Miszta
Guarda-redes
Concluída a participação na Liga dos Campeões 2024/25, o Benfica regressa às contas da Liga Betclic. Na casa do Rio Ave, as águias disputam o jogo da 26.ª jornada da competição, agendado para as 18h00 deste domingo, 16 de março.
A conferência de imprensa do treinador do Benfica, Bruno Lage, marcada para as 13h30 de sábado, 15 de março, foi cancelada, por motivos de saúde (virose) do técnico.
No Benfica Campus, no sábado, 15 de março, a equipa de futebol profissional das águias realizou mais um treino tendo em vista o jogo frente ao Rio Ave.
Vindo de 5 triunfos consecutivos na competição, o Benfica entra em campo com o objetivo claro de estender a sequência vitoriosa e encerrar da melhor maneira o ciclo competitivo que antecede a derradeira pausa para compromissos de seleções na presente temporada: a equipa de Bruno Lage só voltará a entrar em ação no próximo dia 28 de março (sexta-feira) na casa do Gil Vicente, para disputar o jogo em atraso da 24.ª jornada e acertar as contas da Liga.
No caminho das águias, no reduto vila-condense, estará uma equipa que só venceu 1 dos últimos 6 jogos na prova, mas que tem feito do seu recinto uma fortaleza. Dos 29 pontos do Rio Ave na competição, 21 foram conquistados em casa, onde o grupo orientado por Petit só perdeu 1 dos 12 encontros que aí disputou. No entanto, o Benfica tem-se dado bem com os ares de Vila do Conde: ganhou 18 dos 29 jogos para a Liga com os vila-condenses na condição de anfitriões, 7 deles nos últimos 10 duelos à sombra
Os 27 pontos que separam Benfica (2.º classificado, com menos um jogo) e Rio Ave (10.º) na tabela são explicados pelos números de cada uma das formações na Liga Betclic. Com 56 golos marcados contra os 27 do próximo adversário, as águias têm um dos melhores ataques da prova, e os dados da plataforma Sofascore validam a sua superioridade a nível ofensivo.
Essa diferença favorável aos encarnados está bem explícita no número de remates por jogo (17,2 contra 10,9) e no número de remates enquadrados por encontro (7 contra 3,6). Bruma, Di María e Pavlidis integram o top 10 dos jogadores com mais disparos na Liga, no qual também entra o vila-condense Clayton. Do lado dos encarnados, Pavlidis destaca-se como o melhor marcador no Campeonato, com 9 golos apontados, mas o jogador mais prolífico das duas equipas na competição é Clayton, que leva 12 remates
Na posse de bola, os encarnados registam 59,7% contra os 47,1% do próximo adversário, e também se mostram mais eficazes ao nível do passe: 85% de acerto contra 79,9%. As duas equipas que medem forças em Vila do Conde são das que mais recorrem ao drible na Liga, com o Benfica a contabilizar 9,5 com sucesso por jogo contra os 8,4 do Rio Ave. Entre as águias, Bruma (53) é quem tem mais êxito nesta "arte", e Vrousai (37) assume semelhante estatuto na turma nortenha. No capítulo das assistências, Akt
Donas da melhor defesa da Liga Betclic, com 18 golos sofridos e 12 clean sheets, as águias impõem-se, igualmente, a um adversário que, no polo oposto, só manteve a sua baliza inviolada em 3 partidas e regista 40 golos encaixados: pior, só o Boavista (42).
A vantagem na percentagem de duelos ganhos por jogo (51,6% contra 50%), nas recuperações de bola por encontro (54,3 contra 51,6) e nos desarmes por desafio (21,6 contra 18,9) vinca a solidez do Benfica, que ainda tem o capitão Otamendi como o líder do Campeonato em interceções: 42.
O Benfica acaba de chegar ao Estádio do Rio Ave FC. São milhares os Benfiquistas que saúdam o Glorioso. É o coração, a bater forte e em força, a apoiar, acarinhar e impulsionar o pulmão. É bonito! É Benfica!
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Amdouni, Aursnes, Kökcü, Pavlidis, Bruma, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Arthur Cabral, Aktürkoğlu, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Dahl, Leandro e Renato Sanches.
Miszta, Panzo, Andreas Ntoi, André Luiz, Clayton Silva, Brandon Aguilera, Vrousai, Kiko Bondoso, Demir Tiknaz, Olinho e Omar Richards.
Matheus Teixeira, Vítor Gomes, Tiago Morais, Zoabi, João Tomé, João Graça, João Reginaldo, Theofanis Bakoulas e Konstantinos Kostoulas.
João Gonçalves, árbitro da AF Porto, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Rio Ave-Benfica, da 26.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter João Bessa Silva e Ângelo Carneiro como assistentes e Teresa Oliveira no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Tiago Martins, e o assistente (AVAR) Pedro Mota.
17h00 | Falta precisamente uma hora para o pontapé de saída do desafio. São milhares os Benfiquistas presentes em Vila do Conde... e que bem que se fizeram ouvir e sentir no momento da chegada da equipa ao Estádio!
17h38 | Os jogadores das duas equipas estão a realizar os exercícios de aquecimento.
17h44 | As equipas recolhem ao balneário.
17h58 | Os onzes de Benfica e Rio Ave já estão perfilados no relvado!
A redondinha já rola em Vila do Conde.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
Bruma tenta servir Pavlidis, mas a bola acaba em Miszta.
André Luiz faz o corte, mas o Benfica recupera de imediato a bola e Aursnes ganha um canto.
Recupera o Rio Ave.
Falta cometida.
Recuperação de bola de António Silva e corte de Panzo pela linha lateral. Lançamento para o Benfica.
Pavlidis cruza para a área, mas a bola já tinha saído pela linha de fundo. Canto para o Benfica. É do lado direito.
Kökcü bate o canto, Otamendi desvia de cabeça para António Silva. De calcanhar, o internacional português finaliza, para defesa de Miszta.
Aursnes cruza desde o lado direito para a área, onde Pavlidis cabeceia ligeiramente ao lado.
Rio Ave troca a bola sob a pressão das águias.
Livre a favor do Benfica.
Cruzamento de Kökcü, e cabeceamento de Otamendi ao lado. Boa oportunidade para o capitão.
Otamendi interceta o pontapé longo de Miszta.
Corte da defensiva do Rio Ave.
Benfica volta à carga.
Álvaro Carreras solicita Bruma, que ganha a linha e cruza em esforço para defesa do guarda-redes do Rio Ave. Canto para o Benfica.
Kökcü cruza, para cabeceamento de Tomás Araújo. A bola acaba nas mãos do guardião da casa.
Rio Ave troca a bola no seu meio-campo.
Lançamento para o Benfica.
Desmarcado por Álvaro Carreras na esquerda, Bruma cruza de trivela e Pavlidis falha a emenda por centímetros...
Lançamento para o Rio Ave.
Tomás Araújo recupera a bola e endossa-a a Florentino.
Miszta recolhe o passe longo de Otamendi.
Recupera o Benfica.
Benfica sai bem no contra-ataque. Solicitado na esquerda, Álvaro Carreras acelera e faz um passe para o corredor central. Amdouni recebe e serve Pavlidis, cujo remate é intercetado por Andreas Ntoi. Canto para o Benfica. É do lado direito.
Kökcü a cruzar, António Silva a meter a cabeça, mas a defesa do Rio Ave salva.
Aursnes trava a investida vilacondense e sai a jogar.
Livre a favor do Rio Ave.
Álvaro Carreras não consegue passar por Olinho e faz falta. Novo livre para o Rio Ave.
O Benfica pressiona alto.
No lado direito do ataque, o Rio Ave coloca a bola na área, onde Trubin agarra.
Kökcü não consegue evitar que a bola saia pela linha de fundo. Pontapé de baliza para o Rio Ave.
O guarda-redes do Rio Ave lança a bola para o seu ataque. Álvaro Carreras consegue o corte.
Livre favorável aos anfitriões.
Tomás Araújo afasta pela linha de fundo o cruzamento de Olinho. Canto para o Rio Ave.
No lado esquerdo, o canto é cobrado para a pequena área, onde Trubin amarra.
Benfica no ataque.
A equipa do Benfica circula a bola no meio-campo adversário.
Álvaro Carreras, com uma boa iniciativa pelo lado esquerdo do ataque do Benfica. De trivela, o jogador espanhol coloca na área, onde há uma corte.
Na insistência, Aursnes recebe a bola no lado direito e cruza para Amdouni, cujo remate sofre um desvio em Demir Tiknaz e beija as malhas laterais. Canto para o Benfica.
A defesa do Rio Ave afasta o perigo, na sequência do canto.
Clayton entra na área e remata. A bola sai ao lado.
Vrousai interceta o passe de calcanhar de Bruma para Álvaro Carreras.
Bruma recupera a bola no meio-campo do Rio Ave e solicita Aursnes, cujo passe de calcanhar para Pavlidis é cortado por um defensor do Rio Ave.
Mais forte, Tomás Araújo trava um possível contra-ataque do Rio Ave e ainda ganha lançamento.
Benfica no ataque.
Bruma recebe a bola na área e remata forte para defesa incompleta de Miszta. Na sequência do lance, Aursnes arrisca novo disparo, que o guarda-redes do Rio Ave amarra.
Da pressão alta do Benfica resulta um remate de Aursnes, em zona frontal. O esférico é bloqueado, sobra para Amdouni, que não consegue o remate, pois Miszta agarra a bola. O lance ainda é analisado pelo VAR. A indicação é para seguir jogo.
Lançamento lateral para o Rio Ave.
Livre favorável aos vila-condenses.
Lançamento lateral para o Benfica.
Bruma invade a área, mas o seu passe para Pavlidis é intercetado por Andreas Ntoi.
António Silva cede lançamento, após jogada de Clayton Silva.
Tomás Araújo cobra o lançamento. O Benfica ataca pela direita.
Novo lançamento para as águias, e Panzo volta a cortar a bola pela linha lateral.
Livre a favor do Rio Ave.
Bola colocada pelo Rio Ave no seu ataque. Florentino salta mais alto do que todos e corta a jogada.
Ataca o Benfica.
Kökcü faz um grande passe longo na direção de Pavlidis, mas Andreas Ntoi estica-se e consegue tocar a bola de cabeça para o seu guarda-redes.
Benfica recupera a bola no meio-campo adversário e já está no ataque.
0-1. Na sequência de um corte de Omar Richards para a entrada da área, Kökcü recebe a bola e aplica um remate em arco de muito longe que aloja o esférico no fundo das redes da baliza de Miszta. Um golaço do camisola 10 do Benfica!
Pontapé de saída dado, bola na área do Benfica, e António Silva a fazer o corte.
Falta de Tomás Araújo sobre Kiko Bondoso. Livre para o Rio Ave. É na esquerda.
Aursnes corta o cruzamento de Brandon Aguilera e o Benfica sai para o ataque.
As águias já preparam um ataque.
A equipa do Benfica circula a bola no seu meio-campo.
O Rio Ave tenta lançar um ataque no lado esquerdo, mas a bola acaba por sair com força a mais.
Omar Richards tenta o passe de rutura para Clayton Silva, e Otamendi fica dono e senhor do lance.
Pelo meio, Kökcü tenta servir Pavlidis, mas a bola é cortada.
O guarda-redes do Rio Ave mete a bola no ataque.
Assinalado fora de jogo ao ataque do Benfica. Livre para os vila-condenses.
Álvaro Carreras ganha um lançamento.
Kiko Bondoso arranca pelo lado esquerdo e cruza para a área, onde António Silva afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para os anfitriões.
As águias trocam a bola com segurança.
Otamendi desarma Clayton Silva e, na sequência do lance, o árbitro faz... obstrução a Bruma. Jogo reatado com posse de bola para o Benfica.
Kökcü sofre falta na grande área do Benfica. Livre assinalado.
Benfica no ataque.
Omar Richards faz o corte sobre Tomás Araújo, mas a bola volta à posse do Benfica.
No lado direito, Tomás Araújo, de primeira, tenta colocar a bola no centro da área, mas o esférico acaba por sair por cima.
Livre favorável ao Rio Ave.
Segunda vaga do canto do Benfica. A bola chega até Bruma, que remata muito forte, mas vê o esférico bloqueado.
Vrousai tenta o atraso para Miszta, mas a bola sai pela linha de fundo. Canto para o Benfica. É à esquerda do ataque.
Benfica corta pela raiz o ataque do Rio Ave e volta à carga.
Insiste o Benfica pelo lado esquerdo.
Jogada muito bem desenhada pelo Benfica. A bola chega a Amdouni que, no lado esquerdo, passa por um adversário, coloca a bola no interior da área, onde Pavlidis desvia, ligeiramente, ao lado.
Rio Ave troca a bola na sua área.
Lançamento para os anfitriões.
Livre assinalado a favor do Rio Ave.
Trubin recolhe o passe longo de Brandon Aguilera.
Benfica no ataque.
Álvaro Carreras cruza de primeira para o coração da área, mas Andreas Ntoi, em carrinho, impede que a bola chegue a Pavlidis. Canto para as águias.
Pontapé de canto no lado esquerdo do ataque encarnado. Kökcü bate para o coração da área, onde Otamendi cabeceia. Após alguma confusão, o guarda-redes do Rio Ave agarra o esférico.
Vai jogar-se mais 1 minuto nesta 1.ª parte.
Está cumprida a 1.ª parte do jogo entre Rio Ave e Benfica, da 26.ª jornada da Liga Betclic. Disputados os primeiros 45 minutos, em Vila do Conde, as águias vencem, por 0-1, muito escasso, face à produção. O golo foi de Kökcü, aos 30', e é um golaço... de bandeira!
Médio
Defesa
O esférico já rola novamente em Vila do Conde.
Rio Ave no ataque.
O Rio Ave troca a bola.
Trubin sai da baliza e afasta a bola para o meio-campo adversário.
Lançamento lateral para os anfitriões.
Rio Ave de novo no ataque.
António Silva recolhe o passe longo de Vrousai e sai a jogar.
Lançamento para o Benfica.
Otamendi recua o esférico até Trubin.
Lançamento para os vila-condenses.
Recuperação de bola de Álvaro Carreras.
Cruzamento de Álvaro Carreras e corte da defesa do Rio Ave.
Insiste o Benfica pelo lado direito.
O disparo de Álvaro Carreras desde o lado esquerdo é intercetado por Vrousai.
Benfica empurra o Rio Ave para a sua grande área.
Kökcü faz um grande passe a rasgar para Álvaro Carreras, cujo cruzamento é cortado por Vrousai pela linha lateral.
Junto ao meio-campo, António Silva ganha a bola sobre Clayton.
Pavlidis fura pelo corredor central, invade a área e cai após um contacto com Vrousai. O árbitro aponta prontamente para a marca dos 11 metros. Indiscutível.
0-2. Com grande classe, o avançado grego bate forte ao ângulo superior direito da baliza. Está feito o segundo golo das águias!
Aursnes recupera a bola.
Rio Ave no ataque.
Corte de Carreras e passe para Amdouni, mas a bola perde-se pela linha lateral.
Bruma arranca pelo lado esquerdo e serve Barreiro, cujo passe para Pavlidis é intercetado por Panzo. A bola sai pela linha de fundo, e é canto para o Benfica, à esquerda do ataque.
Kökcü cruza para António Silva, que cabeceia para fora.
O cruzamento de Kiko Bondoso sai diretamente para as mãos de Trubin.
Benfica circula a bola no seu meio-campo.
A defesa do Benfica fecha bem os caminhos e lança bem o contra-ataque.
Bruma é empurrado por Vrousai. Livre para as águias.
TM
Avançado
AL
Avançado
CS
O avançado brasileiro rasteira Álvaro Carreras por trás.
Amdouni tira dois adversários do caminho e dispara de pé esquerdo contra Andreas Ntoi.
Saída para o Rio Ave.
Vrousai cruza e Olinho cabeceia por cima.
Benfica no ataque.
Álvaro Carreras deixa sair a bola pela linha de fundo à espera do pontapé de canto, mas o árbitro assinala pontapé de baliza.
Falta sobre Clayton Silva. Livre perigoso para o Rio Ave.
BA
1-2. Na marcação do livre, o remate de Brandon Aguilera sofre um desvio na barreira, e o esférico sai do alcance de Trubin. Rio Ave reduz.
Bruma não consegue desmarcar Pavlidis e o Rio Ave sai para o ataque.
Falta de António Silva sobre Clayton Silva. Livre para o Rio Ave.
Novo livre favorável aos anfitriões.
Brandon Aguilera dispara na execução do livre direto, corte de cabeça de Pavlidis. Canto para o Rio Ave.
Cruzamento de Brandon Aguilera é desviado para o segundo poste, onde Álvaro Carreras corta de cabeça.
DT
Jogador do Rio Ave trava Amdouni, que seguia em grande velocidade a conduzir o contra-ataque.
Benfica no ataque.
Amdouni não consegue passar por Omar Richards.
Lançamento para o Rio Ave.
Florentino faz o corte sobre Clayton Silva. Novo lançamento para os anfitriões.
Panzo recolhe o passe longo de Aursnes e sai a jogar.
Livre favorável ao Benfica.
Barreiro desarma Aguilera, mas o vila-condense recupera a posse.
Andreas Ntoi sobe mais alto e corta o cruzamento tenso de Kökcü.
O Benfica organiza novo ataque.
Clayton Silva ganha a bola no meio-campo do Benfica, arranca pelo lado esquerdo e ganha canto.
Olinho cruza, mas Aursnes corta de cabeça.
Lançamento lateral para o Benfica.
JG
Médio
DT
Médio
TB
Médio
O
Médio
Avançado
Avançado
Avançado
Avançado
Médio
Médio
Benfica no ataque.
CS
2-2. Clayton Silva recupera a bola junto à área do Benfica em duelo com Florentino, finta Trubin e remata para as redes.
Falta sobre Aktürkoğlu. Livre para o Benfica.
Defesa do Rio Ave afasta a bola da área de qualquer maneira. Lançamento para o Benfica.
Benfica sai para o ataque.
Bruma adianta muito a bola e derruba Theofanis Bakoulas. Livre para o Rio Ave.
Otamendi sofre falta. Livre para o Benfica.
Benfica no ataque.
Panzo impede a combinação entre Aursnes e Aktürkoğlu.
Ataque do Rio Ave.
Cruzamento de Tiago Morais e corte das águias, que saem em contra-ataque.
2-3. Belotti recebe a bola no corredor central, sai da pressão e serve Aursnes no lado direito. Este faz o passe a rasgar para Aktürkoğlu, que finta Miszta e toca para a baliza vazia. Grande jogada a culminar no terceiro golo do Benfica!
Falta sobre Renato Sanches, livre para os encarnados.
Benfica circula a bola no seu meio-campo.
Que grande jogada! Belotti trabalha muito bem a bola e desmarca Barreiro, que invade a área e toca para o lado para Aktürkoğlu. Este desembaraça-se de um adversário e remata cruzado, com o esférico, caprichosamente, a bater no poste da baliza do Rio Ave.
Lançamento para o Rio Ave.
Rio Ave no ataque.
A bola perde-se pela linha de fundo. Pontapé de baliza para Trubin.
Vrousai carrega Bruma por trás. Livre para o Benfica.
Álvaro Carreras cruza, a bola é intercetada. Canto para o Benfica.
Renato Sanches cruza para o primeiro poste, onde Belotti cabeceia à figura de Miszta.
Vrousai cruza da direita e Trubin sobe para agarrar o esférico.
Otamendi faz o passe longo para Aktürkoğlu, mas Miszta sai da baliza e faz o corte de cabeça pela linha lateral.
JT
Defesa
V
Defesa
Z
Avançado
KB
Avançado
Defesa
Avançado
Omar Richards estica-se e consegue desarmar Aktürkoğlu, quando este se preparava para invadir a área. Canto para o Benfica, à direita do ataque.
Rio Ave no ataque.
A bola é cruzada por Renato Sanches e sobra para Barreiro, acabando nas mãos do guarda-redes da casa.
Aktürkoğlu interceta o passe longo de Theofanis Bakoulas e sai no contra-ataque.
Aktürkoğlu lança Belotti. O remate do italiano é desviado, para canto.
Defesa do Rio Ave afasta o cruzamento de Aktürkoğlu para a entrada da área, onde Barreiro faz o remate à figura de Miszta.
Vão jogar-se mais 4 minutos nesta 2.ª parte.
Clayton Silva recebe a bola e remata ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza do Benfica.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica.
Rio Ave recupera a bola, mas Dahl faz a dobra e o esférico está novamente com o Benfica.
Ataca o Benfica.
Falta sobre António Silva.
CS
O avançado do Rio Ave entra fora de tempo sobre Renato Sanches e é expulso por acumulação de amarelos.
Apito final no Rio Ave-Benfica, desafio da 26.ª jornada da Liga Betclic. Em Vila do Conde, exibição robusta das águias, apesar do susto, e mais 3 pontos somados, após vitória, por 2-3. Kökcü, aos 30', inaugurou o marcador; Pavlidis, aos 53', dilatou. Os anfitriões empataram a contenda (2-2), com golos de Brandon Aguilera (64') e Clayton Silva (75'), mas Aktürkoğlu, aos 80', na sequência de um ataque viperino do coletivo, rematou para o 2-3. Segue-se uma paragem para compromissos das seleções.
"No final, acabámos por conquistar – que é o importante – os três pontos para continuarmos lá em cima a lutar. Sabemos que vai depender de nós, de trabalharmos duro, e no final vai chegar a recompensa. Partida a partida, vamos continuar a conseguir os três pontos, esse é o nosso objetivo."
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio do Rio Ave FC, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo e da vitória perante o Rio Ave (2-3) na 26.ª jornada da Liga Betclic 2024/25.
M
Guarda-redes
P
Defesa
AN
Defesa
AL
Avançado
58'
CS
Avançado
58'
75'
90'+4'
BA
Médio
64'
V
Defesa
88'
KB
Avançado
88'
DT
Médio
68'
73'
O
Médio
73'
OR
Defesa
Guarda-redes
Defesa
'
Defesa
Avançado
74'
Médio
Médio
30'
74'
Avançado
53'
74'
Avançado
89'
Defesa
Defesa
46'
Médio
62'
MT
Guarda-redes
VG
Médio
TM
Avançado
58'
Z
Avançado
88'
JT
Defesa
88'
JG
Médio
73'
JR
Defesa
TB
Médio
73'
KK
Defesa
Guarda-redes
Avançado
Avançado
74'
80'
Médio
46'
Avançado
74'
Avançado
Defesa
89'
Defesa
Médio
74'
P
Treinador
Treinador
JG
Árbitro Principal
JB
Assistente
ÂC
Assistente
TO
4.º Árbitro
TM
VAR
PM
Assistente de VAR
CS
DT
CS
Vila do Conde, Portugal