Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
O treinador Norberto Alves lançou a 1.ª jornada do Grupo G da prova, que leva o Benfica até Espanha para defrontar o BAXI Manresa.
01 outubro 2024, 14h46
Norberto Alves
Superados o Rilski Sportist (89-88) e o Fribourg Olympic (91-85), e garantida a qualificação para a fase de grupos da Champions, é chegada a hora da estreia na edição de 2024/25 da competição.
Pela frente estará a formação espanhola do BAXI Manresa, que integra, segundo o treinador do Benfica, o "possível melhor Campeonato da Europa", ou seja, o espanhol.
Com algumas mudanças relativamente à época passada, nomeadamente o treinador, Norberto Alves vê neste adversário europeu a manutenção de "algumas características da época 2023/24".
"É uma equipa muito rápida, extremamente física, com jogadores muito atléticos. Doze jogadores que imprimem um ritmo muito alto, com muitas posses de bola. Correm muito pelo campo. Grande capacidade atlética, com grandes ressaltadores. Vai ser um jogo duro para nós", perspetivou, em declarações à BTV.
Ouça Norberto Alves
No que toca ao ambiente, Norberto Alves avisa que as águias vão "precisar de ter um grande carácter para jogar bem e poder ganhar". "Um pavilhão que não é dos maiores de Espanha. Tem mais de cinco mil lugares e está sempre cheio, com um ambiente muito duro para as equipas que o visitam", considerou.
Durante a pré-época, os encarnados defrontaram dois emblemas espanhóis, Unicaja Málaga e Real Madrid, ambos da Liga ACB, a mesma onde atua o BAXI Manresa.
Estes duelos foram efetuados, nas palavras do técnico encarnado, para que os tricampeões nacionais pudessem "estar na fase de grupos da Liga dos Campeões", o que aconteceu.
"São torneios logo no início da época, as equipas ainda não estão muito sólidas. Era importante fazermos esse tipo de jogos para nos colocarem as dificuldades que iríamos ter no apuramento para a Liga dos Campeões. Correu bem", lembrou.
Ouça Norberto Alves
Com este conhecimento das equipas espanholas, e com a ideia de que o próximo adversário tem "o melhor plantel dos últimos anos", Norberto Alves detalhou aquilo que os seus jogadores têm de fazer para obter um bom resultado.
"Conhecemos muito aqueles jogadores. É fundamental não os deixar correr, não provocar turnovers. É, realmente, uma equipa muito rápida, muito física. Vamos ter de igualar, pelo menos, a fisicalidade deles. Têm jogadores muito atléticos, como é o estilo do basquetebol espanhol. Equipas duras, rápidas, muito movimento da bola. É fundamental parámos os bases. Têm muitos jogadores com muita capacidade de criar jogo, driblar e fazer bloqueios diretos. A maneira como pararmos os exteriores, nomeadamente o bloqueio direto, vai ser decisiva", analisou.
Os encarnados chegam a este duelo com vários jogadores a contas com problemas físicos. "Vamos ver se podemos contar com mais alguns. Está a ser uma época difícil a esse nível... Quem estiver, que dê um passo em frente", pediu.
Ouça Norberto Alves
Além de Benfica e BAXI Manresa (Espanha), o Grupo G da Champions conta ainda com Bertram Derthona Basket (Itália) e NINERS Chemnitz (Alemanha). Na ótica do treinador benfiquista, os adversários são de campeonatos "muito mais fortes" do que o português, até pelo "investimento" feito na modalidade, mas nada que retire a ambição ao tricampeão de Portugal.
"Já estivemos nesta Liga dois anos seguidos, já conseguimos ganhar a equipas desta valia, e neste ano vamos com esse objetivo, sabendo que são muito fortes, mas jogamos sempre para vencer, independentemente de serem superfavoritos", recordou.
Norberto Alves deixou também uma garantia a todos os Benfiquistas: "Apesar das muitas ausências de jogadores que são decisivos, é lutar para ganhar até ao último segundo. Isso nunca será diferente."
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 1 de outubro de 2024