Szczesny
Guarda-redes
Com a determinação de seguir para os quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica defronta o Barcelona nesta terça-feira, 11 de março, às 17h45 (continentais), no Estádio Olímpico Lluís Companys, na 2.ª mão dos oitavos de final da competição.
Será o 3.º encontro entre Benfica e Barcelona na temporada 2024/25, desta feita no reduto do coletivo blaugrana, após os compromissos para a 7.ª jornada da fase de liga (4-5) e para a 1.ª mão dos oitavos de final (0-1).
Hansi Flick, treinador do Barcelona, elogiou as águias e considerou que o resultado da 1.ª mão (0-1) deixa os catalães cautelosos. "O Benfica tem uma grande equipa, e Bruno Lage está a fazer um grande trabalho. Dá para perceber a sua filosofia e ver como querem jogar. Temos de estar concentrados ao máximo", afirmou o técnico dos blaugrana, em conferência de Imprensa.
Assegurando empenho total das águias, Tomás Araújo salientou o plano do Benfica para vencer o Barcelona na 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Tomás Araújo: "Vimos de dois jogos contra eles em que criámos muitas oportunidades e em que podíamos ter vencido. Infelizmente, a vitória não saiu do nosso lado, mas sabemos aquilo que podemos fazer, os espaços que vamos encontrar e temos de aproveitar as oportunidades que vamos criar amanhã [terça-feira]."
"Não temos medo de ninguém, de nenhum adversário. Sabemos da nossa valia, da nossa qualidade, tanto como equipa como individualmente, e temos de apresentar isso em campo."
Na condição de visitante na estação em curso, em encontros a contar para a Liga dos Campeões, o Benfica exibe como cartão de visita os triunfos nos terrenos do Estrela Vermelha (1-2), do Mónaco (2-3 e 0-1) e da Juventus (0-2), isto em quatro dos cinco jogos disputados fora de portas, incluindo o play-off de acesso à fase a eliminar, o qual não foi disputado pelo Barcelona.
A formação catalã, na fase de liga da Champions League, venceu o Young Boys (5-0), o Bayern Munique (4-1), o Estrela Vermelha (2-5), o Brest (3-0), o Dortmund (2-3) e o Benfica (4-5); empatou com a Atalanta (2-2) e sofreu a sua única derrota (2-1) frente ao Mónaco. O Barcelona somou 19 pontos e ficou no 2.º lugar entre as 36 equipas participantes na fase de liga.
Na projeção do duelo com o Barcelona, da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, Bruno Lage manifestou confiança na obtenção do triunfo que permita a passagem aos quartos de final da prova.
Bruno Lage: "A melhor estratégia possível é tentar repetir as duas exibições e a produção ofensiva que nós fizemos nos dois jogos [anteriores com o Barcelona]. E isso leva-nos à ambição de tentar passar a eliminatória, que é o nosso grande objetivo."
"Acima de tudo, olhar para aquilo que nós fizemos nos dois jogos com o Barcelona, em termos de oportunidades criadas, e um bocadinho mais de firmeza na finalização para também podermos marcar os nossos golos e poder seguir em frente na prova", considerou, antes de sublinhar que os Benfiquistas são "sempre importantes" no apoio à equipa. "Independentemente do número, acredito que os adeptos também vão ter o momento de se fazerem ouvir, e isso é sempre muito importante para nós", observou.
A equipa de futebol profissional do SL Benfica treinou na segunda-feira, 10 de março, no Estádio Olímpico Lluís Companys, palco do desafio com o Barcelona, uma partida decisiva para a continuidade das águias na Champions.
Pavlidis e Lewandowski surgem como os dois goleadores das equipas, com 7 e 9 golos, respetivamente.
Em termos de finalizações, o avançado do Benfica é o mais rematador (30 disparos, 2,72 por jogo), enquanto Raphinha totaliza 37 remates (média de 4,11 por jogo). O internacional brasileiro contabiliza ainda cinco passes para golo, enquanto, entre as águias, as assistências são repartidas por Pavlidis, Di María, Álvaro Carreras e Bah (e também Beste, que, entretanto, deixou o Clube), todos com duas.
Coletivamente, o Benfica efetuou um total de 164 remates, que se traduz numa média de 14,9 por jogo, cifra que aumentou precisamente após o último embate com o Barcelona, no qual as águias dispararam 26 vezes. Já o Barcelona contabiliza 136 remates (média de 15,11 por partida).
Ainda no capítulo ofensivo, o Benfica regista menos três ataques que o Barcelona (445 e 40,45 por jogo, em média, contra, 448 e 49,77 por desafio).
A eficácia de cruzamento das águias é a melhor da prova, com 32,3% (50 certos em 155), enquanto o Barcelona fica-se pelos 23,6% (26 acertados em 110 tentativas).
Ainda tendo como referência as estatísticas da UEFA, os catalães apresentam-se com 87,7% de eficácia de passe (5193 tentados e 4593 certos), face aos 81,3% do Benfica (4631 tentados e 3816 certos), enquanto nas recuperações da posse de bola as águias são a formação com maior número alcançado até ao momento na prova (493 e uma média de 44,81 por jogo). O Barcelona regista 304 recuperações e uma média de 33,77 por duelo.
Se lideram nas recuperações, nos desarmes as águias ocupam a 2.ª posição com 188 (17,09 por jogo). O Barcelona fica-se pela 24.ª posição neste item, com 120 (13,33 por jogo).
Otamendi é o 4.º jogador em prova com mais recuperações de bola (75 e 6,81 por jogo), parâmetro em que Casadó se perfila como o atleta com maior relevância no lado do Barcelona, com um total de 40 e uma média de 4,44 por encontro.
No capítulo dos desarmes, Casadó volta a mostrar-se em plano elevado: é o 2.º jogador da competição com 34 ações (3,77 por jogo). Florentino está no top 6 com 29 desarmes (2,63 por jogo).
O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro francês François Letexier (35 anos), internacional desde 2017, para apitar o Barcelona-Benfica. A equipa de arbitragem é ainda composta por Cyril Mugnier e Mehdi Rahmouni como árbitros assistentes e Stéphanie Frappart na função de quarto árbitro. O compatriota Jérôme Brisard estará no papel de videoárbitro (VAR), e Willy Delajod será o AVAR.
Também na Catalunha, os adeptos do Glorioso contam os minutos para o pontapé de saída do grande duelo de Champions League.
16h08 | A equipa do Benfica chega ao Estádio Olímpico Lluís Companys.
16h14 | Os jogadores do Benfica pisam o relvado, antes dos exercícios de aquecimento.
16h18 | Entram os primeiros adeptos no Estádio Olímpico Lluís Companys.
16h22 | Em estreia numa convocatória de Champions, o jovem Gonçalo Oliveira mostrou-se feliz e entusiasmado com o momento que está a viver. "É um sonho, é fantástico estar aqui, estamos confiantes", começou por dizer aos microfones da Sport TV. "Há muita coisa a aprender, já é muito bom estar aqui, e espero aprender cada vez mais, mas sempre com os pés bem assentes no chão. O mais importante é que hoje corra tudo bem", acrescentou o defesa, no relvado do Estádio Olímpico Lluís Companys.
Antes do desafio, nas entrevistas rápidas à Sport TV e à BTV, Bruno Lage mostrou-se confiante para o encontro frente ao Barcelona e apontou a estratégia. "A equipa está confiante em fazer um grande jogo. Queremos repetir tudo o que fizemos de bom nos jogos anteriores com o Barcelona e marcar os golos que nos permitam seguir em frente. Olhamos sempre para o que temos de fazer com bola, pois criámos sempre oportunidades nos últimos dois jogos", disse.
Trubin, António Silva, Aursnes, Kökcü, Pavlidis, Aktürkoğlu, Schjelderup, Dahl, Otamendi, Tomás Araújo e Florentino.
Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Barreiro, Belotti, Prestianni, Nuno Félix, Gonçalo Oliveira, Leandro, Bajrami, João Rego e Renato Sanches.
Szczesny, Balde, Ronald Araujo, Iñigo Martínez, Pedri, Lewandowski, Raphinha, Lamine Yamal, Dani Olmo, Frenkie de Jong e Koundé.
Iñaki Peña, Kochen, Gavi, Ferran Torres, Fati, Torre, Fermín López, Casadó, Pau Víctor, Eric Garcia, Fort e Gerard Martín.
16h56 | Os Benfiquistas enchem o setor destinado aos adeptos das águias.
16h59 | Entram em campo os guarda-redes das duas equipas para efetuarem os exercícios de aquecimento.
17h08 | Entram no relvado os jogadores de campo do Benfica para o respetivo aquecimento.
17h09 | Agora é a vez dos jogadores do Barcelona entrarem em campo.
17h29 | Os jogadores encarnados terminam os exercícios de aquecimento e recolhem ao balneário.
17h41 | Os jogadores de ambas as equipas entram em campo.
17h43 | Ouve-se o hino da Liga dos Campeões.
17h44 | Os capitães de equipa escolhem campo.
17h45 | Respeita-se um minuto de silêncio em memória de Carles Miñarro, médico do Barcelona, falecido no passado sábado.
Cruzamento a partir da direita de Lamine Yamal leva a bola para as mãos de Trubin.
A redondinha já rola na Catalunha.
Sai o Barcelona.
Barcelona no ataque.
Barcelona com bola em zona defensiva.
Dahl corta a bola dentro da área.
Dahl tenta a abertura para o corredor direito. A bola sai, é pontapé de baliza para o Barcelona.
Remate de Pedri... a bola bate num defesa encarnado e sobra para Trubin.
Barcelona no ataque e a bola sobra para Trubin.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica. Schjelderup estava em posição irregular.
Barcelona sai para o ataque.
Recuperação de bola de Florentino.
Pontapé de baliza para a equipa da casa. Tomás Araújo procurava a entrada de Aktürkoğlu no lado direito.
Barcelona sai a jogar.
Benfica no ataque.
O Benfica recupera a bola no meio-campo.
Remate de Lamine Yamal já dentro da área sai fraco para a defesa de Trubin.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Barcelona.
Benfica no ataque.
Fora de jogo assinalado a Schjelderup.
O Barcelona troca a bola em zona defensiva.
Fora de jogo assinalado a Raphinha.
Barcelona no ataque.
O Barcelona recupera a posse de bola.
Remate de Lewandowski na marca de penálti para defesa de Trubin.
R
1-0. Pela direita, Lamine Yamal progride e consegue servir Raphinha, que, na área, consegue o remate para o 1-0.
Benfica no ataque.
Canto para o Benfica. Ganho por Schjelderup.
1-1. Canto cobrado por Schjelderup a partir da esquerda do ataque para o 2.º poste, e Otamendi antecipa-se com um cabeceamento certeiro. Excelente finalização.
Benfica com posse de bola.
Barcelona no ataque.
Ataca o Benfica.
Pontapé de baliza para o Barcelona.
Pausa para hidratação.
Jogo retomado.
Lançamento lateral para o Benfica.
Benfica organiza o ataque.
O Barcelona tenta sair para o ataque.
Equipa da casa troca a bola no meio-campo.
Lamine Yamal atrasa a bola para Ronald Araujo.
O Benfica recupera a bola.
Cruzamento perigoso de Lamine Yamal, e Lewandowski não chega à bola.
Ataca o Barcelona.
Recupera Otamendi dentro da área.
Balde progride pela esquerda, efetua o cruzamento, e Dani Olmo, na grande área, erra o alvo.
Insiste o Barcelona.
Barcelona troca a bola na zona do meio-campo.
Falta de Raphinha sobre Trubin, que amarra a bola endossada por Lewandowski.
Trubin executa o livre na área encarnada.
Lançamento lateral para o Barcelona junto à sua área.
Benfica recupera a bola.
Remate rasteiro de Lamine Yamal, fora da área e em posição frontal, com a bola a sair ao lado.
Arremesso lateral para o Barcelona.
Florentino recupera a bola em zona defensiva.
Barcelona no ataque.
O Barcelona circula o esférico.
Raphinha efetua o cruzamento a partir da esquerda e António Silva corta.
Falta de Pavlidis. Livre lateral para o Barcelona.
Balde marca o livre e a bola sobrevoa toda a área encarnada.
LY
2-1. Arrancada de Lamine Yamal a partir da direita para o centro com o remate, fora da área, em arco, a levar a bola para dentro da baliza.
Lançamento lateral para o Benfica.
Canto para o Benfica. É do lado direito, conquistado por Schjelderup.
Dahl executa o pontapé de canto que acaba nas mãos de Szczesny.
Ataca o Barcelona.
Barcelona insiste e o cruzamento sai para as mãos de Trubin.
Dahl recupera a bola, travando a incursão atacante de Lamine Yamal.
Pavlidis recebe na esquerda, avança para a área do Barcelona e, ainda fora da zona de rigor, cai em despique com Ronald Araujo. O árbitro manda seguir jogo.
Livre para o Barcelona. É assinalada falta de Florentino.
O Barcelona tenta a saída para o ataque.
O Benfica recupera a bola, mas perde o lance pela direita.
Barcelona no ataque.
Pedri está caído no relvado.
Jogo retomado.
Barcelona no ataque.
Falta de Florentino.
Lançamento lateral para o Barcelona.
Tomás Araújo interceta o cruzamento de Raphinha.
Barcelona organiza novo ataque.
O Barcelona continua com a posse de bola.
Schjelderup recupera a bola.
Falta de Lewandowski sobre Otamendi.
Barcelona no ataque.
António Silva recupera o esférico.
Benfica no ataque.
Balde corta a bola junto à área do Barcelona.
Excelente recuperação de Schjelderup em duelo com Yamal.
Fora de jogo assinalado a Pavlidis após o avançado atirar à barra!
O Barcelona organiza novo ataque.
Tomás Araújo recupera a bola na área encarnada.
Barcelona insiste no ataque.
Remate de Raphinha, à entrada da área, e a bola sai muito por cima.
Benfica no ataque.
Lewandowski, na área, consegue o remate, e Trubin, com uma grande intervenção, nega o golo ao avançado polaco.
Lançamento lateral para o Benfica.
Balde recupera a bola e sai para o ataque.
R
3-1. Contra-ataque rápido de Balde, que endossa a bola para Raphinha. O extremo, na área, sobre a esquerda, remata rasteiro para a baliza. Mas os festejos são interrompidos pela sinalização de fora de jogo de Raphinha. Intervém o VAR...
Raphinha estava em posição regular quando solicitado por Balde. Golo validado, 3-1.
Inicialmente, Otamendi recebe cartão amarelo, uma vez que o árbitro assinala livre a favor do Barcelona, por falta do internacional argentino no lance do golo dos catalães. Todavia, após a posição regular de Raphinha ser validada, o cartão é retirado.
Barcelona no ataque.
Pontapé de baliza para as águias.
Vão jogar-se mais 3 minutos nesta 1.ª parte.
O Barcelona troca a bola na defesa.
A equipa da casa tenta sair para o ataque.
Dani Olmo tenta o remate à entrada da área. A bola é intercetada pela defesa encarnada.
Barcelona insiste no ataque.
Cruzamento de Lamine Yamal, a partir da direita, leva a bola para as mãos de Trubin.
Está fechada a 1.ª parte do jogo entre Barcelona e Benfica, da 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ao cabo dos primeiros 45 minutos, no Estádio Olímpico Lluís Companys, os anfitriões vencem, por 3-1. Raphinha (11' e 42') e Lamine Yamal (27') marcaram para o Barcelona; Otamendi, aos 13', de cabeça, na sequência de um canto, assinou o golo das águias. A eliminatória está 4-1.
O esférico rola novamente no relvado do Estádio Olímpico Lluís Companys.
Sai o Benfica.
Lançamento lateral para o Barcelona.
Falta de Kökcü.
Florentino recupera a bola.
Lançamento lateral para os encarnados.
Lançamento lateral para o Barcelona após corte de Tomás Araújo.
Otamendi efetua o corte de cabeça, na grande área encarnada.
Barcelona no ataque.
Por falta sobre Raphinha. Livre lateral para o Barcelona, no ataque.
Raphinha marca o livre, Lewandowski consegue um ligeiro desvio na área encarnada e Ronald Araujo, cabeceia à malha lateral.
Benfica no ataque.
Dahl abre na esquerda para Pavlidis, que, na área, cruza para o segundo poste. Aursnes coloca a bola dentro da baliza, mas o avançado internacional grego, o autor do passe, estava em posição irregular.
Lançamento lateral para o Barcelona.
Florentino recupera a bola no meio-campo.
Barcelona no ataque.
Balde recupera a bola.
Remate de Lamine Yamal, a partir da direita, com a bola a sair para fora.
Lançamento lateral para o Barcelona.
A partir da esquerda, Raphinha cruza. Aursnes corta a bola na área encarnada.
Barcelona a atacar.
Otamendi recupera a bola.
Pedri recupera o esférico no meio-campo.
Corte de António Silva. Lançamento lateral para o Barcelona.
Avançado
Avançado
Médio
Avançado
Barcelona no ataque.
Koundé atrasa a bola para Szczesny.
Ataque rápido do Barcelona. Raphinha, na área, sobre a esquerda, tenta servir Frenkie de Jong, mas a bola perde-se pela linha de fundo.
Koundé recupera a bola em zona defensiva.
Equipa da casa sai para o ataque.
Dani Olmo e Lamine Yamal tentam combinar sobre a esquerda. A bola acaba nas mãos de Trubin, que sai célere de entre os postes para reduzir o espaço nas costas da linha defensiva.
Lançamento lateral para os encarnados.
Benfica a atacar.
Pedri recupera a bola no miolo do terreno.
Fora de jogo assinalado a Pavlidis, após passe de António Silva.
O Barcelona organiza o ataque.
Lançamento lateral para o Barcelona.
Ataca o Barcelona.
O Barcelona troca a bola.
Dani Olmo atrasa a bola para Iñigo Martínez.
Barcelona a atacar.
Lançamento lateral para o Benfica.
Falta sobre Aursnes.
O Benfica sai para o ataque.
Frenkie de Jong interceta o cruzamento de Tomás Araújo.
Lançamento para o Benfica.
Benfica no ataque.
Pontapé de baliza para o Barcelona.
Barcelona sai para o ataque.
Benfica no ataque.
Transição rápida do Barcelona. Koundé consegue o cruzamento a partir da direita, e Frenkie de Jong não chegar à bola para a emenda. Pontapé de baliza para o Benfica.
Dahl é lançado pela esquerda e assiste Pavlidis na área. O avançado recebe e remata de pé esquerdo à figura do guardião contrário.
António Silva corta a bola de cabeça.
Cruzamento atrasado de Aursnes é intercetado.
Barcelona no ataque.
O Barcelona circula o esférico.
António Silva interceta a bola na zona defensiva dos encarnados.
Falta dura sobre Pavlidis.
FT
Avançado
L
Avançado
G
Médio
DO
Médio
Médio
Médio
Avançado
Médio
Excelente corte de Otamendi.
Dahl cruza a partir da esquerda, e a bola embate em Pavlidis.
Benfica no ataque.
Fora de jogo assinalado a Belotti. Livre para o Barcelona.
O Barcelona sai para o ataque.
Ferran Torres executa o livre, a bola sai sobre a trave. Pontapé de baliza para as águias.
Falta de Otamendi à entrada da área.
Benfica sai para o ataque.
Responde o Barcelona.
Koundé atrasa a bola para Szczesny.
Lançamento lateral para as águias.
Recuperação de Dahl.
Benfica a atacar.
Lançamento lateral para o Benfica.
Balde interceta a bola.
Remate de Barreiro, em posição frontal, à entrada da área, contra um defesa. Canto para o Benfica.
Na área, Dahl consegue o remate, mas Iñigo Martínez interceta a bola.
O VAR confirma a decisão do árbitro: não há braço de Iñigo Martínez na bola no interior da grande área do Barcelona. Canto para o Benfica.
Cabeceamento de António Silva na área, e a bola sobra para Tomás Araújo. Insiste o Benfica.
Novo canto para o Benfica.
Renato Sanches executa o canto, à direita e a defensiva do Barcelona consegue afastar.
Barcelona no ataque.
Renato Sanches conduz a bola até à entrada da área e o lance termina com um remate por cima da baliza.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Barcelona.
FL
Médio
LY
Avançado
C
Médio
Fd
Médio
Ataque do Benfica.
Ronald Araujo corta de cabeça, junto à área do Barcelona.
Canto para o Benfica.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica.
Koundé corta a bola no miolo do terreno.
Ouvem-se os Benfiquistas!
Otamendi recupera a bola.
Médio
Defesa
Lançamento lateral para o Benfica.
Canto para o Benfica. É do lado esquerdo.
Na sequência do canto, o Benfica mantém a posse de bola.
Cabeceamento de Amdouni, ao segundo poste, a cruzamento de Otamendi, com a bola a bater em Koundé, perto do poste, e a sobrar para o guarda-redes do Barcelona em cima da linha de baliza.
Os adeptos benfiquistas fazem-se ouvir nas bancadas.
Canto para o Barcelona, após corte de Otamendi perante o remate de Gavi.
EG
Defesa
IM
Defesa
Falta de João Rego.
Raphinha marca o canto, Eric Garcia cabeceia ao segundo poste, e a defesa encarnada consegue o corte.
Barcelona no ataque. Recuperação de bola de Dahl.
Cruzamento a partir da direita de Aursnes para as mãos de Szczesny.
Lançamento para o Benfica perto da área do Barcelona.
Vão jogar-se mais 2 minutos nesta 2.ª parte.
Fora de jogo assinalado ao ataque do Benfica.
Szczesny bate o livre.
Lançamento lateral para o Barcelona.
O Barcelona circula a bola.
Está encerrada a participação do SL Benfica na edição 2024/25 da Liga dos Campeões, com as águias a despedirem-se nos oitavos de final da competição, nesta época com um novo formato. Depois do 0-1, no Estádio da Luz, nesta terça-feira, na Catalunha, na partida da 2.ª mão dos oitavos, o Barcelona venceu, por 3-1, com golos de Raphinha (11' e 42') e Lamine Yamal (27'). Otamendi, aos 13', de cabeça, na sequência de um canto, assinou o golo das águias. Eliminatória fechada em 4-1.
"Dói porque é uma eliminação. Esta competição exige que tenhas expectativas, que queiras competir e que queiras chegar até à final. A Champions League é uma grande competição, mas temos de olhar em frente."
"Nós demos tudo o que nós tínhamos, honrámos a camisola até ao fim, estamos orgulhosos da competição que fizemos e, agora, é levantar a cabeça e seguir em frente."
"Tenho sempre dificuldades em analisar um jogo logo depois, mas o facto é que saímos desta competição e hoje não correu como queríamos. Agora é focar no próximo jogo, focar nas competições em que estamos envolvidos e dar o melhor para conquistar títulos."
Em conferência de Imprensa realizada no Estádio Olímpico Lluís Companys, o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez a análise do jogo diante do Barcelona (3-1) na 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões 2024/25.
S
Guarda-redes
B
Defesa
RA
Defesa
IM
Defesa
87'
P
Médio
L
Avançado
70'
R
Avançado
11'
42'
LY
Avançado
27'
82'
DO
Médio
70'
Fd
Médio
82'
K
Defesa
Guarda-redes
Defesa
48'
Médio
Médio
70'
Avançado
Avançado
56'
Avançado
56'
Defesa
Defesa
13'
Defesa
84'
Médio
70'
IP
Guarda-redes
K
Guarda-redes
G
Médio
70'
FT
Avançado
70'
F
Avançado
T
Médio
FL
Médio
82'
C
Médio
82'
PV
Avançado
EG
Defesa
87'
F
Defesa
GM
Defesa
Guarda-redes
Avançado
56'
Avançado
Médio
70'
Avançado
70'
Avançado
Médio
Defesa
Defesa
Defesa
Médio
84'
Médio
56'
HF
Treinador
Treinador
FL
Árbitro Principal
CM
Assistente
MR
Assistente
SF
4.º Árbitro
JB
VAR
WD
Assistente de VAR
Barcelona, Espanha