Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O clássico da 10.ª jornada joga-se às 20h15 de sexta-feira no Estádio do Dragão. É o 251.º duelo oficial entre as duas equipas.
20 outubro 2022, 11h56
Gonçalo Ramos
Taremi
Cumpridas as tarefas na Taça de Portugal, em que águias e dragões eliminaram Caldas e Anadia, respetivamente, na 3.ª eliminatória, os olhos vão estar postos no Estádio do Dragão, palco do jogo grande da ronda.
Este é um duelo incontornável do futebol português e que se vai realizar pela 251.ª vez.
Na atual temporada as águias lideram a Liga Bwin com 25 pontos em nove rondas, fruto de oito vitórias e um empate. Aliás, em 18 jogos oficiais, os encarnados (invencíveis) ganharam 14 e empataram quatro. Sempre a todo o gás desde o início de agosto – 3.ª pré-eliminatória da Champions –, Roger Schmidt rodou um pouco a equipa diante do Caldas, na prova-rainha, apresentando um onze inicial em 4x2x3x1: Helton, Gilberto, António Silva, Brooks, Grimaldo, Florentino, Enzo, Aursnes, João Mário, Draxler e Rodrigo Pinho.
O FC Porto, por sua vez, tem menos competição e menos jogos – 15 –, e já conheceu a derrota em três ocasiões (uma para a Liga Bwin e duas para a Liga dos Campeões). No 2.º posto do Campeonato, com 22 pontos, tem sete triunfos, um empate e um desaire. Na Taça de Portugal, diante do Anadia, Sérgio Conceição fez várias mexidas num onze que alinhou em 4x4x2: Cláudio Ramos, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Bruno Costa, Grujic, Otávio, Gabriel Veron, Danny Loader e Toni Martínez.
Com forte cariz ofensivo, a jogar com as linhas subidas e com forte pressão sobre a bola, nomeadamente no momento da perda, este Benfica, liderado por Roger Schmidt, destaca-se nas estatísticas, conforme nos mostra o Wyscout.
Assim, para além dos 23 golos apontados (2,55 por jogo) e de serem, com o Casa Pia, a melhor defesa da prova (cinco tentos sofridos), as águias comandam na posse de bola (67,2%) e são o conjunto com mais remates desferidos (162, sendo que 35% acertam no alvo), com mais cruzamentos tirados (204) e o que mais aposta no drible e em lances de um contra um (272).
A equipa do Benfica é a que tem mais pontapés de canto a favor (7,85 por jogo), a que realiza mais passes (5868, à média de 590,74 por desafio e com uma taxa de eficácia de 88,2%) e a que faz mais passes para o terço final do campo (715); em termos defensivos, o coletivo encarnado permitiu apenas 42 remates dos adversários e envolveu-se em 629 duelos defensivos, com 63,8% de êxito.
A plataforma estatística Wyscout indica que o FC Porto sobressai nos toques na área (258), nos remates intercetados aos adversários (10), nas interceções (329), nos duelos aéreos (360, com 51,7% de eficácia) e nos passes para a profundidade (118).
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Facebook / Liga Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024