Futebol

27 novembro 2017, 20h34

Luisão no jogo com o V. Setúbal

Luisão é exemplo de raça, de Mística, de quem veste o Manto Sagrado com orgulho e respeito! Para além de tudo, Luisão é exemplo também no que toca a golos. Apesar de serem já 46 os tentos apontados de águia ao peito – 14 anos consecutivos a marcar – o capitão revelou há pouco tempo, em entrevista aos meios Benfica e Expresso, que era um fascinado pela arte de defender… Perguntamos nós: para um central, o que seria então se fosse fascinado pela arte de marcar?

Desde cedo que Luisão revelou também um gostinho especial por agitar as redes, uma atração especial pela baliza… e são da sua assinatura vários golos decisivos que significaram vitórias, eliminatórias ultrapassadas e títulos, muito títulos!

Tudo começou em 2003/04Luisão fez 22 jogos e assinou quatro golos! Ora, logo na sua estreia mostrou ao que vinha. No dia 14 de setembro de 2003 o Benfica viajou até ao Jamor, casa emprestada na altura, e, frente ao Belenenses, o central brasileiro apontou um dos golos do empate a três bolas à 4.ª jornada do Campeonato. Remate poderoso de pé esquerdo, oportuno, letal e à ponta de lança, após o guarda-redes Marco Aurélio sacudir o esférico que ia direitinho para o saudoso Fehér.

O primeiro foi de pé esquerdo… tal como o último, apontado no domingo, na goleada frente ao Vitória de Setúbal. Pelo meio há mais, muito mais… mas já lá vamos.

Recuemos então até domingo. O Sport Lisboa e Benfica vinha de uma semana complicada, com a eliminação das competições europeias. Foco total nas provas lusas e resposta, em campo, à Tetracampeão. Luisão subiu ao relvado para o aquecimento e, de forma muito expressiva, deu o mote para uma exibição individual e coletiva de enorme raça, ambição e querer (ver vídeo).

Logo aos 3', corte providencial, que abriria caminho a 90 minutos de classe, uma classe construída na experiência, na maturidade, no saber estar em campo… e fora dele também! Aos 7', livre à esquerda batido por Pizzi, Jardel sobe mais alto e assiste Luisão, que, de pé esquerdo, remata de forma indefensável para Cristiano. Estava aberto o caminho para uma goleada convicta e que coloca o Benfica a três pontos do líder, precisamente a poucos dias da viagem até ao Dragão.

Luisão festejou o seu golo 46 de águia ao peito

Pelo meio do primeiro e do último golo… houve mais 44 tentos com assinatura de Luisão.

Viajemos então até 2004/05. Luisão fez 41 jogos, apontou dois golos, decisivos para a conquista do tão desejado Campeonato Nacional. O primeiro foi no Algarve, na 30.ª jornada, com o Benfica a defrontar o Estoril. Luisão e Mantorras sentenciaram a partida num 2-1 crucial. Também nessa época, foi da cabeça de Luisão que surgiu o golo frente ao Sporting, na Luz, com Ricardo a ver a bola morrer direitinha no fundo das redes leoninas.

Na época seguinte, 45 jogos e dois golos, o primeiro apontado a 15 de janeiro de 2006, na receção à Académica, na 18.ª ronda do Campeonato, que culminou com a vitória por 3-0.

Em 2006/07 foram 29 os jogos e mais dois golos. Corria o dia 17 de setembro de 2006, e na 3.ª jornada do Campeonato, Luisão apontou o golo solitário que deus os três pontos ao Benfica na Luz frente à formação do Nacional da Madeira.

O capitão começou a ganhar-lhe o gosto e em 2007/08, em 35 jogos, foram quatro os golos marcados. O primeiro ocorreu a 24 de novembro de 2007, na vitória, por 1-3, na deslocação à Académica de Coimbra, na 11.ª jornada do Campeonato Nacional.

E na temporada seguinte mais quatro golos, desta feita em 33 jogos… com uma curiosidade! O primeiro golo da época – marcado a 18 de setembro de 2008 - foi também o seu primeiro golo pelo Benfica nas competições europeias. Os encarnados viajaram até Itália para defrontar o Nápoles, para a Liga Europa, e Luisão marcou na derrota por 3-2.

Em 2009/10, números ao alcance de poucos centrais (e não só!): 45 jogos e seis golos… e o primeiro deles foi ao mesmo adversário do último domingo. Dia 31 de agosto de 2009, 3.ª ronda do Campeonato, triunfo gordo em casa, por 8-1, frente ao Vitória de Setúbal, com o capitão a associar o seu nome à maior goleada no Estádio da Luz.

Não satisfeito, nova época e números ainda mais impressionantes pelo seu contexto. É que em 2010/11 Luisão jogou 46 jogos e marcou 6 golos… mas marcou em todas as competições em que o Benfica participou, europeias e internas. O primeiro golo foi a 28 de agosto de 2010 para o Campeonato Nacional, na 3.ª jornada, na receção vitoriosa (3-0) ao Vitória de Setúbal.

Em 2011/12 mais dois golos, desta feita com 41 jogos realizados. O primeiro golo foi a 28 de agosto de 2011, precisamente no playoff da Liga dos Campeões, na vitória, por 3-1, frente ao FC Twente.

Nova época e mais um tento com assinatura de Luisão, em 33 jogos disputados. Marcou a 24 de novembro de 2012 na vitória, por 2-0, em casa, frente ao Olhanense, na jornada 10 do Campeonato.

Luisão é exemplo de Mística

Em 2013/14 mais uma temporada ímpar, com Luisão, em 49 jogos, a fazer 6 golos! Mais uma vez, o capitão marcou em todas as competições em que o Benfica participou. O primeiro foi a 17 de setembro, na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, na vitória por 2-0 frente ao Anderlecht. Esta foi também a época do seu primeiro (e único até então!) bis de águia ao peito. Luisão marcou por duas vezes frente ao Tottenham, na vitória, por 1-3, fora de portas, nos oitavos de final da Liga Europa.

Na temporada seguinte mais quatro golos em 39 jogos. Curiosamente, todos eles foram apontados na I Liga, sendo que o primeiro aconteceu a 30 de outubro de 2014, na 11.ª jornada, na deslocação à Académica de Coimbra. Vitória por 0-2.

Chegamos então a 2015/16, com um registo de 17 jogos e um golo para o capitão! Luisão marcou na Liga dos Campeões a 3 de novembro de 2015, na vitória, na Luz, por 2-1, frente ao Galatasaray na Fase de Grupos.

Na temporada transata (2016/17), mais 39 jogos e mais um golo, golo esse marcado a 14 de outubro de 2016, frente ao 1.º Dezembro, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal (2-1).

As contas são fáceis de fazer e não enganam! É um percurso ímpar... São 46 golos, fruto de 14 épocas de excelência com Luisão a dar o exemplo, com raça e golos, muitos golos! Luisão é exemplo de Mística.

Texto: Sónia Antunes

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol