Basquetebol

09 dezembro 2024, 19h31

Norberto Alves

Norberto Alves

Às 20h30 desta terça-feira, 10 de dezembro, o Benfica recebe o BAXI Manresa, no Pavilhão Fidelidade, num encontro da 5.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. À BTV, Norberto Alves e Diogo Gameiro – respetivamente, treinador e base da formação encarnada – fizeram o lançamento do embate.

O técnico considerou que o rival das águias "é a equipa que está em melhor forma na Liga espanhola", tendo vencido seis dos últimos sete jogos. "Nessas vitórias, inclui-se ganhar, por 13 pontos, ao Barcelona; ganhar na Corunha, onde estiveram também muito bem, por mais de 10 pontos; e ganhar ao Málaga, que estava em 1.º até esta jornada, por 40 pontos", detalhou.

Relativamente ao estilo de jogo dos espanhóis, o treinador benfiquista explanou que se trata de "uma equipa muito intensa", que "defende no limite da agressividade" e "procura condicionar muito a tranquilidade da outra equipa a jogar", possuindo "um plantel muito grande, que lhe permite estar sempre a jogar em ritmos elevadíssimos".

"Pensamos que vamos ter a ausência de um dos postes defensivos, o Daniel Relvão, que fez uma entorse no último jogo, contra a Ovarense, portanto, em princípio, não vai poder jogar. Coloca-nos um problema na rotação da posição de poste, e isso era muito importante para igualarmos a luta dos ressaltos e para alguma intimidação interior, mas toda a gente vai ter de tentar participar mais no ressalto. Não os deixar ganhar ressaltos e correr, eles querem sempre jogar a um ritmo de marcar nos primeiros oito segundos", vincou Norberto Alves.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

Deste modo, o timoneiro encarnado pretende "que o caos que eles tentam provocar se transforme nalguma normalidade, e que a equipa consiga jogar dentro de princípios de jogo mais básicos, em que todos os ataques organizados assentam", embora as águias não possam "recorrer a eles muitas vezes".

Perspetivando "muito contacto no jogo", o treinador sublinhou a importância de os seus comandados saberem "lidar mentalmente com isso" e não se perturbarem "com a pressão defensiva". "Penso que se o fizermos, vamos ter chances de ganhar o jogo. Temos de levar o jogo até aos últimos momentos, estar no jogo, não os deixar fugir, e depois discutir o jogo até ao fim para o ganhar", enalteceu.

Norberto Alves convidou ainda os Benfiquistas a marcarem presença no duelo: "Esperamos, mais uma vez, que os adeptos venham, que nos apoiem. Vamos dar tudo o que temos, que ninguém fique com nenhuma dúvida sobre isso, os rapazes têm um caráter fantástico."

Diogo Gameiro

Ouça Diogo Gameiro

Na análise ao BAXI Manresa, Diogo Gameiro não se desviou do parecer do seu treinador: "É uma equipa que vai certamente apresentar um grande nível de intensidade, tem sido essa a sua imagem de marca, não só na Liga dos Campeões, mas também na Liga ACB, onde já derrotaram grandes equipas. Para além da qualidade que têm, mantêm o nível de intensidade desde o primeiro até ao último minuto, com pressão no campo todo e transições ofensivas extremamente rápidas."

"Temos de ser muito mais constantes do que fomos no jogo que fizemos lá. Apesar de não termos muitos jogadores cruciais, porque estavam lesionados na altura, não fomos nada constantes, e isso tem de ser um ponto de viragem para este jogo. Para além disso, temos de nivelar a intensidade deles, e, acima de tudo, jogar com confiança. Andamos a atravessar uma boa fase no Campeonato, os últimos jogos da Liga dos Campeões foram melhor conseguidos, apesar de não termos conseguido vencer, e temos de aproveitar este nosso bom momento e conseguir uma vitória", afiançou o internacional português.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de dezembro de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas