Dressage

03 outubro 2024, 09h00

Leonor Coelho

Leonor Coelho

Em Esposende, no Clube Hípico do Norte, a cavaleira Leonor Coelho, do Benfica, alcançou dois pódios no encerramento oficial da época 2023/24, entre os dias 26 e 29 de setembro.

Na final do Campeonato de Portugal de Dressage (CPD) e de Obstáculos, em conjunto com um Concurso de Dressage Internacional (CDI 3*), Leonor Coelho competiu a nível nacional, levando a águia do Sport Lisboa e Benfica no suadouro, por Portugal.

A cavaleira encarnada e o cavalo Monarca do Lis competiram nos Juniores. Um conjunto debutante no escalão, onde Leonor Coelho se apresentava como a mais jovem, em paralelo com o Monarca, o mais jovem cavalo.

A competição teve início na sexta-feira, 27 de setembro, com a reprise FEI Junior Team, onde o arranque do binómio não foi o mais auspicioso. No entanto, nas provas que se seguiram, os resultados melhoraram muito, refletindo uma grande subida da performance.

Leonor Coelho

Leonor Coelho e o Monarca do Lis executaram, no dia seguinte, sábado, 28 de setembro, a reprise FEI Junior Individual, onde alcançaram o 2.º lugar em ambas as competições (CDI 3* e CPD).

O terceiro e último dia de competição ficou marcado pela estreia absoluta de Leonor Coelho e Monarca do Lis na prova Freestyle, onde obtiveram por parte de um juiz internacional a nota mais elevada, em concreto de 78% para a avaliação artística. Alcançaram o 2.º lugar no Campeonato de Portugal de Dressage (CPD) e o 3.º lugar do pódio no Concurso de Dressage Internacional (CDI 3*), encerrando, assim, oficialmente, a época 2023/24.

Leonor Coelho

DECLARAÇÕES

Leonor Coelho (cavaleira do Benfica): "Gostei bastante de ter competido num local tão bonito. É verdade que, quando estamos a competir em conjunto com a modalidade de obstáculos, a nossa pista pode ficar um pouco mais pesada, mas temos de estar preparados para isso, pois as grandes pistas que eu quero vir a pisar são exatamente com essa característica. Em relação ao passado fim de semana, foi do mais desafiante que há. Eu e o Monarca não arrancámos com a melhor nota e posicionámo-nos na 9.ª posição. Ficámos a mais de 6 pontos do 1.º lugar. No sábado, entrámos em pista com toda a vontade de mostrarmos o nosso valor e também de mostrar todo o trabalho que o Daniel [Pinto] tem feito connosco, por forma a mostrar que aquele primeiro dia de competição não condizia com a nossa performance habitual. No segundo dia de provas, eu, o Monarca e o meu treinador, estávamos decididos a recuperar o máximo de pontos que conseguíssemos, mesmo tendo a noção perfeita que eu já levava uma desvantagem bem considerável. Fui ao pódio. Fiz 2.º lugar por Portugal no CDI e fiquei também em 2.º lugar no CPD. Recuperei mais de seis pontos. No terceiro e último dia de provas, ou seja, no domingo, eu sabia que tinha de dar tudo em pista. Contudo, era a minha estreia numa reprise: a do Freestyle, ou seja, o que chamamos de kur. O Daniel é realmente um treinador incrível. Foi ele quem desenhou a minha kur, e foi ele também que sugeriu todas as músicas. À Rita Vitorino coube-lhe a tarefa de compor a parte sonora em conformidade com os exercícios que eu tinha de executar, onde tenho de respeitar certas exigências e não ultrapassar o tempo permitido. Termino assim mais uma época desportiva, onde na final do Campeonato de Portugal fiquei em 4.º lugar. É um escalão muito difícil, tive uma época com mudança de treinador, mas estou, acima de tudo, muito feliz pela evolução que sinto em mim, particularmente, e também no Monarca."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 3 de outubro de 2024