Futebol feminino

08 dezembro 2024, 18h22

Futebol Feminino

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Após os compromissos das seleções nacionais, o Benfica regressou à ação com um triunfo, neste domingo, 8 de dezembro, frente ao Amora, por 0-3, no embate da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Numa primeira parte dominadora e com mais ocasiões para golo, as Inspiradoras chegaram ao intervalo com dois tentos de vantagem.

Aos 15', na sequência de um pontapé de canto, o esférico sobrou para Beatriz Cameirão que aproveitou e, com remate, não deu hipótese à guarda-redes adversária (0-1). Foi através de outro pontapé de canto, ao minuto 31, que surgiu o segundo das águias. Anna Gasper colocou a bola longa e Joana Silva, desmarcada, cabeceou para dentro da baliza (0-2).

Futebol Feminino

A etapa complementar rendeu um golo que fechou o resultado. Laís Araújo cruzou na direita para a área, com conta, peso e medida, para a cabeça de Chandra Davidson, aos 70', que não perdoou (0-3). Esta foi uma jogada muito bem elaborada que tirou quaisquer dúvidas relativamente ao desfecho da eliminatória.

O conjunto orientado por Filipa Patão podia ter dilatado o marcador por várias ocasiões. Já no período de compensação, Lara Martins ainda atirou ao poste da baliza do Amora.

O Benfica volta a entrar em competição no dia 15 de dezembro (domingo), com a receção, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, ao Marítimo, em jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Taça da Liga.

Futebol Feminino

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Primeiro de tudo, parabéns ao Amora. Uma casa cheia, que é o que queremos no nosso futebol praticado por mulheres. Começarmos a encher estádios, começarmos a encher os campos, e tivemos aqui uma excelente moldura humana. Aproveito já para agradecer aos Benfiquistas que se deslocaram aqui à Amora para apoiar a nossa equipa. Já sabíamos que ia ser um jogo complicado, porque não é fácil vir aqui jogar à Amora. Têm jogadoras com muita qualidade. O campo é um sintético e não ajuda a quem gosta de jogar com a bola no chão, nunca é fácil, ainda por cima muito vento, o que também provoca alguma dificuldade no jogo, principalmente quando a bola anda no ar. Sabíamos destas dificuldades e sabíamos que existiam estes fatores todos que iam dificultar o jogo. Ainda assim entrámos bem na primeira parte. Fizemos dois golos cedo, que ajudam. Mas depois entrámos bastante mal na segunda parte, no início da segunda parte. Não conseguimos controlar tanto o jogo. O Amora também entrou com uma postura diferente e a colocar mais peças a pressionar na frente. Tivemos também de fazer algumas mexidas para voltar a equilibrar o jogo e conseguimos. Depois, acabámos por fazer o 0-3 e, a partir daí, foi uma mão cheia de oportunidades de golo falhadas da nossa parte. Poderíamos ter dilatado mais o resultado, mas, ainda assim, volto a repetir, parabéns ao Amora pela réplica que deu aqui. E parabéns também ao Benfica porque conseguimos o nosso grande objetivo, que era passar esta eliminatória. Receber as jogadoras que vinham da seleção, que vinham de paragem. Conseguimos dar aqui minutos a outras jogadoras que não têm tido tantos minutos. Isso é bom para que este grupo continue competitivo e continue a lutar para ser cada dia melhor. Há muita coisa a trabalhar e a conquistar este ano. Vamos continuar no mesmo caminho."

Beatriz Cameirão (média do Benfica): "Foi uma boa vitória, mas sabíamos que ia ser um jogo difícil porque é um campo bastante complicado. O Amora é uma equipa também experiente. Sabíamos que ia ser um jogo complicado, um jogo para a Taça de Portugal. Todas as equipas acreditam sempre que podem ganhar, que podem vencer. É uma festa bonita, portanto, toda a gente quer estar presente na final e por isso foi um jogo difícil, mas estivemos bem, unidas, focadas e bem no jogo. [Primeiro golo da temporada] Sim, acho que é sempre bom marcar para o Benfica, para a equipa, e contribuir para o coletivo. Claro, é sempre importante estar nas finais e nos jogos grandes, nas grandes finais, e por isso foi mais um passo para estar no Jamor este ano."

Futebol Feminino

Taça de Portugal | 3.ª eliminatória | 08/12/2024
Amora-Benfica
0-3
Parque do Serrado
Onze do Benfica

Rute Costa, Joana Silva (Catarina Amado, 64'), Laís Araújo, Marit Lund, Marie Alidou, Beatriz Cameirão (Andreia Faria, 75'), Letícia Almeida (Andreia Norton, 64'), Anna Gasper, Nycole Raysla (Jody Brown, 75'), Lara Martins e Chandra Davidson (Neide Guedes, 82')

Suplentes
Lena Pauels, Catarina Amado (64'), Carole Costa, Christy Ucheibe, Andreia Norton (64'), Andrei Faria (75'), Neide Guedes (82'), Cristina Martin-Prieto e Jody Brown (75')
Treinadora do Benfica
Filipa Patão
Onze do Amora

Beatriz Painço, Carolina Ribeiro, Sara Fernandes (Joana Nunes, 84'), Eleia Vieria (Laura Silva, 78'), Kelli Swenson, Beatriz Correia, Ana Rita Viegas (Irlanda Lopes, 46'), Manu Cristaldo, Filipa Marques, Maria Malta (Daniela Alves, 67') e Ivânia Moreira (Leonor Seiça, 78')

Suplentes

Matilde Marreiros, Madalena Louro, Laura Silva (78'), Joana Nunes (84'), Rita Barreto, Leonor Seiça (78'), Daniela Alves (67'), Irlanda Lopes (46') e Carolina Duque

Ao intervalo 0-2
Golos
Benfica: Beatriz Cameirão (15'), Joana Silva (31') e Chandra Davidson (70')

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 9 de dezembro de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino