Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Roger Schmidt fez a antevisão ao encontro do Benfica com o Estrela da Amadora, em jogo da 19.ª jornada da Liga Betclic, enaltecendo a ambição das águias para o duelo na Reboleira.
28 janeiro 2024, 15h07
Roger Schmidt
O técnico das águias reconhece as dificuldades inerentes ao desafio no terreno do Estrela da Amadora, à forma física como o oponente se entrega ao encontro, porém, enaltece a ambição dos seus atletas na procura de mais três pontos na competição.
No Benfica Campus, Roger Schmidt abordou ainda as exibições de Musa, Álvaro Carreras e Marcos Leonardo no último embate, frente ao Estoril, e revelou que o Benfica, na Reboleira, já poderá contar com Bah. O lateral-direito internacional dinamarquês está recuperado de lesão e "já treina com a equipa há alguns dias".
Quais são as suas expectativas para o jogo com o Estrela da Amadora?
Estamos a olhar em frente para o jogo. É uma equipa com tradição, com um estádio pequeno, é um grande desafio lá jogar. É uma equipa que joga de forma muito física, muito bem organizada, com técnica, e é o nosso próximo desafio. Depois do jogo na quarta-feira [frente ao Estoril, para a meia-final da Taça da Liga], queremos mostrar uma boa reação, fazer um bom jogo, também como fizemos nesse desafio, mas, claro, queremos vencer este jogo.
"É uma equipa com tradição, com um estádio pequeno, é um grande desafio lá jogar [...], mas queremos vencer este jogo"
Roger Schmidt
Justificou a titularidade de Musa no último jogo com o bom momento de forma que o avançado atravessa. Terá sido uma despedida ou para mostrar aos adeptos que, afinal, fica no Benfica?
Tomo as minhas decisões dependendo de várias coisas. Quando penso no onze inicial... Claro que para mim, o importante é em que forma estão os jogadores, como jogaram os últimos jogos, como estiveram nos treinos, qual o melhor equilíbrio para a equipa, há tantas coisas sobre as quais penso para então tomar as minhas decisões. As minhas decisões para o jogo de quarta-feira foram muito boas, porque na minha opinião fizemos um jogo de topo, um jogo de futebol muito bom, dominámos muito bem o jogo e só permitimos ao adversário um remate. Criámos muitas oportunidades de golo, diferentes jogadores tiveram essas oportunidades, e o Petar [Musa] fez um bom jogo. Estou bem com o que fizemos no jogo, porque sei como é o futebol. A melhor forma para vencer jogos, e aumentar a probabilidade de isso acontecer, é criando muitas oportunidades e não permitir que o oponente as crie. Foi exatamente isso que fizemos. Às vezes, se não aproveitamos as nossas oportunidades e o adversário tem 100% de eficácia, fazendo um golo no único remate, e não consegues marcar mais do que um golo... Mas, no final, quando avalio a performance dos jogadores, vejo o jogo, não apenas a equipa, é essa a minha tarefa como treinador. Claro que eu sei que o foco no futebol está no resultado, respeito isso e a forma como julgam [jornalistas] o jogo, mas, para mim, como treinador, para desenvolver os meus jogadores e ser justo com eles, tenho de ver de maneira diferente. Não posso reprovar os meus jogadores, porque estiveram bem, tal como Petar [Musa] e os que entraram.
"Para mim, o importante é em que forma estão os jogadores, como jogaram os últimos jogos, como estiveram nos treinos, qual o melhor equilíbrio para a equipa, há tantas coisas sobre as quais penso para então tomar as minhas decisões"
Depois do que viu em Leiria, após a entrada de Álvaro Carreras em jogo, sente que o jogador, física e taticamente, já está preparado para ser titular neste jogo?
Penso que o Álvaro [Carreras] esteve bem nos cinco ou 10 minutos em que esteve em campo. É um bom jogador, tem estado bem nos treinos e mostrou que é um lateral capaz de nos dar qualidade no ataque, esteve envolvido em dois bons momentos, infelizmente também falhámos essas duas oportunidades. Penso que tem estado bem, tal como o Morato, o Fredrik [Aursnes] e esperemos que o Alex [Bah] também esteja, muito em breve.
Marcos Leonardo entrou muito bem nos primeiros dois jogos pelo Benfica, marcou dois golos, mas frente ao Estoril desperdiçou uma grande oportunidade que podia ter dado a vitória à equipa e uma grande penalidade no desempate. O que disse ao jogador? Está mais próximo de ser titular?
Claro, é um jogador muito jovem. Teve um início fantástico no Benfica. Estava um pouco em baixo, porque falhou uma grande oportunidade e o penálti. Estava um pouco desapontado com ele mesmo. Mas isso faz parte do seu desenvolvimento, é aceitar e olhar em frente. Tem estado muito bem nos treinos. Como já disse algumas vezes, vem de uma paragem de quatro a cinco semanas, estamos felizes por já estar pronto para jogar 20, 25 ou 30 minutos. Espero que, muito em breve, já esteja pronto para jogar de início. Mas, para tomar essa decisão, tenho de encontrar o momento certo. Haverá sempre diferentes razões. Pode ser bom começar de início ou entrar mais tarde como suplente. Já mostrou que pode ter também um grande impacto como suplente.
"Podemos ser muito perigosos nos lances de bola parada, e isso seria uma ajuda especialmente nestes jogos, por isso temos de continuar a evoluir e a prestar a mesma atenção para também marcarmos"
Já poderá contar com Bah neste jogo, frente ao Estrela da Amadora?
Alex estará amanhã [segunda-feira, 29 de janeiro] de novo com a equipa, começou a treinar com a equipa há uns dias. Estamos muito felizes por isso. Precisa de mais tempo de treino com a equipa, mas está pronto para estar no banco de suplentes.
O Benfica tem tido boas oportunidades para marcar a partir de pontapés de canto, mas não tem conseguido. Isso preocupa-o?
Temos sido muito perigosos nos lances de bola parada, temos tido muitos pontapés de canto e livres. Podíamos ter marcado mais um, dois ou três golos, pois tivemos cabeceamentos claros. Nesses momentos, os jogadores não acertaram no alvo ou os guarda-redes estiveram muito bem. Temos de aceitar. Mas podemos ser muito perigosos nos lances de bola parada, e isso seria uma ajuda especialmente nestes jogos, por isso temos de continuar a evoluir e a prestar a mesma atenção para também marcarmos.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024