Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Minho entra na rota das águias na 32.ª jornada do Campeonato.
04 maio 2024, 11h56
Jogadores do Benfica a festejar um golo
As vitórias alcançadas na duas vezes em que as equipas cruzaram caminhos na presente temporada (3-0, na 1.ª volta da Liga, e 2-0, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal) revelaram-se fiéis ao histórico favorável aos encarnados nos duelos entre as duas formações. Em 21 embates frente aos minhotos para o Campeonato, as águias registam 17 triunfos e três empates, e nos 10 jogos enquanto visitantes somaram sete sucessos.
Atual 8.º classificado da Liga Betclic, o Famalicão atravessa um momento de forma que contrasta com o do Benfica, chegando ao jogo deste domingo num ciclo de quatro jogos consecutivos sem vencer (duas derrotas e dois empates).
As águias avançam para este desafio com 71 golos marcados contra os 33 dos famalicenses. Os números disponibilizados pela plataforma Wyscout ajudam a descodificar as diferenças entre os dois conjuntos a nível ofensivo.
Com apenas 28,4% de remates enquadrados, o Famalicão é a equipa do Campeonato com menor taxa de eficácia nesse parâmetro, enquanto as águias ocupam o polo oposto, não só nos disparos que seguem em direção à baliza adversária (41,6%), mas também no número total de tentativas: 506.
Os números da posse de bola, com 58,1% para o Benfica e 48,9% para o Famalicão, mostram duas formações proativas e confortáveis com o esférico nos pés. Essa tendência é ampliada pelas posições cimeiras ocupadas por águias e minhotos nos parâmetros do total de passes (16 984 e 11 021) e na eficácia dos mesmos (86,8% e 82,6%).
Com 25 golos sofridos contra os 39 do Famalicão, o Benfica tem a melhor defesa da Liga Betclic à entrada da 32.ª jornada, mas é superado a nível dos duelos defensivos ganhos (61,5% contra 59,9%) pelos minhotos, cuja percentagem é a melhor entre as 18 equipas que disputam o Campeonato.
Nos duelos aéreos ganhos, a equipa agora orientada por Armando Evangelista apresenta um registo de 48,9% (contra 45,9% dos encarnados), com a particularidade de o avançado Jhonder Cádiz ser o jogador com mais cabeceamentos (32) realizados entre todos os jogadores da Liga: sete dos seus 15 golos na prova foram apontados de cabeça.
Se o internacional venezuelano é o mais influente do Famalicão no Campeonato, Rafa tem semelhante estatuto no Benfica. Quarto jogador mais utilizado (2360') por Roger Schmidt na prova – atrás de Aursnes, Otamendi e António Silva –, o camisola 27 lidera os encarnados nos golos (12) e nas assistências (11), seguido, em ambas, por Di María (oito e 10, respetivamente).
No triunfo por 3-1 frente ao Braga na 31.ª jornada, Roger Schmidt lançou um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Mário, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Por seu lado, Armando Evangelista apostou num 4x2x3x1 com Luiz Júnior, Nathan, Riccieli, Mihaj, Moura, Zaydou Youssouf, Topic, Puma Rodríguez, Aranda, Chiquinho e Jhonder Cádiz, na derrota diante do Estoril por 1-0.
Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 4 de maio de 2024