Voleibol Feminino

21 abril 2025, 22h46

Benfica-Braga

Alice Clemente com bola

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
Final do play-off
Jogo 1
RESULTADO FINAL
Benfica 2
SC Braga 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
21-25 14-25 25-15 25-20 18-20

Numa partida muito disputada, a equipa feminina de voleibol do Benfica conseguiu anular uma desvantagem de 0-2, mas não foi feliz na negra e acabou derrotada pelo SC Braga, por 2-3, na noite desta segunda-feira, 21 de abril, no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional.

O 1.º set arrancou com um longo rally, que deu o mote para mais de 2 horas de grande entrega das duas equipas no Pavilhão n.º 2 da Luz, que esgotou para o primeiro jogo da decisão.

Colocando a receção das águias em dificuldades com serviços fortes e colocados, o SC Braga dissipou o equilíbrio inicial e abriu uma vantagem de 12-17, que obrigou Rui Moreira a mexer na equipa.

Lançadas em campo, Alice Clemente e Isidora Ubavic ainda ajudaram a desenhar uma reação, mas esta esbarrou na organização defensiva das adversárias, e a vitória no parcial acabaria por cair para as minhotas (21-25).

Benfica-Braga

A história repetiu-se no início do 2.º set, com Thainalien Leyva a transformar 9 serviços consecutivos num 1-9. Mesmo com os dois timeouts pedidos por Rui Moreira, o SC Braga continuou a aplicar uma fórmula eficaz constituída por um serviço agressivo e um bloco sólido, e chegou a uma vantagem de 10 pontos (4-14). A partir daí, as forasteiras limitaram-se a gerir o marcador perante um Benfica com dificuldades em impor o seu jogo.

O início da reação encarnada surgiu no 3.º set. Vindas do banco, Mariana Garcez e Joana Garcez ajudaram a equipa a ganhar uma nova agressividade no serviço, e contribuíram para uma maior variabilidade nos ataques, desmontando a defesa minhota.

Moralizada por um 16-10, a equipa das águias tomou as rédeas da partida, e foram, precisamente, as irmãs Garcez a construírem a jogada que definiu a vitória por 25-15.

Benfica-Braga

Utilizando a profundidade do plantel, Rui Moreira continuou a trazer energia para a partida, e o 4.º set foi totalmente controlado pelo Benfica. Sempre a correr atrás do prejuízo, o SC Braga não conseguiu responder a uma desvantagem de 6-0, e, ao longo do parcial, Kyra Holt ditou a sua lei da zona 4, empurrando as águias para um triunfo por 25-20, que levou o jogo (2-2) para a negra.

Na hora de todas as decisões, as equipas deixaram tudo em campo, lutando por cada bola e por cada ponto até ao limite. No 5.º set, o Benfica chegou a estar na frente por 8-6, mas permitiu nova reação das minhotas. A partir do 11-11, as duas equipas mostraram força no sideout e o parcial foi decidido nas vantagens, com o triunfo por 18-20 a ditar o 2-3 favorável às minhotas.

No próximo domingo, 27 de abril, às 17h00, o Benfica terá a oportunidade de reagir ao desaire caseiro com a visita ao SC Braga, no jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional, disputada à melhor de 5 jogos.

Benfica-Braga

DECLARAÇÕES

Rui Moreira (treinador do Benfica): "O jogo ficou muito difícil para nós pela forma como entrámos. Sem querer tirar mérito ao SC Braga, no 1.º e no 2.º set a equipa do Benfica não esteve no campo. Estivemos cá, efetivamente, nós estivemos no pavilhão, mas não jogámos. Pancadas de serviço pouco agressivas, fora dos alvos, trajetórias de ataque fora do plano de jogo, na bola em velocidade e na bola alta, completamente descontrolado, sem critério e sem preparar o momento seguinte, quando não podíamos pontuar. Receção instável e, principalmente, a nível de defesa, muito empenhado, mas muito desorganizado. Nós demos 2 sets de avanço ao adversário, ganhámos o 3.º e o 4.º, claramente, com muito mérito. Depois, o 5.º set foi jogado ponto a ponto. É um set mais curto, foi jogado ponto a ponto e foi decidido nos pormenores. Temos ali uns erros de serviço na parte final do jogo que não podemos ter. Acho que no global é isto. Obrigado a quem veio e obrigado a quem, de certeza, nos apoiou em casa. Foram incansáveis, mesmo nos momentos difíceis não pararam de nos apoiar. Temos de dar uma imagem igual à excelente casa que tivemos hoje, porque, depois, tivemos uma boa reação. Acho que a nossa entrada no jogo, até porque estávamos a jogar em casa com os nossos adeptos, devia ter sido uma entrada diferente."

Benfica-Braga

Campeonato Nacional (final do play-off) | Jogo 1 | 21/04/2024
Benfica-SC Braga
2-3
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Angélica Malinverno, Barbara Dapic, Cansu Çetin, Veronika Djokic, Aline Delsin, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L)
Suplentes
Luísa Tomaz, Mariana Garcez, Marta Aleixo, Alice Clemente, Isidora Ubavic, Joana Garcez e Marisa Pardal (L)
Treinador do Benfica
Rui Moreira
Formação inicial do SC Braga
Maria Reis Lopes, Margarida Maia, Viviane Araújo, Ana Figueiras, Thainalien Leyva, Dayana Hernández e Matilde Rodrigues (L)
Suplentes
Anna Kobrock, Catarina Lemos, Catarina Ribeiro, Mariana Lopes, Beatriz Barbosa, Maria Coelho e Beatriz Ferreira (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
21-25 14-25 25-15 25-20 18-20

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de abril de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas