Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Após o início dos trabalhos a 1 de julho e do primeiro contacto dos adeptos com a equipa em treino a 6, o Benfica apresentou-se aos Sócios numa partida diante dos belgas do Anderlecht.
10 julho 2019, 22h51
Benfica versão 2019/20
O dia 10 de julho de 2019 será sempre especial e inesquecível para a nação Benfiquista. O avançado brasileiro cumpriu o que já dissera em entrevistas anteriores e terminou a carreira no Benfica com a promessa de que será um "até breve". À flor da relva, destaque para estreia de vários jogadores ao serviço da principal equipa do Clube. No jogo, Chiquinho marcou pelos da casa; Vlap e Thelin para os belgas.
Contudo, no Estádio da Luz, a festa começou cerca de uma hora antes do apito inicial de Fábio Veríssimo, árbitro escolhido para o desafio de apresentação das águias aos seus adeptos e Sócios. Um a um, os jogadores foram chamados por ordem numérica – com duas honrosas exceções – e foram brindados por ruidosos aplausos de pé, que vieram das bancadas. Seguiu-se a equipa técnica liderada por Bruno Lage, com o técnico a ser um dos mais ovacionados.
Mas faltavam as exceções… o penúltimo jogador a pisar o relvado foi o capitão Jardel, deixando a passadeira vermelha liberta para o grande homenageado da noite: Jonas! O camisola 10 despediu-se dos relvados, terminando a carreira profissional de jogador de futebol após atuar 10 minutos diante dos belgas do Anderlecht. O craque foi recebido com vénias que se estenderam do relvado às bancadas; recebeu, ainda, das mãos do Presidente Luís Filipe Vieira uma lembrança alusiva aos cinco anos de águia ao peito.
No relvado, o jogo começou animado, nem parecia que ambos os emblemas se encontram em pré-temporada. O Benfica, como é seu timbre sob o leme de Bruno Lage, surgiu com maior percentagem de bola e a realizar pressão alta à saída de bola do Anderlecht.
Minutos iniciais, com os encarnados a jogarem deliberadamente para Jonas disparar o derradeiro tiro de águia ao peito e na carreira. O brasileiro bem tentou, mas não foi possível, e aos 10’, o jogo foi interrompido para que Jonas saísse debaixo de uma salva de aplausos de todos os intervenientes (adeptos, colegas de equipa e jogadores adversários). Para o seu lugar entrou Tiago Dantas, o jovem estreava-se pela equipa principal, tal como Zlobin, Caio Lucas e Raul de Tomas, e encostava ao lado direito do ataque, enviando Taarabt para o apoio ao avançado espanhol.
Sempre por cima, o Benfica, através de Caio Lucas esteve perto do 1-0. O brasileiro trabalhou na esquerda, resvalou para o meio e rematou na passada ao lado da baliza de Roef. Segundos depois, Raul de Tomas, ainda antes do meio-campo, a tentar um golo olímpico, mas Roef estava atento.
A partir daqui os comandados por Vincent Kompany soltaram-se e, nomeadamente por intermédio de Doku, começaram a levar perigo à baliza defendida por Zlobin. Das ameaças ao golo foi uma questão de minutos.
[0-1] Aos 34’, o Anderlecht inaugurava o marcador na Luz. Ataque pela direita, Doku tentou o golo de trivela que não saiu bem, o esférico bateu em Vlap e entrou na baliza.
A perder, o Campeão Nacional tentou reagir, mas o segundo dos belgas não tardaria.
[0-2] Estavam decorridos 40’ quando, após a marcação de um pontapé de canto, Thelin, de cabeça, aumentou a contagem.
No minuto seguinte – 41’ – Caio Lucas avançou pelo corredor esquerdo, entrou na área, mas viu a defesa do Anderlecht cortar os seus intentos. Ao intervalo, 0-2 no marcador no Estádio da Luz.
O jogo era de preparação e, como tal, Bruno Lage, ao intervalo, procedeu a várias alterações. Entraram Svilar, Rúben, Conti, Nuno Tavares; Fejsa, Samaris, Pizzi, David Tavares; Jota e Jhonder Cádiz. Manteve-se apenas Salvio da primeira para a segunda metade.
A papel químico do arranque da partida, na etapa complementar o Benfica voltou a entrar melhor, muito por culpa de Jota. O jovem formado pelo Benfica mexeu com a partida através da sua velocidade e técnica.
Aos 57’, todavia, momento de azar para Jhonder Cádiz. O avançado venezuelano saiu lesionado, dando o seu lugar a Chiquinho. O português entrou bem no encontro e aos 64’ esteve perto do golo. Jogada de envolvimento entre Pizzi e Salvio na direita, cruzamento com o camisola 19 a rematar primeiro para defesa de Roef e depois, na recarga, ao poste.
Não foi aqui, foi passado cinco minutos…
[1-2] Aos 69’, Nuno Tavares cruzou rasteiro da esquerda, Chiquinho antecipou-se ao marcador direto e reduziu o resultado.
O Benfica estava bem melhor no jogo e aos 71’, Chiquinho foi carregado à margem das leis na grande área, mas Fábio Veríssimo, mal, nada assinalou.
Minutos depois, Bruno Lage lançou Seferovic, Cervi, Rafa e João Ferreira no encontro. Aos 77’, o avançado suíço, melhor marcador da Liga NOS em 2018/19, rematou ao lado após passe longo de Rúben Dias.
A cinco minutos do apito final entraram Odysseas, Pedro Álvaro e Nuno Santos. Nos descontos, aos 90’+2’, Seferovic trabalhou bem à entrada da área e rematou de novo ao lado; aos 90’+4’ foi Rafa a testar a atenção de Roef.
A preparação do Benfica vai seguir a todo o gás, com a formação liderada por Bruno Lage a enfrentar a Académica a 13 de julho antes de partir para os Estados Unidos da América, onde vai participar na International Champions Cup.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro, João Paulo Trindade, Francisca Caria e Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024