Trubin
Guarda-redes
Nesta quarta-feira, 2 de abril, o Benfica retorna a casa para enfrentar, a partir das 20h15, o Farense, em duelo válido para a 27.ª jornada da Liga Betclic. É esperada, mais uma vez, uma Catedral em apoio fervoroso à equipa... todos contamos!
Na terça-feira, 1 de abril, no Benfica Campus, a equipa de futebol profissional do Benfica realizou mais uma sessão de treino, tendo em vista a receção ao Farense, agendada para esta quarta-feira, 2 de abril, no Estádio da Luz.
Na antevisão ao Benfica-Farense, da 27.ª jornada da Liga Betclic, Bruno Lage insistiu na necessidade de manter foco total no presente e na conquista dos 3 pontos frente aos algarvios, no jogo aprazado para as 20h15 desta quarta-feira, 2 de abril.
"Farense, Farense, Farense" – foi desta forma que o treinador do Benfica vincou o estado de espírito para o duelo no Estádio da Luz. "O jogo mais importante da época é o Farense. Porquê? Porque é o próximo. E lamento, mas neste momento eu não consigo ter outro discurso que não seja este, porque é o meu foco. Tem de ser a minha energia para fazer o trabalho da forma como eu trabalho. Porque o nosso trabalho é para os Benfiquistas, é para ganhar títulos", disse.
Destacando a evolução da equipa nos últimos encontros, Bruno Lage revelou que o coletivo está cada vez mais confortável relativamente à dinâmica de jogo, e garantiu que os eleitos para enfrentar o penúltimo classificado do Campeonato estão unidos e preparados para dar uma firme resposta em campo.
"Há um conjunto de tempo e de qualidade de trabalho que nos está a levar a esta consistência, e a minha principal função é garantir esse patamar de exigência. E isso garante-se da forma como treinamos, na exigência que queremos ter – independentemente de quem jogue – de jogar em equipa, com a qualidade com que estamos a jogar", referiu.
Na conferência de Imprensa realizada na terça-feira, 1 de abril, no Benfica Campus, o comandante encarnado também abordou outros temas, como a gestão de Tomás Araújo e a "enorme satisfação" pelo regresso de Tiago Gouveia à competição ao serviço da equipa B, após recuperar de uma lesão sofrida em agosto.
A equipa orientada por Bruno Lage chega ao jogo do Estádio da Luz com 62 pontos e à procura de aumentar a série de 7 vitórias consecutivas no Campeonato para regressar ao topo da tabela. Com 17 pontos, os algarvios ocupam um lugar na zona de descida e abordam o duelo da 27.ª jornada vindos de 11 partidas seguidas sem vencer na prova: o último triunfo aconteceu em 21 de dezembro de 2024. De lá para cá, averbaram 5 empates e 6 derrotas.
Na Catedral, o Benfica venceu 12 dos 13 jogos, tendo o estatuto de equipa que mais pontos somou em casa (36) na presente edição da Liga Betclic. Por seu lado, o Farense arrecadou um número maior fora de portas do que na condição de anfitrião (10 contra 7). Como visitado, na 10.ª jornada, no Estádio Algarve, foi derrotado pelas águias, por 1-2, com Álvaro Carreras e Pavlidis a marcarem os golos do coletivo benfiquista.
Olhando para o histórico de embates, a superioridade da equipa encarnada é esmagadora, sobretudo na condição de anfitriã: contabiliza 21 triunfos (84%) em 25 partidas, com um saldo de 73 golos marcados e 16 sofridos.
Os números disponibilizados pela plataforma Sofascore ajudam a explicar o fosso entre as duas equipas na tabela classificativa da Liga Betclic. À boleia de 17,3 remates por 90 minutos (7,1 enquadrados), o Benfica tem um dos melhores ataques da competição com 62 golos marcados (2,4 por jogo), mais 45 do que os 17 do Farense, que regista 11,5 remates por jogo (3,2 na direção das balizas adversárias).
Por seu lado, os 59,6% de posse de bola ilustram a tendência dos encarnados para dominar os seus encontros, enquanto o conjunto de Faro, com 39,8%, é uma das equipas da Liga que mais iniciativa dão aos adversários. Os parâmetros da eficácia de passe por jogo (85,2% contra 72,4%) e de dribles realizados por desafio (9,5 contra 6,8) acentuam a maior acutilância ofensiva do Benfica relativamente ao antagonista.
Com 20 golos sofridos comparativamente aos 37 do Farense, os encarnados entram em campo nesta quarta-feira, 2 de abril, como donos da melhor defesa entre as 18 equipas que disputam o Campeonato, e, também, com 13 clean sheets contra 5 do adversário.
Líderes da competição nos desarmes (18,8) e nas recuperações de bola por jogo (54,2), as águias também se destacam nas disputas, superiorizando-se ao adversário na percentagem de duelos ganhos por encontro (52% contra 47,8%) e nos duelos aéreos ganhos por partida (56,9% contra 47,2%).
Com 10 remates certeiros, Pavlidis é o melhor marcador das águias na competição, enquanto Bruma se destaca no capítulo das assistências, com 7, e, também, nas grandes oportunidades criadas (14) e nos dribles realizados por jogo (2,5). Já Florentino lidera entre os encarnados nos desarmes por desafio (3,1) e Otamendi nas interceções (1,9).
Do lado algarvio, Tomané é o artilheiro de serviço, com 3 golos, sendo Marco Matias o melhor assistente, com 3 passes decisivos. Em termos defensivos, Cláudio Falcão lidera o top de desarmes da Liga Betclic entre os atletas com pelo menos 50% de presenças de jogos na prova, com 3,42 por jogo.
Falta pouco mais de duas horas para o início do desafio e já são muitos os benfiquistas no complexo desportivo da Luz! É este coração imenso que ampara e empurra o pulmão... só nós sentimos assim!
18h44 | Os jogadores do Farense já se encontram no relvado do Estádio da Luz.
18h45 | O autocarro do Benfica chega ao Estádio da Luz.
Trubin, Álvaro Carreras, António Silva, Aursnes, Kökcü, Di María, Pavlidis, Aktürkoğlu, Dahl, Otamendi e Renato Sanches.
Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Schjelderup, Bruma, Leandro e Bajrami.
Ricardo Velho, Artur Jorge, Tomás Ribeiro, Neto, Zé Carlos, Tomané, Rony Lopes, Pastor, Cláudio Falcão, Derick Poloni e Miguel Menino.
Kaique, Paulo Victor, Yusupha Njie, Alex Bermejo, Rui Costa, Filipe Soares, Lucas Áfrico, Rivaldo e Marco Matias.
Hélder Carvalho, árbitro da AF Santarém, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Farense, da 27.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Francisco Pereira e Hugo Ribeiro como assistentes e Inês Andrada no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Catarina Campos, e o assistente (AVAR) Pedro Felisberto.
19h32 | Os guarda-redes das duas equipas já iniciaram os exercícios de aquecimento.
19h38 | Entram no relvado os jogadores de campo do Benfica para os exercícios de aquecimento.
19h59 | Os jogadores do Benfica recolhem ao balneário.
20h07 | As equipas estão prestes a entrar no relvado.
20h08 | A águia Vitória voa até ao símbolo do Glorioso.
20h12 | Ouve-se o "Ser Benfiquista" na Catedral!
20h14 | Os capitães de equipa, Otamendi e Ricardo Velho, escolhem quem sai com a bola.
A redondinha já rola no tapete verde do Estádio da Luz.
Sai o Benfica.
Águias no ataque.
Bola em Otamendi.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Falta sobre Di María.
Benfica organiza o ataque.
Dahl arranca pela direita, desembaraça-se de dois adversários e cruza para um corte imperfeito de Artur Jorge. A bola ainda fica solta na área, mas Ricardo Velho antecipa-se a Pavlidis e afasta o perigo.
Insiste o Benfica.
Falta ofensiva de Di María.
Benfica no ataque.
Centrais saem a jogar.
Cruzamento de Dahl a partir da direita. Canto para o Benfica. É do lado direito.
Farense tenta sair.
Execução do canto. Di María cruza diretamente para as mãos de Ricardo Velho.
Renato Sanches recupera a bola.
Pontapé de baliza para os algarvios.
Recuperação de bola de Kökcü.
Neto desarma Aktürkoğlu.
Miguel Menino arranca pelo lado esquerdo e cruza para a área, onde Álvaro Carreras faz o corte de cabeça.
Contra-ataque rápido do Benfica...
1-0. Saída rápida para o ataque: Di María recebe de Pavlidis e este abre na direita para Aursnes, que, a partir do corredor, endossa para Aktürkoğlu. O avançado turco, ao segundo poste, encosta com sucesso.
Farense no ataque.
Falta de Tomané sobre Otamendi. Livre para o Benfica.
Benfica volta à carga.
Recuperação de bola do Farense, que sai para o contra-ataque.
Falta de Álvaro Carreras sobre Rony Lopes perto da área do Benfica.
Farense recua o esférico até Ricardo Velho.
Recuperação de bola de Otamendi.
Renato Sanches organiza o ataque.
Passe longo de Di María leva a bola para as mãos de Ricardo Velho.
Trubin recolhe a bola e inicia novo ataque das águias.
Artur Jorge corta o passe a rasgar de Kökcü para Pavlidis, mas o Benfica recupera a bola de imediato.
Carrega o Benfica, que pressiona o adversário e não o deixa sair para o ataque.
Lançamento lateral para o Farense.
Bola chega a Trubin. Benfica vai atacar.
António Silva desarma Tomané.
Sai o Farense para o contra-ataque.
Falta de Renato Sanches.
Renato Sanches recupera a bola.
Pavlidis recebe a bola à entrada da área, mas é desarmado por um adversário.
Excelente interceção de António Silva.
Derick Poloni rompe pelo lado esquerdo e remata cruzado para defesa segura de Trubin.
Benfica no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Kökcü organiza o ataque.
Remate de longe de Kökcü, em zona frontal, e a bola sai ao lado.
António Silva corta o lançamento longo de Ricardo Velho.
Aursnes recupera a bola à entrada da área do Benfica.
Kökcü faz um passe a rasgar a defesa para Pavlidis, que adianta muito a bola quando tenta contornar o guarda-redes do Farense. Pontapé de baliza para os algarvios.
António Silva recupera a bola.
Ataca o Benfica.
Renato Sanches faz o passe vertical para Aursnes, que faz a receção orientada e solta para Di María. Este desmarca Dahl, que procura a linha de fundo e cruza para uma finalização ao lado de Pavlidis.
Otamendi recupera a bola.
Derick Poloni vai à linha e faz um cruzamento com muito efeito que sai na direção da baliza do Benfica, com Trubin a afastar a bola pela linha de fundo. Canto para o Farense.
Trubin amarra a bola batida por Rony Lopes a partir do canto.
2-0. Trubin faz um passe longo de excelência para o lado esquerdo a desmarcar Aktürkoğlu. O internacional turco cruza para a área e Pavlidis roda, tira Artur Jorge da jogada e remata colocado para o 2-0. Ataque rápido a dar frutos e as bancadas da Luz a vibrar! É o 11.º golo do camisola 14 das águias na Liga Betclic.
Lançamento lateral para o Benfica.
Tomané remata na área contra Otamendi sem perigo.
Lançamento lateral para o Benfica.
Aktürkoğlu derrubado em falta. Livre para o Benfica.
Benfica ataca pela direita.
Di María tenta desmarcar Dahl de calcanhar, mas Derick Poloni adivinha o lance e fica com o esférico.
Farense no ataque.
Livre a favor do Farense.
Álvaro Carreras afasta a bola de cabeça. Insiste o Farense.
Novo corte de Álvaro Carreras, desta feita pela linha lateral. Lançamento para o Farense.
Pontapé de baliza para o Benfica.
Ataca o Benfica.
Combinação entre Aktürkoğlu e Pavlidis, com o extremo turco a rematar à figura de Ricardo Velho.
Otamendi antecipa-se a Tomané e lança novo ataque.
Pavlidis tenta desmarcar Di María, mas a bola sai com muita força e fica com Ricardo Velho.
Tomané recebe a bola e isola Miguel Menino, que, só com Trubin pela frente, esbarra na grande mancha do guarda-redes do Benfica.
Ataca o Benfica.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Farense.
Avança o Benfica pelo lado direito.
Otamendi sai a jogar.
Recupera o Farense, que circula a bola no seu meio-campo.
Falta de Otamendi na linha de meio-campo.
Cruzamento de Aursnes é desviado, e a bola acaba nas mãos de Ricardo Velho.
Neto coloca a bola no interior da área, onde Cláudio Falcão cabeceia para as mãos de Trubin.
Pavlidis recupera a bola no meio-campo adversário e lança novo ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Tomané derruba Renato Sanches na saída do contra-ataque. Livre para o Benfica.
Benfica circula a bola junto à área do Farense.
Dahl coloca a bola na área, onde Pavlidis não consegue passar por Cláudio Falcão.
Canto para o Benfica. É sobre a direita do ataque.
Di María arrisca o canto direto, mas Ricardo Velho está atento e afasta a bola com os punhos.
Fora de jogo assinalado a Di María.
Aursnes recupera a bola e lança novo ataque.
Falta de Álvaro Carreras.
Lançamento lateral para o Benfica.
Grande saída de jogo ao primeiro toque, que culmina com um corte decisivo de Neto a evitar que o passe de Pavlidis chegue a Aktürkoğlu.
Benfica no ataque.
Farense sai no contra-ataque.
O passe de Rony Lopes para a área sai diretamente pela linha de fundo.
Benfica sai para o ataque.
Remate forte de Miguel Menino, em posição frontal, para boa defesa de Trubin. Canto para o Farense.
TR
2-1. Na sequência do canto, Cláudio Falcão cabeceia à trave e, na recarga, Tomás Ribeiro encosta para o golo do Farense.
Ataca o Benfica.
Falta de Dahl.
Vai jogar-se mais 1 minuto nesta 1.ª parte.
Otamendi corta, de cabeça, o cruzamento de Derick Poloni.
Cruzamento de Pastor para fora.
Lançamento lateral para o Benfica.
Estão cumpridos os primeiros 45 minutos do jogo entre Benfica e Farense, da 27.ª jornada da Liga Betclic. Na Catedral, as águias vencem, por 2-1. Aktürkoğlu (7') e Pavlidis (23') marcaram para os encarnados; Tomás Ribeiro (43') assinou o tento dos algarvios.
Médio
Médio
O esférico já rola novamente no relvado da Catedral.
Sai o Farense.
Ataca o Benfica.
Di María faz um grande passe a rasgar a defesa para Dahl, que esbarra na mancha de Ricardo Velho.
Insiste o Benfica...
Lançamento lateral para o Farense.
Recuperação de António Silva. Ataca o Benfica.
Cruzamento perigoso de Dahl e corte de Neto na área.
Pavlidis recebe o esférico na área e corta para o coração da área, onde Derick Poloni evita que a bola chegue a Di María.
Livre favorável ao Benfica.
Lance na área do Farense entre Aursnes e Ricardo Velho... o árbitro manda seguir.
Farense sai no contra-ataque, mas Otamendi, em carrinho, faz o corte sobre Tomané. Canto para os algarvios sobre o lado direito.
Trubin amarra o cruzamento de Rony Lopes.
Ataca o Benfica.
Lançamento lateral para o Farense.
Barreiro recupera a bola.
Livre a favor do Benfica.
Bola chega a Ricardo Velho.
Benfica sai para o ataque.
Pontapé de baliza para o Farense.
António Silva atrasa a bola de cabeça para Trubin.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica no ataque.
Lançamento para o Benfica. Bola em Álvaro Carreras...
Aktürkoğlu acelera pelo lado esquerdo.
3-1. Excelente passe em zona frontal de Aursnes para Pavlidis, que, ao segundo poste, assiste Aktürkoğlu no corredor central: o camisola 17 encosta de pé esquerdo. Excelente jogada do ataque do Benfica.
Farense sai para o ataque.
Otamendi antecipa-se a Tomané e é carregado em falta. Livre para o Benfica.
Benfica ataca pela esquerda.
Canto para o Benfica.
Cláudio Falcão afasta a bola da área, e o esférico chega a Trubin.
Fora de jogo assinalado a Aktürkoğlu... que grande arrancada do turco.
Barreiro impede que o Farense leve o esférico até à área do Benfica.
Benfica volta a carregar no ataque.
Livre favorável ao Farense à entrada da área do Benfica.
Livre de Rony Lopes leva a bola a sair por cima da baliza de Trubin.
Benfica a atacar.
Cláudio Falcão trava a marcha de Aursnes.
Falta sobre Tomané.
Rony Lopes surpreende com um passe a rasgar para Derick Poloni, cujo cruzamento atravessa a área e sai pela linha de fundo.
Benfica a atacar por Álvaro Carreras...
Falta de Barreiro no meio-campo contrário.
RL
3-2. Rony Lopes fura pelo corredor central e solicita a desmarcação de Derick Poloni no lado esquerdo. Este devolve a bola a Rony Lopes, que remata de primeira para o segundo golo dos algarvios.
Benfica no ataque.
Lançamento lateral para o Benfica.
Pontapé de baliza para o Farense.
Derick Poloni corta a iniciativa de Aktürkoğlu.
Fora de jogo assinalado a Tomané.
RC
Avançado
MM
Médio
FS
Médio
ZC
Médio
Benfica no ataque.
Di María coloca a bola em Pavlidis, e Cláudio Falcão surge com tudo a fazer o corte pela linha de fundo. Canto para o Benfica.
Bola chega a Ricardo Velho.
Lançamento lateral para o Farense.
Farense no ataque.
Recuperação de bola de António Silva.
Falta sobre Kökcü.
Cláudio Falcão derruba Aursnes. Livre para o Benfica.
Artur Jorge lê bem o lance e impede que o passe de Di María chegue a Aktürkoğlu.
Livre de Di María em zona frontal para boa defesa de Ricardo Velho.
António Silva é pisado por Pastor dentro da área, o árbitro nada assinala.
Jogo interrompido para assistência a Ricardo Velho.
Jogo reatado com a bola na posse do Farense, que ganha um lançamento lateral.
Tomané empurra Otamendi pelas costas na área do Benfica. Livre assinalado.
Benfica no ataque.
Pontapé de baliza para o Farense.
Avançado
Avançado
Avançado
Avançado
Farense no ataque.
Remate perigoso de Rui Costa dentro da área contra António Silva. Canto para o Farense. É do lado direito.
Trubin afasta a bola da área com os punhos.
Cruzamento da esquerda de Derick Poloni para o primeiro poste, onde Tomané desvia de cabeça. Excelente defesa de Trubin.
Insiste o Farense pelo lado direito.
Benfica troca a bola no meio-campo do Farense.
Dahl cruza a bola para a área, onde Tomás Ribeiro faz o corte.
Benfica recupera de imediato a bola e volta à carga.
Livre favorável ao Farense.
Pastor rasteira Dahl. Livre para o Benfica.
Ricardo Velho não consegue segurar a bola após sair aos pés de Schjelderup, e Pastor alivia pela linha lateral.
Benfica carrega.
Aursnes cruza para o interior da área para novo corte de Tomás Ribeiro.
Lançamento para o Benfica.
AB
Avançado
N
Médio
YN
Avançado
AJ
Defesa
MM
Avançado
T
Avançado
Lançamento lateral para o Farense.
Otamendi corta a bola pela linha lateral.
Otamendi corta de cabeça.
Lançamento para o Benfica.
Canto para o Benfica.
Alex Bermejo corta o cruzamento de Kökcü.
Falta assinalada a Barreiro em despique com Marco Matias em zona ofensiva.
Lançamento lateral para o Farense.
Yusupha Njie não consegue dominar a bola dentro das quatro linhas. Pontapé de baliza para o Benfica.
Rony Lopes ganha a bola no lado direito e tenta solicitar um colega em velocidade, mas Trubin fica dono e senhor do lance.
Benfica no ataque.
Álvaro Carreras tira Pastor do caminho e cruza para Aktürkoğlu, que remata de pronto, por cima.
Avançado
Avançado
FS
Falta sobre Barreiro.
Corte de Otamendi.
Ricardo Velho choca com o colega Tomás Ribeiro quando ataca a bola, e esta sobra para Barreiro, que não consegue finalizar.
Lançamento lateral para o Benfica.
Remate de Amdouni, na área, e a bola vai à malha lateral.
António Silva ganha no físico a Marco Matias, e a bola sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza.
Vão jogar-se mais 4 minutos nesta 2.ª parte.
Benfica sai para o ataque.
Cláudio Falcão desarma Belotti, e os algarvios saem para o ataque.
Trubin segura um cruzamento vindo do lado direito.
Falta de Dahl.
Kökcü afasta a bola da área de cabeça.
Apito final no duelo entre Benfica e Farense, da 27.ª jornada da Liga Betclic... e mais 3 pontos somados! Na Catedral, as águias vencem, com justiça, por 3-2. Aktürkoğlu (7' e 54') e Pavlidis (23') marcaram para os encarnados; Tomás Ribeiro (43') e Rony Lopes (63') assinaram os tentos dos algarvios. Missão cumprida!
"O importante é a equipa vencer, a mentalidade vencedora, e estamos a fazer um grande trabalho. Estou feliz por marcar e por ajudar os meus companheiros de equipa. Estamos na reta final. Temos de nos concentrar no próximo jogo, que é importante. Agora o nosso foco está no jogo com o FC Porto", sublinhou o avançado turco.
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio da Luz, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo e da vitória perante o Farense (3-2) na 27.ª jornada da Liga Betclic 2024/25.
Guarda-redes
90'+2'
Defesa
Defesa
Médio
Médio
Avançado
75'
Avançado
23'
75'
Avançado
7'
54'
89'
'
Defesa
Defesa
Médio
46'
RV
Guarda-redes
AJ
Defesa
83'
TR
Defesa
43'
N
Médio
83'
ZC
Médio
67'
T
Avançado
83'
RL
Avançado
63'
P
Defesa
CF
Defesa
DP
Defesa
MM
Médio
67'
Guarda-redes
Avançado
89'
Avançado
Médio
46'
Avançado
75'
Avançado
75'
Avançado
Defesa
Defesa
K
Guarda-redes
PV
Defesa
YN
Avançado
83'
AB
Avançado
83'
RC
Avançado
67'
FS
Médio
67'
89'
LÁ
Defesa
R
Defesa
MM
Avançado
83'
Treinador
TM
Treinador
HC
Árbitro Principal
FP
Assistente
HR
Assistente
IA
4.º Árbitro
CC
VAR
PF
Assistente de VAR
FS
Lisboa, Portugal