Luiz Júnior
Guarda-redes
Com clareza e assertividade, Roger Schmidt respondeu às perguntas que lhe foram endereçadas na conferência de Imprensa de antevisão do jogo do Benfica em Famalicão, na 32.ª jornada da Liga Betclic. "Estou muito feliz no Clube", reiterou o treinador.
No Benfica Campus, o técnico afirmou que o foco da equipa está orientado para o duelo das 20h30 deste domingo, 5 de maio, quando matematicamente ainda é possível, pese a reconhecida dificuldade, atingir o 1.º lugar no Campeonato. No entanto, as questões dos jornalistas incidiram sobretudo no futuro do treinador e da equipa que comanda.
Roger Schmidt foi claro, verbalizando a paixão que tem pelo trabalho no Benfica, que "adora", deixando claro que as palavras proferidas aquando da renovação do seu vínculo laboral até 2026 são válidas hoje. O treinador vê "muito potencial" no plantel que lidera, potencial esse que pode ser desenvolvido na "procura de mais títulos" na próxima temporada.
"Tivemos uma semana muito boa, com muitos dias de treino, os jogadores gostaram. A disposição deles é muito boa. Nos últimos jogos, também mostrámos que estamos física e taticamente em muito boa condição. Por isso, seguimos em frente. Amanhã [domingo], queremos fazer um bom jogo e vencer. Sabemos que não é fácil jogar contra o Famalicão, que está a fazer uma boa época", lembrou Roger Schmidt.
As águias chegam ao antepenúltimo encontro da temporada numa sequência de três vitórias consecutivas na prova e com uma média de três golos por cada 90 minutos nessa mesma série.
As vitórias alcançadas na duas vezes em que as equipas cruzaram caminhos na presente temporada (3-0, na 1.ª volta da Liga, e 2-0, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal) revelaram-se fiéis ao histórico favorável aos encarnados nos duelos entre as duas formações. Em 21 embates frente aos minhotos para o Campeonato, as águias registam 17 triunfos e três empates, e nos 10 jogos enquanto visitantes somaram sete sucessos.
Atual 8.º classificado da Liga Betclic, o Famalicão atravessa um momento de forma que contrasta com o do Benfica, chegando ao jogo deste domingo num ciclo de quatro jogos consecutivos sem vencer (duas derrotas e dois empates).
As águias avançam para este desafio com 71 golos marcados contra os 33 dos famalicenses. Os números disponibilizados pela plataforma Wyscout ajudam a descodificar as diferenças entre os dois conjuntos a nível ofensivo. Com apenas 28,4% de remates enquadrados, o Famalicão é a equipa do Campeonato com menor taxa de eficácia nesse parâmetro, enquanto as águias ocupam o polo oposto, não só nos disparos que seguem em direção à baliza adversária (41,6%), mas também no número total de tentativas: 506.
Os números da posse de bola, com 58,1% para o Benfica e 48,9% para o Famalicão, mostram duas formações proativas e confortáveis com o esférico nos pés. Essa tendência é ampliada pelas posições cimeiras ocupadas por águias e minhotos nos parâmetros do total de passes (16 984 e 11 021) e na eficácia dos mesmos (86,8% e 82,6%).
Com 25 golos sofridos contra os 39 do Famalicão, o Benfica tem a melhor defesa da Liga Betclic à entrada da 32.ª jornada, mas é superado a nível dos duelos defensivos ganhos (61,5% contra 59,9%) pelos minhotos, cuja percentagem é a melhor entre as 18 equipas que disputam o Campeonato.
Nos duelos aéreos ganhos, a equipa agora orientada por Armando Evangelista apresenta um registo de 48,9% (contra 45,9% dos encarnados), com a particularidade de o avançado Jhonder Cádiz ser o jogador com mais cabeceamentos (32) realizados entre todos os jogadores da Liga: sete dos seus 15 golos na prova foram apontados de cabeça.
Se o internacional venezuelano é o mais influente do Famalicão no Campeonato, Rafa tem semelhante estatuto no Benfica. Quarto jogador mais utilizado (2360') por Roger Schmidt na prova – atrás de Aursnes, Otamendi e António Silva –, o camisola 27 lidera os encarnados nos golos (12) e nas assistências (11), seguido, em ambas, por Di María (oito e 10, respetivamente).
No triunfo por 3-1 frente ao Braga na 31.ª jornada, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Mário, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Por seu lado, Armando Evangelista apostou num 4x2x3x1 com Luiz Júnior, Nathan, Riccieli, Mihaj, Moura, Zaydou Youssouf, Topic, Puma Rodríguez, Aranda, Chiquinho e Jhonder Cádiz, na derrota diante do Estoril por 1-0.
Trubin, Aursnes, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, João Neves, João Mário, Di María, Neres, Kökcü e Marcos Leonardo.
Luiz Júnior, Justin, Mihaj, Aguirregabiria, Francisco Moura, Topic, Zaydou Youssouf, Chiquinho, Gustavo Sá, José Luis Rodríguez e Cádiz.
Samuel Soares, Diogo Spencer, Morato, Florentino, Tiago Gouveia, Arthur Cabral, Tengstedt, Rafa e Rollheiser.
Zlobin, Aranda, Riccieli, Nathan, Limatta, Gustavo Assunção, Filipe Soares, Sorriso e Danho.
João Gonçalves, árbitro da AF Porto, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Famalicão-Benfica, jogo da 32.ª jornada da Liga Betclic, às 20h30 de domingo, 5 de maio, no Estádio Municipal de Famalicão. O juiz do encontro vai ter João Bessa Silva e Ângelo Carneiro como assistentes e João Afonso no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Vasco Santos, e o assistente (AVAR) Hugo Santos.
As equipas estão prestes a iniciar os exercícios de aquecimento.
Os dois conjuntos estão no túnel de acesso aos balneários.
Os jogadores entram no relvado do Estádio Municipal de Famalicão. A partida está prestes a começar.
Rola a bola em Famalicão.
João Mário organiza o ataque...
As águias circulam a bola entre os flancos.
Mihaj carrega Marcos Leonardo pelas costas. Livre para o Benfica.
Lançamento lateral para Aursnes.
Zaydou Youssou desarma Kökcü.
Cruzamento de Neres, na esquerda do ataque, mas a bola sai pela linha lateral.
João Mário recupera a bola e o Benfica organiza o ataque desde a sua defesa.
Francisco Moura ganha nas alturas a Aursnes.
Jogada dentro da área do Famalicão de insistência de Marcos Leonardo. O avançado remata e a bola é desviada por Di María para dentro da baliza. O camisola 11, adiantado em 9 centímetros face ao penúltimo defensor do Famalicão, está em posição irregular.
José Luis Rodríguez cruza para a área e Cádiz cabeceia para as redes. No entanto, o lance é invalidado por posição irregular do avançado do Famalicão. Bem ajuizado.
José Luis Rodríguez cruza diretamente para as luvas do guarda-redes Trubin.
Falta de Kökcü.
João Neves conduz o ataque.
Recuperação de bola do Famalicão.
António Silva afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Famalicão.
Famalicão organiza o jogo desde a sua defesa.
Benfica pressiona e obriga o guarda-redes Luiz Júnior a atirar a bola para fora.
Famalicão sai para o ataque.
Famalicão organiza o ataque.
Falta de Álvaro Carreras sobre José Luis Rodríguez. Livre para o Famalicão.
Recuperação de bola de João Mário.
Sob pressão, António Silva atira a bola pela linha lateral. Lançamento para o Famalicão.
Famalicão varia os flancos.
Otamendi desarma Gustavo Sá e sai a jogar.
Benfica parte para o ataque.
Passe de Álvaro Carreras intercetado por Topic.
Fora de jogo assinalado a Chiquinho.
Bola está em António Silva e o Benfica sai para o ataque.
Aguirregabiria corta o passe de Álvaro Carreras pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
João Neves transporta a bola para o ataque.
José Luis Rodríguez desarma Álvaro Carreras, mas João Mário trava o arranque do jogador do Famalicão com um grande corte.
Aursnes foge pelo lado direito e o seu cruzamento é intercetado por Gustavo Sá. Na sequência do lance, o médio do Famalicão fica com queixas no relvado.
Jogo interrompido para a assistência médica a Gustavo Sá.
Jogo retomado. A bola é do Famalicão.
António Silva salta mais alto do que Cádiz e a posse fica com o Benfica.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Os centrais do Famalicão trocam a bola.
Topic tenta o passe longo para José Luis Rodríguez, mas este não consegue dominar o esférico dentro das quatro linhas.
Benfica organiza o ataque.
João Neves a organizar o ataque das águias.
Benfica procura Marcos Leonardo na área, mas Mihaj ganha o lance.
Di María cruza para o coração da área, onde Marcos Leonardo cabeceia colocado para uma enorme intervenção de Luiz Júnior. Canto para o Benfica.
Álvaro Carreras recupera a bola.
Novo canto para o Benfica. Gustavo Sá impede que Otamendi cabeceie.
João Mário coloca a bola para a entrada da área, onde Kökcü remata contra um defesa do Famalicão. Na ressaca, Álvaro Carreras dispara contra o muro defensivo dos minhotos.
Zaydou Youssouf atira forte fora da área para defesa de Trubin. Canto para o Famalicão.
Ao primeiro poste, Marcos Leonardo corta a bola para longe de cabeça.
Excelente passe longo de Di María para Marcos Leonardo, que cruza para o segundo poste. Neres não consegue desviar a bola.
Francisco Moura avança pela esquerda e cruza para a área, onde Trubin segura a bola a dois tempos sob a pressão de Cádiz.
O Benfica organiza novo ataque.
João Mário faz um grande passe a desmarcar Álvaro Carreras, cujo cruzamento é intercetado por José Luis Rodríguez.
Neres escapa na área sobre a esquerda, e o remate cruzado sai ao lado.
João Neves interceta um passe de Luiz Júnior e coloca a bola de imediato em Di María, que remata fraco para as mãos do guarda-redes do Famalicão.
Trubin afasta a bola a punhos.
Ataca o Famalicão. Canto para a formação da casa.
José Luis Rodríguez cruza para o segundo poste, onde Gustavo Sá remata para grande defesa do guarda-redes do Benfica. Na recarga, Cádiz atira por cima.
Falta no ataque do Benfica.
Famalicão sai para o ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
José Luis Rodríguez remata em arco ao poste direito da baliza do Benfica. A bola ainda sofre um ligeiro desvio na perna direita de Álvaro Carreras.
Contra-ataque rápido conduzido por Di María, que combina com Neres antes de abrir para Kökcü. O médio internacional turco remata forte à malha lateral.
João Mário recupera a bola e endossa-a a Aursnes, que a atira diretamente pela linha lateral.
Otamendi retira a bola da área, após cruzamento perigoso.
Benfica parte para o ataque.
Zaydou Youssouf desarma Neres e trava o contra-ataque do Benfica.
João Neves interceta o cruzamento de Chiquinho. Canto para o Famalicão.
Chiquinho comete falta sobre Di María. Livre para o Benfica.
Lançamento lateral para o Benfica.
Di María não consegue dominar o esférico e Zaydou Youssouf protege-o até este sair pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Famalicão.
Lançamento lateral para o Benfica.
Topic desarma Álvaro Carreras e o Famalicão ataca pelo lado direito.
Falta de Gustavo Sá: joga a bola com o braço.
Passe de Di María para Aursnes é intercetado por Francisco Moura.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Di María recebe a bola à entrada da área e dispara em arco para boa defesa de Luiz Júnior. Canto para o Benfica.
O Benfica insiste no ataque após canto.
Remate forte de João Mário e a bola sai ao lado.
José Luis Rodríguez perde-se em fintas na área do Benfica e a defesa encarnada afasta o perigo.
Chiquinho recebe no lado esquerdo, mas não consegue passar por Aursnes. Sai a jogar o Benfica.
Falta de Marcos Leonardo sobre Mihaj. Livre para o Famalicão.
Famalicão organiza o ataque.
Zaydou Youssouf faz o passe longo para o lado direito, mas Aguirregabiria não chega à bola.
Falta sobre João Neves, após desarme.
Benfica organiza novo ataque.
Topic interceta o passe de João Mário para Kökcü.
Canto para o Benfica, após o cruzamento de Di María ter sido intercetado.
Luiz Júnior não chega ao cruzamento de Di María e a bola sobra para Álvaro Carreras, que a coloca em Neres. O brasileiro cai no duelo com Aguirregabiria, mas o árbitro nada assinala e manda seguir o jogo.
Contra-ataque rápido conduzido por Chiquinho, mas a bola acaba nas mãos de Trubin.
O passe a rasgar de João Mário vai parar às mãos do guarda-redes do Famalicão.
A bola está em Luiz Júnior.
Gustavo Sá tenta a combinação com Cádiz, mas o passe sai com demasiada força e a bola fica com António Silva.
Cruzamento perigoso de Aursnes e a bola é afastada pela defesa minhota.
Chiquinho entra fora de tempo sobre João Neves. Livre lateral para o Benfica.
Livre de Di María para defesa fácil de Luiz Júnior.
João Mário é rasteirado por Francisco Moura. Livre para o Benfica.
Remate de Di María para defesa de Luiz Júnior.
Lançamento lateral para o Famalicão.
Quatro minutos de compensação.
Falta de Marcos Leonardo.
Neres antecipa-se a Aguirregabiria e o Benfica sai para o ataque.
Di María tenta a tabela com Kökcü, mas a bola acaba nas mãos de Luiz Junior,
Pontapé de baliza para Trubin.
Famalicão está no ataque.
Remate de José Luís Rodriguez ao lado.
Otamendi interceta o remate de Chiquinho e a bola segue na posse do Famalicão...
Excelente jogada do ataque do Benfica que termina com a finalização de Di María para defesa apertada de Luiz Júnior. O lance começa com uma incursão de categoria de Neres no lado esquerdo e o argentino recebe a bola, dribla Mihaj, e dispara.
Francisco Moura foge pelo lado esquerdo e cruza para a área, onde Otamendi corta a bola para longe.
Termina a primeira parte em Famalicão.
Rola a bola outra vez.
Avançado
Médio
Avançado
Avançado
Médio
Médio
R
Defesa
J
Defesa
João Mário não chega a um passe longo e Luiz Júnior fica com a bola.
Falta de Arthur Cabral.
João Mário recupera a bola e passa a Rafa, que cai no lance disputado com um defesa do Famalicão. O avançado do Benfica fica no chão com queixas.
Rafa está recuperado e o jogo é retomado com a bola na posse do Benfica.
João Neves organiza o ataque.
João Mário recupera a bola.
Lançamento para o Famalicão.
Francisco Moura corta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Novo ataque do Benfica.
O passe de Di María para Arthur Cabral é intercetado pela defesa do Famalicão.
Cruzamento de Di María afastado pela defesa da casa.
Florentino derruba Cádiz. Livre para o Famalicão.
Recuperação de bola de Arthur Cabral, Rafa recolhe e endossa a Di María. Mihaj surge a desviar o esférico após o último passe de Di María.
Di María faz um passe longo para Rafa e este desvia a bola para a baliza: vale a grande defesa de Luiz Júnior. Canto para o Benfica.
Famalicão tenta sair para o ataque.
Bola afastada pela defesa do Famalicão.
Álvaro Carreras conduz pela esquerda.
Remate forte de João Neves à entrada da área para defesa complicada para Luiz Júnior.
Mihaj tenta desmarcar Francisco Moura, mas o passe sai com muita força. Lançamento para o Benfica.
O passe de Di María para Arthur Cabral sai pela linha lateral.
Cádiz bate a bola contra João Neves e ganha lançamento lateral.
Ataque rápido conduzido por Rafa, que endossa a bola a Álvaro Carreras. Este passa para Di María, que remata contra um defesa.
António Silva joga em antecipação e rouba a bola a Cádiz.
Aursnes surge na área e cruza para as mãos de Luiz Júnior.
Grande combinação do ataque do Benfica entre Rafa, Arthur Cabral, e Di María com este último, na área, a rematar ao poste.
Otamendi fica com a bola no meio-campo e sai a jogar.
Álvaro Carreras tenta furar pela esquerda, mas a bola chega a Luiz Júnior.
António Silva recolhe um passe longo de Francisco Moura e atrasa a bola para Trubin.
Grande passe de Di María para Arthur Cabral, mas o avançado não consegue dominar frente ao guarda-redes contrário.
Fora de jogo assinalado a José Luis Rodríguez.
Recuperação de bola da defesa do Benfica.
S
Avançado
C
Avançado
António Silva liberta João Mário no lado esquerdo e este endossa a bola a Rafa, cujo passe para Arthur Cabral sai com demasiada força.
C
Pisão sobre João Neves.
Di María conduz a bola e solicita a desmarcação de Arthur Cabral, que cruza para o corte de Riccieli.
Falta de António Silva sobre Cádiz.
Sorriso combina com Gustavo Sá e cruza para o corte de António Silva.
Cruzamento de Di María na direita do ataque para Arthur Cabral, mas o avançado não consegue o cabeceamento.
Luiz Júnior antecipa-se a Arthur Cabral à entrada da área e fica no chão com dores. Jogo interrompido.
Jogo retomado.
Di María faz o passe longo para Álvaro Carreras. José Luis Rodríguez aparece para cortar, mas deixa a bola fugir pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
Remate de Florentino para defesa fácil de Luiz Júnior.
O Famalicão tenta sair para o ataque.
Aursnes desarma Gustavo Sá e o Benfica parte para o ataque.
Desta feita, é Topic a roubar a bola a João Mário.
Topic tenta organizar a transição do Famalicão.
Remate forte de Gustavo Sá, na área, ao lado.
Falta de António Silva sobre Gustavo Sá. Livre para o Famalicão.
JL
1-0. Gustavo Sá desmarca José Luis Rodríguez. Este faz a diagonal do lado direito para o corredor central e remata junto ao poste para o golo do Famalicão.
O Benfica vai para o ataque.
Cruzamento largo de Di María e a bola acaba nas mãos de Luiz Júnior.
Aguirregabiria está no chão com problemas físicos. Jogo interrompido.
N
Defesa
A
Defesa
A bola volta a rolar em Famalicão.
Corte de Florentino na área.
Álvaro Carreras cruza desde o lado esquerdo para Arthur Cabral, que cabeceia ao lado.
Recuperação de bola de Florentino.
Médio
Médio
Mihaj interceta o passe de Rafa para Arthur Cabral.
Jogo interrompido.
GA
Médio
GS
Médio
Jogo retomado.
Benfica vai para o ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Excelente remate de Arthur Cabral para defesa apertada de Luiz Júnior.
A defesa do Famalicão afasta para longe o cruzamento de Di María.
Famalicão troca a bola na sua zona defensiva.
Canto para o Benfica, após cruzamento de Álvaro Carreras.
Álvaro Carreras cruza e Otamendi cabeceia à figura de Luiz Júnior.
Nathan antecipa-se a Tiago Gouveia e sai a jogar.
Falta de Tiago Gouveia.
Lançamento para o Benfica.
Nathan afasta a bola pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
Fora de jogo assinalado a Arthur Cabral.
Lançamento lateral para o Benfica.
Cruzamento de Tiago Gouveia e a bola sai para fora.
ZY
2-0. Topic interceta o passe de Florentino e isola Zaydou Youssouf, que, frente a Trubin, marca.
JL
Por empurrar Tiago Gouveia.
Por responder a empurrão de José Luís Rodríguez.
Novo cruzamento do Benfica para a área, que Luiz Júnior recolhe com segurança.
Falta sobre Tiago Gouveia.
Benfica está no ataque.
Di María faz o passe picado para Rafa, que não consegue dominar a bola dentro das quatro linhas. Pontapé de baliza para o Famalicão.
Falta de Álvaro Carreras sobre José Luis Rodríguez. Livre para o Famalicão.
Remate forte de Zaydou Youssouf ao lado.
Quatro minutos de compensação.
Trubin recolhe o passe longo de Topic.
O cruzamento de Tiago Gouveia sai diretamente pela linha de fundo.
Lançamento lateral para o Benfica.
Canto para o Benfica.
Falta de Tiago Gouveia sobre Nathan. Livre para o Famalicão.
Livre para o Benfica.
Acabou o jogo em Famalicão. O Benfica perde por 2-0 na 32.ª jornada da Liga Betclic.
"Não cometer os erros que cometemos e representar esta camisola da forma que ela merece." Capitão do Benfica, Otamendi fez um pequeno balanço da época, após o jogo da 32.ª jornada da Liga Betclic, e já começou a perspetivar a nova temporada, com exigência.
Em conferência de Imprensa, o treinador do Benfica analisou o jogo frente ao Famalicão (derrota por 2-0), na 32.ª jornada da Liga Betclic.
Resumo alargado do jogo
LJ
Guarda-redes
J
Defesa
46'
M
Defesa
A
Defesa
74'
FM
Guarda-redes
T
Médio
ZY
Médio
85'
C
Avançado
62'
GS
Médio
79'
JL
Avançado
71'
87'
C
Avançado
63'
Guarda-redes
Médio
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
Médio
76'
Avançado
Médio
46'
Médio
46'
Avançado
46'
Z
Guarda-redes
A
Avançado
R
Defesa
46'
N
Defesa
74'
L
Médio
GA
Médio
79'
FS
Médio
S
Avançado
62'
D
Avançado
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Médio
46'
Médio
76'
87'
Avançado
46'
Avançado
Avançado
46'
Avançado
AE
Treinador
RS
Treinador
JG
Árbitro Principal
JB
Assistente
ÂC
Assistente
JA
4.º Árbitro
VS
VAR
HS
Assistente de VAR
C
JL
Vila Nova de Famalicão, Portugal