SL Benfica Logo
0

0 Artigo

Total

0,00€

Comprar

Futebol

26 julho 2024, 20h19

Benfica-Brentford

Cumprimentado por Neres e Marcos Leonardo, Pavlidis tem cinco golos anotados nesta pré-época

Três dias após o particular com o Brentford, que assinalou o regresso do Benfica à Catedral, na pré-época 2024/25, o Estádio da Luz volta a ser palco de mais um embate de preparação para a nova temporada. É já neste domingo, 28 de julho, às 20h00, que a formação orientada por Roger Schmidt defronta o Feyenoord, num jogo especial, por tratar-se da 12.ª edição da Eusébio Cup, troféu que homenageia o eterno Rei!

Em contagem decrescente para os primeiros desafios oficiais, a pré-temporada, iniciada no dia 3 de julho, tem sido marcada por muito bons indicadores.

Sempre com imenso carinho por parte dos adeptos, esse apoio fez-se notar logo em Águeda, local dos primeiros particulares com Farense e Celta de Vigo. Já em Thonon-les-Bains, perante o Almería, as águias presenciaram um banho de multidão na cidade francesa, na zona fronteiriça com a Suíça.

A anteceder a Eusébio Cup, na quinta-feira, 25 de julho, os encarnados enfrentaram o Brentford. No Estádio da Luz, perante 40 826 adeptos, os sinais foram muito positivos para as águias, que apresentaram excelentes índices de intensidade na pressão e na reação à perda da bola. No duelo com os ingleses, o golo do Benfica foi anotado por Pavlidis, avançado que, em estreia na Catedral, elevou para cinco o número de tentos na presente pré-temporada.

Benfica-Brentford

Bilhetes para a Eusébio Cup

Comprar aqui ›

O quinto jogo de preparação para 2024/25 será mais uma oportunidade para confirmar os bons indicadores evidenciados pelos comandados de Roger Schmidt. Pela frente, o Benfica terá o Feyenoord, vice-campeão neerlandês, contra o qual jogou uma dezena de vezes, quatro das quais em partidas oficiais e a contar para a então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Incidindo nestes embates, Eusébio fica ligado à história, pois foi o autor do primeiro golo do Benfica aos neerlandeses, a caminho da final da prova europeia, em 1963, na qual o Milan seria o oponente. Na 2.ª mão da semifinal, em 8 de maio desse ano, no Estádio da Luz, o Rei encaminhou o triunfo por 3-1, e o consequente apuramento para a final, após um nulo nos Países Baixos na 1.ª mão.

Já em 1971/72, as duas equipas encontraram-se nos quartos de final da mais importante competição europeia de clubes. Na 1.ª mão, no dia 8 de março de 1972, em Roterdão, o desfecho foi adverso (1-0), mas, em casa, a goleada do Glorioso, por 5-1, ditou a reviravolta na eliminatória, em 22 de março de 1972.

Numa incursão pelos encontros particulares, salienta-se o embate de apresentação dos encarnados já no novo Estádio da Luz, em 9 de agosto de 2008. O Benfica venceu por 1-0, com um golo de Óscar Cardozo, no primeiro desafio entre as duas equipas na nova Catedral.

Em suma, contabilizando os duelos oficiais e particulares, este será o 4.º jogo do Benfica no Estádio da Luz com o Feyenoord, o segundo na nova Catedral.

Cardozo e Eusébio - 1.ª edição da Eusébio Cup

Eusébio foi o primeiro jogador do Benfica a marcar um golo ao Feyenoord. Aconteceu em 8 de maio de 1963 no Estádio da Luz

Figura maior do Clube, Eusébio, falecido em 5 de janeiro de 2014, voltará a ser homenageado na 12.ª edição do troféu com o seu nome, criado pelo Benfica, que lhe dedicou um espaço exclusivo no Museu e erigiu uma estátua, inaugurada em 1992 por ocasião do 50.º aniversário do Rei.

A 1.ª edição da Eusébio Cup disputou-se no dia 15 de agosto de 2008, e, diante do Inter, o pontapé de saída foi dado pelo Pantera Negra, de forma simbólica.

Na 11.ª edição da Eusébio Cup, em 2022, o Benfica teve o Newcastle como adversário, erguendo o troféu (3-2), em mais um momento de tributo ao Rei.

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de julho de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas