Futebol

20 abril 2025, 01h45

Pavlidis e Carreras

O abraço entre Pavlidis e Álvaro Carreras, os marcadores dos golos encarnados

RESUMO DO JOGO

De forma pragmática e com um desempenho sólido, o Benfica venceu o Vitória SC, por 0-3, neste sábado, 19 de abril, em jogo da 30.ª jornada da Liga Betclic, disputado no Estádio D. Afonso Henriques.

Com a conquista dos 3 pontos, as águias permanecem no topo da tabela, na luta pelo título nacional.

Alinhando com o mesmo onze que apresentou na ronda 29 frente ao Arouca – Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino, Aursnes, Kökcü, Di María, Aktürkoğlu e Pavlidis –, o Benfica partiu com o firme objetivo de somar a 6.ª vitória consecutiva fora de portas no Campeonato.

Os minhotos, que à entrada para esta ronda ocupavam o 5.º posto, entraram com ímpeto. Numa noite de chuva intensa em Guimarães, aos 2', após cruzamento de Tomás Händel a partir da esquerda, Telmo Arcanjo, na área encarnada, atirou para fora.

Vitória SC-Benfica

Com coesão e espírito coletivo, o Benfica soube atenuar as intenções dos vimaranenses. Aos 18', Aursnes, na área rival, rematou para defesa de Bruno Varela, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Invicta na competição desde 26 de janeiro (desaire por 1-0 em casa do Estoril), a formação orientada por Luís Freire dispôs de um pontapé de canto, em que J. Mendes cabeceou ao lado, aos 20'.

Golo do Benfica

Logo depois, aos 21', as águias celebraram pela 1.ª vez, num excelente lance em que o Benfica soube contrariar a pressão do oponente e empreender uma transição para o ataque que culminou com o 0-1.

No setor mais recuado, Tomás Araújo entregou para Aursnes, que combinou com Florentino. Este libertou a bola para Pavlidis, que, ainda no meio-campo das águias, colocou a bola em Aktürkoğlu no flanco oposto, o esquerdo. O internacional turco conduziu o esférico, passou para Kökcü, que, na área, atirou para defesa de Bruno Varela. No sítio certo, para a recarga, Pavlidis empurrou o esférico para o fundo da baliza e deu vantagem ao Benfica. Foi o 4.º jogo consecutivo do atacante helénico a faturar na prova. Muita festa nas bancadas!

Vitória SC-Benfica

Na frente do marcador, o Glorioso procurou ampliar. Aos 28', Kökcü progrediu pelo corredor central com bola, abriu na esquerda para Aktürkoğlu, que deixou o esférico em Álvaro Carreras. Na área, o lateral-esquerdo cruzou, e Pavlidis fez balançar as redes. Porém, o golo foi anulado por fora de jogo do avançado.

Em desvantagem, aos 34', o Vitória SC ameaçou de bola parada. Telmo Arcanjo executou um livre direto, e Relvas conseguiu cabecear na direção da baliza. Com uma intervenção valorosa, Trubin segurou o 0-1.

Vitória SC-Benfica

Três minutos volvidos, nova defesa do guarda-redes internacional pela Ucrânia. Em posição frontal, de fora da área, Nélson Oliveira disparou à baliza, e Trubin correspondeu com qualidade, ao desviar a bola para canto.

O Benfica respondeu por Aktürkoğlu. Lançado por Pavlidis, o atacante turco galgou metros pelo corredor esquerdo, invadiu a área contrária e rematou para defesa a dois tempos de Bruno Varela, aos 44'.

Ao intervalo, o golo de Pavlidis dava vantagem aos encarnados (0-1).

Filme do jogo

Ver match center ›

Na etapa complementar, os encarnados foram ainda mais contundentes e criteriosos. No entanto, logo aos 53', Bruno Lage foi forçado a substituir Di María. O argentino apresentou queixas físicas e cedeu o lugar a Schjelderup.

Numa partida disputada com intensidade, aos 64', a equipa da casa acercou-se da baliza do Benfica: o cruzamento de J. Mendes foi afastado pela ação de Trubin com a perna esquerda.

Aos 67', Nuno Santos elevou-se na grande área e cabeceou sobre a trave. O mesmo jogador voltou a testar o guardião encarnado, que amarrou o seu remate de cabeça.

Vitória SC-Benfica

Ao minuto 72, Bruno Lage fez entrar Barreiro para o posto de Tomás Araújo, que instantes antes recebera assistência médica. Com esta alteração, o internacional luxemburguês ocupou a posição no miolo do terreno, enquanto Aursnes recuou para a lateral direita.

Sempre incisivo, o Benfica criou mais uma ocasião de golo, aos 76'. Veloz, Aktürkoğlu avançou pelo flanco direito, endossou para Schjelderup, que, descaído para a esquerda, fintou Miguel Magalhães e atirou em arco, já na área. Bruno Varela defendeu para canto.

Vitória SC-Benfica

Passou apenas um minuto até nova situação ofensiva do Benfica, que redundou no 0-2. Assistido por Schjelderup, Álvaro Carreras, sobre o seu flanco, invadiu a área minhota, deixou Miguel Magalhães para trás e disparou com o pé esquerdo para o fundo das redes! Estava feito o 0-2, aos 77'. Foi o 4.º remate certeiro do defesa espanhol nesta temporada.

A perder por duas bolas de diferença, o Vitória SC tentou tudo. Aos 80', Jesús Ramírez, de primeira, na área, rematou com o pé direito. Trubin aplicou-se e efetuou uma defesa de alto nível, mantendo a sua baliza inviolável.

Vitória SC-Benfica

Do outro lado do campo, as redes voltaram a balançar. Aos 84', num livre em zona frontal, Kökcü atirou à baliza, e Bruno Varela fez uma defesa incompleta. Letal, na recarga, Pavlidis bisou ao marcar o 0-3. Foi o 17.º tento do grego na Liga, 27.º em 2024/25.

Aos 85', Bruno Lage operou uma tripla alteração: Bruma, Belotti e Dahl entraram para os lugares de Kökcü, Pavlidis e Aktürkoğlu. O encontro encaminhava-se para o final.

Três pontos amealhados – o Glorioso totaliza agora 72 –, num encontro em que Florentino foi eleito Man of the Match.

No calendário, na próxima jornada, a 31.ª, as águias recebem o AVS, num jogo agendado para domingo, 27 de abril, às 18h00, no Estádio da Luz.

Antes, já na quarta-feira, 23 de abril, às 20h15, há encontro com o Tirsense, também na Catedral, para a 2.ª mão da semifinal da Taça de Portugal. No 1.º embate, as águias golearam (0-5).

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 20 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas