Trubin
Guarda-redes
Corta a defensiva flaviense, impedindo o ataque encarnado.
"Aproveitar a oportunidade para fazer toda a gente à volta do Benfica feliz."
Na conferência de Imprensa de antevisão, que teve lugar no Benfica Campus, Roger Schmidt destacou que a equipa está em "boa forma" para enfrentar o Chaves, adversário que, em risco de descida de divisão, não tem nada a perder.
À entrada para a fase decisiva da época, o treinador do Benfica lembrou e enalteceu que os encarnados ainda lutam por três troféus (Liga Betclic, Taça de Portugal e Liga Europa) e foi imperativo. "Depende de nós usarmos esta oportunidade e este momento para acelerarmos o nosso nível de topo em tudo", realçou Roger Schmidt, distinguido com o Galardão Treinador na cerimónia que assinalou os 120 anos do Clube.
É na Catedral que, nesta sexta-feira, 29 de março, o Benfica recebe o Chaves (18h00), em embate da 27.ª jornada da Liga Betclic, e dá início a mais um intenso ciclo competitivo. O duelo com o último classificado da competição é o primeiro compromisso após a pausa para os desafios das seleções nacionais e antecede um mês de abril em que as águias vão disputar sete jogos, em três provas distintas.
Ficou para trás a derradeira janela destinada aos encontros das seleções nacionais até ao encerramento da calendarização dos clubes na presente temporada 2023/24. Daqui em diante, seguem-se momentos de elevada intensidade competitiva e de decisão.
O Chaves, atual 18.º classificado, surge como o primeiro obstáculo do Benfica, apresentando-se no Estádio da Luz com 19 pontos conquistados e a quatro do posto que dita a realização de um play-off com o 3.º colocado da Liga 2.
Com apenas uma vitória fora de portas, em Arouca (0-2), à 7.ª jornada, a formação transmontana apresenta-se como um dos piores ataques na condição de visitante, e na qual conquistou sete pontos em 13 jogos disputados. Menor pecúlio pontual neste contexto só o do Estoril, com seis pontos amealhados à entrada para a 27.ª jornada. E pela frente está um Benfica com 11 triunfos e dois empates, em 13 duelos realizados na Catedral, onde consentiu seis golos.
O Chaves vem de duas derrotas em casa, frente a Arouca (1-5) e Vitória SC (1-2), e um empate pelo meio, fora de portas, perante o Gil Vicente (0-0).
Já o Benfica, nos últimos três jogos oficiais, venceu o Estoril (3-1), o Rangers (0-1) e o Casa Pia (0-1).
Este será o 39.º desafio entre Benfica e Chaves. Os encarnados contam com 30 vitórias (79%) e quatro empates (11%), isto envolvendo todas as competições. No Campeonato Nacional, os dois emblemas cruzaram-se em 35 ocasiões, com as águias a saírem por cima em 27 duelos (77%), empatando quatro (11%). Como visitado, o Benfica venceu 15 desafios (88%) e empatou dois (12%) em 17 confrontos.
Na época em curso, o Glorioso defrontou os flavienses na 10.ª jornada da Liga Betclic, em Trás-os-Montes, e venceu (0-2), com golos de Aursnes e João Mário.
No arranque da 27.ª jornada, o Benfica, comparando com o Chaves, continua a ser a equipa mais rematadora da prova (411 disparos contra 268), a que mais ações de um contra um e drible produziu (870 contra 615), a segunda que mais cruzamentos efetuou (474 contra 408) e a segunda com mais pontapés de canto a cada 90 minutos (6,31 contra 4,16), isto segundo dados plataforma Wyscout.
O Benfica é ainda a equipa com a melhor percentagem de remates enquadrados (43,1% contra 34%). No que concerne ao drible, os jogadores do Chaves, pese o número inferior de tentativas, foram bem-sucedidos em 56,3% das vezes, naquele que é o 3.º melhor registo das equipas em prova, contra os 52,3% dos encarnados.
Dominador no capítulo dos passes (14 375 contra 8747), o Benfica, além de ser a equipa em prova que apresenta maior número de ações efetuadas, é a que maior acerto tem, com 86,8% de eficácia, contra os 80,1% dos flavienses – que ficam atrás, apenas, de Farense e Estrela da Amadora. Em termos de posse de bola, o Benfica tem uma média de 58,1% por jogo, contra os 45,2% do Chaves.
Se o Benfica possui a segunda melhor defesa da competição (21 golos sofridos), o Chaves é equipa mais batida (56 golos), fruto dos 352 remates consentidos até ao momento.
Individualmente, Rafa é o atleta com mais assistências na prova (11), parâmetro em que Neres surge na 3.ª posição (8). O camisola 27 é igualmente o melhor marcador das águias na competição, com 12 golos, enquanto no lado do Chaves esse estatuto é de Héctor Hernández, com 13 golos.
Di María reparte com Francisco Moura (Famalicão) o estatuto de atleta com mais cruzamentos efetuados na competição (122), apresentando-se como o quinto com mais ações de um contra um e drible (145). Rafa mantém-se como o segundo jogador com mais toques na bola dados na área contrária (141).
Na última jornada disputada na Liga Betclic, a 26.ª, no terreno do Casa Pia, o técnico Roger Schmidt optou por um onze formado por Trubin, Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, João Mário, Rafa e Marcos Leonardo. António Silva não será opção para o duelo com os flavienses devido à acumulação de cinco cartões amarelos na competição, cumprindo assim um jogo de suspensão.
Moreno Teixeira, treinador do Chaves, na derrota (1-2) em casa com o Vitória SC, na derradeira ronda do Campeonato, apresentou a equipa organizada num 3x4x3, com a seguinte constituição: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Carraça, Essugo, Guima, Benny, Rúben Ribeiro, Guzzo e Héctor Hernández.
Hélder Malheiro, árbitro da AF Lisboa, foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Benfica-Chaves, da 27.ª jornada da Liga Betclic. O juiz do encontro vai ter Hugo Coimbra e Gonçalo Freire como assistentes e Halim Shirzad no papel de quarto árbitro. O videoárbitro (VAR) será Luís Ferreira, e o assistente (AVAR) Luís Costa.
Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Aursnes, Florentino, João Neves, Di María, Neres, Rafa e Arthur Cabral.
Hugo, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Rúben Ribeiro, Dário Essugo, Guima, Benny, Carraça, Raphael Guzzo e Héctor.
Samuel Soares, Morato, Álvaro Carreras, Juan Bernat, Kökcü, João Mário, Tengstedt, Rollheiser e Marcos Leonardo.
Rodrigo, Habib Sylla, Paulo Victor, Sanca, Pinho, Steven Vitória, Kelechi, Morim e Jô Batista.
As equipas recolhem aos balneários.
Ambos os onzes perfilados no relvado.
Trubin amarra, após cruzamento no ataque flaviense.
Pontapé de saída é dado pelo Chaves.
Livre para o Benfica.
Di María bate em zona frontal, e Dário Essugo efetua o corte.
Livre para as águias, à entrada da área. Rafa é derrubado por Vasco Fernandes.
Di María marca o livre e Hugo voa, negando o golo das águias.
O Benfica circula a bola no meio-campo do Chaves.
Canto para o Benfica.
Bah efetua o cruzamento, mas Carraça corta o esférico.
Recuperação de Tomás Araújo, junto à área encarnada.
Lançamento lateral para as águias.
Carraça corta e impede que Arthur Cabral fique com o esférico.
Sobre a esquerda, Rafa cruza e a bola é cortada por um defesa do Chaves.
Fora de jogo assinalado ao ataque encarnado.
Aursnes tenta servir Arthur Cabral. Júnior Pius corta.
Arremesso lateral para o Chaves.
Sobre a direita do ataque, Di María marca o livre e Florentino cabeceia sobre a barra.
Livre para o Benfica.
Aursnes leva a melhor sobre Rúben Ribeiro. Lançamento para as águias.
Cruzamento largo de Bah. A bola sai, é pontapé de baliza para o Chaves.
Rúben Ribeiro recupera o esférico em zona defensiva.
Florentino abre para Rafa, que combina com Aursnes. O Chaves recupera o esférico.
Canto para o Chaves.
Di María solicita Rafa, que não consegue controlar a bola. Pontapé de baliza para o Chaves.
Júnior Pius cabeceia sobre a trave, após cruzamento de Rúben Ribeiro.
Neres cai na área, após lance aéreo dividido com Ygor Nogueira. É uma entrada impetuosa. O juiz manda seguir.
Recupera Florentino, de cabeça, no miolo do terreno.
João Neves é travado em falta. Livre para as águias.
Júnior Pius acerta com o cotovelo no rosto de Bah, na área flaviense. O lateral está caído.
Lance de possível penálti para o Benfica.
Hélder Malheiro vê as imagens do lance e confirma que Bah é atingido na cabeça por um defensor do Chaves, na disputa de um lance aéreo na grande área flaviense.
JP
O defesa é punido pela ação faltosa sobre Bah.
Di María atira rasteiro, Hugo defende. 0-0 no marcador.
Livre para o Benfica no miolo do terreno.
Florentino, à entrada da área, atira sobre a barra, na conclusão de uma saída rápida para o ataque.
Di María bate o canto, à direita, Arthur Cabral eleva-se e cabeceia, mas erra o alvo.
Canto para as águias. Vasco Fernandes corta.
Di María trabalha na área e atira à malha lateral. A bola desvia num defesa. É canto.
Di María marca o canto, chegado à baliza, e, por pouco, João Neves falha a emenda para as redes.
Arthur Cabral não consegue dominar a bola. Pontapé de baliza para o Chaves.
H
Por atrasar a reposição da bola em jogo.
As águias trocam a bola no meio-campo.
Fora de jogo assinalado ao ataque flaviense.
Lançamento para o Benfica.
Sai o Benfica para o ataque.
Canto para o Benfica. Neres executa e a bola é afastada.
Mais um canto para o Benfica.
Neres tenta avançar na área, corta Pius. Novo canto.
Di María cobra o canto, à direita, Florentino cabeceia na zona do primeiro poste e a bola sai rente ao poste mais distante.
Livre para o Chaves.
Dário Essugo tenta o remate na área, Florentino corta pela linha de fundo. Canto para o Chaves sobre o lado direito do ataque.
Começa a chover com intensidade no Estádio da Luz!
Benny executa o canto e Héctor cabeceia ao lado. Pontapé de baliza para as águias.
Di María tenta o cruzamento, mas a bola é cortada.
O Benfica procura encontrar espaços junto à área dos flavienses.
Dário Essugo efetua o corte, na área, após insistência atacante das águias.
Neres faz uma simulação, deixa o esférico passar, mas a bola fica na posse do Chaves.
H
Por falta sobre Rafa.
Pontapé de baliza para o Chaves.
Arthur Cabral, na área, tenta chegar à bola, juntamente com Rafa. O camisola 27 remata ao lado.
Quatro minutos de compensação.
Partida interrompida. O jogador do Chaves é assistido.
Por ação faltosa sobre Essugo.
Desafio retomado.
Muitos ataques do Benfica (71% de posse de bola), um penálti enjeitado e o 0-0 persiste no marcador.
Di María cruza, corta Ygor Nogueira.
Pontapé de baliza para o Benfica.
A bola volta a rolar no relvado da Catedral.
O Benfica inicia mais um ataque.
Livre para os flavienses, por falta de Bah sobre Júnior Pius.
O Chaves tenta sair para o ataque e ganha lançamento lateral.
Canto para o Benfica. Di María cruza, sobre a direita, e Carraça alivia para fora.
Lance na área do Chaves é revisto pelo videoárbitro.
As águias procuram furar a defensiva do Chaves.
O videoárbitro não considera haver infração (passível de penálti) na grande área flaviense. Canto para o Benfica no lado esquerdo.
Di María bate o canto, e Tomás Araújo, no coração da área, consegue o cabeceamento. Hugo amarra.
Héctor remata e a bola sai para fora. Pontapé de baliza para as águias.
Arremesso lateral para o Benfica.
Rafa, à meia-volta, atira contra um opositor.
Neres fura, oferece a bola a Arthur Cabral, que tenta o remate na pequena área. Hugo defende, Neres recupera, passa para Bah, que atira sobre a barra.
RR
Por falta sobre João Neves.
Arthur Cabral comete falta na área do Chaves. Livre assinalado.
Di Maria executa a bola parada, Otamendi fica na posse do esférico, mas deixa escapá-lo. Lançamento para o Chaves.
Canto para o Benfica.
Mais um canto para as águias.
Livre junto à área, favorável ao Benfica. Di María é travado por Júnior Pius.
O lance da falta sobre Di María é revisto e não há dúvidas: a infração acontece no interior da grande área do Chaves.
Lance passível de penálti para o Benfica.
G
Por protestos.
Arthur Cabral atira para a esquerda, Hugo defende.
O videoárbitro sinaliza a presença de um defensor do Chaves no interior da grande área antes de Arthur Cabral bater a grande penalidade. O castigo máximo tem de ser repetido.
Possível infração quando Arthur Cabral bate o penálti...
B
Por protestos.
RG
Por protestos.
Arthur Cabral volta a bater o penálti, escolhe o mesmo lado e Hugo defende.
Di María progride pela direita, mas perde a bola.
1-0. Di María marca o livre, sobre a direita, e o médio João Neves, com um cabeceamento exímio, de costas para a baliza, fatura!
Livre favorável às águias, no meio-campo adversário.
O Chaves tenta contra-atacar, mas as águias ganham a posse de bola.
Arremesso lateral para as águias.
Livre para os visitantes, no meio-campo.
Mais um livre para o Chaves.
S
Avançado
DE
Médio
P
Médio
RR
Médio
M
Médio
RG
Médio
Na sequência de um livre cobrado na direita, a bola é levantada para a pequena área do Benfica. Trubin não consegue segurar o esférico, e depois aparece Aursnes a afastar. E depois sofre falta. Livre para o Benfica.
Canto para o Benfica. Vasco Fernandes interceta o cruzamento de Bah.
As águias circulam a bola e acercam-se da área oposta.
Avançado
Avançado
O juiz vislumbra ação faltosa no ataque encarnado. Hugo bate a bola.
Neres acelera pela esquerda, mas a bola é cortada por um rival.
Abertura para a área encarnada. Trubin agarra.
Arremesso lateral.
Lançamento para o Chaves. Bah corta a bola.
Tomás Araújo antecipa-se a um adversário e trava o ataque do Chaves.
PV
Avançado
B
Médio
Di María coloca a bola na área. Costa a defesa do Chaves.
JB
Avançado
G
Médio
Médio
Médio
Médio
Avançado
Carraça, a partir da direita, efetua o cruzamento e Jô Batista cabeceia sobre a barra.
João Mário combina com Rafa e o camisola 20, na cara de Hugo, não consegue o melhor domínio de bola. Perde-se uma oportunidade.
Alivia a defesa do Chaves.
Grande remate de Marcos Leonardo, que Hugo consegue defender. O avançado insiste, mas Vasco Fernandes efetua o corte. Canto para o Benfica.
João Neves tenta o remate, de fora da área. A bola é cortada por um rival.
Tomás Araújo leva a melhor sobre Héctor. Sai o Benfica para o ataque.
À entrada da área, após corte de Jô Batista, Rafa atira rente ao poste.
Aursnes efetua lançamento lateral.
Marcos Leonardo, na área do Chaves, tenta o remate de cabeça, mas perde o duelo aéreo.
João Mário progride com bola, mas a defesa oposta ganha o lance.
De fora da área, Kökcü atira à baliza. Hugo amarra.
Seis minutos de compensação.
Sanca serve Héctor, que cabeceia sobre a trave.
Lançamento lateral para os encarnados.
Bah tenta progredir sobre a direita, perto da linha de fundo, mas perde o esférico para Pius.
VF
Por corte de bola com a mão direita.
Livre para o Benfica marcado por Kökcü. A bola sobra para o capitão Otamendi, que arma o remate. A bola sai sobre a trave.
Aursnes avança pelo corredor esquerdo, entrega o esférico a Marcos Leonardo que trabalha bem na área e atira ao lado.
Trubin marca o pontapé de baliza.
Livre para o Chaves. Carraça levanta a bola e esta sai pela linha de fundo.
Livre para o Chaves. Carraça marca e a bola sai pela linha de fundo. Pontapé de baliza para as águias.
90'+7' O árbitro Hélder Malheiro apita pela última vez. Vitória do Benfica sobre o Chaves por 1-0.
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio da Luz, o treinador do Benfica, Roger Schmidt, fez a análise ao jogo e ao triunfo frente ao Chaves (1-0) na 27.ª jornada da Liga Betclic.
João Neves foi eleito pelos adeptos como Homem do Jogo.
De regresso ao Estádio da Luz, o Benfica bateu o Chaves (1-0) no jogo da 27.ª jornada da Liga Betclic. João Neves, de cabeça, marcou o golo das águias.
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
45'+3'
Médio
Médio
Médio
68'
'
Avançado
82'
Médio
82'
Avançado
Avançado
74'
H
Guarda-redes
32'
YN
Defesa
VF
Defesa
90'+3'
JP
Defesa
26'
RR
Médio
56'
72'
DE
Médio
72'
G
Médio
62'
81'
B
Médio
64'
81'
C
Médio
RG
Médio
65'
72'
H
Avançado
45'
Guarda-redes
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
82'
Médio
82'
Avançado
Avançado
Avançado
74'
R
Guarda-redes
HS
Defesa
PV
Avançado
81'
S
Avançado
72'
P
Médio
72'
SV
Defesa
K
Médio
M
Médio
72'
JB
Avançado
81'
RS
Treinador
MT
Treinador
HM
Árbitro Principal
HC
Assistente
GF
Assistente
HS
4.º Árbitro
LF
VAR
LC
Assistente de VAR
JP
H
H
RR
G
B
RG
VF
Lisboa, Portugal