Voleibol Feminino

13 novembro 2024, 11h38

Rui Moreira

Rui Moreira

Manter a competência e a seriedade num jogo que se perspetiva de muita disputa – é isto que o Benfica tem de fazer para voltar a superar o AEK Atenas, desta feita na 2.ª mão dos 16 avos de final da CEV Challenge Cup. As equipas encontram-se no Pavilhão n.º 2 da Luz às 20h00 desta quinta-feira, 14 de novembro, onde as encarnadas esperam uma casa cheia para proporcionarem um bom espetáculo aos adeptos.

Referindo que o coletivo benfiquista fez um "excelente resultado na Grécia", onde venceu por 1-3, Rui Moreira salientou que "a eliminatória não está terminada" e que a equipa não se pode "deixar levar pelo resultado da 1.ª mão", notando que as gregas "valem muito mais do que aquilo que mostraram".

"Precisamos de vencer dois sets, ou o golden set, para fechar esta eliminatória. A questão do 50/50 [como anteviu na 1.ª mão] dizia muito a respeito do nível das equipas. São de valor semelhante. Demos uma boa resposta, mas isso não muda o peso do segundo jogo. Continua a ser de 50/50, agora, em casa, com os nossos adeptos. Isso pode fazer com que tenhamos um bocadinho mais de força para vencer o jogo, mas temos de o encarar com a mesma seriedade", asseverou, em declarações à BTV.

Rui Moreira

Ouça Rui Moreira

Lembrando o jogo anterior, o treinador destacou a exibição do Benfica nos dois primeiros sets (17-25 e 11-25), nos quais o coletivo foi "muito competente na linha de serviço, na linha de bloco e na organização do sideout". "Estes fatores, nos dois primeiros sets, acabaram por arrumar o jogo, se posso dizer assim. Ganhámos com muito mérito, mas muita tranquilidade", concluiu.

"Espero um jogo muito semelhante ao que foram o 3.º e 4.º sets [25-21 e 19-25]. Com muita disputa, com combate e rallies. Temos de lutar. Queremos ganhar o jogo", projetou o técnico.

Num regresso vitorioso às competições europeias, volvidos 34 anos da última participação, Rui Moreira mostrou-se muito feliz e com grande ambição para encarar o que está por vir.

"Não escondo que sou Benfiquista. Poder estar aqui, no meu clube – com toda a estrutura, com o grupo de atletas que escolheram para fazer este caminho connosco e com o staff que temos –, e poder fazer história, dia a dia – com a Taça de Portugal, a Supertaça, a reentrada nas competições europeias e a possibilidade de passar uma primeira eliminatória em que participamos –, deixa-me extremamente feliz. Temos de ver isto na vertente profissional e de conseguir olhar e dizer que queremos mais. Queremos sempre mais. Queremos chegar o mais longe possível na Europa e queremos continuar a conquistar títulos para o Benfica", objetivou.

Alice Clemente

Ouça Alice Clemente

Alice Clemente sublinhou que o coletivo encarnado enfrenta a eliminatória "com muita responsabilidade".

"Termos ido à Grécia jogar contra uma equipa que se prepara bem e que é de um nível diferente, porque estamos a falar de competições europeias, e ganharmos por 1-3, foi uma vantagem muito grande. É uma margem muito boa. Só nos dá mais motivação para darmos o máximo possível. Temos de ganhar pelo menos dois sets, e estou com as expectativas altas", revelou.

"Para nós, passados 34 anos, é como se fosse uma primeira vez. A ambição é sempre chegar o mais longe que conseguirmos, darmos o nosso melhor jogo a jogo, esperarmos um nível difícil e conseguirmos alcançá-lo", frisou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

A internacional portuguesa recordou o ambiente vivido no Olympic Village Sports Hall, e espera que os Benfiquistas apareçam em peso na Luz.

"Na Grécia sentiu-se bastante o apoio contrário, à equipa adversária. Era importante conseguirmos sentir o mesmo aqui na Luz. Em nossa casa, temos todas as vantagens para ter um bom pavilhão, um pavilhão cheio, para darmos o melhor espetáculo que conseguirmos aos nossos adeptos", reforçou.

Individualmente, a zona 4 sente-se em progressão e "bem, por ajudar a equipa". "Mesmo não sendo a zona de oposta a minha posição, sinto que estou a ajudar a equipa e estou a dar o meu melhor. Sinto-me muito feliz. Desde que cheguei ao Benfica, têm sido passos pequeninos e passos grandes na história. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça e, agora, estarmos nas competições europeias é um privilégio. Fazer isso pelo Benfica é um privilégio", afirmou.

Texto: Redação
Fotos: Nádia Samgy / SL Benfica
Última atualização: 13 de novembro de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas