Voleibol

12 outubro 2024, 18h41

Benfica

Japa

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
1.ª fase
2.ª jornada

RESULTADO FINAL

Nun'Álvares 0
Benfica 3
1.º set 2.º set 3.º set
23-25 17-25 27-29

O Benfica venceu neste sábado, 12 de outubro, o Nun'Álvares por 0-3, em jogo da 2.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, no Pavilhão Ala de Nun'Álvares de Gondomar.

Com Pablo Natan de fora por lesão, o Benfica entrou bem na partida e contou com grande dose de eficácia no sideout para abrir uma vantagem de 0-3. Todavia, empurrado pelo seu público, o conjunto de Gondomar conseguiu correr atrás do prejuízo e nunca deixou as águias fugirem no marcador até ao 20-23, conquistado por Pearson Eshenko numa jogada levada ao limite. Controlando a vantagem, os encarnados acabaram por sentenciar a vitória por 23-25, no 1.º set.

Dando sequência ao crescimento defensivo do final do 1.º set, o Benfica entrou insuperável no bloco no 2.º set e barrou todos os caminhos ao Nun'Álvares. Na hora de atacar, mostrou muita variabilidade, ora desequilibrando pelo centro, com Pearson Eshenko e Matheus Alejandro, ora usando a potência de Japa e Nivaldo Gomez para ferir a receção adversária. Confiantes, as águias chegaram ao 15-18 e, depois, construíram um parcial de 2-8 para triunfarem por 17-25.

Benfica

O equilíbrio regressou no 3.º set. Melhorando a eficácia na receção e a agressividade no serviço, os gondomarenses tomaram as rédeas da partida e obrigaram o Benfica a aplicar-se ao máximo. Com as duas equipas a oferecerem um excelente espetáculo de voleibol, o jogo decidiu-se nas vantagens. Concentrados, os encarnados, comandados por um Japa a altíssimo nível, salvaram três pontos de set e conseguiram dar a volta ao texto para vencerem por 0-3, após um 27-29 no 3.º parcial.

Com duas vitórias sem cederem qualquer set em outros tantos jogos disputados na 1.ª fase do Campeonato Nacional, os pentacampeões nacionais voltam, agora, a mudar o chip para a CEV Cup: na quinta-feira, 17 de outubro, recebem os belgas do Volley Haasrode Leuven, na 2.ª mão dos 32 avos de final (na 1.ª mão, as águias venceram por 0-3).

Benfica

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi um jogo bem jogado, as duas equipas tiveram uma margem baixa de erros por set. Houve agressividade no serviço dos dois lados e a receção conseguiu suportar alguns serviços que entraram bem, talvez em função de jogarem aqui e terem mais conhecimento do pavilhão. Gostei dos números de ataque da nossa equipa. Tivemos um jogo na quarta-feira [9 de outubro] pela CEV Cup onde tínhamos tido bons números de ataque e, hoje [sábado, 12 de outubro], conseguimos manter esse nível. Vencemos três sets, com dois sets mais apertados, mas a nossa expectativa para o voleibol é que as principais equipas tenham jogos disputados e que sintam a pressão das equipas com menos investimento. Fico feliz por esta disputa, até porque era importante para nós ter um jogo apertado. Estamos numa sequência com jogos europeus, e um duelo mais fácil podia mudar a mentalidade dos jogadores. Jogo bom e com muito barulho no pavilhão. Agora, precisamos de dois sets [2.ª mão frente ao Volley Haasrode Leuven], mas não podemos pensar dessa maneira. Temos é de pensar em vencer o jogo europeu e voltar a jogar bem. Tivemos a infelicidade da lesão muscular do Pablo [Natan], que estava a jogar bem e a ser um dos protagonistas da equipa. Hoje [sábado, 12 de outubro] entrou o Nivaldo [Gomez], que esteve bem, mas ficamos com uma peça importante a menos. Temos de ter toda a concentração, porque o adversário é experiente e vai tentar a reviravolta."

Benfica-VC Viana

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 2.ª jornada | 12/10/2024
Nun'Álvares-Benfica
0-3
Pavilhão Ala de Nun'Álvares de Gondomar
Formação inicial do Benfica
Tiago Violas, Pearson Eshenko, Nivaldo Gomez, Japa, Matheus Alejandro, Felipe Banderó e Ivo Casas (L)
Suplentes
Peter Wohlfahrtstätter, Francisco Leitão, Eduardo Brito, Tomás Natário Teixeira, Diogo Fernandes, Michal Godlewski e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial do Nun'Álvares
Phelipe Martins, Allan Tschupp, Francisco Amorim, Allan Guimarães, Juan Mangini, Lucas Honorato e Gonçalo Marques (L)
Suplentes
João Francisco, Tomás Dieguez, Diogo Gonçalves, Guilherme Silva, João Morgado, Francisco Mendes e Tiago Dias (L)
1.º set 2.º set 3.º set
23-25 17-25 27-29

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 12 de outubro de 2024

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas