Voleibol

08 março 2025, 19h30

Voleibol

Águias vão em busca do 21.º troféu da prova-rainha

Taça de Portugal
Meia-final
RESULTADO FINAL
Ala Nun'Alvares 0
Benfica 3
1.º set 2.º set 3.º set
18-25 20-25 12-25

O Benfica disputou a meia-final da Taça de Portugal de voleibol ante a Ala Nun'Alvares, neste sábado, 8 de março, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Os encarnados venceram, por 0-3, e estão na final da prova-rainha, que se disputa neste domingo, 9 de março (17h00). O Leixões é o adversário.

Num jogo que começou ligeiramente atrasado em relação à hora prevista devido à semifinal anterior, que colocou o Leixões na grande decisão, o Benfica entrou em campo com pressa de resolver o 1.º set (e o encontro).

Na dianteira desde o arranque, as águias foram responsáveis por 5 dos 6 primeiros pontos registados (1-5), e cedo se distanciariam da formação de Gondomar, terminando o 1.º parcial a vencer por 18-25 (0-1).

Mais equilibrado, mas, igualmente, com ascendente dos encarnados, o 2.º set ainda viu a Ala Nun'Álvares estar na frente (4-3), mas, ao 5.º ponto (5-7) somado, o Benfica começou a fuga triunfal, que só terminou quando chegou ao 25.º ponto (20-25, 0-2).

Voleibol

Os dois primeiros parciais haviam durado 26 minutos, e já tinha ficado a ideia de que os encarnados estavam com o pé no acelerador. Porém, o 3.º e último set demonstrou um Benfica ainda em maior velocidade, o que fez com que estes fossem 21 minutos sem muita história, como, aliás, todo o desafio.

Os encarnados marcaram pontos atrás de pontos, tanto que terminaram o set com um diferencial de 13 (!) a favor (12-25, 0-3), ou seja, mais do que o dobro dos da Ala Nun'Álvares.

Os comandados de Marcel Matz carimbaram, assim, a presença na final da Taça de Portugal, indo, neste domingo, 9 de março, às 17h00, em busca da 21.ª Taça de Portugal do seu historial.

O Leixões, adversário do encontro decisivo, joga perante o seu público, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, local onde, também neste sábado, afastou o Castêlo da Maia GC, após vencer por 2-3 (21-25, 25-22, 21-25, 25-21 e 16-18).

Voleibol

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Bastantes pontos de serviço e de bloqueio, o que é um fator que faz a diferença. A equipa foi consistente no degrau para chegar à final da Taça [de Portugal]. Éramos favoritos para este jogo, jogámos bem e merecemos estar na final. É um jogo que não teve muita história. [Final] Agora preparar para o jogo de amanhã [domingo] contra o Leixões. Vai ser um jogo mais difícil, um degrau acima, o Leixões venceu hoje um jogo bem disputado contra o Castêlo da Maia, então está bem motivado para essa final. Vai ser uma final difícil. Aproveitar para convidar os Benfiquistas do Norte para o desafio deste domingo, às 17h00."

Voleibol

Ivo Casas (líbero e capitão do Benfica): "Foi uma meia-final que acabou por se transformar num jogo bastante controlado, fruto do nosso trabalho, mérito nosso, servimos bastante bem, blocámos muito bem, a dada altura estávamos com 15 blocos no jogo. [Final com o Leixões] Vamos apanhar um Leixões que joga em casa, e eu felizmente estou habituado a este pavilhão, também já joguei aqui bastantes vezes, sou filho da terra, estou habituado a jogar cá, também com a Seleção, e tenho a minha família por perto, portanto, para mim é uma ótima experiência poder disputar aqui esta final da Taça, e sabendo que com certeza vai ser um jogo diferente do jogo de hoje, o Leixões já teve uma casa bastante composta, bastante cheia aqui no jogo da meia-final. Esperamos um pavilhão a rebentar, e vai ser um ambiente agreste para o nosso lado, por isso também quero deixar aqui um grande apelo aos nossos adeptos, aos nossos Benfiquistas do Norte, mas de todo o país, se quiserem vir ver a final, que com certeza vão fazer muita diferença e vão ajudar-nos bastante, principalmente nos momentos difíceis, e se houver mais momentos fáceis vão celebrar bastante connosco também."

Voleibol

Taça de Portugal | Meias-finais | 08/03/2025
Ala Nun'Álvares-Benfica
0-3
Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos
Formação inicial do Benfica
Pearson Eshenko, Tiago Violas, Nivaldo Gomez, Matheus Alejandro, Felipe Banderó, Pablo Natan e Ivo Casas (L)
Suplentes
Peter Wohlfahrtstätter, Francisco Leitão, Lucas França, Eduardo Brito, Japa, Michal Godlewski e Tomás Natário Teixeira (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial da Ala Nun'Álvares
Mateus Rodrigues, Allan Guimarães, Juan Mangini, Diogo Gonçalves, Lucas Honorato, Guilherme Silva e Tiago Dias (L)
Suplentes
João Francisco, Tomás Correia, Francisco Amorim, Henrique Silva, Francisco Mendes, Phelipe Martins e Gonçalo Marques (L)
1.º set 2.º set 3.º set
18-25 20-25 12-25

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 9 de março de 2025

Patrocinadores Voleibol