Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No quinto encontro de preparação das águias para 2024/25, no Estádio da Luz, o Benfica enfrentará o Feyenoord no domingo, na 12.ª edição da Eusébio Cup, que homenageia o Rei.
26 julho 2024, 20h19
Cumprimentado por Neres e Marcos Leonardo, Pavlidis tem cinco golos anotados nesta pré-época
Em contagem decrescente para os primeiros desafios oficiais, a pré-temporada, iniciada no dia 3 de julho, tem sido marcada por muito bons indicadores.
Sempre com imenso carinho por parte dos adeptos, esse apoio fez-se notar logo em Águeda, local dos primeiros particulares com Farense e Celta de Vigo. Já em Thonon-les-Bains, perante o Almería, as águias presenciaram um banho de multidão na cidade francesa, na zona fronteiriça com a Suíça.
A anteceder a Eusébio Cup, na quinta-feira, 25 de julho, os encarnados enfrentaram o Brentford. No Estádio da Luz, perante 40 826 adeptos, os sinais foram muito positivos para as águias, que apresentaram excelentes índices de intensidade na pressão e na reação à perda da bola. No duelo com os ingleses, o golo do Benfica foi anotado por Pavlidis, avançado que, em estreia na Catedral, elevou para cinco o número de tentos na presente pré-temporada.
Bilhetes para a Eusébio Cup
O quinto jogo de preparação para 2024/25 será mais uma oportunidade para confirmar os bons indicadores evidenciados pelos comandados de Roger Schmidt. Pela frente, o Benfica terá o Feyenoord, vice-campeão neerlandês, contra o qual jogou uma dezena de vezes, quatro das quais em partidas oficiais e a contar para a então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Incidindo nestes embates, Eusébio fica ligado à história, pois foi o autor do primeiro golo do Benfica aos neerlandeses, a caminho da final da prova europeia, em 1963, na qual o Milan seria o oponente. Na 2.ª mão da semifinal, em 8 de maio desse ano, no Estádio da Luz, o Rei encaminhou o triunfo por 3-1, e o consequente apuramento para a final, após um nulo nos Países Baixos na 1.ª mão.
Já em 1971/72, as duas equipas encontraram-se nos quartos de final da mais importante competição europeia de clubes. Na 1.ª mão, no dia 8 de março de 1972, em Roterdão, o desfecho foi adverso (1-0), mas, em casa, a goleada do Glorioso, por 5-1, ditou a reviravolta na eliminatória, em 22 de março de 1972.
Numa incursão pelos encontros particulares, salienta-se o embate de apresentação dos encarnados já no novo Estádio da Luz, em 9 de agosto de 2008. O Benfica venceu por 1-0, com um golo de Óscar Cardozo, no primeiro desafio entre as duas equipas na nova Catedral.
Em suma, contabilizando os duelos oficiais e particulares, este será o 4.º jogo do Benfica no Estádio da Luz com o Feyenoord, o segundo na nova Catedral.
Eusébio foi o primeiro jogador do Benfica a marcar um golo ao Feyenoord. Aconteceu em 8 de maio de 1963 no Estádio da Luz
Figura maior do Clube, Eusébio, falecido em 5 de janeiro de 2014, voltará a ser homenageado na 12.ª edição do troféu com o seu nome, criado pelo Benfica, que lhe dedicou um espaço exclusivo no Museu e erigiu uma estátua, inaugurada em 1992 por ocasião do 50.º aniversário do Rei.
A 1.ª edição da Eusébio Cup disputou-se no dia 15 de agosto de 2008, e, diante do Inter, o pontapé de saída foi dado pelo Pantera Negra, de forma simbólica.
Na 11.ª edição da Eusébio Cup, em 2022, o Benfica teve o Newcastle como adversário, erguendo o troféu (3-2), em mais um momento de tributo ao Rei.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de julho de 2024