Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Hóquei em Patins Feminino
Em entrevista à BTV, o treinador Paulo Almeida traça metas ambiciosas para 2024/25 e enaltece o Sport Lisboa e Benfica como "o grande responsável pelo desporto feminino" em Portugal.
09 outubro 2024, 14h54
Paulo Almeida
Os 11 Campeonatos Nacionais conquistados de forma consecutiva são uma marca que nunca ninguém apagará da história do Sport Lisboa e Benfica, mas ganhar uma segunda Liga dos Campeões [antiga Liga Europeia] continua a ser um "grande objetivo das jogadoras, do Clube", e também de Paulo Almeida. Em entrevista à BTV, o treinador lamenta a "pré-época atípica", que arrancou com várias lesões, mas assegura que, ainda assim, o grupo que lidera "vai a qualquer prova para ganhar".
Às 12h00 de sábado, 12 de outubro, o coletivo encarnado joga as meias-finais da Elite Cup feminina, defrontando a Escola Livre de Azeméis no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A final da competição está agendada para as 12h00 de domingo, no mesmo local.
PRÉ-ÉPOCA ATÍPICA
"A época, para algumas das minhas jogadoras, começou nas seleções nacionais. Eu até gostaria de ter muito mais jogadoras lá, é sinal de que as jogadoras do Benfica têm valor para ir às seleções nacionais. Mas é evidente que foi uma pré-época muito atípica. Antes do Mundial, duas jogadoras [Cata Flores e Elena Tamiozzo] lesionaram-se e acabaram por não participar na prova, e ainda estão a recuperar para começar a época no Benfica. Infelizmente, a temporada já começou há mês e meio, e eu ainda não consegui trabalhar com a equipa toda um treino sequer. Mas pronto, as lesões fazem parte da época desportiva, e atletas estão a recuperar bem. Espero, em breve, ter a equipa toda a trabalhar."
CONQUISTA DA TAÇA PROFESSOR JOÃO CAMPELO
"A época continua. Independentemente das lesões, o comboio tem de partir e tem de se jogar as competições do princípio da época, como é o caso do Torneio de Abertura [Taça Professor João Campelo]. Faz parte do início da temporada fazer jogos com equipas contrárias para ganhar ritmo de jogo, e as jogadoras que estão lesionadas, quando vierem, que venham bem, a 100 por cento, e que consigam apanhar o nosso comboio, que já vai em andamento."
"O Benfica não falta com rigorosamente nada. Se a minha equipa não ganhar qualquer competição é porque não fomos capazes"
Paulo Almeida
ANÁLISE DOS REFORÇOS
"[Rita Batista e Aimée Blackman] Vêm acrescentar muita qualidade à grande qualidade que o Benfica tem. Não nos podemos esquecer que, nestes anos todos, o Benfica tem a hegemonia do hóquei em patins nacional, e quero muito, muito voltar ao ano 2015, quando ganhámos também a Liga dos Campeões [nessa altura, ainda denominada Liga Europeia]. Esse é o meu grande objetivo, é o grande objetivo das jogadoras, e é também o grande objetivo do Clube. E, por isso, fomos buscar duas jogadoras. A Rita Batista é internacional portuguesa, com 27 anos, mais experiente, e é uma jogadora que joga principalmente no interior, dentro da área, para os desvios das bolas, para dar linhas de passe às jogadoras que vêm de trás para a frente. A [Aimée] Blackman é uma jogadora que joga mais atrás, é uma miúda com 19 aninhos, que ainda tem de se fazer. Mas tem um futuro risonho à sua frente, e espero que adore o Benfica e que fique cá por muitos anos."
PRÓXIMOS OBJETIVOS: ELITE CUP E SUPERTAÇA
"Sempre, em todas as competições, este Clube, com a grandeza e a responsabilidade que tem, onde entra é para ganhar. A APAC Tojal [adversário na Supertaça] tem algumas mudanças, algumas jogadoras novas, mas, acima de tudo, a base da equipa ficou do ano passado, e gira muito à volta da Maca [Ramos], uma jogadora que passou alguns anos aqui no Benfica. Mas a minha equipa vai estar, agora, a preparar a Elite Cup, porque pensamos prova a prova. Ganhámos o Torneio de Abertura [Taça Professor João Campelo], vamos querer ganhar a Elite Cup, e tenho uma boa novidade, que é que a Raquel [Santos] já teve alta do médico e volta a treinar. Tinha quatro baixas, agora só tenho três, e vamos ver se a Elena Tamiozzo terá alta também ainda nesta semana. As coisas estão a melhorar, acredito que, num curto espaço de tempo, terei a equipa toda, mas, de qualquer maneira, o Benfica, com as jogadoras que estão disponíveis, vai a qualquer prova para ganhar."
EM BUSCA DO 12.º CAMPEONATO NACIONAL
"O mais importante é conseguir motivar uma equipa que já ganhou tudo durante vários anos. Elas sabem que, no Benfica, há aquela frase mítica que 'o segundo é sempre o primeiro dos últimos', e, por isso, corremos sempre para o primeiro em qualquer prova. Vamos querer ganhar o 12.º Campeonato Nacional, vamos querer ganhar a Supertaça, vamos querer ganhar a Taça de Portugal, já ganhámos o Torneio de Abertura, vamos lutar agora pela Elite Cup, e vamos querer ir o mais longe possível na Liga dos Campeões, sabendo que estão lá os tubarões dos espanhóis, mas o Benfica quer ser tubarão também."
CHAMPIONS LEAGUE: PRIMEIRO, A FINAL FOUR
"Tínhamos, no ano passado, um grupo complicado, que eu considerava 'o grupo da morte', no qual alguém tinha de ficar de fora. Neste ano temos o Gijón, que é uma grande equipa, que já ganhou seis Ligas dos Campeões, uma equipa francesa [Nantes], e estamos à espera da quarta equipa [do Grupo A]. O objetivo principal, para já, nesta fase, é chegar à final four, é passar nos dois primeiros lugares. Depois, da final four, são dois jogos nos quais tudo pode acontecer. Mas acredito que a minha equipa está muito focada para conseguir voltar a ganhar esta competição, como ganhou em 2015."
"O grande responsável pelo desporto feminino chama-se Sport Lisboa e Benfica. Se não fosse o Benfica a investir tanto nestes anos todos, se calhar o desporto feminino em Portugal não era o que é hoje"
CONDIÇÕES PARA O SUCESSO DESPORTIVO
"O Benfica não falta com rigorosamente nada. Se a minha equipa não ganhar qualquer competição é porque não fomos capazes. Porque o Benfica nunca falhou com nenhuma condição, e não falha, acredito, com nenhuma modalidade. Quando não se ganha é porque não se foi capaz, ou porque os outros foram mais fortes nesse ano. O Benfica é um clube que dá tudo e mais alguma coisa. Não tenho razão de queixa. Tudo o que eu tenho pedido ao Benfica, à Direção, à estrutura do hóquei em patins, eles têm conseguido dar."
TRANSMITIR A MÍSTICA
"Se calhar eu consegui transmitir mística a estas jogadoras, o que é ser o Benfica, e a mística do Benfica é ganhar, ganhar todas as competições onde entra. São grandes mulheres, grandes jogadoras, porque, além da sua vida privada, depois, no final do dia, vêm para aqui treinar com a mesma alegria e o mesmo empenho e dedicação que este Clube merece. Elas não se vão cansar de ganhar, porque eu tenho essa responsabilidade de motivá-las todos os anos para que não adormeçam, porque um dia em que adormeçamos pode ser fatal."
DESPORTO NO FEMININO
"O grande responsável pelo desporto feminino chama-se Sport Lisboa e Benfica. Porque se não fosse o Benfica a investir tanto nestes anos todos, em todas as modalidades no feminino, se calhar o desporto feminino em Portugal não era o que é. Hoje, toda a gente reconhece a equipa feminina de hóquei em patins, de andebol, de basquetebol, de voleibol, de futsal, porque foi uma aposta grande desta Direção do Benfica. Ter as cinco equipas femininas e as cinco equipas masculinas não é para qualquer clube, só para o meu grande Benfica."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 11 de outubro de 2024