Natação

12 fevereiro 2024, 16h54

Diogo Ribeiro com a medalha de ouro

Diogo Ribeiro com a medalha de ouro

Diogo Ribeiro com a medalha de ouro

Diogo Ribeiro, nadador do Benfica, sagrou-se campeão mundial ao vencer a final dos 50 metros mariposa nos Campeonatos Mundiais de Desportos Aquáticos, nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, em Doha, no Catar.

A competir na pista 6, o atleta encarnado de 19 anos (o mais jovem da prova) concluiu a distância em 22,97 segundos, superando a concorrência do norte-americano Michael Andrew (23,07 segundos) e do australiano Cameron McEvoy (23,08 segundos), que completaram o pódio.

Mensagem do Presidente Rui Costa

Ler aqui ›

Nas primeiras reações à histórica conquista (primeira medalha de ouro portuguesa em mundiais), Diogo Ribeiro expôs a sua natural alegria pelo desfecho glorioso: "Não tenho palavras neste momento, mas estou muito feliz por ser campeão mundial!"

Na caminhada até à final, o nadador das águias fez o mesmo tempo nas eliminatórias e nas semifinais (23,18 segundos), tendo, respetivamente, o 5.º e o 4.º melhores tempos destas etapas.

Após subir ao lugar mais alto do pódio e, já de medalha de ouro ao peito, escutar o hino nacional, Diogo Ribeiro serenou as emoções e refletiu um pouco sobre o seu cometimento.

"É incrível, fiquei com prata no último Mundial e consegui agora o ouro. É algo que eu já ambicionava. Estava na primeira posição da start list, e conseguir confirmar isso é espetacular. Não se trata só de passar à final. Trata-se de chegar lá e fazer isso acontecer. É sempre arrepiante ouvir A Portuguesa em qualquer pódio, ainda mais num Campeonato do Mundo absoluto. Para mim é muito gratificante", confessou o atleta benfiquista.

"Sei que não fiz uma boa partida. Do salto gostei, mas o subaquático deixou-me a ondular já à superfície da água. Depois, nadei com o coração, também para dar esta vitória aos portugueses. Foi uma prova bem conseguida e, no fundo, o que interessa é chegar na frente. Sei que tenho margem para melhorar e ficar mais perto do recorde do mundo. É um objetivo para a minha carreira", revelou.

Na quarta-feira, 14 de fevereiro, Diogo Ribeiro tornará a competir no certame, para disputar os 100 metros livres.

ENTREVISTA À FPN

"UMA COISA DO OUTRO MUNDO"

Classificando o triunfo do atleta benfiquista como "emocionante, excecional e uma coisa do outro mundo", Mário Madeira, coordenador de natação do Benfica, enalteceu o mérito desta proeza: "Temos feito um grande esforço para o Diogo [Ribeiro] ter as melhores condições, mas isto é algo que ele merece muito. É muito bom para o Benfica, para a natação e para Portugal."

"É uma prova muito rápida, difícil de os pormenores todos acertarem. Não partiu muito bem, mas foi recuperando aos poucos e, aos 25 metros, já ia no grupo da frente. Acabou muito bem, acertou a chegada, e foi isso que lhe deu a vitória por dez centésimos", analisou ainda o coordenador encarnado.

A CERIMÓNIA DO PÓDIO

Texto: Redação
Fotos: FPN / Simone Castrovillari
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas