Clube

10 março 2025, 21h48

Casas Benfica

O momento do desfile no relvado da Luz

Pode dizer-se que o Jogo das Casas é já uma tradição enraizada no seio do Sport Lisboa e Benfica. No passado sábado, 8 de março, a Luz foi palco de mais uma edição do mesmo, no duelo da 25.ª jornada da Liga Betclic, entre Benfica e Nacional.

Domingos Almeida Lima, o vice-presidente que tem a seu cargo o pelouro destas embaixadas encarnadas, explicou a origem deste evento tão importante do calendário do Clube.

"Em 2015, decidiu a Direção do Clube passar a organizar um jogo no qual se homenageassem as Casas do Benfica, pelo excelente trabalho que realizam em prol do Clube. Desde então, com exceção do ano da COVID-19, sempre este jogo tem sido realizado, com excelentes resultados, proporcionando também um enorme convívio e animação entre os participantes", contou.

No relvado da Luz, nem a intempérie impediu que desfilassem 125 Casas de todo o mundo. Ao todo, da Europa, de África e dos Estados Unidos provieram mais de 3150 Benfiquistas para o grande dia das embaixadas encarnadas. Nas imediações da Catedral estacionaram 55 autocarros!

Casas Benfica

Para os Benfiquistas que vivem longe do Estádio da Luz, estes espaços acabam por ser mais um anel da Catedral, onde podem ver os jogos com quem puxa para o mesmo lado e grita golo ao mesmo tempo. Onde podem discutir a atualidade do Clube com quem o ama tanto como eles, onde podem ensinar aos mais pequenos o bê-á-bá da mística encarnada, ou matar saudades de casa, no caso dos que moram no estrangeiro.

São espaços importantíssimos para um clube que é feito de sócios, mas, para existirem, precisam da dedicação de pessoas que têm também a sua profissão, a sua família, enfim, a sua vida. São estas pessoas que são homenageadas neste dia, com uma experiência que o Clube deseja que seja especial, uma espécie de volta olímpica à Luz como a que dão os autores de grandes feitos de águia ao peito.

"Com a participação anual de mais de uma centena de Casas, este dia fica marcado pelo desfile no relvado de sócios de todo o mundo, que diariamente dão o melhor de si para que estas embaixadas continuem em franco crescimento. O recorde foi alcançado no ano de 2023, com a presença de 132 Casas (117 de território nacional e 15 do estrangeiro)", continuou Domingos Almeida Lima.

Casas Benfica

Neste 8 de março, que ficou também marcado pelo Dia Internacional da Mulher, assistiram ao jogo na Tribuna Presidencial as presidentes de cinco embaixadas encarnadas: Cristina Pinto (CB Cinfães), Maria Fernanda (CB Vila Meã), Ana Paula Carmo (Sport Algoz e Benfica), Linda Santos (CB Vila Nova de Gaia) e Ana Jacinto (CB Proença-a-Nova).

"Neste ano, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, convidámos as senhoras que lideram as Casas do Benfica para assistirem ao jogo no camarote presidencial", recorda Domingos Almeida Lima. O vice-presidente encarnado realça ainda um aspeto muito particular do Clube: "Num ano em que mais uma Casa do Benfica abre com um novo modelo 2.0 na Covilhã, e quando nos preparamos para chegar aos EUA e disputar o primeiro Mundial de Clubes, somos o único clube do mundo com embaixadas organizadas na América do Norte, o que permite ter apoio importante não só nos jogos como também na preparação logística nas deslocações dos adeptos aos estádios."

Com propriedade, Domingos Almeida Lima resumiu qual o verdadeiro motivo deste evento: "Por todo o trabalho diariamente desenvolvido nas Casas Benfica, em todo o mundo, justifica-se plenamente esta homenagem anualmente realizada."

Casas Benfica

Jorge Jacinto, diretor do departamento das Casas Benfica, entrevistado pela BTV, considerou que este é um momento em que todos aqueles que fazem parte das embaixadas do Clube têm "um prazer especial em vir ao Estádio".

"É um dia em que o Estádio aplaude aquilo que é feito em todo o mundo. E as Casas Benfica têm feito esse trabalho muito bem feito, tem sido feita uma evolução enorme naquilo que é hoje o papel das Casas Benfica junto aos seus associados, o papel que as Casas Benfica têm em termos de comunidade local, por exemplo, com a promoção desportiva", observou.

"Cada vez mais temos campeões, temos atletas a ter um papel muito importante naquilo que é o desporto nacional. Isso revela, também, a força do Benfica em cada localidade. Estas mesmas pessoas, que fazem este trabalho, podem descer ao relvado e, no intervalo, serem aplaudidas, e depois também nas bancadas, as pessoas que se identificam com cada terra, com cada região... Há sempre aqui um orgulho de todos pertencerem a esta festa", avaliou o diretor do departamento das Casas Benfica.

De forma bem concisa, Jorge Jacinto explicou o que é, na prática, este dia: "Isto é o Benfica, é o mundo inteiro. Acho que é o mundo inteiro dentro do Estádio da Luz, e isso revela bem a nossa dimensão."

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 11 de março de 2025