Basquetebol

19 setembro 2024, 14h06

Benfica-Rilski Sportist

Festa encarnada

RESUMO DO JOGO

Liga dos Campeões
Ronda de qualificação
Meias-finais
RESULTADO FINAL
INT: 47-40
Benfica 89
Rilski Sportist 88
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
28-24 47-40 62-63 89-88

O Benfica enfrentou o Rilski Sportist na Gloria Sports Arena, em Antália, em jogo das meias-finais da ronda de qualificação para a Liga dos Campeões, e venceu por 89-88, avançando para a final. A partida decisiva será jogada no sábado, 21 de setembro, diante dos suíços do Fribourg Olympic, que eliminaram os suecos do Dolphins, por 80-79.

Os tricampeões nacionais estiveram em vantagem durante boa parte do encontro, mas tiveram de se aplicar no 4.º quarto período para levar de vencida a formação búlgara.

Para este embate, Norberto Alves escalou o seguinte cinco inicial: Ahmaad Rorie, Trey Drechsel, José Silva, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho.

O encontro começou com as equipas eficazes no lançamento, com um forte equilíbrio no marcador. Contudo, os tricampeões nacionais conseguiram distanciar-se e terminaram o 1.º quarto com quatro pontos de avanço (28-24). Para este diferencial muito contribuíram os cinco triplos alcançados, três deles de Ahmaad Rorie. O base encarnado somou 11 pontos durante estes primeiros 10 minutos de jogo.

Na entrada para o 2.º quarto o Rilski Sportist respondeu com quatro pontos iniciais, mas rapidamente o Benfica assumiu de novo as despesas da partida. Foi nesta fase que as águias chegaram a uma vantagem de 13 pontos (45-32), a maior em todo o encontro. Os campeões búlgaros reagiram e encurtaram a distância (47-40) até ao intervalo.

Benfica-Rilski Sportist

Depois de dois quartos que pertenceram às águias, o Rilski Sportist conseguiu, com uma entrada forte, apontar 10 pontos consecutivos em pouco mais de dois minutos e chegar a 47-50. O Benfica, que passou por uma desvantagem de oito pontos (55-63), teve de correr atrás do prejuízo, e um triplo de José Barbosa mesmo em cima do final do 3.º quarto colocou o resultado na diferença mínima: 62-63.

O 4.º quarto prometia muita emoção, com as duas equipas a terem todas as possibilidades de passar a eliminatória. Daniel Relvão foi o primeiro atleta a marcar neste período, conseguindo voltar a colocar as águias na liderança (64-63). O jogo pautava-se pelo equilíbrio, até que, perto da metade do período, Betinho Gomes apontou um triplo e aumentou a vantagem encarnada para cinco pontos (75-70). Nos últimos cinco minutos o Benfica teve de gerir o marcador, com a emoção a reinar até ao último segundo. O Rilski Sportist foi a última equipa a pontuar, com dois lançamentos livres de Deyan Karamfilov, e reduziu para 89-88 a 13 segundos do fim. A formação búlgara fez duas faltas até ao término do encontro, sem que as águias aproveitassem os lances livres. O jogo terminou com um ressalto de bola de Marcus Thornton, após falhar um lançamento livre, o que permitiu aos encarnados manterem a bola até ao último soar da buzina. Vitória do Benfica por 89-88!

Em termos individuais, Trey Drechsel foi o MVP da partida, com 17 pontos, 10 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola. Mais quatro jogadores das águias ultrapassaram a fasquia dos dois dígitos de pontos: José Silva (14), Ahmaad Rorie (13), Nico Carvacho (12) e Betinho Gomes (11). Carvacho, com 4 roubos de bola, e Daniel Relvão, com 2 blocos, estiveram também em destaque nessas ações.

Benfica-Rilski Sportist

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Relativamente ao jogo, o mais importante era ganhar, e conseguimo-lo fazer, mas, ofensiva e defensivamente, jogámos com muitos altos e baixos. Defensivamente, penso que fomos melhorando, mas ofensivamente não encontrámos muitas vezes o ritmo certo para jogar o jogo. Na parte final criámos os nossos próprios problemas. Tínhamos o jogo ganho. Eles precisavam de posses de bola, e nós não percebemos que tínhamos era de cuidar da bola, não cometer turnovers. Penso que não estivemos bem nessa situação, mas, como disse, o mais importante era vencer. A nossa equipa reagiu bem quando estivemos a perder na segunda parte, quando eles mudaram o jogo. Não nos deixámos ir abaixo, digamos assim, mentalmente. Conseguimos virar o jogo e, realmente, na parte final podíamos ter ganhado com alguma tranquilidade."

Benfica-Rilski Sportist

Liga dos Campeões | Ronda de qualificação | Meias-finais | 19/09/2024
Benfica-Rilski Sportist
89-88
Gloria Sports Arena
Cinco inicial do Benfica
Ahmaad Rorie, Trey Drechsel, José Silva, Makram Ben Romdhane e Nico Carvacho
Suplentes
Eduardo Francisco, Marcus Thornton, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Betinho Gomes
Treinador do Benfica
Norberto Alves
Cinco inicial do Rilski Sportist
Alan Arnett, Laquincy Rideau, Aleks Simeonov, Hristo Bachkov e Jure Planinic
Suplentes
Deyan Karamfilov, Jordan Session, Chavdar Kostov, Aleksandar Georgiev, Miroslav Vasov, Mario Milushev e Krasimir Petrov
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
28-24 47-40 62-63 89-88
Pontuadores do Benfica
Trey Drechsel (17), José Silva (14), Ahmaad Rorie (13), Nico Carvacho (12), Betinho Gomes (11), Daniel Relvão (8), Makram Ben Romdhane (7), Marcus Thornton (4) e José Barbosa (3)

Texto: Redação
Fotos: BCL
Última atualização: 20 de setembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas