Futebol

03 abril 2025, 02h16

Bruno Lage

Bruno Lage

PÓS-JOGO

Consumada a vitória do Benfica sobre o Farense (3-2), na 27.ª jornada da Liga Betclic, Bruno Lage destacou a forma como as águias entraram em jogo no Estádio da Luz, nesta quarta-feira, 2 de abril.

"Acho que fizemos uma 1.ª parte muito boa, 2 golos. Foi pena sofrermos o golo no final da 1.ª parte. No entanto, a equipa voltou a entrar muito bem na 2.ª parte, faz o 3-1", começou por afirmar, na entrevista rápida, à BTV.

Dando "mérito" ao Farense, que "tentou apostar tudo" com "três homens da frente muito rápidos" e, "em linha defensiva, fortes", Bruno Lage destacou a procura das transições do conjunto algarvio.

Em termos ofensivos, o treinador encarnado elogiou Tomané. "Eu gosto de pontas de lança, e o Tomané realmente... Aquilo que joga, aquilo que luta, o ganhar bola, o jogar no apoio, o fazer os movimentos em profundidade, é realmente de um grande jogador", evidenciou, reiterando esta análise na conferência de Imprensa.

Com o resultado em 3-2, Bruno Lage assumiu alterações na equipa. "Quisemos estar um pouco mais seguros, especialmente na pressão, para tentarmos uma pressão mais vertical. E penso que controlámos o jogo até ao final. Aquilo que importa, principalmente na reta final, é a equipa corresponder. Sabemos que não há jogos fáceis. Quando tivemos de jogar, quando tivemos de marcar os nossos golos, marcámos três golos com enorme qualidade. E quando tivemos de jogar juntos, saber controlar o jogo, saber sofrer, sofremos. Por isso, ficam os 3 pontos, e estamos novamente na situação de depender apenas de nós para conquistar o título, que é o grande objetivo", analisou.

Benfica-Farense

Na ótica de Bruno Lage, o espírito de equipa prevaleceu. "Estamos tranquilos. Perceber que isto é o jogo e que o adversário também tem mérito. Da forma como joga, consegue tirar partido daquilo que é a sua posição defensiva e depois sair rápido na frente. Os alas são muito fortes e muito rápidos em situações de um contra um", referiu.

"O importante é que os 11 que entraram, as alterações que fomos fazendo, a equipa... a alteração de sistema que fomos fazendo, a equipa percebendo sempre os momentos do jogo, soube estar junta, soube estar compacta, soube controlar o jogo", frisou, destacando que, pelas oportunidades criadas, as águias poderiam, eventualmente, ter vencido por "mais um golo".

No topo da tabela, para o Benfica segue-se a deslocação ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, e Bruno Lage pretende "a mesma mentalidade", e "a equipa perceber e identificar muito bem os momentos do jogo". "São 90 minutos, temos de ir com a ambição de vencer os 3 pontos, que essa é a nossa principal motivação. Jogar com qualidade, marcar golos."

Benfica-Farense

O TRIUNFO

"Muito importante, porque conquistámos 3 pontos e também importante pela exibição, principalmente em termos ofensivos que fizemos. Acho que marcámos 3 bons golos. Tivemos uma entrada muito forte na 1.ª parte. Permitimos que o Farense marcasse o golo perto do intervalo, numa bola parada. A equipa entrou muito bem na 2.ª parte, faz o 3-1. O Farense nunca desistiu. Os três homens da frente, como nós falámos ontem [terça-feira, 1 de abril], são muito fortes. Dois alas muito fortes... O Rony Lopes, que foi meu jogador nos Juvenis, é um jogador com uma enorme qualidade, pé esquerdo, muito virtuoso, fez uma bonita carreira. Depois ainda têm o Marco Matias para entrar e atacar a profundidade, é um dos melhores. Trabalhou comigo em Sheffield, e eu conheço muito bem a forma como ele ataca na profundidade. E depois uma palavra para o Tomané, porque realmente fez um jogo fantástico. Acho que é de enaltecer a exibição dele, porque é dos poucos pontas de lança portugueses. Nós estamos com isso em falta no nosso Campeonato, temos 3 pontas de lança portugueses, 2 acima dos 30 anos: o Tomané, o Nélson Oliveira e depois o Henrique Araújo. Por isso, fez uma exibição muito boa, ganhou muitos duelos, primeira e segunda bola. Fica esse registo, mas acho que o comportamento que a equipa teve, quando teve de jogar e teve de marcar golos, foi bom. Quando se teve de juntar e agarrar-se ao resultado, também foi bom, e soube controlar o jogo. Acho que é uma vitória muito importante perante um adversário que se bateu muito bem, mérito do seu treinador. Já agora, conheço o Tozé [Marreco] há algum tempo, desde aquele programa que fiz no Canal 11, em que ele treinava o Oliveira do Hospital, e percebia-se perfeitamente que qualquer dia ia chegar à I Liga, e ele mete muito bem as suas equipas a jogar e a competir. Para terminar, uma vitória justa, 3 pontos, e seguimos em frente com o foco – agora, sim – no FC Porto."

SOLIDEZ DA EXIBIÇÃO DESTACADA

"[Satisfeito com as alterações no onze?] Sim, claro que sim. É isso que eu pretendo. Que os jogadores me coloquem sempre este desafio. No último jogo marcou Bruma, marcou Belotti, hoje marcou Aktür [Aktürkoğlu], marcou Pavlidis. É nós estarmos a cada momento e escolhermos o melhor onze, e temos a possibilidade de depois escolher o melhor onze a cada momento, em particular os três homens da frente. Mas foi uma exibição sólida praticamente de toda a gente, e fiquei satisfeito com a exibição de todos."

Benfica-Farense

FOCO NO JOGO SEGUINTE

"[Amarelo a Trubin na reta final] Sim, não jogamos sozinhos, e o mais importante é fazer a análise daquilo que aconteceu durante os 90 minutos. Por isso, Trubin... analisar o tempo e analisar o momento do jogo. Uma coisa é o primeiro minuto, outra coisa é no final do jogo. Todas as equipas fazem faltas táticas. Nós, nessa questão, às vezes permitimos que os adversários saiam em transição. É eles decidirem aquilo que têm de fazer a cada momento para a equipa ganhar. Por isso, o mais importante é a vitória da equipa. O que prometo é o que tenho prometido sempre: foco no jogo seguinte, preparar a equipa, motivá-los [aos jogadores] e ir com a ambição de vencer o jogo, que esse é o nosso principal objetivo."

VENCER NO DRAGÃO

"Eu fiz dois jogos no Dragão, no primeiro ganhámos 1-2, no segundo perdemos 3-2. A certeza que eu tenho é de que vou jogar para a frente para marcar golos e vencer o jogo."

Benfica-Farense

A INFLUÊNCIA DO CLÁSSICO NESTE JOGO

"[Vencer a sofrer em casa, e o que espera do jogo do Dragão?] São jogos diferentes. Eu entendo as vossas perguntas e a vossa tentativa de olhar o jogo dessa forma. Eu não vejo assim, vejo a análise do jogo, daquilo que nós fizemos. Observar também a forma como nós sofremos os 2 golos, mas olhar para o volume ofensivo e as oportunidades criadas e aquilo que temos vindo a fazer, independentemente de quem jogue, toda a gente a marcar golos, e isso deixa-me realmente satisfeito. [A gestão antes da visita ao Dragão] A gestão foi a gestão que fizemos. Sentimos que, principalmente pela forma como o Farense joga, de ter um homem na segunda bola, o nosso homem da frente, com um toque a menos ou a mais... isso poderia pôr em causa um amarelo para o Tino [Florentino]. Temos vários médios. O Renato [Sanches] fez um jogo muito tranquilo naquela posição. O Di [María] tem mais controlo, especialmente jogando numa posição diferente, seguramente não iria sofrer amarelo e precisava de tempo de jogo. Por isso, olhando para aquilo, correu tudo bem. Os 3 pontos estão deste lado, e agora é olhar para o jogo com o FC Porto."

Benfica-Farense

AS OPÇÕES PARA A LATERAL DIREITA

"[Dahl poderá ocupar o lugar de Tomás Araújo no clássico?] Não, não é o lugar de Tomás Araújo, é o lugar de defesa-direito. Nós ainda temos de começar... Vamos começar agora a preparar, a observar o FC Porto, a forma como joga, e depois tomar a melhor decisão. O Samuel [Dahl] fez um jogo muito bom. Temos o Leandro, que tem feito um trabalho fantástico connosco, começou a época a jogar nos Sub-23, já fez alguns jogos na equipa B, já fez alguns jogos na equipa A. Fredrik [Aursnes] também pode jogar naquela posição. Temos essas várias soluções para lateral-direito."

Benfica-Farense

"A CRESCER NO JOGO POSICIONAL"

"[Ataque mais direto personificado com as bolas diretas de Trubin para a frente face à defesa do Farense] É um treinador [Tozé Marreco] também com enorme qualidade. Nós, quando fazemos a análise, fazemos a análise de tudo. Depois do primeiro golo, e sabendo que o Farense, quando perde, arrisca ainda mais na pressão, nós temos vindo a trabalhar com o Trubin estas situações. Por isso, recuando... O mais importante é, a cada momento, os nossos jogadores interpretarem muito bem o momento do jogo. Há momentos em que tem de ser mais rápido, há momentos em que tem de ser mais lento, e nós fazemos isso muito bem. Somos uma equipa muito forte no ataque rápido, somos uma equipa que está a crescer no jogo posicional."

Benfica-Farense

SOLIDÁRIO COM TOZÉ MARRECO

"Já agora... Vocês não fizeram a questão, mas eu quero também... Eu não tinha percebido o que é que se tinha passado anteriormente sobre algumas declarações sobre a equipa do Farense. Manifestar que estou solidário com o Tozé [Marreco], porque uma coisa é não gostarem de nós, uma coisa é criticar a nossa forma de estar, de trabalhar, outra coisa é passar para lá. E não levem a mal. Principalmente vocês, jornalistas, têm feito um trabalho muito fantástico. Ainda hoje, tentaram as vossas perguntas para eu ir para um lado ou para o outro, para tentar responder de determinada maneira, mas eu também estou a aprender a jogar o vosso jogo… Mas há uma coisa, que é... é atirarem-se para fora de pé. E há pessoas que estão a atirar-se para fora de pé, esquecem-se de que nós também somos homens, somos profissionais, temos família, e acho que podíamos ter todos uma relação mais porreira, entre vós e nós, porque vocês têm família, e nós também temos família. Nós também somos homens, e acho que há coisas que... Atirar-se para fora de pé não fica bem."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 3 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol