Trubin
Guarda-redes
"Entendo o desapontamento, queremos acabar a época num nível de topo." Roger Schmidt analisou o momento desportivo da equipa do Benfica e perspetivou a receção ao Braga, a contar para a 31.ª jornada da Liga Betclic, na reta final da competição.
Na conferência de Imprensa, que decorreu no Benfica Campus, o treinador explicitou que entende o desapontamento e as críticas, dentro dos limites convencionados pelos melhores valores. "Não estamos satisfeitos, porque podemos apenas vencer a Supertaça, e somos muito ambiciosos", afirmou.
"A abordagem é clara: jogar bom futebol e obter os três pontos. É esta a nossa abordagem para jogarmos contra uma das equipas de topo [da Liga]. Defrontar o Braga nunca é fácil, há muita qualidade individual, e temos de estar prontos para um oponente que ainda está a lutar pelo 3.º lugar na Liga. É uma grande conquista que eles podem conseguir neste ano. Esperamos um Braga muito motivado", disse Roger Schmidt.
"Ainda temos a possibilidade de nos sagrarmos campeões, não é o mais provável, mas há uma pequena possibilidade, e estamos 100 por cento focados no que temos de fazer em campo. Já mostrámos na segunda-feira [frente ao Farense] que estamos prontos para o fim da época, para acabarmos num nível de topo. Depois da desilusão em Marselha [Liga Europa], fizemos um bom jogo na segunda-feira [em Faro], ganhámos, e queremos continuar", ressaltou o treinador.
São onze os pontos que separam o Benfica (73) e o Braga (62) na tabela classificativa, quando os arsenalistas estão em despique intenso pela 3.ª posição na Liga Betclic – uma luta que envolve FC Porto e Vitória SC –, numa jornada em que os quatro primeiros classificados da competição se defrontam entre si.
O Benfica, após o triunfo (1-3) em Faro na derradeira jornada da prova, regressa à Catedral com o estatuto intacto de ter a melhor defesa da prova como visitado, com seis golos sofridos, perante um emblema que possui o 2.º melhor ataque na condição de visitante, com 34 golos obtidos.
O Braga, fora de portas, nos últimos cinco jogos para o Campeonato, somou três vitórias – Boavista (0-4), Portimonense (3-5) e Estoril (0-1) –, além de um empate perante o Rio Ave (0-0) e uma derrota frente ao Sporting (5-0).
Na Liga Betclic, as águias, no seu reduto, contabilizam triunfos consecutivos nos seguintes jogos: Famalicão (3-0), Rio Ave (4-1), Boavista (2-0), Gil Vicente (3-0), Vizela (6-1), Portimonense (4-0), Estoril (3-1), Chaves (1-0) e Moreirense (3-0).
Será o 159.º desafio entre Benfica e Braga, com as águias a contabilizarem, em todas as provas, 102 triunfos (65%) e 29 empates (20%), com um saldo de 362 golos marcados e 145 sofridos. No Campeonato Nacional, os clubes cruzaram-se em 135 ocasiões, e o Benfica venceu 90 (67%), empatando 28 (21%), com um total de 313 golos apontados (2,32 por jogo) e 114 sofridos (0,84 por jogo). No seu recinto, os encarnados superaram os minhotos em 60 (78%) dos 77 jogos disputados, empatando 13 (17%).
No arranque da 31.ª jornada, o Benfica e o Braga são as equipas com mais remates efetuados na prova (484 contra 465), sendo que as águias são as que apresentam maior acerto no alvo (42,1% contra 40,2%) face aos restantes concorrentes. Se o Benfica é a segunda equipa com mais ações de um contra um e drible em competição (1009 contra 748), a formação bracarense é que mais cruzamentos soma (586 contra 533 dos encarnados).
Olhando para os pontapés de canto cobrados a cada 90 minutos, os comandados de Roger Schmidt surgem como a segunda formação com mais execuções (6,58 contra 5,27).
Ainda tendo por base os dados estatísticos da plataforma Wyscout, no capítulo da finalização, o Benfica é a segunda formação do Campeonato em termos de remates efetuados fora da grande área (174 contra 163), enquanto os bracarenses são a equipa que mais finalizações de cabeça efetuou (78 contra 63).
Mantendo-se como dominador no capítulo do passe (16 449 contra 15 327), o Benfica é o coletivo com maior acerto nas ações efetuadas (86,8% contra 85,5%). Ao nível da posse de bola, a diferença entre as duas formações é mínima, com vantagem para as águias (57,9% por jogo contra 57,8%).
O Benfica, a par do FC Porto, é a melhor defesa da Liga (24 golos sofridos), enquanto o Braga é a que detém o 9.º melhor registo (41 golos sofridos).
Individualmente, Rafa mantém-se como um dos jogadores com mais assistências na Liga (11), parâmetro em que Di María (9) e Neres (8) surgem nas 3.ª e 4.ª posições.
Zalazar (6) é o que mais assiste entre os minhotos. Se Rafa também é o melhor marcador do Benfica na prova (12 golos), no lado dos bracarenses tal estatuto pertence a Banza (21 golos).
Di María é o atleta que mais cruzamentos executou até agora (141), e o 5.º com mais ações de um contra um e drible (164). Voltando a Rafa, o camisola 27 é o segundo atleta que mais toques na bola dá na área contrária (149).
Na 30.ª jornada da Liga Betclic, o técnico Roger Schmidt apresentou o seguinte onze no triunfo por 1-3 em casa do Farense: Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, João Mário, Di María, Tiago Gouveia, Kökcü e Arthur Cabral.
Na vitória caseira sobre o Vizela (2-1), na última ronda da prova, o técnico Rui Duarte colocou o Braga alinhado num 4x2x3x1, com o seguinte onze: Matheus, Víctor Gómez, Niakaté, Paulo Oliveira, Borja, Vítor Carvalho, João Moutinho, Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma e Banza.
João Pinheiro, árbitro da AF Braga, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Braga, da 31.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Bruno Jesus e Luciano Maia como assistentes e Carlos Macedo no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Hugo Miguel, e o assistente (AVAR) André Campos.
Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Mário, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Matheus, Víctor Gómez, Niakaté, Paulo Oliveira, Borja, Cher Ndour, João Moutinho, Zalazar, Álvaro Djaló, Ricardo Horta e Banza.
Soares, Morato, Álvaro Carreras, João Neves, Kökcü, Tiago Gouveia, Tengstedt, Rollheiser e Marcos Leonardo.
Lukas Hornicek, José Fonte, Bruma, Mendes, Vítor Carvalho, Adrián Marín, Rony Lopes, Pizzi e Yan Said.
As equipas já efetuaram os exercícios de aquecimento e estão agora nos balneários.
Os atletas e a equipa de arbitragem entram em campo. Os capitães de equipa vão escolher campo ou bola.
Começa o jogo no Estádio da Luz.
A bola está nas mãos de Trubin.
Sai o Benfica para o ataque.
Benfica troca a bola no seu meio-campo.
Lançamento lateral para o Braga.
Álvaro Djaló tenta desmarcar Ricardo Horta no lado direito, mas o passe sai diretamente pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Arthur Cabral está com queixas no relvado após um lance disputado com Niakaté.
Rafa sai para o ataque, mas a defesa do Braga corta a bola.
Bola nas mãos de Matheus. Braga tenta sair para o ataque, após Arthur Cabral ter recuperado.
Aursnes interceta o passe de Banza e sai a jogar.
Braga ataque pela direita: Zalazar cruza na direita do ataque, mas a bola sai pela linha lateral.
Matheus sai da baliza, evitando que Rafa chegue à bola.
Bah é desarmado por Víctor Gómez. Lançamento lateral para o Benfica.
O Benfica organiza o ataque, com variações de flanco.
O Braga recupera a bola.
Otamendi antecipa-se a Salazar e corta o esférico pela linha de fundo. Canto para o Braga.
Remate de Ricardo Horta, fora da área, para defesa fácil de Trubin, na sequência de um pontapé de canto.
Neres é derrubado por Cher Ndour. Livre para o Benfica.
Benfica está no ataque.
Pontapé de baliza para o Braga. O Benfica recupera a bola.
Aursnes solicita a desmarcação de Neres. Este vai à linha e cruza atrasado para Di María, que remata de primeira por cima.
Neres isola Aursnes no lado esquerdo, este entra na área e Matheus sai aos seus pés. A bola sai para fora. Canto para o Benfica.
Na sequência do canto curto, Di María cruza para o segundo poste, onde Bah toca na direção de Arthur Cabral. Este cabeceia para a baliza e acerta na barra!
Benfica parte de novo para o ataque, agora pela direita.
Arthur Cabral recebe a bola na área, mas o esférico chega a Matheus.
Florentino desarma Banza.
Passe perigoso na área de Florentino, mas a defesa do Braga interceta a bola.
João Mário empurra Banza por trás. Livre para o Braga.
O Braga tenta organizar o ataque.
Paulo Oliveira arrisca o passe longo para Banza, mas o esférico fica com Trubin.
Aursnes tem a bola na esquerda do ataque. Lançamento para as águias.
Rafa é pisado por Cher Ndour e fica com queixas no relvado.
Rafa recuperado. Segue jogo.
Rafa remata em boa posição na área contra um defesa dos arsenalistas.
Zalazar recupera a bola, mas rapidamente a perde para António Silva. Atacam as águias.
Falta de Arthur Cabral sobre João Moutinho. Livre para o Braga.
A bola já está na posse das águias.
Borja interceta o passe de Di María para Bah.
Remate forte de Di María, fora da área, para defesa apertada de Matheus. Canto para o Benfica.
Di María cruza para a área, onde Florentino surge atrasado ao desvio. Ao segundo poste, Bah ainda toca na bola, mas esta já estava fora das quatro linhas.
O Benfica pressiona e já tem a bola na sua posse.
João Moutinho desarma João Mário.
A bola chega a Matheus, e João Moutinho está no chão, com queixas.
Jogo retomado. O Braga tenta sair para o ataque.
Bah antecipa-se a Borja, mas não consegue manter a bola dentro das quatro linhas. Lançamento para o Braga.
Ricardo Horta remata de fora da área para boa defesa de Trubin. Canto para o Braga.
Trubin afasta a bola a punhos.
Álvaro Djaló fica com a bola na sequência de um passe longo de Matheus, mas é desarmado por Otamendi,
Arthur Cabral é carregado em falta por Cher Ndour. Livre para o Benfica.
O Benfica troca a bola, mas esta sai pela linha lateral. Lançamento para o Braga.
Braga tenta o jogo direto para Banza, mas Otamendi fica dono e senhor do lance.
Lançamento lateral para o Benfica.
Aursnes não consegue dominar a bola e esta sai pela linha lateral. Lançamento para o Braga.
Recupera a bola António Silva, que joga com Trubin. Benfica no ataque.
Rafa tenta o passe a rasgar para Aursnes, mas este é intercetado por Víctor Gómez.
Lançamento lateral para o Benfica.
Lançamento lateral para o Braga.
O Benfica pressiona.
Di María chega atrasado ao lance e faz falta sobre Borja. Livre para o Braga.
Falta sobre António Silva.
Falta assinalada a João Moutinho sobre Neres.
Niakaté impede que Rafa domine o esférico.
Lançamento lateral para Bah.
Cher Ndour interceta o passe de Bah para Rafa.
Falta de Arthur Cabral sobre Borja.
RH
0-1. Álvaro Djaló escapa pela direita do ataque e cruza atrasado. Ricardo Horta surge a rematar forte e rasteiro no coração da grande área.
Pontapé de baliza para Trubin.
Benfica parte para o ataque.
Matheus antecipa-se a Arthur Cabral e agarra a bola.
António Silva recupera a posse para o Benfica.
O Benfica procura reagir.
Cruzamento perigoso de Neres a partir da esquerda: Niakaté afasta o perigo.
Aursnes faz falta sobre Ricardo Horta. Livre para o Braga.
Jogo interrompido.
Jogo retomado. A bola é do Braga.
Álvaro Djaló adianta muito a bola e deixa-a escapar pela linha lateral.
Recuperação de bola de João Mário.
Banza recebe a bola à entrada da área e remata forte para defesa de Trubin a dois tempos.
Otamendi antecipa-se a Banza e afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Braga.
Remate de Neres contra Víctor Gómez.
Di María tem a bola.
Trubin faz uma excelente defesa a remate de Álvaro Djaló.
Aursnes combina com Neres e o brasileiro cruza para a área, onde Rafa remata ao lado.
Otamendi recupera a bola.
Cruzamento de Di María a partir do lado direito, Paulo Oliveira corta a bola. Esta sobra para Aursnes, ao segundo poste e na pequena área, que atira por cima da barra.
Otamendi corta a bola na sequência de um cruzamento do lado direito e esta sobra para Banza, que remata de bicicleta à figura de Trubin.
Otamendi derruba Banza. Livre para o Braga.
António Silva recupera a bola.
Di María tenta o passe a rasgar para Aursnes, mas Álvaro Djaló lê bem o lance e sai a jogar.
Excelente passe de Otamendi para Aursnes, que não consegue o cruzamento perto da área.
Otamendi recupera a bola no meio-campo do Braga e é carregado em falta por Zalazar.
Quatro minutos de compensação.
Florentino remata contra a muralha defensiva do Braga.
Matheus afasta a bola a punhos.
Zalazar está no chão.
Benfica no ataque.
O passe de Bah para Neres é intercetado por Álvaro Djaló.
António Silva corta a bola para fora. Canto para o Braga.
Jogo interrompido. Banza está caído no relvado com queixas.
Moutinho cruza para a área, onde Banza cabeceia por cima.
Banza está recuperado e o jogo segue. Benfica com a posse.
Jogo interrompido.
Jogo retomado: Arthur Cabral e Niakaté estão recuperados.
António Silva derruba Banza. Livre para o Braga.
Cruzamento de Di María: a bola está nas mãos de Matheus.
Bah recupera a bola e serve Di María. Este encontra Rafa na área, que não consegue passar por Niakaté.
Lançamento lateral para o Braga.
Rafa arranca pelo lado direito e cruza contra Borja. Canto para o Benfica.
Falta sobre Bah.
João Mário cruza diretamente a bola pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Braga.
Defesa
Defesa
O Braga sai para o ataque.
Lançamento lateral para o Braga.
João Mário travado em falta por Cher Ndour.
João Mário entra em carrinho e trava o contra-ataque do Braga.
Di María cruza a partir da esquerda, mas a defesa do Braga afasta a bola.
Cruzamento de Aursnes no lado direito. Canto para o Benfica.
Matheus afasta a punhos o cruzamento de Di María.
Víctor Gómez desarma Álvaro Carreras.
O passe de Zalazar para Ricardo Horta sai pela linha lateral.
Remate de Di María de pé direito às malhas laterais.
Cruzamento perigoso de Rafa a partir da direita, mas Arthur Cabral não chega para a emenda.
Cruzamento perigoso de Rafa a partir da direita, mas Arthur Cabral não chega para a emenda.
O Benfica parte para o ataque.
Álvaro Djaló não consegue passar por Florentino.
Carrega o Benfica e o Braga defende-se junto à área.
Neres cai junto à linha lateral da grande área, mas o árbitro nada assinala.
Benfica carrega em direção à baliza do Braga, mas sem encontrar espaço para rematar.
Cruzamento de Di María para corte de Paulo Oliveira.
Uma hora de jogo no Estádio da Luz.
António Silva faz o passe longo para Aursnes, mas a bola sai pela linha lateral. Lançamento para o Braga.
O Benfica recupera a bola.
António Silva afasta a bola pela linha lateral perante a pressão de Banza.
Combinação no ataque do Benfica entre Rafa e Di María, mas a bola é intercetada por um defensor do Braga.
Remate de longe de Neres contra Zalazar. Canto para o Benfica.
Otamendi ganha a bola nas alturas e esta sobra para Álvaro Carreras, cujo desvio é travado por Matheus. No entanto, o lance é invalidado por fora de jogo do lateral do Benfica.
Ataca o Benfica.
Álvaro Djaló tenta o toque de calcanhar para Víctor Gómez, mas a bola vai para fora.
VC
Médio
Z
Médio
O Benfica ataca pela direita.
Cher Ndour interceta o passe de Di María.
O Braga sai para a frente e procura gerir a posse de bola.
Lançamento lateral para o Benfica.
Álvaro Carreras rasteira Álvaro Djaló. Livre para o Braga.
Di María remata em arco, na área, para defesa do guarda-redes do Braga.
Di María lança Rafa, mas a bola sai pela linha de fundo.
Benfica recupera a posse de bola.
Arthur Cabral, em boa posição, na área, remata contra Víctor Gómez.
Álvaro Carreras ganha na velocidade a Álvaro Djaló e fica com a bola.
Lançamento lateral para o Benfica.
Jogo interrompido. Álvaro Djaló está caído no relvado com queixas.
RL
Avançado
ÁD
Avançado
João Mário não consegue passar por Borja, que alivia a bola para longe.
Lançamento lateral para o Benfica.
Avançado
Avançado
Médio
Avançado
Aursnes foge pelo lado direito e é derrubado por Borja. Livre para o Benfica.
1-1. Na sequência de um livre lateral, a bola sobra para João Mário. O médio remata, o esférico bate contra Cher Ndour e sobra para Marcos Leonardo. Este, na esquerda, com um remate pronto e cruzado iguala a partida! Excelente finalização.
Braga afasta a bola para longe perante a pressão alta do Benfica.
Ricardo Horta rasteira Di María. Livre para o Benfica.
Matheus antecipa-se a António Silva e afasta a bola da área.
Kökcü tenta desmarcar Neres, mas o brasileiro faz falta sobre Paulo Oliveira.
Lançamento lateral para o Benfica.
Matheus repõe a bola em jogo.
Estão 55 727 espectadores no Estádio da Luz!
Benfica desenha boa jogada pela direita e Aursnes cruza para Marcos Leonardo, valendo ao Braga o corte em antecipação de Paulo Oliveira.
JM
Por entrada sobre Florentino.
Neres faz a diagonal e remata contra as pernas de Niakaté.
António Silva desarma Banza. Lançamento para o Braga.
Lançamento para o Benfica.
Cruzamento de Di María e a bola chega a Matheus.
Ataca o Benfica.
CN
Por demora a sair do terreno de jogo.
Cruzamento de Di María para corte da defesa do Braga.
O Benfica volta a atacar.
B
Avançado
CN
Médio
Marcos Leonardo cai à entrada da área num lance disputado com Niakaté, mas o árbitro nada assinala e manda seguir o jogo.
Bruma remata fora da área para defesa de Trubin.
Álvaro Carreras recupera a bola na área encarnada e lança o contra-ataque.
2-1. Contra-ataque rápido do Benfica conduzido por Di María, que, a partir da esquerda, cruza para o segundo poste. Neres, na pequena área, de cabeça, encosta a bola com sucesso! Excelente jogada do Benfica.
António Silva afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Braga.
Aursnes ganha de cabeça a Banza e lança o ataque do Benfica.
Falta de Neres.
Fora de jogo assinalado a Niakaté. Livre para o Benfica.
Niakaté corta a bola pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
VG
Lateral do Braga atinge o gémeo de Di María com a sola da chuteira e é expulso.
Jogo retomado.
Sete minutos de compensação.
Bruma remata forte, fora da área, por cima.
O passe de Vítor Carvalho sai diretamente pela linha lateral.
Novo lançamento lateral para o Benfica.
Banza ganha espaço e remata ao lado.
Remate forte de longe de Di María para defesa apertada de Matheus. Canto para o Benfica.
Por demora na reposição de bola.
3-1. Na sequência de um lançamento de Álvaro Carreras para a área do Braga, Kökcü interceta o corte de Niakaté e a bola sobra para Marcos Leonardo, que, à meia-volta, remata para as redes!
Por retirar a camisola após o golo.
Avançado
Avançado
Médio
Médio
VC
Por falta sobre Tiago Gouveia.
Remate de Kökcü de longe por cima da baliza.
O Benfica vence o Braga por 3-1. Marcos Leonardo (2) e Neres marcaram os golos das águias.
"Nunca desistimos. Estou feliz pelo empenho da equipa, muito feliz por ter ajudado com dois golos."
Autor de dois golos no triunfo do Benfica, por 3-1, frente ao Braga, no Estádio da Luz, Marcos Leonardo, eleito Man of the Match, mostrou-se "feliz".
Conferência de Imprensa do treinador do Benfica no Estádio da Luz.
Guarda-redes
Defesa
52'
Defesa
Defesa
Médio
Médio
Médio
Avançado
90'+7'
Médio
85'
90'+7'
Avançado
70'
Avançado
70'
M
Guarda-redes
VG
Defesa
89'
N
Defesa
PO
Defesa
B
Defesa
CN
Médio
82'
83'
JM
Médio
78'
Z
Médio
64'
ÁD
Avançado
69'
RH
Avançado
28'
B
Avançado
Guarda-redes
Defesa
Defesa
52'
Médio
Médio
70'
90'+4'
Médio
90'+7'
Avançado
Avançado
90'+7'
Avançado
70'
71'
90'+5'
90'+6'
'
LH
Guarda-redes
JF
Defesa
B
Avançado
83'
M
Defesa
VC
Médio
64'
90'+8'
AM
Defesa
RL
Avançado
69'
P
Médio
YS
Avançado
RS
Treinador
RD
Treinador
JP
Árbitro Principal
BJ
Assistente
LM
Assistente
CM
4.º Árbitro
HM
VAR
AC
Assistente de VAR
JM
CN
VG
VC
Lisboa, Portugal