Futebol

11 dezembro 2023, 19h37

Otamendi

Otamendi

ANTEVISÃO

Em busca de uma vitória por dois golos de diferença sobre o Salzburgo, cenário que assegura a presença do Benfica no play-off da Liga Europa, Otamendi garante que o plantel está "unido" para concretizar essa meta, nesta terça-feira, 12 de dezembro.

Em declarações à BTV, prévias à conferência de Imprensa de antevisão ao duelo fora de casa com os austríacos, válido para a 6.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, o capitão do Benfica demonstrou confiança no grupo de trabalho.

O central considerou que é "importante estar concentrado" para "aproveitar a oportunidade" de permanecer nas provas europeias. "Vamos fazer o melhor para que isso aconteça" referiu o internacional argentino, acrescentando que o "equilíbrio" da equipa é "importante".

Sem António Silva, que falhará o embate por ter sido expulso na ronda anterior com o Inter, Otamendi destacou a qualidade do internacional português, e referiu, à comunicação social, que tudo fará para que o eleito de Roger Schmidt no lugar do camisola 4 sinta a "tranquilidade" necessária.

Otamendi

Tendo em conta que o Benfica tem de vencer por dois golos, a equipa irá dar tudo desde o primeiro minuto, ou será necessária alguma paciência?

Há que gerir a partida, temos 90 minutos para vencer por dois golos e continuar nas provas europeias. O importante é ter a cabeça fria, mentalidade vencedora e tentar fazer uma boa partida. Amanhã [terça-feira], procuraremos fazer as coisas da melhor forma.

O Salzburgo tem uma média de idades de 22 anos. Ao invés, o Benfica tem jogadores mais experientes. Como podem utilizar esse fator a vosso favor?

Por vezes, a experiência ajuda. Eles conseguiram uma vitória contra nós, como visitantes. Hoje, estamos nós à procura de uma vitória fora de casa e de conseguir uma diferença de dois golos para continuarmos nas competições europeias. Eles são uma equipa jovem, mas com intensidade, força e com grandes jogadores, que tentaremos anular. Temos de fazer o nosso jogo, e há que pensar mais no nosso jogo, em fazê-lo bem, de uma forma geral, para poder obter a vitória que necessitamos.

Otamendi

"Tentaremos concluir o ano da melhor forma, a somar em diferentes competições"

Otamendi

Sem António Silva, poderá manter a sua posição no eixo defensivo, se, por exemplo, entrar Tomás Araújo, ou jogar à direita, se Morato jogar ao seu lado. Isso causa-lhe desconforto? Considera que a ausência de António Silva é uma adversidade para si?

António [Silva] não vai estar presente. Obviamente, é um jogador importante para o grupo, mas estamos a trabalhar. Tomás [Araújo] tem estado bem, mas será uma decisão do treinador. Jogue quem jogar, há que ajudá-lo, apoiá-lo e que tenha a tranquilidade de que necessita. Em traços gerais, há que estar preparado para uma partida dura, em que será importante fazer a diferença para continuar nas competições europeias.

Como capitão, de que forma sentiu os incidentes que aconteceram diante do Farense? Foi uma situação injusta para o treinador?

Sim, é triste, porque há que evitar esse tipo de ações. Há que estar nos momentos bons e maus. Ganhámos a Supertaça, estamos a um ponto da liderança [no Campeonato] e continuamos em outras duas competições internas [Taça de Portugal e Taça da Liga]. Com o Farense, talvez não tenham entrado as bolas que entravam na época passada, mas a base é o trabalho. Há que ter a mentalidade focada no nosso futebol e, por vezes, talvez voltar ao ADN da época passada. A cada partida, temos de melhorar, e isso é feito à base do trabalho. Melhora-se sendo positivo nos momentos bons e maus. Temos de tentar que as pessoas estejam envolvidas connosco e tentar voltar aos mecanismos e ao jogo que já tivemos. Por vezes, as coisas não nos saem, mas há que insistir e ter a mentalidade vencedora que jogadores e plantel necessitam. Tentaremos concluir o ano da melhor forma, a somar em diferentes competições.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol