Dressage

10 abril 2025, 08h00

Leonor Coelho

Leonor Coelho com Oceano QB, o seu novo parceiro de pista

A atleta do Sport Lisboa e Benfica Leonor Coelho tem um novo parceiro para brilhar nas pistas de Dressage. A sua escolha recaiu novamente num elegante cavalo Puro Sangue Lusitano: o garanhão de 7 anos, Oceano QB.

Após criteriosos meses de busca, diversas experimentações e exames veterinários rigorosos, Leonor Coelho, com o apoio incondicional do seu treinador e também atleta benfiquista, Daniel Pinto, selou a sua aposta em Oceano QB.

A jovem promessa benfiquista não esconde a sua satisfação com esta nova parceria: "Estou muito feliz com o meu novo companheiro de pista. É um cavalo jovem, com apenas 7 anos (curiosamente a mesma idade que o Monarca tinha quando iniciámos a nossa caminhada), mas com muita qualidade. Tem bons andamentos e demonstra ter uma excelente cabeça, e essa parte é realmente muito importante. É um cavalo com dimensão, muito bonito e com muita presença."

A sintonia entre Leonor Coelho e Daniel Pinto é evidente no entusiasmo que demonstram por Oceano QB.

"Eu e o Daniel estamos muito entusiasmados com o Oceano QB. Já estamos a trabalhar, pois pretendo manter todos os objetivos traçados, como habitualmente. Sei que estamos quase no meio da época desportiva, uma vez que a mesma se iniciou em 1 de janeiro de 2025, mas estou muito concentrada e focada em conseguir atingir aquilo a que me proponho, em prol também da modalidade. Tenho o total apoio do meu treinador e da minha família, e isso dá-me ainda mais coragem para me concentrar no foco onde quero chegar e o que quero atingir. Embora o Oceano seja jovem, está a demonstrar ser 'boa pessoa', o que facilita imenso no processo do nosso trabalho", partilhou a cavaleira.

Leonor Coelho

Com a ambição de alcançar, mais uma vez, todas as qualificativas necessárias para representar Portugal no próximo Campeonato da Europa, a realizar em França, Leonor Coelho não se sente intimidada por competir no escalão de Juniores com um cavalo ainda em desenvolvimento.

"Como já tive oportunidade de mencionar, é um escalão com um nível de exigência muito grande, quer para o cavaleiro, quer para o cavalo. Há exercícios que podem parecer complicados para um cavalo jovem. No entanto, não estou intimidada, porque o Oceano é um cavalo que me está a demonstrar que aprende muito rápido, e essa característica facilita imenso. Por outro lado, é mais fácil ensinar um cavalo jovem do que um cavalo de mais idade e com alguns maus hábitos", explicou a atleta do Benfica.

O novo binómio Leonor Coelho e Oceano QB iniciará a sua jornada competitiva a nível nacional, com o objetivo primordial de alcançar os mínimos exigidos pela Federação Equestre Portuguesa para, posteriormente, competir a nível internacional.

Texto: Redação
Fotos: Afonso Bordallo Rodrigues
Última atualização: 11 de abril de 2025