Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Bruno Lage enalteceu a "boa exibição" e o "jogo seguro" do Benfica no triunfo ante o Gil Vicente, por 0-3, relativo à 24.ª jornada (em atraso) da Liga Betclic.
29 março 2025, 01h34
Bruno Lage
Na entrevista rápida, à Sport TV, o treinador dos encarnados relevou a "entrada boa" das águias no Estádio Cidade de Barcelos, nesta noite de sexta-feira, 28 de março.
"Controlámos o jogo, criámos várias oportunidades e penso que o resultado fica-nos muito bem. Sabíamos da importância deste jogo, de começar um ciclo pós-interrupção para as seleções, entrar da mesma forma como tínhamos vindo a fazer, com uma boa exibição e um bom resultado. E foi mais uma final que fizemos", afirmou.
Questionado sobre a regularidade das exibições de Otamendi, Bruno Lage assumiu que o capitão atravessa um "momento muito bom".
"É um exemplo, com 37 anos, a forma como ele treina, se prepara e depois joga, por isso temos de nos agarrar a isso. É sentirmos que estamos muito fortes, muito unidos e olhar para todos os exemplos, não é só o Nico [Otamendi]", sublinhou.
Quanto às escolhas para o onze, o técnico explicou que optou por alinhar, preferencialmente, com os jogadores que permaneceram em Portugal e que fizeram "duas semanas de treino muito boas". "E acertámos nessa decisão", referiu, detalhando a situação, pouco depois, na conferência de Imprensa.
A forma "interessante" como o Gil Vicente joga também foi tida em conta. "Jogam num sistema a defender, jogam num sistema a atacar, e tínhamos de perceber muito bem esse tipo de posicionamento para pressionar bem. Depois, o mais importante, é, quando temos bola, criarmos as oportunidades que tínhamos de criar, e, curiosamente, a jogada do primeiro golo nasce realmente naquilo que é um lado estratégico, mas depois o talento de todos os jogadores, do Álvaro [Carreras], Bruma e Fredrik [Aursnes], a vir ao de cima."
Com as contas do calendário acertadas, Bruno Lage considerou que "nunca é bom ter jogos em atraso", mas o Benfica já tinha passado pelo mesmo cenário nesta temporada.
"Já andámos assim várias semanas quando foi o atraso do jogo do Nacional, mas o importante é que a equipa soube sempre dar boa resposta, quer agora, como anteriormente. Chegámos a entrar em campo com 11 pontos do nosso adversário, e a equipa entrou sempre calma, tranquila para jogar. Agora, o mais importante é isto, é percebermos o momento em que estamos, e no jogo comprovar esse momento", destacou.
EQUIPA, TROPA E FAMÍLIA
"Acho que foi uma boa entrada no jogo, uma boa exibição, um jogo seguro da nossa parte e aquilo que falámos ontem [quinta-feira, 27 de março], de ser equipa, ser família e ser tropa. Foi isso que fizemos. Fomos equipa, jogámos bem, a bola andou sempre muito bem de pé para pé, em particular na 1.ª parte; fomos tropa, porque jogámos juntos, lutámos juntos e temos de ter esta mentalidade; e, depois, fomos família, dentro e fora de campo, apoio fantástico dos nossos adeptos à nossa equipa, e, como tal, justiça no resultado e na vitória."
CONSISTÊNCIA ATÉ AO FIM
"Foi importante a vitória, porque dependemos apenas de nós para sermos campeões, que esse é que é o nosso grande objetivo, e a consistência que procurámos. Procurámos essa consistência, de ter tempo de treino, de conhecer ainda melhor os jogadores. A entrada dos jogadores em janeiro também foi muito importante, porque deu-nos várias opções para determinadas posições, e aquilo que temos visto é que, independentemente de quem jogue, a equipa apresenta um bom posicionamento e uma boa dinâmica. E temos de ter a capacidade de manter, porque – falámos ontem [quinta-feira, 27 de março] com os jogadores – temos praticamente seis a sete semanas para o final do Campeonato. Ainda temos uma meia-final da Taça de Portugal, mas há uma final depois para disputar e queremos estar até final, quer no Campeonato, quer na Taça. Por isso, temos de agora manter essa consistência e eles têm de treinar, e depois cabe-me a mim, enquanto treinador, decidir a cada momento o melhor onze para vencer os jogos."
GESTÃO DE TOMÁS ARAÚJO
"A questão mantém-se, não há preocupação nenhuma. Temos de o saber gerir e estamos a gerir nas melhores condições. [Jogar como lateral-direito aumenta o risco de recaídas?] Não aumenta."
ADAPTAÇÃO DE AMDOUNI
"[Amdouni titular com o Farense, mesmo com o regresso de Di María?] Independentemente de ser do Di María, ou do Andreas [Schjelderup], do Aktür [Aktürkoğlu], do Bruma, enfim, temos muitos avançados com enorme qualidade. O Zeki [Amdouni] é um bom exemplo daquilo que, por vezes, dizia há largos meses atrás, de que não é fácil chegar numa equipa como o Burnley, que joga uma vez por semana e em que não é necessário – ou não tem a obrigação de – vencer os jogos todos, para passar para uma exigência de Benfica, a jogar de três em três dias e tem de ter sempre um rendimento coletivo com um rendimento individual. Para alguns jogadores, há sempre um período de adaptação. O Zeki tem feito esse período de adaptação muito bem, temos tido também essa paciência com ele e com todos. Por isso, entrar, chegar e render, por vezes, não é fácil, por força daquilo que acontece dentro do campo, mas por força também daquilo que é a dimensão de um clube como o Benfica. Ele tem feito esse percurso e estamos muito satisfeitos com ele."
DI MARÍA: A IMPORTÂNCIA DE MARCAR NO REGRESSO
"Sim, é muito importante, e de jogar e sentir, porque ele tem treinado bem, mas também sentir a jogar. Fez 20 minutos com qualidade, teve uma boa ação no lance que originou o penálti, marcou. Como lhe digo, muito satisfeito por poder contar com todos."
A JUSTIFICAÇÃO PARA AS OPÇÕES TOMADAS
"Optámos por eleger o 11 para o jogo com aqueles jogadores que permaneceram connosco, principalmente os médios, quer o Tino [Florentino], quer o Fredrik [Aursnes], e depois os três homens da frente, por isso foi essa a decisão: Bruma, Belotti e Zeki. O Zeki, aqui o seu colega [jornalista] reconheceu que fez um bom jogo, o Belotti marcou um golo e acho que o Bruma fez a melhor 1.ª parte desde que está connosco, por isso tomámos as melhores decisões, e, depois, no banco, temos de salvaguardar algumas posições. Temos de ter um central, como entendemos que o Adrian [Bajrami] hoje [sexta-feira, 28 de março] podia ser, ter um lateral que pudesse fazer os dois corredores, ter médios, como o Renato [Sanches] e o Barreiro, e, depois, ter sempre alternativas. Como gosto de ter sempre os dois pontas de lança disponíveis no banco, porque pode ser fundamental, quando olhamos para o banco temos de tomar decisões. Agora, aquilo que quero – e os jogadores sabem – é olhar para o jogo do Farense, olhar para a forma como eles estão a treinar e, dentro de três dias, estarmos a competir e ter a capacidade de escolher o melhor onze para jogar com o Farense. E – isto é fundamental –, a todo momento que forem chamados, terem rendimento, independentemente de começar a titular, de sair do banco – como, por exemplo, o Aktür, que saiu do banco no último jogo e marcou o golo da vitória –, e também o rendimento que têm de ter no treino."
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 29 de março de 2025