Futebol

26 julho 2024, 00h58

Benfica-Brentford

Neres

RESUMO DO JOGO

Decorridos 74 dias desde o último desafio do Glorioso no Estádio da Luz, era enorme a saudade dos adeptos. O apoio dos Benfiquistas à equipa foi uma constante, do primeiro ao último minuto, e estiveram nas bancadas 40 826 espectadores. Um número marcante para o Benfica-Brentford (1-1), jogo particular de pré-época disputado na noite de quinta-feira, 25 de julho.

O duelo revelou-se um teste muito positivo para as águias, que apresentaram excelentes índices de intensidade na pressão e na reação à perda da bola. A equipa criou várias situações de perigo, passíveis de finalização, principalmente no segundo tempo.

O técnico Roger Schmidt utilizou um total de 21 jogadores, e apenas Trubin completou os 90 minutos. Após as participações no Campeonato da Europa 2024, Bah e António Silva tiveram os primeiros minutos nesta pré-época 2024/25. Já os reforços Beste, Barreiro e Pavlidis realizaram o primeiro desafio na Catedral.

Benfica-Brentford

O Benfica alinhou de início com: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Morato, Álvaro Carreras, Florentino, Barreiro, Neres, Aursnes, Marcos Leonardo e Pavlidis.

Os encarnados começaram o jogo a pressionar alto. A primeira ocasião de perigo aconteceu aos 7', através de um livre direto, com Aursnes a rematar por cima da barra. Este lance surgiu após um contra-ataque bem elaborado, com Barreiro, isolado, a ser parado em falta por Peart-Harris, penalizado apenas com um cartão amarelo.

Sem que nada o previsse, do nada, o Brentford chegou à vantagem (0-1), aos 9', com um tento de Bryan Mbeumo, que intercetou um atraso de Morato para Trubin e inaugurou o marcador.

A reação ao golo sofrido foi muito positiva por parte do Benfica, que pressionava no meio-campo inglês. Aos 19' Florentino arriscou de fora da área, com a bola a passar sobre a barra.

Benfica-Brentford

Adivinhava-se o tento encarnado e, ao minuto 24, fruto de uma excelente jogada coletiva, Pavlidis fez a alegria dos adeptos. Após recuperação da posse de bola no coração do meio-campo, o ataque começou em Marcos Leonardo, que abriu para Aursnes, com o norueguês a desmarcar Álvaro Carreras na esquerda. Veloz a dar profundidade, o lateral cruzou para a pequena área, onde Pavlidis, na zona do primeiro poste, não perdoou (1-1). O avançado grego estreou-se a marcar no Estádio da Luz e aumentou para cinco o seu número de golos nesta pré-temporada 2024/25.

Até ao final da primeira parte não existiram grandes situações de perigo, mas o sinal mais foi sempre do Benfica. Destaque para um cruzamento de Barreiro na direção do segundo poste, aos 39', com Pavlidis por pouco a não emendar para a baliza.

No arranque da etapa complementar, Roger Schmidt efetuou cinco alterações na equipa. Entraram Tiago Gouveia, Beste, João Mário, Prestianni e Arthur Cabral. Saíram Bah, Carreras, Neres, Marcos Leonardo e Pavlidis.

O Benfica entrou agressivo e encostou o Brentford às cordas. No primeiro quarto de hora da segunda parte, o adversário inglês não conseguiu sair para o ataque.

Os lances de perigo surgiram a um ritmo elevado. O primeiro teve lugar, aos 47', na sequência de um canto de Beste, pelos pés de João Mário, que rematou na área, com a bola a bater num adversário e a sair ao lado. No minuto seguinte foi Arthur Cabral a tentar o golo, com a bola novamente desviada por um defesa.

Benfica-Brentford

Ao minuto 57, Prestianni esteve muito perto de marcar, ganhou espaço à entrada da área e rematou para uma grande intervenção de Cox, guarda-redes do Brentford que foi a jogo na etapa complementar. Prestianni continuava a mostrar serviço e, aos 58', efetuou um passe fantástico para Arthur Cabral, que atirou de primeira, dentro da área, às malhas laterais da baliza inglesa.

O Brentford conseguiu sacudir a constante pressão do arranque da segunda parte e, aos 63', Bryan Mbeumo, na direita do ataque, executou um centro-remate venenoso, que levou a bola a acertar num poste.

Mas quem carregava era o Benfica. Aursnes rematou de primeira, aos 69', contra um adversário, em mais um lance de perigo. Passado um minuto, teve lugar o lance mais polémico do jogo. Prestianni caiu na grande área, em despique com Conor McManus, com o árbitro e o VAR a nada assinalarem.

Aos 71', Roger Schmidt efetuou mais cinco alterações. Foram chamados a entrar Bajrami, António Silva, Martim Neto, João Rego e Tengstedt. Saíram Morato, Tomás Araújo, Barreiro, Aursnes e Florentino.

Benfica-Brentford

Ao minuto 77, excelente cruzamento de Beste na esquerda para uma emenda de João Rego, e o esférico saiu perto da baliza. Um remate de Tengstedt à figura do guardião, aos 90', foi o penúltimo lance perigo da partida. Antes de cair o pano, aos 90'+5', Tiago Gouveia ainda foi protagonista de um lance que podia ter resultado em golo.

Após este ensaio frente a um adversário da Premier League, o próximo desafio do Benfica será outra vez no Estádio da Luz, diante do Feyenoord, no âmbito da 12.ª edição da Eusébio Cup. É já no domingo, 28 de julho, às 20h00.

Texto: José Pedro Verças
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 26 de julho de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas