Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Capitão abriu o caminho para a goleada frente ao Vitória de Setúbal. São 46 golos num total de 14 épocas a marcar consecutivamente. Veja aqui o vídeo.
27 novembro 2017, 20h34
Luisão é exemplo de raça, de Mística, de quem veste o Manto Sagrado com orgulho e respeito! Para além de tudo, Luisão é exemplo também no que toca a golos. Apesar de serem já 46 os tentos apontados de águia ao peito – 14 anos consecutivos a marcar – o capitão revelou há pouco tempo, em entrevista aos meios Benfica e Expresso, que era um fascinado pela arte de defender… Perguntamos nós: para um central, o que seria então se fosse fascinado pela arte de marcar?
Tudo começou em 2003/04… Luisão fez 22 jogos e assinou quatro golos! Ora, logo na sua estreia mostrou ao que vinha. No dia 14 de setembro de 2003 o Benfica viajou até ao Jamor, casa emprestada na altura, e, frente ao Belenenses, o central brasileiro apontou um dos golos do empate a três bolas à 4.ª jornada do Campeonato. Remate poderoso de pé esquerdo, oportuno, letal e à ponta de lança, após o guarda-redes Marco Aurélio sacudir o esférico que ia direitinho para o saudoso Fehér.
O primeiro foi de pé esquerdo… tal como o último, apontado no domingo, na goleada frente ao Vitória de Setúbal. Pelo meio há mais, muito mais… mas já lá vamos.
Recuemos então até domingo. O Sport Lisboa e Benfica vinha de uma semana complicada, com a eliminação das competições europeias. Foco total nas provas lusas e resposta, em campo, à Tetracampeão. Luisão subiu ao relvado para o aquecimento e, de forma muito expressiva, deu o mote para uma exibição individual e coletiva de enorme raça, ambição e querer (ver vídeo).
Logo aos 3', corte providencial, que abriria caminho a 90 minutos de classe, uma classe construída na experiência, na maturidade, no saber estar em campo… e fora dele também! Aos 7', livre à esquerda batido por Pizzi, Jardel sobe mais alto e assiste Luisão, que, de pé esquerdo, remata de forma indefensável para Cristiano. Estava aberto o caminho para uma goleada convicta e que coloca o Benfica a três pontos do líder, precisamente a poucos dias da viagem até ao Dragão.
Viajemos então até 2004/05. Luisão fez 41 jogos, apontou dois golos, decisivos para a conquista do tão desejado Campeonato Nacional. O primeiro foi no Algarve, na 30.ª jornada, com o Benfica a defrontar o Estoril. Luisão e Mantorras sentenciaram a partida num 2-1 crucial. Também nessa época, foi da cabeça de Luisão que surgiu o golo frente ao Sporting, na Luz, com Ricardo a ver a bola morrer direitinha no fundo das redes leoninas.
Na época seguinte, 45 jogos e dois golos, o primeiro apontado a 15 de janeiro de 2006, na receção à Académica, na 18.ª ronda do Campeonato, que culminou com a vitória por 3-0.
Em 2006/07 foram 29 os jogos e mais dois golos. Corria o dia 17 de setembro de 2006, e na 3.ª jornada do Campeonato, Luisão apontou o golo solitário que deus os três pontos ao Benfica na Luz frente à formação do Nacional da Madeira.
O capitão começou a ganhar-lhe o gosto e em 2007/08, em 35 jogos, foram quatro os golos marcados. O primeiro ocorreu a 24 de novembro de 2007, na vitória, por 1-3, na deslocação à Académica de Coimbra, na 11.ª jornada do Campeonato Nacional.
E na temporada seguinte mais quatro golos, desta feita em 33 jogos… com uma curiosidade! O primeiro golo da época – marcado a 18 de setembro de 2008 - foi também o seu primeiro golo pelo Benfica nas competições europeias. Os encarnados viajaram até Itália para defrontar o Nápoles, para a Liga Europa, e Luisão marcou na derrota por 3-2.
Em 2009/10, números ao alcance de poucos centrais (e não só!): 45 jogos e seis golos… e o primeiro deles foi ao mesmo adversário do último domingo. Dia 31 de agosto de 2009, 3.ª ronda do Campeonato, triunfo gordo em casa, por 8-1, frente ao Vitória de Setúbal, com o capitão a associar o seu nome à maior goleada no Estádio da Luz.
Não satisfeito, nova época e números ainda mais impressionantes pelo seu contexto. É que em 2010/11 Luisão jogou 46 jogos e marcou 6 golos… mas marcou em todas as competições em que o Benfica participou, europeias e internas. O primeiro golo foi a 28 de agosto de 2010 para o Campeonato Nacional, na 3.ª jornada, na receção vitoriosa (3-0) ao Vitória de Setúbal.
Em 2011/12 mais dois golos, desta feita com 41 jogos realizados. O primeiro golo foi a 28 de agosto de 2011, precisamente no playoff da Liga dos Campeões, na vitória, por 3-1, frente ao FC Twente.
Nova época e mais um tento com assinatura de Luisão, em 33 jogos disputados. Marcou a 24 de novembro de 2012 na vitória, por 2-0, em casa, frente ao Olhanense, na jornada 10 do Campeonato.
Em 2013/14 mais uma temporada ímpar, com Luisão, em 49 jogos, a fazer 6 golos! Mais uma vez, o capitão marcou em todas as competições em que o Benfica participou. O primeiro foi a 17 de setembro, na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, na vitória por 2-0 frente ao Anderlecht. Esta foi também a época do seu primeiro (e único até então!) bis de águia ao peito. Luisão marcou por duas vezes frente ao Tottenham, na vitória, por 1-3, fora de portas, nos oitavos de final da Liga Europa.
Na temporada seguinte mais quatro golos em 39 jogos. Curiosamente, todos eles foram apontados na I Liga, sendo que o primeiro aconteceu a 30 de outubro de 2014, na 11.ª jornada, na deslocação à Académica de Coimbra. Vitória por 0-2.
Chegamos então a 2015/16, com um registo de 17 jogos e um golo para o capitão! Luisão marcou na Liga dos Campeões a 3 de novembro de 2015, na vitória, na Luz, por 2-1, frente ao Galatasaray na Fase de Grupos.
Na temporada transata (2016/17), mais 39 jogos e mais um golo, golo esse marcado a 14 de outubro de 2016, frente ao 1.º Dezembro, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal (2-1).
Texto: Sónia Antunes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024