterra e 2-2 em França), os neerlandeses do Ajax (4-3 em casa e 3-3 em Amesterdão) e os gregos do AEK (0-2 em Atenas e 3-1 em solo francês).
Fruto de três vitórias, dois empates e uma derrota – com um registo de 14 golos marcados e 10 sofridos –, o emblema francês amealhou 11 pontos, os quais ditaram a 2.ª posição, atrás do Brighton. Forçado a disputar o play-off da Liga Europa, o Marselha enfrentou os ucranianos do Shakhtar Donetsk, averbando um empate fora de casa (2-2), na 1.ª mão, e uma vitória no seu reduto (3-1), na 2.ª mão.
Nos oitavos de final, enquanto o Benfica media forças com o Rangers, o Marselha superou os espanhóis do Villarreal com um agregado de 5-3 (vitória em casa por 4-0, na 1.ª mão, e derrota em Espanha por 3-1, na 2.ª mão).
É a terceira vez que o Benfica e o Marselha se cruzam nas competições europeias, com o saldo, nas duas eliminatórias, a ser favorável às águias.
O primeiro embate ocorreu na meia-final da então Taça dos Clubes Campeões Europeus, na temporada 1989/90. Após uma derrota (2-1) no Estádio de Marselha, o Benfica deu a volta à eliminatória no Estádio da Luz, com uma vitória (1-0) que perdura na memória dos Benfiquistas, pois o golo de Vata – quando ainda eram contabilizados os golos fora de casa como forma de desempate – abriu as portas para a final de Viena, frente ao AC Milan.
O segundo duelo foi para os oitavos de final da Liga Europa, na época 2009/10. O Benfica empatou (1-1) na 1.ª mão disputada no Estádio da Luz, mas, no encontro em território francês, na 2.ª mão, os encarnados superiorizaram-se, vencendo o mesmo (1-2).
Para já, o Benfica leva vantagem neste terceiro confronto: venceu na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa por 2-1, no Estádio da Luz, com golos de Rafa e Di María.
O vencedor da eliminatória entre Benfica e Marselha defrontará, na meia-final da Liga Europa, o vencedor do embate entre o Liverpool (Inglaterra) e a Atalanta (Itália). A formação transalpina venceu na 1.ª mão, em Anfield, por 0-3.
"O Benfica com adeptos vale muito mais."
Fernando Seara está em França, onde o Benfica defronta o Marselha ao início da noite desta quinta-feira, 18 de abril, no jogo da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Aos adeptos que estarão nas bancadas do Estádio de Marselha, que caracteriza como um "tsunami de paixões", o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube pediu que se façam ouvir.
"Em primeiro lugar, acentuar, relevar e sublinhar o papel que Rui Costa e outras pessoas do Benfica tiveram para que tivéssemos adeptos hoje aqui no Vélodrome. Foi uma negociação intensa, eu assisti e sou testemunha. Portanto, acho que a nossa vitória começou há uma semana, precisamente mais ou menos a esta hora, com a possibilidade de os adeptos do Benfica marcarem presença aqui", enfatizou Fernando Seara, em declarações à BTV.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral considera o Estádio de Marselha um "tsunami de paixões" e, por isso mesmo, pediu "resistência" à equipa, e aos adeptos, que "são a alma do Clube", apelou à "capacidade de fazer sofrer os outros com os cânticos" do Benfica.
Os adeptos do Benfica já se encontram dentro do Estádio de Marselha.
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Tengstedt.
Pau López, Mbemba, Balerdi, Gigot, Soglo, Ndiaye, Kondogbia, Harit, Ounahi, Veretout e Aubameyang.
Samuel Soares, André Gomes, Diogo Spencer, Adrian Bajrami, Morato, Álvaro Carreras, Kökcü, João Mário, Rollheiser, Tiago Gouveia, Marcos Leonardo e Arthur Cabral.
Blanco, Moumbagna, Correa, Abdallah, Luis Henrique, Lafont, Said M'Madi, Daou e Murillo.
Tudo pronto no balneário do Benfica!
Jogadores das duas equipas já realizam exercícios de aquecimento.
Coletivos recolhem aos balneários.
As equipas entram em campo.
Ouve-se o hino da Liga Europa.
Rola a bola. Carrega, Benfica!
Pontapé de saída para o Marselha.
Lançamento recuado, na direita, para a equipa da casa.
Recuperação de bola dos jogadores do Benfica e falta sobre Di María.
Cruzamento de Di María, de trivela, e a bola fica nas mãos do guarda-redes do Marselha.
Troca de bola na defesa do Marselha.
Novo lançamento para os franceses.
Sai o Benfica para o ataque após recuperação de bola de Aursnes.
Anfitriões trocam a bola.
Marselha constrói jogo.
Excelente jogada do ataque do Benfica pelo lado esquerdo que termina com um remate de Neres, na área, contra um defensor.
Recuperação de bola de João Neves.
Entrada dura de Gigot sobre Tengstedt. Livre para as águias.
Marselha recupera a posse na defesa.
Lançamento pela esquerda para os franceses.
Após entrar na área, Ndiaye remata para defesa segura de Trubin, pelo chão.
Pontapé de canto para o Marselha. É no lado esquerdo.
Pontapé de baliza para o Benfica. A bola está em Trubin.
Lançamento de linha lateral para o Benfica.
Lançamento para o Marselha, na direita.
Recuperação do Marselha.
Após cruzamento de Harit, António Silva corta a bola à entrada da área.
Novo lançamento de linha lateral para o Benfica.
Marselha organiza na defesa.
A bola está em Trubin.
Lançamento de linha lateral para o Benfica.
Lançamento, no ataque, para a equipa da casa.
Troca de bola dos franceses.
Falta sobre João Neves cometida por Soglo.
O Benfica organiza o ataque.
Pau López recolhe bola longa.
Otamendi corta a bola. Lançamento de linha lateral para o Marselha.
Livre para o Marselha, à esquerda do ataque, por falta de Florentino sobre Veretout.
Pontapé de baliza para o Marselha.
Pontapé de baliza para Trubin.
Cabeceamento transviado de Mbemba, após livre executado por Veretout.
A passe de Aursnes, incursão de Neres pela esquerda do ataque. Cruzamento atrasado para Rafa e este, na área, remata por cima!
Bola nas mãos de Trubin.
Livre no meio-campo para o Marselha, por falta de Rafa sobre Soglo.
O Benfica sai para o ataque.
Marselha com o couro na defesa.
Recuperação dos franceses.
Recuperação de bola de Aursnes.
Lançamento de linha lateral para o Benfica, após recuperação de bola de Bah.
Recuperação do Marselha, que organiza na defesa.
António Silva tira a bola da área, após jogada de insistência do Marselha.
Marselha organiza jogo.
Corte de João Neves dentro da área do Benfica.
Marselha no ataque.
À entrada da área, Aubameyang dispara por cima do alvo.
Pontapé de baliza para o Benfica.
O Benfica procura sair para o ataque.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Canto pela direita para o Marselha, após corte de Aursnes.
Mbemba tenta solicitar o ataque, mas Trubin, atento, fica com a bola.
Corte de cabeça de João Neves.
Lançamento de linha lateral para o Marselha.
O Benfica sustém a pressão dos franceses.
Recuperação do Marselha.
Pontapé de baliza para Pau López.
Saída para o ataque, com Bah na condução. Recupera a defesa dos da casa.
Cruzamento de Di María, à esquerda, contra Mbemba.
Marselha no ataque.
Trubin tem a bola nas mãos.
Marselha recupera e organiza na defesa.
Lançamento lateral para o Benfica, após recuperação de bola de Neres.
Meia hora de jogo no Estádio de Marselha.
Marselha com a posse.
Recuperação de bola de Florentino e lançamento de linha lateral para Bah.
Falta sobre Otamendi, cometida por Aubameyang. Livre para as águias na sua zona defensiva.
Novo lançamento para o Benfica.
Recuperação dos anfitriões.
Sai o Benfica para o ataque.
Excelente recuperação de bola de João Neves.
Falta de Neres sobre Soglo.
Lançamento, na esquerda, para o Marselha.
Troca de bola na defesa francesa.
Lançamento, no ataque, para a equipa da casa.
Recuperação de bola de Aursnes.
Lançamento lateral para o Marselha.
Gigot recupera para o Marselha, impedindo saída para o ataque dos encarnados.
O Benfica fecha os espaços para a sua baliza.
Falta sobre Rafa.
Recuperação de bola dos jogadores do Benfica.
O Benfica sai para o ataque.
Neres cruza a partir do lado esquerdo e a bola fica nas mãos de Pau López.
Falta sobre Aubameyang.
O Benfica joga agora sobre o meio-campo.
Otamendi recupera a bola.
Franceses trocam a bola.
Ounahi não consegue corresponder à solicitação de Aubameyang. Pontapé de baliza para Trubin.
O Benfica joga no meio-campo contrário.
Lançamento lateral para o Benfica no ataque.
Bah está a ser assistido.
Livre lateral para o Benfica. Bah está no relvado com queixas.
Falta sobre Bah cometida por Soglo. Livre para o Benfica.
Bah está fora de campo.
Álvaro Carreras está em exercícios de aquecimento.
O Benfica insiste já com Bah em campo.
Partida retomada. Livre para Di María.
Pontapé de baliza para Trubin.
Pela esquerda, na área, Aubameyang remata para fora.
Recuperação de bola de Neres.
Recuperação do Marselha.
Franceses recuperam no meio-campo.
Dois minutos de compensação.
A bola chega a Trubin.
Lançamento lateral para as águias.
Marselha recupera.
Marselha recupera e troca a bola na defesa.
Livre para o Benfica.
M
Falta sobre Neres.
0-0 é o resultado no marcador.
O Benfica sai para o ataque.
Lançamento de linha lateral para o Benfica.
M
Defesa
M
Defesa
Remate de Aubameyang, pela esquerda, bloqueado por Otamendi.
Remate de Ndiaye bloqueado pela defesa encarnada.
Canto para o Marselha.
Lançamento para o Marselha.
Não há qualquer infração de Neres.
Verificação de lance na grande área do Benfica.
Falta de Tengstedt.
Recuperação de bola para Aursnes.
Lançamento lateral para os anfitriões.
Fora de jogo de Aubameyang.
Corte de João Neves.
Canto pela direita para o Marselha, após corte de Aursnes.
Pontapé de baliza para Trubin.
O Benfica tenta sair para o ataque.
Cruzamento de Harit sai pela linha de fundo.
Falta sobre Rafa cometida por Ounahi.
Fora de jogo assinalado a Rafa.
O Benfica está no ataque.
Marselha recupera.
Marselha sai para o ataque.
Neres ataca pela esquerda.
Jogo está mais aberto.
Bah recupera a bola.
Marselha com a bola.
Lançamento de linha lateral para o Benfica.
Bah apoia o ataque, mas não consegue passar por Balerdi. Pontapé de baliza para a equipa da casa.
Gigot ganha a bola.
Pontapé de baliza para Trubin.
Marselha esboça novo ataque.
À entrada da área, Kondogbia atira por cima do alvo.
Recuperação de bola de Neres junto à linha de fundo, assistindo Di María, que, em excelente posição, na área, remata contra um defesa!
Lançado na profundidade por Neres, Aursnes, de ângulo apertado pela esquerda, atira à malha lateral.
M
Avançado
S
Defesa
Nas imediações da área, Veretout dispara para boa parada de Trubin.
LH
Avançado
O
Médio
Médio
Médio
Médio
Avançado
Pontapé de baliza para Trubin.
Cabeceamento de Balerdi ao lado, após livre para a área.
Murillo cruza para a área e António Silva corta.
Marselha no ataque.
Rafa é agora o jogador mais adiantado das águias.
Lançamento para a equipa da casa.
Falta de Florentino.
Canto para o Marselha pela esquerda, após alívio de António Silva.
Otamendi corta para canto do Marselha, pela direita.
Trubin afasta a bola com o punho direito, mas sofre falta. Livre para o Benfica.
Marselha recupera.
Recuperação de bola de João Mário.
Aubameyang atira ao lado, à entrada da área.
Novo canto para o Marselha, após defesa de Trubin a remate de Veretout.
Remate de Moumbagna bloqueado para Bah. Canto pela esquerda.
Fora de jogo assinalado a Rafa.
A defesa do Benfica afasta o perigo!
Recuperação de bola de Kökcü.
Trubin segura disparo de Kondogbia no coração da área.
Lançamento lateral para o Marselha.
Falta sobre Otamendi no meio-campo. A infração é cometida por Moumbagna.
Marselha organiza jogo.
Lançamento para o Benfica, na direita.
Bah recupera a bola.
Lançamento lateral para o Benfica.
Cruzamento de Kökcü desviado por um defesa.
Recuperação de bola de Florentino.
Recuperação do Marselha.
Lançamento lateral para o Benfica.
C
Avançado
N
Médio
Rafa, na área, remata para defesa apertada de Pau López! Na recarga, Di María atira para nova defesa do guardião dos franceses.
Lançamento para o Benfica no ataque.
Corte de António Silva. Lançamento para o Marselha.
Novo lançamento para o Marselha.
Bola encaixada por Trubin.
Ataque conduzido por Di María.
Falta sobre Moumbagna.
Pontapé de baliza para Trubin.
Cabeceamento muito transviado de Moumbagna.
Recuperação francesa.
M
1-0. Incursão de Aubameyang pela esquerda, que cruza para um cabeceamento certeiro de Moumbagna, à entrada da pequena área.
Recuperação de António Silva.
Kökcü remata forte, fora da área, e a bola vai à malha lateral!
O Benfica procura reagir.
Falta sobre Kökcü.
Canto para o Benfica.
Pontapé de baliza para o Marselha.
Alívio da defesa francesa.
Falta de António Silva sobre Pau López.
Canto para o Benfica.
Marselha no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Remate de Correa ao lado.
Lançamento lateral para o Benfica.
Di María, de cabeça, atira à figura de Pau López.
Novo lançamento lateral para Bah.
Livre para o Marselha no meio-campo.
Pontapé de baliza para Trubin.
Lançamento para o Marselha, na defesa.
Recuperação de bola de João Mário, que sofre falta.
Franceses no ataque.
H
Falta sobre João Mário.
Falta sobre Kökcü.
G
Falta sobre Kökcü.
Marselha recupera na área.
Cruzamento de João Neves e corte de Luis Henrique.
Quatro minutos de compensação.
Anfitriões trocam a bola.
Falta de João Neves.
Cruzamento perigoso de Bah é intercetado por um defesa.
Livre em boa posição para o Marselha.
Bola chega a Trubin. Benfica volta a atacar.
Cruzamento de Veretout para fora.
Pontapé de baliza para Trubin.
Pau López recolhe bola longa.
Prolongamento: vamos ter mais 30 minutos de jogo no Estádio de Marselha.
As águias estão no ataque...
A bola volta a rolar no Estádio de Marselha.
Corte de João Neves na área, após ataque rápido adversário.
Lançamento para o Marselha.
Benfica recupera.
Canto pela direita para as águias, após corte de Balerdi.
Cruzamento de Di María para cabeceamento de Otamendi. A bola bate num defesa.
Lançamento para os anfitriões.
Recuperação de bola de Aursnes.
O Benfica está no ataque.
O Benfica está instalado no meio-campo contrário.
Alívio dos franceses na área.
Recuperação de bola de João Mário.
Jogo retomado.
Jogo interrompido por queixas físicas de Gigot.
Di María cabeceia na pequena área para defesa apertada de Pau López! Excelente o passe de João Mário. Canto para o Benfica.
Alívio da defensiva francesa.
Marselha no ataque.
D
Médio
G
Defesa
Pontapé de baliza para Trubin.
Marselha recupera.
Avançado
Avançado
Na área, Aubameyang tenta o chapéu, mas atira ao lado.
Pontapé de baliza para Trubin.
Marselha sobe pelo terreno.
Di María cruza para Arthur Cabral, mas a bola perde-se entre a defesa francesa.
João Neves recupera a bola e é carregado. O árbitro manda seguir.
Cabeceamento dividido entre Moumbagna e Aursnes na área. Trubin agarra.
Prolongamento: intervalo
Começa a segunda parte.
Sai o Benfica.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Lançamento lateral para Bah.
Arthur Cabral escapa à defesa contrária e remata forte. Pau López consegue defender!
Canto para o Benfica, após corte de Balerdi.
Alívio da defesa francesa.
Cruzamento de Di María. Canto para o Benfica.
Falta sobre Moumbagna.
L
Médio
H
Médio
Pontapé de baliza para Trubin.
Remate de Aubameyang por cima.
Recuperação dos franceses.
Marselha recupera.
Corte de cabeça de António Silva.
O Benfica está no ataque.
Recuperação de bola de Aursnes.
Corte de Otamendi.
Falta sobre Moumbagna.
Jogo interrompido por dificuldades físicas de Veretout.
Benfica está no ataque.
Jogo retomado.
O Benfica organiza o ataque.
Marselha recupera.
Veretout de volta ao jogo.
Lançamento para o Benfica.
Recupera a bola António Silva.
Lançamento de linha lateral para o Benfica.
Lançamento lateral perto da área do Marselha.
Novo lançamento para o Benfica.
Dois minutos de compensação.
Cruzamento de Aursnes é intercetado.
Começa o Benfica.
O Benfica perde por 4-2 no desempate por penáltis na 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.
Em conferência de Imprensa, o treinador das águias fez a análise ao Marselha-Benfica, da 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa.
Na 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, o Benfica perdeu por 1-0 no Estádio de Marselha. Com 2-2 no agregado, o jogo avançou para prolongamento e, com a igualdade na eliminatória a persistir, houve lugar a desempate por pontapés de penálti. Nesse momento, o conjunto marselhês levou a melhor (4-2).
PL
Guarda-redes
M
Defesa
45'+2'
46'
B
Defesa
G
Defesa
89'
100'
S
Defesa
59'
N
Médio
75'
K
Médio
H
Médio
89'
110'
O
Médio
59'
V
Médio
A
Avançado
Guarda-redes
Defesa
Defesa
38'
Defesa
Médio
Médio
114'
Médio
Avançado
Médio
61'
Avançado
102'
Avançado
60'
61'
B
Guarda-redes
M
Avançado
59'
79'
C
Avançado
75'
A
Avançado
LH
Avançado
59'
L
Médio
110'
SM
Defesa
D
Médio
100'
M
Defesa
46'
Guarda-redes
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
61'
110'
Médio
61'
Avançado
Médio
Avançado
Avançado
102'
JG
Treinador
RS
Treinador
FZ
Árbitro Principal
SL
Assistente
MA
Assistente
HO
4.º Árbitro
BD
VAR
MF
Assistente de VAR
M
H
G
Marselha, França