Voleibol

10 março 2024, 20h14

Festejo de equipa

Jogadores do Benfica a festejar um ponto

RESUMO DO JOGO

O Benfica puxou dos galões para vencer neste domingo, 10 de março, o VC Viana por 3-1, na 13.ª jornada da Série A da 2.ª fase do Campeonato Nacional. O resultado permitiu às águias fecharem as contas do 1.º lugar com uma jornada de antecedência e garantirem o fator casa no play-off.

Dando minutos a peças menos utilizadas no duelo do dia anterior (sábado, 9 de março) frente ao Leixões (3-0), Marcel Matz viu a sua equipa entrar bem no jogo, mas o adversário reagiu com qualidade, e as águias só conseguiram distanciar-se no marcador na reta final do 1.º set, que venceram por 25-20.

Pearson Eshenko

No 2.º set, a história foi bem diferente. Aproveitando os erros do Benfica no ataque, o VC Viana jogou olhos nos olhos com os tetracampeões nacionais e colocou-se a vencer por 15-17. Apesar de ainda ter virado para 18-17, o conjunto encarnado não aproveitou a vantagem, voltou a pecar no sideout e acabou batido por 21-25.

Galvanizada, a equipa minhota cerrou fileiras, dominou grande parte do 3.º set e chegou aos 14-19. Determinado a inverter o rumo dos acontecimentos, Marcel Matz lançou Felipe Banderó em jogo e o oposto contagiou a equipa, liderando o ataque desde a zona 2 até ao 21-21. Na hora das decisões, o Benfica fez uso da sua experiência para fechar o set em 25-23.

Eduardo Brito

O 4.º set voltou a pautar-se por um grande equilíbrio, mas, uma vez mais, as águias puxaram dos galões para contrariem a réplica do adversário. Com 21-22, Nuno Marques fez um ás para decretar o empate e abriu o caminho para a carga final de Pearson Eshenko desde a zona 3, a qual se revelou decisiva para um novo 25-23 que sentenciou o 3-1 final.

Garantido o 1.º lugar na Série A da 2.ª fase do Campeonato Nacional, o Benfica volta a entrar em campo no próximo sábado, 16 de março, no pavilhão do Sporting, na 14.ª e derradeira jornada da prova.

Marcel Matz

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "O nosso objetivo sempre foi terminar esta fase em 1.º ou 2.º lugar para, pelo menos, decidir em casa a meia-final, porque a final é sempre um jogo aberto. O fator local ajuda-nos sempre nos jogos decisivos, como aqueles que vamos ter pela frente. Não tivemos derrotas na 1.ª fase, e, neste momento, com mais 13 vitórias na 2.ª fase, o Sporting já não nos consegue atingir. Este jogo com o VC Viana foi o 26.º sem perder, mas podíamos ter complicado as contas. Tivemos momentos de alguma tensão frente a um adversário que veio para este jogo mais tranquilo. No final, as coisas correram bem, mesmo com um jogo mais disputado e perigoso, que não era, de todo, a nossa expectativa."

Vénia

Benfica-VC Viana
3-1
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Rapha, Hugo Gaspar, Pablo Natan, Pearson Eshenko, Lucas França, Tiago Violas e Ivo Casas (L)
Suplentes
Luís Rodrigues, Felipe Banderó, Eduardo Brito, Japa, Nuno Marques, Diogo Fernandes e Bernardo Silva (L)
Formação inicial do VC Viana
Walter Lima, Francisco Leitão, David Araújo, Carlos Arthur Puron, Miguel Marques, Rodrigo Pereira e João Salgueiro (L)
Suplentes
João Oliveira, Álvaro Ferreira, Tiago Graça, João Cardia, Lucas Cândido e Victor Flores (L)
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set
25-20 21-25 25-23 25-23

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Voleibol