Dressage

15 abril 2025, 10h17

Leonor Coelho

Leonor Coelho e o Oceano QB

Depois de ter passado por uma tristeza imensurável com a partida precoce do seu anterior companheiro de pista, o cavalo PSL Monarca do Lis, vítima de uma cólica, Leonor Coelho conta agora com o seu novo parceiro, um PSL de apenas 7 anos de idade, o Oceano QB.

É este o binómio para o qual todas as atenções estão centradas, quer pela parte da cavaleira encarnada, quer pelo seu treinador Daniel Pinto. Com apenas duas semanas em conjunto, Leonor já arriscou levar a sua nova montada para o ambiente da competição.

Entre os dias 4 e 6 de abril, na pista da Quinta da Beloura, onde decorreram provas, o conjunto esteve presente, sem competir.

"É crucial conhecer o meu novo cavalo, tal como é muito importante também para o meu treinador. Estamos juntos há apenas duas semanas e estamos perante um cavalo muito jovem, que não está ainda habituado a este registo da alta competição", disse Leonor Coelho, cuja principal preocupação foi analisar o comportamento do cavalo, sem competir.

Leonor Coelho

No fim de semana passado, em Vale de Ferreiros, onde decorreram provas nacionais e internacionais, o binómio já entrou em pista.

"Em dois fins de semana consecutivos proporcionámos ao Oceano estar inserido em ambientes de competição, estar em pistas diferentes, estar na presença de cavalos diferentes e ficar alojado em locais que não sejam a sua casa habitual. Fiquei radiante com o comportamento do Oceano e o Daniel [Pinto] está muito entusiasmado também. Estamos muito focados e concentrados num trabalho árduo e muito sério visando que eu atinja os objetivos a que me proponho. Embora tenha vencido nos dois dias, sei que iremos conseguir muito melhor", observou Leonor Coelho.

Leonor Coelho

Considerando que "todo este processo é gradual", a jovem cavaleira pretende, em breve, entrar em pista "de forma muito séria" para obter as marcas que o seu "querido Monarca" sempre proporcionou.

"O Monarca será para sempre o meu cavalo e estará para sempre comigo", refere, expressando o seu agradecimento a todos os que a apoiaram "num momento delicado" pelo qual passou nos últimos cinco meses, desde os Benfiquistas, passando pela Direção do Sport Lisboa e Benfica, presidente e restantes membros da Direção da Federação Equestre Portuguesa, selecionador e treinador nacional, atletas de vários países, juízes e amigos. "O vosso apoio foi muito importante", finalizou.

Texto: Redação
Fotos: Rui Pedro Godinho
Última atualização: 15 de abril de 2025