Voleibol

16 novembro 2024, 22h13

Benfica-Sporting

Felipe Banderó

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
8.ª jornada
1.ª fase
RESULTADO FINAL
Benfica 1
Sporting 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-13 21-25 19-25 24-26

Neste sábado, 16 de novembro, o Benfica protagonizou um grande arranque de jogo diante do Sporting, mas a lesão de Ivo Casas no 2.º set virou o dérbi da 8.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional a favor dos leões (1-3).

Empurrado pelo público que encheu as bancadas do Pavilhão n.º 2, o conjunto encarnado entrou enérgico no encontro, mostrando agressividade no serviço e eficácia no ataque. Dominador, chegou a uma vantagem de 16-8 e manteve a bitola alta até à vitória no 1.º set por 25-13, assente num voleibol de grande qualidade

Na entrada do 2.º set, o Benfica voltou a mostrar os seus predicados, mas a tendência do jogo mudou após a lesão de Ivo Casas. Atingido involuntariamente na cabeça pelo colega Felipe Banderó, o capitão teve alguns minutos a ser assistido e foi obrigado a sair do encontro, ao qual regressou mais tarde com visíveis mazelas. Aproveitando a quebra do ímpeto encarnado, o Sporting cresceu no encontro e venceu por 23-25 para empatar o encontro (1-1).

Benfica-Sporting

O 3.º set começou equilibrado, mas os visitantes colocaram a receção do Benfica em dificuldades e chegaram a ter uma vantagem de 11-22. Apostando nas entradas dos jovens Diogo Fernandes e Francisco Leitão, Marcel Matz ainda viu a sua equipa esboçar uma reação, que, contudo, se revelou curta para evitar o 1-2 (19-25).

Dando tudo por tudo para reentrar na discussão do encontro, os encarnados entraram fortes no 4.º set, mas o Sporting reagiu e conseguiu virar o encontro para 12-15, obrigando Marcel Matz a pedir um timeout. As afinações do treinador resultaram e o Benfica protagonizou uma grande recuperação até ao 24-24. Logo a seguir, os leões fizeram o 24-25 num lance muito duvidoso que motivou queixas dos encarnados e o dérbi haveria de ser sentenciado na jogada seguinte: 24-26 e vitória do Sporting por 1-3.

Na próxima terça-feira, 19 de novembro, o Benfica regressa às lides europeias com a visita aos eslovenos do Calcit Kamnik (19h00), na 2.ª mão dos 16 avos de final da CEV Volleyball Cup: na 1.ª mão, disputada na Luz, os encarnados triunfaram por 3-0.

Benfica-Sporting

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Queríamos vencer e trabalhámos forte para vencer o dérbi, que é mais do que um jogo. Se tivéssemos vencido, o Sporting ficava com duas derrotas e nós ficávamos numa situação boa. Agora, cada um tem uma derrota [fase regular] e vamos trabalhar para tentar jogar melhor no jogo lá [Pavilhão João Rocha]. Vamos continuar a trabalhar forte para conseguir o primeiro lugar."

Benfica-Sporting

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 8.ª jornada | 16/11/2024
Benfica-Sporting
1-3
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Nivaldo Gomez, Tiago Violas, Felipe Banderó, Matheus Alejandro, Japa, Pearson Eshenko e Ivo Casas (L)
Suplentes
Francisco Leitão, Eduardo Brito, Diogo Fernandes, Tomás Natário Teixeira, Michal Godlewski, Peter Wohlfahrtstätter e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Equipa do Sporting
Jan Galabov, Kelton Tavares, Edson Valencia, Martin Licek, Jonas Aguenier, Vinícius Silveira e Gonçalo Sousa (L)
Suplentes
Yurii Synytsia, Tiago Pereira, Pedro Abecasis, Tiago Barth, Armando Velásquez, Alejandro González  e Nicolás Perren (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
21-13 21-25 19-25 24-26

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 20 de novembro de 2024

Patrocinadores Voleibol