Trubin
Guarda-redes
No quinto encontro de preparação das águias para 2024/25, no Estádio da Luz, o Benfica enfrenta o Feyenoord às 20h00 deste domingo, na 12.ª edição da Eusébio Cup.
Três dias após o particular com o Brentford, que assinalou o regresso do Benfica à Catedral, na pré-época 2024/25, o Estádio da Luz volta a ser palco de mais um embate de preparação para a nova temporada.
Em contagem decrescente para os primeiros desafios oficiais, a pré-temporada, iniciada no dia 3 de julho, tem sido marcada por muito bons indicadores.
Sempre com imenso carinho por parte dos adeptos, esse apoio fez-se notar logo em Águeda, local dos primeiros particulares com Farense e Celta de Vigo. Já em Thonon-les-Bains, perante o Almería, as águias presenciaram um banho de multidão na cidade francesa, na zona fronteiriça com a Suíça.
A anteceder a Eusébio Cup, na quinta-feira, 25 de julho, os encarnados enfrentaram o Brentford. No Estádio da Luz, perante 40 826 adeptos, os sinais foram muito positivos para as águias, que apresentaram excelentes índices de intensidade na pressão e na reação à perda da bola. No duelo com os ingleses, o golo do Benfica foi anotado por Pavlidis, avançado que, em estreia na Catedral, elevou para cinco o número de tentos na presente pré-temporada.
O quinto jogo de preparação para 2024/25 será mais uma oportunidade para confirmar os bons indicadores evidenciados pelos comandados de Roger Schmidt. Pela frente, o Benfica terá o Feyenoord, vice-campeão neerlandês, contra o qual jogou uma dezena de vezes, quatro das quais em partidas oficiais e a contar para a então designada Taça dos Clubes Campeões Europeus.
Incidindo nestes embates, Eusébio fica ligado à história, pois foi o autor do primeiro golo do Benfica aos neerlandeses, a caminho da final da prova europeia, em 1963, na qual o Milan seria o oponente. Na 2.ª mão da semifinal, em 8 de maio desse ano, no Estádio da Luz, o Rei encaminhou o triunfo por 3-1, e o consequente apuramento para a final, após um nulo nos Países Baixos na 1.ª mão.
Já em 1971/72, as duas equipas encontraram-se nos quartos de final da mais importante competição europeia de clubes. Na 1.ª mão, no dia 8 de março de 1972, em Roterdão, o desfecho foi adverso (1-0), mas, em casa, a goleada do Glorioso, por 5-1, ditou a reviravolta na eliminatória, em 22 de março de 1972.
Numa incursão pelos encontros particulares, salienta-se o embate de apresentação dos encarnados já no novo Estádio da Luz, em 9 de agosto de 2008. O Benfica venceu por 1-0, com um golo de Óscar Cardozo, no primeiro desafio entre as duas equipas na nova Catedral.
Em suma, contabilizando os duelos oficiais e particulares, este será o 4.º jogo do Benfica no Estádio da Luz com o Feyenoord, o segundo na nova Catedral.
Figura maior do Clube, Eusébio, falecido em 5 de janeiro de 2014, voltará a ser homenageado na 12.ª edição do troféu com o seu nome, criado pelo Benfica, que lhe dedicou um espaço exclusivo no Museu e erigiu uma estátua, inaugurada em 1992 por ocasião do 50.º aniversário do Rei.
A 1.ª edição da Eusébio Cup disputou-se no dia 15 de agosto de 2008, e, diante do Inter, o pontapé de saída foi dado pelo Pantera Negra, de forma simbólica.
Na 11.ª edição da Eusébio Cup, em 2022, o Benfica teve o Newcastle como adversário, erguendo o troféu (3-2), em mais um momento de tributo ao Rei.
O pré-lançamento da fotobiografia "Euséb10", da autoria de João Malheiro, decorreu neste domingo, 28 de julho, na Benfica Official Store Estádio, e contou com a presença de Sandra Ferreira, filha do mítico camisola 10 das águias, e de Toni, antigo jogador e treinador do Clube, o Senhor Benfica.
Com abertura do Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, e prefácio de José Mourinho, a obra editada em português e inglês é uma forma de prestar tributo ao "maior herói popular do século XX em Portugal", como afirmou João Malheiro, à BTV. Toni lembrou que Eusébio "será sempre a referência maior do Clube, pois marca a história do Benfica e do futebol mundial", e Sandra Ferreira mostrou-se grata pela "homenagem", num "dia especial", de jogo da Eusébio Cup na Catedral.
O autocarro do Benfica já está na Luz! Numa homenagem ao Rei, estaciona, excecionalmente, na Praça Centenarium, com o coletivo encarnado a passar em frente à estátua de Eusébio e a entrar no Estádio pelas bancadas. Solicitados e acarinhados pelas centenas de Benfiquistas presentes, os atletas cumprimentam os adeptos. Mas que momento arrepiante!
Trubin, Morato, Bah, Aursnes, Pavlidis, Barreiro, João Mário, Prestianni, Beste, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, André Gomes, Álvaro Carreras, António Silva, Neres, Arthur Cabral, Marcos Leonardo, Tiago Gouveia, Martim Neto, Bajrami e João Rego.
Bijlow, Nieuwkoop, Beelen, Geertruida, Zerrouki, Paixão, Lopez, Hadj Moussa, Kasanwirjo, Giménez e Hancko.
Van Sas, Wellenreuther, Ueda, Ivanusec, Zechiël, Sauer, Read, Milambo, Lingr, Pedersen, Tsoungui, Plug e Giersthove.
Luís Godinho (árbitro), Pedro Mota (assistente), Rui Teixeira (assistente), Fá Sanhá (4.º árbitro), Bruno Esteves (VAR) e Paulo Barradas (AVAR).
Os guarda-redes do Benfica dão início aos exercícios de aquecimento.
Sob um forte aplauso, os jogadores de campo encarnados entram para o aquecimento.
Em declarações à BTV e aos microfones do Estádio da Luz, Schjelderup, avançado das águias indisponível por lesão, projeta o embate da Eusébio Cup, elogia o estilo de jogo encarnado, aborda a sua recuperação e deixa uma mensagem aos Benfiquistas: "Quero agradecer-lhes pelo apoio a mim e a toda a equipa. São os melhores adeptos do mundo! Continuem a apoiar-nos e carrega, Benfica!"
O aquecimento termina e os atletas recolhem aos balneários.
As equipas reentram em campo ao som do "Ser Benfiquista", entoado com paixão pelos adeptos, com os cachecóis ao alto.
Um vídeo com alguns dos melhores momentos do Pantera Negra passa nos ecrãs da Luz. Um momento que leva o estádio a cantar uma só voz.
Rola a bola no Estádio da Luz. Decide-se a Eusébio Cup.
Posse de bola encarnada.
Benfica organiza jogo.
Paixão sobe pela esquerda e tenta cruzar, mas Trubin recolhe a bola.
Trubin lança Prestianni no ataque e as águias instalam-se no meio-campo adversário.
Neerlandeses trocam a bola na defesa.
Barreiro adianta para Prestianni, pela esquerda, e o argentino corta para dentro e dispara em arco ao lado do alvo.
Bah impede que um jogador neerlandês o ultrapasse. Lançamento para o Feyenoord.
Morato desarma Hadj Moussa na área. Canto para o Feyenoord.
Trubin salta mais alto do que todos e apanha a bola.
A partir da esquerda, Aursnes tenta servir Pavlidis na área, mas a defesa adversária corta o lance.
O Benfica organiza o seu ataque com trocas de bola curtas, sempre à procura de espaço para se chegar perto da baliza adversária.
Lançamento para o Benfica no ataque.
Livre para o Feyenoord na defesa, por falta de João Mário sobre Paixão.
Jogada bem trabalhada, com Beste à procura de um companheiro a entrada da área, mas defesa contrária a aliviar.
Defesa neerlandesa anula lance de insistência do ataque dos encarnados.
1-0. Grande golo do jovem argentino. Pavlidis tenta controlar a bola, mas vê um adversário a afastá-la. Esta sobra para Prestianni, que, de primeira e com o pé esquerdo, remata em arco para o fundo das redes. Excelente finalização!
Feyenoord esboça um ataque.
Em boa posição, João Mário recebe de Aursnes, atira forte, mas ao lado.
Aursnes recupera a bola em terreno adiantado e tenta cruzar, mas o seu esforço acaba aliviado.
Livre para as águias no meio-campo.
2-0. Prestianni recebe uma bola longa de Bah, sobe pelo terreno, e entrega a João Mário, que, na área e perto da linha de fundo, assiste Pavlidis. O camisola 14, no coração da área, atira a contar. Belíssimo entendimento das águias! É o 6.º golo na pré-época 2024/25!
3-0. Pressão alta do Benfica. Barreiro recupera a bola, dá para Aursnes, este toca para Beste, que serve o avançado grego. O esférico ainda sofre um desvio, mas tal não impede que Pavlidis, à boca da baliza, faça o golo. Aí vão sete golos nesta pré-época.
Muita luta pela posse de bola.
Benfica constrói jogo.
G
Defesa neerlandês derruba Barreiro nas imediações da área. Livre perigoso para as águias.
4-0. De livre direto à entrada da área, Beste dispara em direção ao alvo, com a bola a desviar em Hadj Moussa e a acabar no fundo da baliza visitante.
A forma agressiva como as águias procuram recuperar a bola não dá espaço, nem tempo, ao Feyenoord para organizar o seu jogo.
Lançamento para o Feyenoord na defesa.
A equipa do Benfica troca a bola no meio-campo.
Pontapé de baliza para o Feyenoord, após corte de Bah em zona adiantada.
Grande passe de Barreiro para Pavlidis, mas o avançado grego está ligeiramente adiantado. Ainda assim, o camisola 14 tenta o remate, mas o guarda-redes defende.
Lançamento para o Feyenoord no ataque.
Falta sobre Beste. O defesa vai lançado, mas é agarrado por um adversário.
Pausa no jogo para hidratação.
Jogo retomado.
B
Carga ilegal sobre Prestianni.
Beste cruza para a área, e Giménez corta para canto.
Na direita do ataque, Beste cruza tenso e com grande qualidade para o segundo poste, onde Barreiro cabeceia por cima do alvo.
Grande desarme de Barreiro. Numa antecipação, o médio consegue retirar a bola de um adversário. Lançamento lateral para os visitantes.
Feyenoord troca a bola na defesa.
Os neerlandeses tentam respirar da pressão asfixiante do Benfica, trocando a bola no seu meio-campo, mas sempre com os encarnados em cima do esférico.
Livre para o Benfica na defesa, a punir falta de Hadj Moussa sobre Aursnes.
Livre em posição lateral para o Feyenoord, após falta de Tomás Araújo sobre Paixão. É no lado esquerdo do ataque.
Defesa encarnada controla o lance, e Bah afasta a bola no lado direito.
Jogada muito bem trabalhada pelos encarnados. Tomás Araújo lança a bola longa para João Mário, na direita do ataque, com o médio português a receber já no interior da área e a servir Prestianni, que remata forte, de pé esquerdo, mas à barra.
Já na área, Nieuwkoop tenta encontrar Giménez, mas, numa grande antecipação, Tomás Araújo corta a bola e Trubin recolhe.
Sempre com o controlo do jogo, o Benfica troca a bola já dentro do meio-campo dos neerlandeses, completamente remetidos para junto da sua área.
À entrada da área, Pavlidis trabalha sobre um adversário e remata de pé esquerdo, com força. A bola passa muito perto do poste esquerdo.
Morato antecipa-se a um jogador contrário, mas em falta. Livre para o Feyenoord.
Feyenoord com a posse de bola no meio-campo.
Num sprint, Beste recupera a bola e o Benfica sai com muita qualidade da zona de pressão.
Um minuto de compensação.
Beste corta um passe opositor e Trubin recolhe a bola.
Flora, esposa de Eusébio, é parabenizada pelo seu aniversário, com o Presidente Rui Costa presente, bem como outras figuras ilustres encarnadas.
Quatro alterações no Benfica no arranque da 2.ª parte.
Defesa
Defesa
Avançado
Avançado
Avançado
Médio
Defesa
Defesa
W
Guarda-redes
B
Guarda-redes
Posse de bola para o Feyenoord.
Aursnes e Pavlidis quase recuperam a bola na área adversária. Passa o perigo.
Lançamento para o Feyenoord no lado direito.
De fora da área, Marcos Leonardo remata ao lado da baliza.
Na área, Paixão atira muito por cima da barra.
Lance dividido com Beelen, com o avançado grego a acertar na bola e no adversário.
Com um futebol rendilhado e de constante troca de bola, o Benfica entra na área do Feyenoord. O esférico chega a Aursnes, que atira um pouco desviado.
Livre para o Benfica na sua zona defensiva, por falta de Giménez sobre Florentino.
Tomás Araújo corta a bola e o Benfica sai a jogar. Na sequência do lance, Marcos Leonardo isola Pavlidis com tremenda classe, mas o grego é apanhado em posição de fora de jogo.
Nova jogada bem trabalhada pelas águias, a bola vai da esquerda para a direita, com Bah a ganhar a linha de fundo, a cruzar, mas o esférico a ser tocado para fora. Canto para o Benfica.
Num canto curto, Neres cruza muito largo e a bola sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza para os visitantes.
O Feyenoord consegue passar a zona de pressão do Benfica, entra na área pela esquerda, e, após alguma confusão, a bola sobra para Giménez, que, na área, remata na direção da baliza. Carreras, em cima da linha, consegue aliviar. Na insistência, os visitantes voltam a visar as redes contrárias, mas as águias conseguem novo corte. Canto para o Feyenoord.
Nas sobras de um canto aliviado por Florentino, Paixão remata muito por cima da baliza.
Visitantes operam três substituições.
Z
Médio
G
Defesa
U
Avançado
G
Avançado
L
Médio
HM
Avançado
Paixão percorre uns bons metros com a bola nos pés, enquadra-se com a baliza em zona frontal e atira forte. Trubin, muito bem colocado, defende com tranquilidade.
António Silva e Aursnes afastam a bola da área, na sequência de um lance coletivo bem trabalhado pelo Feyenoord.
Remate cruzado à entrada da área, com a bola a passar perto do poste esquerdo. Pontapé de baliza para as águias.
Defesa
Defesa
Avançado
Defesa
O Feyenoord circula a bola no meio-campo do Benfica.
Lançamento lateral na direita do ataque para os neerlandeses.
Fora de jogo assinalado a Lingr.
Em boa posição, um jogador neerlandês cabeceia a bola, mas, mais uma vez bem colocado, Trubin segura.
Descaído sobre a direita, Pavlidis cruza com força excessiva para o segundo poste na direção de Aursnes, mas a bola sai pela linha lateral.
Boa combinação de ataque dos encarnados. Marcos Leonardo recebe um cruzamento de Álvaro Carreras a partir da esquerda e remata forte, em zona frontal, com a bola a ser intercetada por um defesa contrário.
Marcos Leonardo quase isola Neres, mas Hancko ganha a frente no duelo.
A Luz volta a cantar a uma só voz: "Tu és o nosso Rei, Eusébio." O Pantera Negra recordado pelos seus.
Bola longa de Aursnes para Marcos Leonardo, que, no corredor central, toca na frente para Neres. O extremo atira a contar, na área, descaído sobre a esquerda, mas é apanhado em posição irregular,
Lançamento para as águias na defesa.
Pausa para hidratação.
P
Defesa
N
Defesa
R
Defesa
H
Defesa
T
Defesa
K
Defesa
P
Defesa
L
Defesa
Várias substituições na equipa neerlandesa.
Médio
Avançado
Falta sobre Álvaro Carreras. Uma bola longa tenta apanhar as costas do jogador espanhol do Benfica, mas este ganha posição e é derrubado. Livre para o Benfica.
Na área, Ueda dispara muito transviado e a bola sai pela linha lateral. Lançamento lateral para as águias.
Tiago Gouveia sai disparado pelo lado direito, combinando com João Rego, que lhe devolve a bola, mas esta é tocada para fora. Canto para o Benfica.
Feyenoord afasta canto curto das águias.
Estão 54 317 espectadores no Estádio da Luz.
Na área defensiva, Tiago Gouveia ganha nas alturas e corta um cruzamento adversário.
Livre para o Feyenoord na defesa, por falta de João Rego sobre Zechiël.
Alívio de Álvaro Carreras na zona de frontal na área, travando uma jogada que poderia ser perigosa.
O Feyenoord circula a bola, mas o Benfica controla os espaços.
Falta de Florentino, eliminando assim um possível contra-ataque do Feyenoord. Livre para os visitantes.
Avançado
Médio
Médio
Médio
Com garra, Álvaro Carreras recupera na esquerda, tabela com João Rego, e tenta isolar Marcos Leonardo, mas Wellenreuther recolhe.
I
Médio
P
Avançado
Pedersen, no lado direito, cruza a bola para o interior da área, mas Álvaro Carreras, de cabeça, afasta-a. Canto para os neerlandeses.
Com os punhos, Trubin afasta a bola batida no pontapé de canto.
5-0. Num lance iniciado por uma excelente variação de flanco de Álvaro Carreras, Martim Neto lança Tiago Gouveia na direita e, perto da linha de fundo, o flanqueador, com um cruzamento preciso, encontra Arthur Cabral na pequena área. O avançado cabeceia para o fundo das redes! Mais um lance bem trabalhado pelas águias!
Um minuto de compensação.
Em pré-época, mas já em alta rotação, o Benfica bate o Feyenoord por 5-0 no Estádio da Luz e conquista a 12.ª edição da Eusébio Cup.
Flora, esposa de Eusébio, assim como a filha Sandra e a neta Maria já se encontram no palanque montado no relvado, onde vão entregar o troféu referente à Eusébio Cup ao capitão do Benfica.
João Mário e Florentino erguem a Eusébio Cup. "E o Benfica ganhou!", ouve-se e canta-se na Luz.
Equipa do Benfica dá a volta ao relvado com o troféu, aplaudindo e agradecendo o apoio dos Benfiquistas, ao som de "Eu amo o Benfica".
O jovem avançado Prestianni dirigiu-se aos Benfiquistas e deixou uma mensagem de ambição: "Que nos apoiem, nós vamos dar tudo desde a primeira partida, em todas as competições. Vamos tentar ganhar tudo o que tivermos pela frente."
Guarda-redes
Defesa
46'
Defesa
65'
Médio
85'
Avançado
13'
14'
51'
77'
Médio
Médio
46'
Avançado
9'
46'
Defesa
18'
46'
Defesa
65'
Médio
85'
B
Guarda-redes
46'
N
Defesa
76'
B
Defesa
28'
G
Defesa
18'
61'
Z
Médio
P
Avançado
87'
L
Defesa
76'
HM
Avançado
61'
K
Defesa
76'
G
Avançado
61'
H
Defesa
76'
Guarda-redes
Guarda-redes
Defesa
46'
Defesa
46'
Avançado
46'
Avançado
85'
89'
Avançado
46'
Avançado
65'
Médio
85'
Defesa
65'
Médio
77'
VS
Guarda-redes
W
Guarda-redes
46'
U
Avançado
61'
I
Médio
87'
Z
Médio
61'
S
Avançado
R
Defesa
76'
M
Médio
L
Médio
61'
P
Defesa
76'
T
Defesa
76'
P
Defesa
76'
G
Defesa
RS
Treinador
BP
Treinador
LG
Árbitro Principal
PM
Assistente
RT
Assistente
FS
4.º Árbitro
BE
VAR
PB
Assistente de VAR
Lisboa, Portugal