Futebol

04 janeiro 2025, 23h04

Benfica-SC Braga

Arthur Cabral marcou o golo do Benfica

RESUMO DO JOGO

Sem a desejada eficácia após uma reação notória na 2.ª parte, o Benfica perdeu, por 1-2, na receção ao SC Braga, neste sábado, 4 de janeiro, em encontro da 17.ª jornada da Liga Betclic, disputado no Estádio da Luz. Arthur Cabral apontou o golo das águias.

Barreiro e Pavlidis foram as novidades no onze do Benfica, em detrimento de Florentino e Amdouni, face à linha apresentada no dérbi da 16.ª jornada do Campeonato Nacional. Assim, Bruno Lage lançou a seguinte formação: Trubin, Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Álvaro Carreras, Barreiro, Kökcü, Aursnes, Di María, Aktürkoğlu e Pavlidis.

As águias conseguiram criar perigo junto à baliza de Matheus ao minuto 9. Bah, a partir do corredor direito, lançou Pavlidis em profundidade, o avançado conseguiu passar pelo guardião, quando este saiu de entre os postes, e depois, de ângulo fechado, atirou ao ferro.

Benfica-SC Braga

Os encarnados procuraram acercar-se da área contrária, mas, aos 17', na primeira saída para o ataque, os visitantes adiantaram-se no marcador. Fran Navarro ganhou espaço entre os defesas-centrais do Benfica, isolou-se na área, e já na pequena área bateu Trubin (0-1).

O Benfica foi para cima do Braga, que, no entanto, respondeu e ameaçou com novo remate, aos 27', por intermédio de Bruma. Os comandados de Bruno Lage tentaram, com alguns cruzamentos, levar perigo ao último reduto contrário, mas a definição na finalização não foi a pretendida.

O Braga, porém, mostrou acerto aos 40', tirando partido de um lance de bola parada (fica a dúvida se Barreiro terá sido mesmo o último jogador a tocar na bola...). Ricardo Horta cobrou o canto no lado esquerdo do ataque e Bambu, de cabeça, no coração da área, ampliou a vantagem dos visitantes (0-2).

Benfica-SC Braga

Sobre o intervalo, aos 45', Otamendi – que somou o jogo 200 com o Manto Sagrado – não conseguiu cabecear na pequena área arsenalista e o desvio com o ombro levou a bola batida por Di María, no pontapé de canto, a passar por cima da barra.

Filme do jogo

Ver Match Center ›

Com Arthur Cabral no lugar de Aursnes no início da 2.ª parte, o Benfica aumentou os níveis de intensidade e carregou mais na frente. Isso levou as águias a encostar o Braga ao seu último reduto e, aos 52', coube a Bah levar o perigo para a baliza de Matheus, obrigando o guardião a uma defesa apertada. Na sequência do lance, Di María caiu na área após contacto com Gabri Martínez, mas o árbitro Luís Godinho considerou simulação do camisola 11.

Benfica-SC Braga

Aos 58' Kökcü rematou forte, de longe, mas a bola saiu ao lado da baliza. Aos 63' foi Arthur Cabral a tentar alvejar as redes contrárias, através de um cabeceamento. Dois minutos depois, aos 65', Di María ganhou espaço na área, no lado esquerdo, porém, o cruzamento rasteiro não foi desviado por Pavlidis, ao segundo poste, perdendo-se mais um lance de perigo.

Bruno Lage lançou Amdouni, Schjelderup e Renato Sanches nos lugares de Pavlidis, Aktürkoğlu e Bah aos 67', e Barreiro passou então a ocupar o lado direito da defesa. No minuto seguinte, uma combinação entre Renato Sanches e Amdouni permitiu a finalização do internacional suíço dentro da área. Matheus defendeu.

A esmagadora maioria dos 61 750 espectadores presentes no Estádio da Luz puxou sempre pela equipa, e os incentivos foram correspondidos aos 78'. Arthur Cabral recebeu a bola recuperada por Barreiro, à direita do ataque – fora da área –, rodou sobre o defesa e disparou forte de pé esquerdo, colocando-a no fundo da baliza defendida por Matheus (1-2). Foi o golo 100 do avançado brasileiro desde que atua na Europa.

Benfica-SC Braga

Beste no lugar de Di María, aos 82', foi a última mudança nas águias na procura do empate, e Amdouni, aos 87', rematou ao lado, de fora da área.

As águias terminaram o encontro com 19 remates, contra 5 dos bracarenses, e 60% de posse de bola, mas sem conseguirem somar os desejados três pontos.

Na quarta-feira, 8 de janeiro, às 19h45, no Estádio Municipal de Leiria, o Benfica defronta o Braga, em encontro referente à meia-final da Taça da Liga.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 4 de janeiro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas