Futebol feminino

20 abril 2024, 10h14

Filipa Patão

Filipa Patão

Naquele que será o terceiro dérbi consecutivo entre Benfica e Sporting, os dois emblemas medirão forças na 2.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal neste domingo, 21 de abril, às 17h15, no Estádio Aurélio Pereira.

Recorde-se que, na 1.ª mão, no Benfica Campus, as águias venceram por 1-0. Em conferência de Imprensa, Filipa Patão, treinadora benfiquista, ressalvou que "não deixa de ser uma vantagem, mas é sempre aquela ingratidão", uma vez que "um golo não é nada no futebol".

"É um jogo que começa do zero, com uma história diferente. Se estivermos inteiramente a prender-nos a esse 1-0, com toda a certeza vamos estar mais próximas de não sermos felizes", completou.

Filipa Patão

Ouça Filipa Patão

Assim sendo, a técnica assegurou que o objetivo é registar um novo triunfo: "Vamos para este jogo partindo do zero e sabendo que vamos ter de dar o nosso máximo para conseguir um bom resultado e a vitória. Não vamos procurar passar com um empate. Vamos, obviamente, procurar ganhar, que é assim que o Benfica vai para todos os jogos."

"O futebol é feito de momentos, situações e detalhes. Quando uma equipa é extremamente competente, esses momentos podem pender para o seu lado e o jogo torna-se diferente. Sabemos da importância desses momentos, de sermos criteriosas e de não falharmos tanto", destacou Filipa Patão, relativamente aos aspetos a melhorar para o próximo desafio.

Embora tenha admitido alguma fadiga na sua formação, consequência de "uma época muito longa nas pernas", a treinadora negou que a mesma afete o espírito da equipa: "Se não soubermos lidar com momentos de pressão ou de maior decisão, não estamos aqui a fazer nada. Existe cansaço, mas também existe foco, determinação e motivação enormes para acabar esta época da melhor forma."

Filipa Patão

"Vamos ter de dar o nosso máximo para conseguir um bom resultado e a vitória. Não vamos procurar passar com um empate. Vamos, obviamente, procurar ganhar"

Filipa Patão

"Sabemos que estamos numa fase ingrata da época, que existe cansaço, mas também sabemos que, no futebol, existem várias formas de contornar esse cansaço e poder respirar de outra maneira. Se tivermos a bola durante mais tempo, não andamos a correr tanto no jogo. Temos de dominar mais esse momento e ter mais critério para não perder tanto a bola", acrescentou.

Apesar da elevada frequência com que os dois coletivos se têm enfrentado – e ainda voltarão e encontrar-se na final da Taça da Liga, a 1 de maio (17h45), no Estádio do Restelo –, a técnica acredita que "pode sempre haver surpresas", pois, "mesmo que, às vezes, as equipas ainda possam apresentar coisas semelhantes, o próprio jogo tem tendência a ser diferente com as suas dinâmicas e com aquilo que vai acontecendo".

"Vai ser, com toda a certeza, um jogo diferente, portanto vamos ver o que o Sporting vai apresentar. O Benfica tem uma identidade muito clara. Podemos sempre alterar e variar algumas das coisas, mas há aspetos que não mudam, que são as nossas jogadoras e processos", projetou Filipa Patão.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Andrea Falcón, Andreia Faria, Andreia Norton, Anna Gasper, Carole Costa, Catarina Amado, Chandra Davidson, Christy Ucheibe, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Laís Araújo, Lena Pauels, Lúcia Alves, Marie Alidou, Nycole Raysla, Pauleta, Rute Costa, Sílvia Rebelo e Valéria Cantuário.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 20 de abril de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino