Futebol

18 agosto 2024, 01h13

Golo do Benfica

Tiago Gouveia, Aursnes e Pavlidis, autores dos golos do Benfica, no centro da celebração coletiva

RESUMO DO JOGO

O Benfica voltou à Catedral e ao calor dos Benfiquistas, 97 dias depois da última partida oficial no Estádio da Luz, alcançando um claro 3-0 sobre o Casa Pia, na partida da 2.ª jornada da Liga Betclic 2024/25, disputada na noite deste sábado, 17 de agosto. Os golos foram assinados por Pavlidis (70'), Tiago Gouveia (80') e Aursnes (90').

Após o arranque do Campeonato em Famalicão, o Estádio da Luz (onde estiveram 58 926 espectadores) foi o palco da resposta da equipa encarnada. Para este jogo com os gansos, o treinador Roger Schmidt apresentou uma mudança em relação à partida anterior: Morato por António Silva. Assim, o primeiro onze do Glorioso em casa foi composto por Trubin (completou 50 jogos de águia ao peito), Bah, Tomás Araújo, António Silva, Beste, Florentino, Barreiro, João Mário, Aursnes, Prestianni e Pavlidis.

Antes do começo da partida houve um minuto de silêncio em memória de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal e sócio do Benfica, falecido em 11 de agosto.

Benfica-Casa Pia

Dado o pontapé de saída, desde logo o Benfica se lançou ao ataque e, nos segundos iniciais, eis o primeiro alerta aos visitantes: cruzamento de Beste, pela esquerda, e Bah a ganhar uma disputa na área, finalizando para fora (1').

Aos 3', pelo lado direito, uma combinação de João Mário com Bah permitiu ao defesa-direito cruzar para Prestianni, que rematou perto do poste. Das bancadas ouviram-se aplausos, que ajudaram a alimentar a fome encarnada de marcar cedo e garantir os três pontos. A pressão alta das águias, aplicada ao longo de toda a partida, permitia ao Benfica ter mais bola, forçando o Casa Pia a tentar sair do aperto com passes longos, bem controlados pela linha recuada encarnada.

Todavia, ainda antes do controlo benfiquista se tornar mais evidente, Nuno Moreira teve um remate perigoso, ao qual Trubin se opôs com uma excelente intervenção (9').

Um momento infeliz aconteceu aos 18', quando Beste, numa arrancada junto à lateral esquerda, ficou caído a queixar-se da perna esquerda. O defesa alemão, lesionado, foi substituído por Álvaro Carreras.

Benfica-Casa Pia

Apesar deste contratempo, a máquina encarnada continuou a procurar desbloquear o placar. João Mário, por exemplo, depois de uma combinação entre Pavlidis e Prestianni, atirou forte de fora da área, para ação atenta de Sequeira na baliza do Casa Pia (25').

O avançado grego, servido por João Mário na meia-lua da área visitante, mostrou também o seu pé esquerdo e voltou a assustar o guardião contrário (27'), ele que tornaria a estar perto de faturar, agora de cabeça: após canto do mesmo colega, cabeceou rente à barra (29').

À passagem da meia hora, o Benfica dominava os acontecimentos dentro de campo, mas também os mais relevantes dados estatísticos. No entanto, não conseguia romper a compacta e organizada defesa contrária. Prestianni teve, também ele, uma ocasião soberana, mas o seu remate, colocado, passou pelo lado de fora do poste direito de Sequeira.

O marcador, teimoso, permanecia imóvel na Catedral quando os atletas voltaram para os balneários.

Benfica-Casa Pia

Match center

Ver aqui ›

A segunda parte trouxe um Benfica com a mesma ambição da primeira, mas mais acutilante nas zonas de decisão. Prestianni, depois de uma troca de bola entre Bah e Aursnes, viu Sequeira impedir o que parecia um golo certo (52'). Aos 56' Pavlidis caiu na área do Casa Pia e queixou-se de falta de Zolotic, mas o árbitro decidiu que não houve infração. O goleador, ao minuto 60, ficou a um palmo da celebração: na sequência de um canto cobrado por Aursnes no lado esquerdo do ataque, cabeceou ao lado.

Pavlidis

Aos 65' Roger Schmidt mexeu na equipa, trocando Barreiro, Prestianni e João Mário por Kökcü, Marcos Leonardo e Tiago Gouveia, alterações que tiveram impacto quase imediato e que desbloquearam o jogo a favor dos encarnados: Carreras combinou com Tiago Gouveia, na esquerda, e este cruzou na perfeição para Pavlidis. O ponta de lança, de cabeça e bem lá no alto, faturou o seu primeiro golo em jogos oficiais pelo Benfica (1-0 aos 70').

Desamarrado o resultado, as águias mantiveram o pé no acelerador, superaram um episódico susto protagonizado por Nuno Moreira (73'), e, ao ritmo de um golo a cada 10 minutos, carimbaram o triunfo. Primeiro, por intermédio de Tiago Gouveia, que – assistido por Aursnes –, num disparo colocado, dilatou o marcador, para gáudio dos Benfiquistas nas bancadas (2-0 aos 80'). Depois, por Aursnes, que, recebendo um milimétrico passe vertical e perfurante de Kökcü, bateu o guardião casapiano através de uma finalização exemplar.

Tiago Gouveia

Nota, ainda, para a entrada do capitão Otamendi aos 85', ele que esteve nos Jogos Olímpicos 2024, após conquistar a Copa América pela Argentina.

Na próxima jornada, a 3.ª da Liga Betclic, o Benfica volta a jogar no Estádio da Luz e terá como adversário o Estrela da Amadora, num desafio agendado para dia 24 de agosto, sábado, com apito inicial marcado para as 20h30.

Texto: Pedro Miguel Azevedo
Fotos: Cátia Luís e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas