Andrew
Guarda-redes
Após paragem para compromissos das seleções nacionais, estão de volta as competições internas! É nesta sexta-feira, 28 de março, frente ao Gil Vicente, às 20h15, no Estádio Cidade de Barcelos, que o Benfica acerta calendário na Liga Betclic, disputando o jogo relativo à 24.ª jornada da prova.
Foco total na conquista dos três pontos foi o que Bruno Lage assegurou na antevisão ao encontro do Benfica com o Gil Vicente, em jogo da 24.ª jornada (em atraso) da Liga Betclic.
O treinador do Benfica, na conferência de Imprensa realizada nesta quinta-feira, 27 de março, no Benfica Campus, reconheceu a importância do desafio, até porque a vitória permite que as águias igualem o líder do Campeonato, apelou à concentração e ao compromisso dos seus jogadores, lembrando a "família, equipa e tropa" que vê no plantel que comanda.
Bruno Lage confirmou ainda a disponibilidade física de Tomás Araújo, Otamendi e Di María, revelando que os três atletas "estão convocados" para o embate com o Gil Vicente.
Na quinta-feira, 27 de março, no Benfica Campus, a equipa de futebol profissional do Benfica realizou mais um treino tendo em vista o jogo frente ao Gil Vicente.
Com 6 vitórias nas derradeiras 6 jornadas da Liga Betclic – a última das quais em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (2-3) –, o Benfica retoma as competições oficiais, após a pausa para os compromissos das seleções nacionais, com a possibilidade de alcançar o 1.º lugar no Campeonato, dado que possui 59 pontos e encontra-se a três do topo.
Será o 53.º embate entre Benfica e Gil Vicente, o 48.º no Campeonato Nacional e o 25.º disputado no Minho – verificou-se ainda um em campo neutro. Globalmente, as águias venceram 39 duelos (75%) e empataram 7 (13%), sendo que na principal competição nacional foram obtidas 35 vitórias (74%) e 6 empates (13%). Como visitante, no Campeonato, o Benfica venceu 17 embates dos 23 realizados (74%) e empatou 4 (17%).
No total, o Benfica apontou 108 golos nos 52 jogos (2,08 por partida) e consentiu 32 (0,62 por encontro). Na presente temporada 2024/25, o Benfica superou o Gil Vicente, por 5-1, no Estádio da Luz, em desafio referente à 7.ª jornada da Liga Betclic.
Os encarnados acertam calendário na posse de uma das melhores defesas (20 golos sofridos) e também de um dos melhores ataques da prova (59 remates certeiros), enquanto o 14.º classificado apresenta um saldo negativo entre golos marcados (24) e sofridos (37). O Gil Vicente vem de um ciclo de 7 jogos sem vencer na Liga Betclic, registando apenas um empate e 6 derrotas, a última das quais em casa frente ao Santa Clara (0-1), na 26.ª jornada, já sob o comando técnico de César Peixoto.
Olhando para os dados coletivos das duas equipas, o Benfica chega a este embate com uma média de 59,7% de posse de bola por desafio, contra os 51,8% do Gil Vicente, dominando amplamente no que concerne aos remates efetuados. As águias, ainda de acordo com os dados estatísticos da plataforma Sofascore, detêm uma média de 17,3 disparos por jogo, contra os 9,6 do Gil Vicente. Os gilistas ficam igualmente aquém nos remates enquadrados (2,8 por desafio) face aos que efetuou o Benfica (7,1 por jogo).
Na eficácia de passe, prevalece o domínio dos encarnados sobre o rival (85% contra 83%), assim como nos dribles bem-sucedidos por jogo (9,5 contra 6,6). Ainda em termos ofensivos, a média de pontapés de cantos por embate é favorável ao Benfica (7,5 contra 3,9), tal como nas bolas longas precisas (26,6 contra 21,2 em termos médios) e nos cruzamentos precisos (26,1% contra 20,5%).
O Benfica, em média, vence mais duelos por jogo (53,4 e 52% de eficácia contra 50,3 e 51,2%), ganha mais duelos aéreos (14,4 por jogo e 56,7% de eficácia contra 12,6 e 48,2%), regista mais cortes por partida (18,8 contra 15,5) e mais recuperações (54,1 contra 45,4).
Individualmente, Pavlidis é o melhor marcador do Benfica com 10 golos. Bruma e Aktürkoğlu destacam-se como os atletas com mais assistências (6), enquanto Belotti é o jogador das águias com mais remates enquadrados por jogo (2) e uma média total de disparos superior (3,2). Bruma, com uma média de 2,4 dribles bem-sucedidos por embate (eficácia de 62%), é o benfiquista com maior taxa de êxito neste parâmetro.
Entre os jogadores do Gil Vicente, Félix Correia surge como melhor marcador com 6 golos, e Fujimoto é o atleta que efetuou mais assistências (4), ele que também se apresenta como o elemento com a média de disparos por partida mais elevada (1,5 por jogo).
Tem sido sintomático e é esperado que assim prevaleça. A Família Benfiquista tem marcado presença em apoio incondicional à equipa, sendo fulcral na caminhada do coletivo encarnado. Os bilhetes para este desafio esgotaram... É que só nós sentimos assim!
18h37 | Vários Benfiquistas já se encontram no exterior do Estádio Cidade de Barcelos.
18h51 | O autocarro do Benfica chega ao Estádio Cidade de Barcelos, onde os Benfiquistas manifestam a sua paixão de forma efusiva.
18h57 | Chega o autocarro do Gil Vicente.
18h56 | Entram os primeiros adeptos no Estádio Cidade de Barcelos.
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Amdouni, Aursnes, Kökcü, Belotti, Bruma, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Arthur Cabral, Di María, Pavlidis, Aktürkoğlu, Barreiro, Dahl, Bajrami e Renato Sanches.
Andrew, Zé Carlos, Tidjany Touré, Mohamed Bamba, João Teixeira, Santi García, Josué, Buatu, Sandro Cruz, Félix Correia e Pablo Felipe.
Brian Araújo, Facundo Cáseres, Kanya Fujimoto, Sérgio Lillo, Rúben Fernandes, Carlos Eduardo, João Marques, Jordi Mboula e Kazu.
Miguel Nogueira, árbitro da AF Lisboa, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Gil Vicente-Benfica, da 24.ª jornada (em atraso) da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Paulo Brás e Nuno Pires como assistentes e Luís Filipe no papel de quarto árbitro. videoárbitro (VAR) será Bruno Esteves, e o assistente (AVAR) Pedro Martins.
19h29 | Entram no relvado os guarda-redes do Benfica, Trubin, Samuel Soares e André Gomes, para os exercícios de aquecimento.
19h31 | É a vez dos guarda-redes do Gil Vicente iniciarem o período de aquecimento.
19h41 | Os jogadores de campo das duas equipas já se encontram no relvado, a aquecer.
20h03 | As equipas recolhem aos balneários.
20h09 | Tudo a postos e as formações estão prestes a regressar ao relvado.
20h13 | As três equipas entram em campo.
20h15 | Os capitães de equipa, Otamendi e Zé Carlos, escolhem quem sai com a bola.
A redondinha já rola em Barcelos.
Sai o Benfica.
Pontapé de baliza para o Gil Vicente.
O Benfica pressiona a saída de bola.
O Benfica recupera a bola e sai para o ataque.
Águias trocam a bola no seu meio-campo.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
Tomás Araújo cruza a bola para a área, Amdouni toca de primeira para Aursnes e o norueguês remata para uma grande defesa de Andrew! Esteve perto o 0-1...
Pontapé de baliza para o Gil Vicente.
Benfica recupera a bola e sai para o ataque.
Carrega o Benfica.
Cruzamento perigoso de Tomás Araújo é intercetado pela defesa gilista.
O Benfica domina.
Amdouni arrisca um pontapé forte de pé esquerdo de fora da área, que sai ao lado da baliza dos gilistas.
Pontapé de baliza para Andrew.
Falta sobre Amdouni no meio-campo.
Kökcü tenta surpreender o adversário com a marcação rápida do livre, mas a bola fica com Andrew.
Ataca o Gil Vicente.
Cabeceamento de Pablo Felipe para boa defesa de Trubin. Canto para o Gil Vicente.
Na sequência do canto, o Benfica sai em contra-ataque, mas o passe de Bruma para Belotti é intercetado por um adversário.
Benfica volta a atacar.
Buatu recolhe um passe longo e atrasa a bola para Andrew.
Gil Vicente sai para o ataque.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
António Silva interceta o cruzamento de Santi García. Lançamento para o Gil Vicente.
Benfica tenta sair para o ataque, mas a bola perde-se na defesa contrária.
Álvaro Carreras recupera a bola e o Benfica sai para o ataque.
Recuperação de Buatu.
Benfica recupera a bola e ataca.
Falta de António Silva na linha de meio-campo.
Gil Vicente a atacar.
Benfica recupera a bola e sai a jogar.
Benfica sai para o ataque e avança pela direita.
Álvaro Carreras recebe o esférico no lado esquerdo, invade a área e remata de pé direito contra Josué.
O Benfica insiste.
António Silva antecipa-se a Pablo Felipe e toca a bola para fora. Lançamento para os gilistas.
Gil Vicente organiza o ataque na sua zona mais recuada.
Santi García tenta servir Pablo Felipe na área, mas a bola sai com demasiada força e fica na posse de Álvaro Carreras.
Falta sobre Bruma junto à linha lateral.
Benfica sai pela direita.
Benfica empurra o Gil Vicente para a sua área.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Falta de Zé Carlos sobre Belotti à entrada da área. Livre perigoso para o Benfica.
ZC
A punir a falta sobre Belotti.
Livre cobrado por Kökcü para defesa do guardião do Gil Vicente. Insiste o Benfica.
Florentino recupera a bola e trava o contra-ataque do Gil Vicente.
Benfica no ataque.
Lançamento para o Gil Vicente.
Gil Vicente organiza o ataque.
Tomás Araújo ganha na velocidade a Tidjany Touré e recua o esférico até Trubin.
0-1. Que grande jogada do Benfica! Álvaro Carreras coloca a bola em Bruma e este, desde o lado esquerdo, cruza com conta, peso e medida para a área, onde surge Aursnes a rematar na passada para o golo do Benfica.
Gil Vicente organiza o ataque.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Que apoio dos Benfiquistas em Barcelos!!!
Gil Vicente tenta chegar-se à frente.
Canto para o Gil Vicente.
O cruzamento é intercetado pela defesa encarnada.
O Benfica circula o esférico no seu meio-campo.
Lançamento para o Gil Vicente perto da sua área.
Grande arrancada de Álvaro Carreras pelo lado esquerdo.
Benfica organiza o ataque no meio-campo contrário.
Mohamed Bamba controla a bola sob a pressão de Belotti e deixa-a sair pela linha de fundo. Pontapé de baliza para os anfitriões.
Falta de António Silva no meio-campo.
Trubin recolhe um passe longo de Sandro Cruz. O Benfica está novamente no ataque.
O Benfica circula a bola.
Após um cruzamento de Álvaro Carreras, a bola sobra para Amdouni, cujo remate é intercetado por Mohamed Bamba.
Lançamento lateral para o Benfica junto à área do Gil Vicente.
Falta de Álvaro Carreras na zona do meio-campo.
Bruma no ataque.
Kökcü solicita a desmarcação de Tomás Araújo na direção da linha de fundo e este cruza atrasado na direção de Amdouni, mas Mohamed Bamba estica a perna direita e tira o pão da boca ao avançado suíço.
Livre favorável aos gilistas.
Saída de bola por António Silva.
Otamendi organiza o jogo.
Lançamento lateral para o Benfica perto da área contrária.
Benfica no meio-campo contrário.
Gil Vicente recupera a posse.
Lançamento lateral para o Benfica.
Cruzamento de Bruma a partir da esquerda para fora...
Florentino recupera a bola no meio-campo.
Falta de Florentino.
Bruma acorre a um passe longo de Florentino, mas escorrega na altura do domínio e o esférico perde-se pela linha de fundo.
Belotti ganha espaço e à entrada da área remata de pé esquerdo. A bola passa perto do poste...
Ataca o Gil Vicente.
Livre favorável aos anfitriões.
Gil Vicente tenta sair.
Lançamento lateral para o Benfica.
Amdouni combina com Aursnes.
Ataque do Benfica concluído com um remate cruzado, fora da área, de Bruma. A bola acaba nas mãos de Andrew, que defende a dois tempos.
Álvaro Carreras rouba a bola a Zé Carlos.
Tomás Araújo faz o cruzamento desde o lado direito e Amdouni não consegue dominar a bola. Na sequência, Belotti ainda se faz ao lance, mas Andrew sai rápido da baliza e amarra o esférico.
Falta de Aursnes.
Insiste o Benfica pelo lado direito.
Kökcü cruza para a área para o corte de Mohamed Bamba. A bola regressa à posse do Benfica, que volta à carga!
Bruma, de forma acrobática, na recarga a um primeiro remate de Amdouni, atira para defesa de Andrew. O árbitro invalida o lance por alegado controlo da bola com a mão por parte do extremo português. Livre para o Gil Vicente.
Josué interceta o cruzamento de Amdouni.
Bem posicionado, Otamendi corta pela raiz a investida gilista.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Em carrinho, Otamendi interceta o cruzamento de Félix Correia.
Vai jogar-se mais 1 minuto nesta 1.ª parte.
Canto para o Gil Vicente.
Félix Correia cruza forte para a área, com Trubin a sair da baliza e a afastar a bola a soco.
MB
Por travar Amdouni.
Estão disputados os primeiros 45 minutos da partida entre Benfica e Gil Vicente, da 24.ª jornada, em atraso, da Liga Betclic. Ao intervalo, as águias vencem, por 0-1. Marcou Aursnes, aos 22'... peca por escasso!
O esférico já rola novamente em Barcelos.
Sai o Gil Vicente.
Gilistas organizam o ataque.
Lançamento lateral para os anfitriões.
SG
Por pisar Otamendi.
Falta sobre Félix Correia no meio-campo.
Arranca Bruma pelo lado esquerdo.
O Benfica circula a bola.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Lançamento lateral para o Benfica.
Trubin com o esférico.
Sandro Cruz recua a bola até Andrew.
Livre para o Benfica, após falta de Buatu.
B
Por derrubar Belotti.
0-2. Na marcação do livre, Kökcü coloca a bola no segundo poste em António Silva, que cabeceia para o coração da área, onde Belotti surge com tudo a cabecear para o segundo golo do Benfica. Erguem-se os Benfiquistas nas bancadas do Estádio Cidade de Barcelos!
O lance ainda foi alvo de revisão do VAR, que não detetou nenhuma irregularidade. Segue o jogo, com 0-2.
Gil Vicente tenta organizar o ataque.
Corte de Otamendi.
Canto para o Gil Vicente.
Cruzamento de Sandro Cruz para as mãos de Trubin.
Tomás Araújo está sentado no relvado com queixas e solicita assistência médica.
Jogo retomado com o esférico na posse do Benfica.
Gil Vicente no ataque.
Remate de Tidjany Touré contra um defesa do Benfica.
Sandro Cruz desarma Aursnes, mas o seu passe sai direitinho para Trubin.
Defesa
Defesa
Avançado
Avançado
Aursnes ataca pela direita.
João Teixeira fura pelo corredor central e, na sequência de alguns ressaltos, a bola sobra para Santi García, que dispara ao lado.
Falta de Belotti.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
KF
Médio
JT
Médio
SL
Avançado
TT
Avançado
Gil Vicente tenta organizar o ataque.
Otamendi interceta o passe de Mohamed Bamba e sai a jogar.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Dahl corta a tabela entre Santi García e Félix Correia.
Gil Vicente sai a jogar.
Otamendi organiza a saída a partir da defesa.
António Silva aparece no sítio certo para impedir que Santi García isole um colega.
Bruma desembaraça-se de um adversário e serve Aktürkoğlu, cujo remate é intercetado por Buatu.
Lançamento lateral para o Gil Vicente perto da sua área.
Reposição de bola para o Benfica.
Pontapé de baliza para o Gil Vicente.
Sandro Cruz deixa fugir o esférico pela linha lateral. Lançamento para as águias.
Lançamento lateral para o Gil Vicente.
Trubin recolhe o alívio de Mohamed Bamba.
Lançamento lateral para o Benfica.
CE
Avançado
PF
Avançado
FC
Médio
SG
Médio
Livre favorável aos anfitriões.
Falta de Álvaro Carreras.
O Gil Vicente circula a bola.
O Benfica organiza o ataque.
Sandro Cruz sobe pelo lado esquerdo e cruza para Carlos Eduardo. Este não faz o domínio ideal e Trubin sai da baliza para ficar dono e senhor do lance.
António Silva com a bola.
Benfica pressiona a saída de bola do adversário.
Bem posicionado, António Silva corta um cruzamento atrasado de Sandro Cruz com a ponta da chuteira.
Remate de Félix Correia, a partir da esquerda e de fora da área, para defesa de Trubin.
Josué entra em carrinho sobre Álvaro Carreras e afasta a bola pela linha lateral. Lançamento para as águias.
Dahl recupera a bola e sai para o contra-ataque.
Remate de Belotti de pé esquerdo, de fora da área, contra um defesa. Canto para o Benfica.
Kökcü cruza para a área e a bola desvia em Mohamed Bamba antes de sair pela linha de fundo. No entanto, o árbitro assinala pontapé de baliza.
Avançado
Avançado
Avançado
Avançado
Nova investida dos encarnados.
Benfica pressiona saída de bola do Gil Vicente.
Lançamento lateral para o Benfica.
Félix Correia cruza desde o lado esquerdo para o corte de Otamendi.
Remate de fora da área de Carlos Eduardo e a bola sai por cima da baliza à guarda de Trubin.
Josué antecipa-se a Pavlidis e corta o passe longo de Otamendi.
Gil Vicente no ataque.
Kökcü rouba a bola a Mohamed Bamba no meio-campo do Gil Vicente e lança Di María, que galga terreno e tenta uma finalização vistosa em jeito, com o pé esquerdo. A bola sai ao lado.
António Silva lê bem o lance e impede que Kanya Fujimoto isole Félix Correia.
Benfica no ataque.
Excelente iniciativa individual de Pavlidis, à entrada da área, concluída com um remate por cima da barra.
Canto para o Benfica.
Kökcü coloca a bola à entrada da área, onde surge Aursnes a rematar torto.
K
Defesa
SC
Defesa
Aursnes recupera a bola.
Gil Vicente reclama a bola e sai para o ataque.
Por travar Sergio Lillo. Livre para os gilistas em posição frontal, perto da área encarnada.
Sérgio Lillo fica a sangrar do nariz e é assistido pela equipa médica.
Fujimoto atira ao lado na cobrança do livre direto.
O Gil Vicente prepara-se para marcar o livre.
Médio
Médio
Benfica no ataque.
Benfica chega à área contrária com uma boa troca de passes.
Excelente cruzamento de Di María a partir do flanco esquerdo, mas Pavlidis não consegue chegar à bola perto da pequena área.
Dahl é carregado em falta à entrada da área. Livre perigoso para o Benfica.
Di María dispara contra a barreira formada pelos jogadores do Gil Vicente.
Di María passa por dois adversários e cruza para a área, onde Josué impede que a bola chegue a Pavlidis.
Lançamento lateral para o Benfica.
Vão jogar-se mais 6 minuto nesta 2.ª parte.
Félix Correia recebe a bola no lado esquerdo e cruza para a área, onde Carlos Eduardo não consegue fazer o desvio.
Gil Vicente no ataque.
Por falta sobre Facundo Cáseres.
Lançamento para os anfitriões.
Pontapé de baliza para Trubin.
Gil Vicente no ataque.
Falta de Renato Sanches.
Dahl interceta o cruzamento de Kazu. Canto para os gilistas.
Remate de Mohamed Bamba, de fora da área, por cima da baliza.
Aursnes afasta a bola de cabeça.
Falta de Carlos Eduardo sobre Otamendi.
Benfica organiza o ataque.
Pavlidis ganha a bola na raça e esta sobra para Aursnes, que desmarca Di María. O argentino entra na área, finta Josué e cai no interior da área no duelo com o defesa. O árbitro aponta de imediato para a marca dos onze metros.
0-3. Com classe, Di María atira a bola para um lado e Andrew cai para o outro. Está feito o terceiro do Benfica!
Apito final no desafio entre Benfica e Gil Vicente, da 24.ª jornada, em atraso, da Liga Betclic, disputado no Estádio Cidade de Barcelos. Com justiça e muito mérito, as águias vencem, por 0-3, com golos de Aursnes (22'), Belotti (51') e Di María (90'+7'). Missão cumprida, mais três pontos somados!
"O começo do jogo foi bom e penso que dominámos o jogo desde a 1.ª parte. Foi um bom jogo e, no final, três pontos. Tivemos uma boa posse de bola, criámos boas oportunidades, fomos bastante efetivos e não concedemos nenhuma grande oportunidade. Então, penso que foi uma boa exibição"
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio Cidade de Barcelos, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise da vitória frente ao Gil Vicente (0-3) no jogo da 24.ª jornada, em atraso, da Liga Betclic 2024/25.
A
Guarda-redes
ZC
Defesa
18'
TT
Avançado
61'
MB
Médio
45'+1'
JT
Médio
61'
SG
Médio
46'
67'
J
Defesa
B
Defesa
50'
SC
Defesa
81'
FC
Avançado
PF
Avançado
67'
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Avançado
58'
Médio
22'
'
Médio
86'
Avançado
51'
74'
Avançado
74'
Defesa
Defesa
58'
Médio
90'+2'
BA
Guarda-redes
FC
Médio
67'
KF
Médio
61'
SL
Avançado
61'
RF
Defesa
CE
Avançado
67'
JM
Médio
JM
Avançado
K
Defesa
81'
Guarda-redes
Avançado
Avançado
74'
90'+7'
Avançado
74'
Avançado
58'
83'
Médio
Defesa
58'
Defesa
Médio
86'
CP
Treinador
Treinador
MN
Árbitro Principal
PB
Assistente
NP
Assistente
LF
4.º Árbitro
BE
VAR
PM
Assistente de VAR
ZC
MB
SG
B
Barcelos, Portugal