Andebol

07 setembro 2024, 18h35

Benfica-FC Porto

Alexis Borges

RESUMO DO JOGO

Campeonato Nacional
2.ª jornada, 1.ª fase
RESULTADO FINAL
INT: 12-18
Benfica 24
FC Porto 27

Na estreia no Campeonato Nacional, em encontro da 2.ª jornada da 1.ª fase da competição, o Benfica defrontou o FC Porto no Pavilhão n.º 2 da Luz, neste sábado, 7 de setembro. O desfecho foi adverso: 24-27.

No primeiro desafio disputado em casa em 2024/25, e com a lotação do recinto esgotada, os comandados de Jota González reencontraram os azuis e brancos, rivais que venceram na recente meia-final da Supertaça.

Na Luz, os encarnados tiveram um arranque titubeante, que complicou a tarefa. Com dificuldades na organização atacante, as águias estiveram com quatro golos de desvantagem (2-6), o que ditou o pedido de timeout por parte de Jota González.

O FC Porto apresentou uma defesa que contrariou os intentos encarnados. Sebastian Abrahamsson, na baliza do adversário, também levou a melhor nos duelos com os encarnados em algumas ocasiões, nomeadamente em livres de sete metros, situação que impossibilitou maior equilíbrio na fase inicial.

O Benfica acumulou muitas falhas e esteve mesmo a perder por sete golos (5-12 e 6-13), mas, motivados pelo apoio dos adeptos, os jogadores encarnados nunca deixaram de batalhar.

Stiven Valencia reduziu a diferença (9-13) e as águias apresentaram muito querer em busca de outro resultado. Todavia, ao intervalo, os visitantes mantinham-se na dianteira (12-18).

Benfica

Na segunda metade, Jota González reconfigurou a estratégia. As águias debutaram sem guarda-redes em processo ofensivo e com os pivôs Alexis Borges e Fábio Silva em simultâneo.

Ole Rahmel, num livre de sete metros, marcou o primeiro golo (13-18). Com Kristóf Palasics a transmitir segurança na baliza encarnada, o Benfica reagiu e avançou para uma aproximação mais incisiva no marcador.

À passagem dos 41', Alexis Borges, dos seis metros, fez o 19-23, mas foi excluído pouco depois. Mesmo com menos uma unidade durante dois minutos, o Benfica mostrou atitude e, com veloz circulação de bola, empreendeu boas jogadas ofensivas.

Autor de uma sensacional recuperação de bola, numa jogada concluída com golo, o capitão Bélone Moreira empolgou os adeptos (22-24), quando faltavam cerca de 12 minutos para o final. Era possível dar a volta!

Benfica

Melhor defensivamente, em comparação com o primeiro tempo, o Benfica acabou por ser penalizado por algumas precipitações, que inviabilizaram um resultado positivo (24-27).

Na quarta-feira, 11 de setembro, às 15h00, as águias voltam a jogar. Em duelo da 1.ª jornada da 1.ª fase da principal competição nacional de clubes – o jogo foi adiado devido à participação dos encarnados na final four da Supertaça –, o Benfica enfrenta o Marítimo, na Madeira.

Benfica

DECLARAÇÕES

Jota González (treinador do Benfica): "Creio que o início da partida marca muito. Sem entrar em questões táticas, não podemos perder tantas bolas de forma não forçada, e não podemos falhar tantos lançamentos claros diante do guarda-redes. A partir do momento em que eles atingiram uma vantagem de sete golos, creio que ficaram muito mais cómodos. Isso marcou a diferença. A partir daí, na segunda parte, mudámos o nosso sistema 7x6, mas, cada vez que tínhamos uma oportunidade de recuperar, houve falhas. Acumulámos muitos erros, que não são táticos, alguns são táticos, mas temos de melhorar a qualidade e fazer as coisas simples e bem. Isso marca a diferença. Estivemos perto de poder dar a volta, mas aconteceu sempre um determinado erro."

Benfica

Campeonato Nacional (1.ª fase) | 2.ª jornada |  07/09/2024
Benfica-FC Porto
24-27
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Gustavo Capdeville, Ander Izquierdo, Rui Baptista, Alexis Borges, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Miguel Sánchez
Suplentes
Kristóf Palasics, Christopher Hedberg, Stiven Valencia, Bélone Moreira, Fábio Silva, Filip Taleski, Egon Hanusz, João Bandeira e Guilherme Cabral
Treinador do Benfica
 Jota González
Formação inicial do FC Porto
Sebastian Abrahamsson, Pedro Valdés, Jakob Mikkelsen, Rui Silva, Leonel Fernandes, Antonio Martínez e Daymaro Salina
Suplentes
Diogo Rêma, Thorsteinn Gunnarsson, Miguel Oliveira, Diogo Oliveira, Mamadou Diocou, Pedro Oliveira e Ricardo Brandão
Ao intervalo 12-18
Marcadores do Benfica
Ole Rahmel (7), Egon Hanusz (3), Fábio Silva (3), Stiven Valencia (2), Bélone Moreira (2), Alexis Borges (2), Miguel Sánchez (1), Christopher Hedberg (1), Ander Izquierdo (1), Rui Baptista (1) e Demis Grigoras (1)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 9 de setembro de 2024

Patrocinadores Andebol


Relacionadas