SL Benfica Logo
0

0 Artigo

Total

0,00€

Comprar

Futebol

04 maio 2024, 17h13

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Com clareza e assertividade, Roger Schmidt respondeu às perguntas que lhe foram endereçadas na conferência de Imprensa de antevisão do jogo do Benfica em Famalicão, na 32.ª jornada da Liga Betclic. "Estou muito feliz no Clube", reiterou o treinador.

No Benfica Campus, o técnico afirmou que o foco da equipa está orientado para o duelo das 20h30 deste domingo, 5 de maio, quando matematicamente ainda é possível, pese a reconhecida dificuldade, atingir o 1.º lugar no Campeonato. No entanto, as questões dos jornalistas incidiram sobretudo no futuro do treinador e da equipa que comanda.

Roger Schmidt foi claro, verbalizando a paixão que tem pelo trabalho no Benfica, que "adora", deixando claro que as palavras proferidas aquando da renovação do seu vínculo laboral até 2026 são válidas hoje.

O treinador vê "muito potencial" no plantel que lidera, potencial esse que pode ser desenvolvido na "procura de mais títulos" na próxima temporada.

Roger Schmidt

Que tipo de dificuldades espera encontrar neste jogo em Famalicão?

Tivemos uma semana muito boa, com muitos dias de treino, os jogadores gostaram. A disposição deles é muito boa. Nos últimos jogos, também mostrámos que estamos física e taticamente em muito boa condição. Por isso, seguimos em frente. Amanhã [domingo], queremos fazer um bom jogo e vencer. Sabemos que não é fácil jogar contra o Famalicão, que está a fazer uma boa época. É uma equipa com muitos jogadores jovens. Já jogámos contra eles duas vezes nesta temporada [2023/24], para a Taça de Portugal e também para o Campeonato. Estamos prontos para fazer um jogo de topo, é esse o nosso foco.

É certo que a época ainda não acabou, mas já admitiu que a conquista do Campeonato Nacional está muito difícil. Isso pode levá-lo a sair do Benfica, numa altura em que se fala do interesse do Bayern Munique na sua contratação? Seria um projeto interessante para si?

[Sorriso] Vocês [jornalistas] podem usar as minhas declarações da última conferência de Imprensa, ou de há duas semanas, ou do último mês, ou mesmo o que afirmei quando assinei um novo contrato. Para mim, continua tudo muito claro. Vou permanecer no Benfica até 2026, é o que quero e por isso é que assinei um novo contrato. Temos feito uma boa época, talvez não tenhamos sido suficientemente bons para sermos campeões, mas, se virem a situação do Benfica há dois anos e a de agora, percebem que é completamente diferente. Estou completamente focado no meu clube, estou muito feliz por estar aqui e vejo muito potencial para os próximos dois anos para continuar a desenvolver a equipa e procurar mais títulos. Foi o que disse há uma semana, há duas semanas e durante quase todo o ano... Nada mudou.

Roger Schmidt

"Estou completamente focado no meu clube, estou muito feliz por estar aqui e vejo muito potencial para os próximos anos para continuar a desenvolver a equipa e procurar mais títulos"

Roger Schmidt

Olhando para a próxima época, o que é que o está a deixar mais entusiasmado? Há alguma coisa que dependa destes últimos três jogos na preparação da nova temporada?

É sempre o mesmo, temos de dar tudo na presente temporada, mas é preciso tomar boas decisões para as próximas épocas. O mais importante agora é procurarmos ter o melhor plantel possível. Temos uma boa equipa, mas cada nova temporada é uma oportunidade para usar a janela de transferências e ajustar um pouco a equipa. Às vezes os jogadores saem de forma inesperada, ou alguns jogadores não estão satisfeitos, e nós, claro, queremos sempre trazer uma nova energia para o Clube. O fundamento da equipa é muito bom. Temos uma mistura muito boa de jogadores jovens da nossa Formação, outros de idade intermédia e outros ainda muito experientes. Isso é muito bom, porque ainda temos potencial para desenvolver a equipa e atingir um equilíbrio muito bom, tendo diferentes opções e armas na equipa. Como disse várias vezes, penso que fizemos uma boa época, criámos muitas oportunidades, mas não fomos a equipa mais eficiente no Campeonato. Isso é algo que queremos desenvolver, melhorar, e esse é o nosso foco quando pensamos em novos jogadores. Veremos que jogadores vão sair, mas temos de estar prontos para fazer boas contratações para a próxima época.

Roger Schmidt

Deixou claro que o seu objetivo é continuar no Benfica. Recebeu algum convite ou alguma abordagem de outro clube que gostasse de contar consigo?

Quantas vezes tenho de responder a essa pergunta? Eu não estou no mercado! Sabe, eu trabalho no Benfica e adoro o meu trabalho. Por isso, não necessito de ser convidado por ninguém, porque a minha situação é completamente clara.

Já teve alguma conversa com o Presidente Rui Costa, ou com a Direção, para perceber se também é isso que o Benfica quer?

Acho que também já disse tudo sobre isso. Já falei da minha relação com Rui Costa, o nosso Presidente. É uma relação baseada na honestidade e na confiança. Falamos sempre sobre tudo. Este clube é muito exigente para jogadores, para treinadores e para o Presidente. Isso é claro. Obviamente, não somos afetados pelas impressões que são criadas de fora para dentro, criadas por vocês [jornalistas]. Faz parte do vosso trabalho abordar esses tópicos, mas isso não influencia as nossas decisões. Não interessa quantas vezes vocês [jornalistas] escrevem que, de momento, tudo é negativo no Benfica, porque não é! Estamos numa situação em que ainda podemos ser campeões, provavelmente não conseguiremos, mas, apesar disso, se virem o desenvolvimento nos últimos dois anos, não podemos pensar em mudar tudo completamente. Tudo está a ter um bom desenvolvimento. A impressão que os media passam não reflete, na minha opinião, a real situação do Benfica.

Roger Schmidt

"Criámos muitas oportunidades, mas não fomos a equipa mais eficiente no Campeonato. Isso é algo que queremos desenvolver, melhorar na próxima época"

Sente que tem o apoio total dos adeptos do Benfica?

Já respondi a todas essas perguntas na última conferência de Imprensa e também anteriormente. É verdade que notei um pouco a impressão negativa de poucas pessoas, mas, para mim, o mais importante é a maioria dos Benfiquistas. Estão e ficam desapontados quando não somos campeões, isso é muito claro, mas também penso que veem que o Benfica está num processo de desenvolvimento muito bom, que a situação e o fundamento para ganhar títulos nos próximos anos são muito bons. Sinto o apoio das pessoas dentro do Benfica e fora do Clube.

Como avalia a época do Benfica numa escala de "muito má" a "muito boa"?

É difícil para mim. Sabe, no futebol, quando treinamos um clube como o Benfica, claro que ganhar os títulos é o mais importante. Vencemos um troféu no início da época [2023/24], vencemos o Campeonato na época passada [2022/23], e, como disse, era possível ter vencido mais títulos nesta temporada [2023/24], nas Taças, por exemplo. No Campeonato ainda é possível, ainda não está feito, mas estamos com uma diferença de cinco pontos. Refiro um exemplo: contra o Sporting [no Campeonato], David Neres, por volta dos 75 minutos, driblou o guarda-redes e só tinha de fazer um passe para a baliza vazia, mas Coates conseguiu salvar o guarda-redes nessa situação. Se fosse golo, talvez tivéssemos vencido o Sporting e estaríamos um ponto à frente neste momento. Isto é futebol. São pequenos detalhes, não quero usar como desculpa, mas quero deixar claro que foi uma época muito equilibrada. Foi tudo possível, mesmo com as ausências que tivemos às vezes, com todo o desenvolvimento que tivemos de fazer, ficámos muito próximos de poder vencer o Campeonato nesta época [2023/24]. Os títulos contam em termos gerais, isso é muito claro, mas como treinador também tenho de ver o desenvolvimento e o potencial para os próximos anos. É o que eu vejo, e penso que já descrevi a nossa situação. Do ponto de vista futebolístico, tático e físico, o potencial e o valor dos jogadores... vejo várias coisas positivas, mas no fim, claro, quando classificamos, falamos sempre de títulos.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 4 de maio de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas