Voleibol

08 fevereiro 2025, 23h24

Sporting-Benfica

Equipa do Benfica

Com raça e fibra de campeão, o Benfica venceu neste sábado, 8 de fevereiro, na casa do Sporting, por 2-3, no dérbi da 19.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de voleibol.

Marcado por grande equilíbrio e alternância no marcador, o 1.º set acabou decidido por detalhes. Mesmo tendo uma vantagem de 24-25, o Benfica não conseguiu fechar o parcial e acabou por consentir três pontos consecutivos, que decretaram a vitória do Sporting por 27-25.

No 2.º set, os anfitriões chegaram a abrir três pontos de vantagem (16-13), mas, com Felipe Banderó em destaque no ataque e Ivo Casas a brilhar na receção, o Benfica conseguiu anular a desvantagem, construiu um parcial de 3-7 na parte final e venceu por 23-25, restabelecendo a igualdade (1-1).

Apesar do embalo, as águias não conseguiram manter a eficácia do seu serviço e facilitaram a tarefa do Sporting, que se superiorizou no 3.º set por 25-19.

Corrigindo os erros do set anterior, o Benfica voltou a colocar a receção verde e branca em dificuldades e confundiu as marcações, variando bastante o ataque entre os centrais e os opostos. Com bons índices de eficácia, a equipa de Marcel Matz não acusou a pressão do tudo ou nada e levou o jogo para a negra com um triunfo por 21-25 sentenciado com um bloco de Japa.

Entrando a toda a brida no 5.º set, os encarnados abriram uma vantagem de 1-4 e não mais saíram da frente do marcador, dominando o adversário em toda a linha até a um contundente 9-15, que fechou a vitória final por 2-3, no Pavilhão João Rocha.

Com o êxito no dérbi, o Benfica saltou para a liderança isolada da 1.ª fase do Campeonato Nacional e, na próxima jornada (20.ª), vai defendê-la na visita ao Leixões, agendada para as 20h30 da próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, na Nave Ilídio Ramos.

Sporting-Benfica

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "No contexto geral, fomos melhor. Avaliando agora, depois do jogo, claro que são momentos, mas no geral fomos melhores, com um fluxo menor de jogo pelo meio. É essa parte que temos de melhorar. Temos de ser mais agressivos ali pelo meio, que acho que foi a única parte em que o Sporting foi superior. No resto, gostei da equipa, errou menos no serviço. Tem dois ou três pontos de serviço a menos. Mas, no geral, merecemos vencer. Claro, houve oscilações dos dois lados. Foi um bom jogo de voleibol, e isso que é bom. O jogo não define nada. Agora temos jogos difíceis pela frente ainda no mês de fevereiro. A mesma coisa para o Sporting. Então, vamos seguir e trabalhar firme. As duas equipas vencem bastante e estão apontadas para disputar o Campeonato."

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 19.ª jornada | 08/02/2025
Sporting-Benfica
2-3
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
Peter Wohlfahrtstätter, Nivaldo Gomez, Pablo Natan, Pearson Eshenko, Felipe Banderó, Tiago Violas e Ivo Casas (L)
Suplentes
Francisco Leitão, Matheus Alejandro, Eduardo Brito, Tomás Natário Teixeira, Japa, Michal Godlewski e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial do Sporting
Martin Licek, Jonas Aguenier, Edson Valencia, Jan Galabov, Kelton Tavares, Yurii Synytsia e Gonçalo Sousa (L)
Suplentes
Tiago Pereira, Vinícius Silveira, Tiago Barth, Breno Nascimento, Armando Velázquez, Alejandro Vigil e Nicolás Perren (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
27-25 23-25 25-19 21-25 9-15

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 9 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Voleibol