Futebol

30 dezembro 2024, 00h07

Kökcü

Kökcü

RESUMO DO JOGO

Numa demonstração de crença, o Benfica lutou até ao fim por outro resultado no dérbi deste domingo, 29 de dezembro, frente ao Sporting, mas perdeu por 1-0 e não conseguiu retribuir o grande apoio dos seus adeptos com os ambicionados três pontos.

Bruno Lage promoveu três alterações relativamente à equipa que iniciou o último jogo, diante do Estoril (3-0), lançando Otamendi, Florentino e Amdouni para os lugares de António Silva, Beste e Pavlidis. Trubin, Bah, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Aursnes, Kökcü, Di María e Aktürkoğlu completaram o onze.

Tomás Araújo

Respondendo com cânticos pela equipa a duas iniciativas madrugadoras do Sporting, aos 2' e aos 5', os adeptos empurraram as águias para o seu primeiro lance de perigo. Aos 8', Otamendi desarmou Gyökeres na antecipação e Amdouni combinou bem com Aktürkoğlu antes de cruzar para a área, onde Diomande aliviou a bola para longe.

Aos 17', Trubin brilhou ao travar uma finalização de Giovany Quenda recorrendo a uma mancha. A resposta do Benfica não tardou, com Di María a receber a bola no lado direito e a rematar em arco para um corte in extremis de St. Juste com as costas, aos 20'.

Kökcü

O dérbi seguiu muito disputado na intermediária e foi por meio de uma bola parada que os encarnados voltaram a rondar a baliza adversária. Aos 26', na sequência de uma falta sofrida por Amdouni à entrada da área, Kökcü marcou o livre de forma exemplar, obrigou Franco Israel a uma grande defesa, e motivou um sonoro bruaá do Topo Norte pintado a encarnado.

No entanto, aos 29', o Sporting inaugurou o marcador. Na sequência de um lançamento lateral, Gyökeres esgueirou-se pelo lado esquerdo e o seu cruzamento atravessou a área até chegar a Geny, que disparou rasteiro para o 1-0. Do Topo Norte pintado a encarnado vieram, de imediato, cânticos de incentivo. "Força, Benfica", cantou-se.

Antes do intervalo, uma oportunidade para cada lado. Primeiro, aos 40', Trubin voou para deter um remate de Gyökeres, e, posteriormente, aos 43', Aursnes rematou ao lado de pé esquerdo, na ressaca de um cruzamento para a área leonina.

Trubin

Filme do jogo

Ver Match Center

Na entrada para a 2.ª parte, Bruno Lage operou a primeira substituição, com a entrada de Barreiro para o lugar de Florentino. Fechando os caminhos ao Sporting na sua primeira fase de construção, o Benfica ganhou o domínio total do encontro e acampou no meio-campo adversário.

Aos 49', Di María antecipou-se a Hjulmand na disputa de uma bola no interior da área do Sporting e caiu após chocar com o dinamarquês. O árbitro nada assinalou e, posteriormente, indicou que o VAR também não tinha detetado qualquer irregularidade. Estava dado o mote para uma sucessão de oportunidades junto à baliza verde e branca.

Aktürkoğlu

A primeira teve a assinatura de Bah, que, aos 56', obrigou Franco Israel a uma defesa de recurso com um cruzamento-remate. Três minutos volvidos (59'), Di María, na marcação de um livre, colocou a bola na área, onde Barreiro se antecipou aos defesas contrários e cabeceou por cima.

Aos 61', surgiu aquela que foi uma das melhores oportunidades para chegar à igualdade. Após uma boa combinação à entrada da área, Kökcü fez um passe picado para Amdouni, que, em desequilíbrio, disparou a centímetros da trave!

Amdouni

Intenso e vertical, o Benfica continuou a atacar e, aos 67', Di María ganhou as costas de Diomande, galgou terreno até à área, mas o central do Sporting recuperou posição e intercetou o remate do campeão do mundo pela linha de fundo.

Na sequência do pontapé de canto, Otamendi desviou de cabeça por cima, e, no consequente pontapé de baliza, os encarnados pressionaram alto e obrigaram ao erro na saída de bola do adversário. Novo canto para o Benfica, e os adeptos a corresponderem com decibéis elevados no apoio aos jogadores.

Aos 73', Di María recebeu o esférico na quina da área, e o seu disparo ainda sofreu um desvio em Hjulmand antes de a bola ficar com Franco Israel.

Di María

Refrescando a equipa, Bruno Lage lançou Beste e Pavlidis nos lugares de Aktürkoğlu e Amdouni, aos 75'. Com o Sporting recolhido na sua área, Kökcü tentou resolver por via da meia-distância, mas o seu remate de longe, aos 77', saiu ligeiramente ao lado.

Com o tempo a escoar-se, os anfitriões conseguiram sair da camisa de forças e aproximar-se da área do Benfica. Aos 82' e aos 84', Bah e Tomás Araújo, respetivamente, cortaram lances de perigo com um posicionamento exemplar, e, aos 87', foi a vez de Trubin arrojar-se ao solo para travar um remate cruzado de Gyökeres.

Acreditando até ao fim e contagiando as bancadas, que continuaram a apoiar incondicionalmente a equipa, o Benfica voltou a estar perto do golo, aos 90'. Lançado aos 84' no lugar de Aursnes, Arthur Cabral respondeu a um cruzamento de Di María, mas o seu cabeceamento passou a rasar o poste esquerdo, naquela que foi a derradeira oportunidade de uma 2.ª parte de sentido único.

Otamendi

Após o apito final, os jogadores do Benfica encaminharam-se para o Topo Norte do Estádio José Alvalade e ficaram alguns minutos a agradecer o apoio dos milhares de Benfiquistas que marcaram presença no dérbi e que reconheceram o esforço da equipa com aplausos.

Finda a competição no presente ano civil (2024), o Benfica voltará a entrar em campo no próximo sábado, 4 de janeiro de 2025, frente ao SC Braga. O duelo da 17.ª jornada da Liga Betclic assinalará o final da 1.ª volta da prova e está marcado para as 18h00, no Estádio da Luz, onde os Benfiquistas terão, como sempre, um papel decisivo na missão de abrir o novo ano com três pontos.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 30 de dezembro de 2024

Patrocinadores principais do Futebol