Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão do encontro com a Juventus, referente à 8.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, Otamendi garantiu que o coletivo está unido em torno de Bruno Lage, e apontou à passagem ao play-off.
28 janeiro 2025, 21h32
Otamendi
A propósito deste encontro da 8.ª e última jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, à Sport TV, na entrevista rápida, prévia à conferência de Imprensa, o defesa-central considerou que é necessário ter "agressividade a defender e a atacar".
"Há que confiar em nós. Defensivamente, temos de ser fortes, ganhar os duelos, e isso é fundamental. Temos jogadores que tratam muito bem a bola, e esse é o nosso objetivo", disse, lembrando que ainda há uma "espinha" por o Benfica não ter somado pontos com o Barcelona na ronda anterior desta fase da competição.
Como é que a equipa encara esta Juventus e este jogo, que é o último desta fase de liga da Liga dos Campeões?
Com a mentalidade de que é um jogo de Champions, uma bonita partida, contra um grande rival. O importante é tratar de ter as nossas funções táticas, de estar bem, em linhas gerais. Fazer um bom jogo para nos podermos classificar para o play-off e tratar de ir avançando.
Teve oportunidade de ouvir o áudio do treinador do Benfica, Bruno Lage, a falar com os adeptos do Benfica? Ou teve a oportunidade de ler as palavras ditas pelo treinador do Benfica aos adeptos? O que pensou quando ouviu falar em críticas a jogadores que não saltam à bola, ou que não dão três toques seguidos na bola? Qual foi a sua opinião sobre isso?
Não, não escutei nada. Creio que é um problema que há que deixar de lado. Hoje, a nossa mentalidade está na partida de amanhã [quarta-feira], que, para nós, é um jogo importante. Tratar de poder fazer as coisas bem, de nos podermos classificar para o play-off, que é um objetivo claro. Como disse depois da partida com o Casa Pia, há que fazer uma autocrítica entre nós e melhorar. Obviamente, perder 3-1 fora de casa... não demos uma boa imagem, sendo o Benfica, e creio que isso há que corrigir dentro de portas, tratar de exigir o máximo nos treinos, concentração máxima na parte defensiva e ofensiva, e melhorar. Nas derrotas, há que tentar focar mais no que são os detalhes, e creio que amanhã temos a oportunidade... Isto de jogar a cada 3/4 dias dá-nos a oportunidade de no dia seguinte descansar, e ao 2.º dia de nos focarmos já na partida seguinte, e amanhã temos uma partida linda para somar, que é o mais importante para nós.
Respondeu em relação àquilo que sentiu. Há críticas internas que são feitas, e as coisas, como dizia, têm de ser resolvidas por dentro. Os jogadores ficam tocados e ficam melindrados por perceber que fora há essa perceção, há essas palavras e há essas críticas que acabam de ser conhecidas? E a relação com o treinador fica mais delicada, ou não?
Não, não. Quando se inicia uma temporada, quando se inicia um processo, tanto a equipa técnica como os jogadores... é focalizar-nos em resolver dentro, da melhor forma, falar sobre as coisas que se fizeram bem, sobre as coisas que se fizeram mal e, no jogo seguinte, melhorá-las. Creio que isso é fundamental para nós. Temos muitos jovens, e, obviamente, nós, os mais experientes, temos de ensinar-lhes e tentar fazer com que eles entendam que, por vezes, no futebol não se pode ganhar sempre. E tratar de – quando se perde um jogo – no desafio seguinte tentar melhorar, tentar evoluir. Creio que essa mentalidade tem de ser para todos. As coisas que se fizeram mal, há que corrigi-las, e dar o passo seguinte, que é uma nova oportunidade de poder reverter a situação.
Pergunto-lhe como é que o balneário reagiu às críticas do treinador que ficaram conhecidas neste curto áudio, e se, de certa forma, mantém a confiança no treinador.
Sim, 100 por cento. Sabemos o que temos de melhorar, sabemos o que temos de corrigir. O desgosto dos nossos adeptos é normal, ao não ganhar, ao não ter resultados positivos... com esta forma acalorada, com este desgosto. Entendemos que temos de melhorar em campo, tentar fazê-lo bem, ganhar, que no futebol o que conta, obviamente, é a vitória e dar um grande espetáculo aos adeptos, que são quem paga os bilhetes e quem nos dá alento a cada fim de semana. O nosso objetivo é ganhar amanhã, somar e conseguir passar ao play-off.
"Uma linda oportunidade para poder jogar bom futebol. E, em linhas gerais, fazer as coisas bem, que isso vai dar-nos muita motivação para o que resta da temporada"
Otamendi
Já por várias vezes disse, aqui nesta conferência de Imprensa, que as coisas têm de ser resolvidas internamente, e que as críticas têm de ser feitas internamente. O facto de as críticas terem sido feitas externamente, ou seja, de terem chegado à opinião pública, foi algo de que vocês não gostaram?
Isto é futebol. As críticas sempre vão existir, e mais, obviamente, na derrota. O que digo é que há que resolver internamente as coisas que se fizeram mal no jogo, corrigi-las durante a semana. Por isso é que digo: temos a oportunidade de poder jogar a cada 3/4 dias, e não podemos ficar no jogo que fizemos anteriormente, mas focarmo-nos no seguinte. E nada é mais bonito que, depois de uma derrota, jogar um jogo da Champions, frente a um grande rival como a Juventus, que tem grandes jogadores. A verdade é que amanhã é uma linda oportunidade para pôr tudo o que falámos, o que treinámos, o que tentámos corrigir do que fizemos mal no jogo frente ao Casa Pia. Focar-nos no jogo de amanhã, essa é a nossa ideia.
Como capitão de equipa, pode garantir que os jogadores estão com o treinador?
A 100 por cento! Como disse, tanto a equipa técnica como os jogadores estão focados em reverter a situação, e por isso digo que amanhã é uma linda oportunidade para poder jogar bom futebol. E, em linhas gerais, fazer as coisas bem, que isso vai dar-nos muito mais motivação para o que resta da temporada.
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 28 de janeiro de 2025