Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Roger Schmidt perspetivou o Moreirense-Benfica, jogo da 4.ª jornada da Liga Betclic, e garantiu que as águias estão preparadas para lutar pelo triunfo.
29 agosto 2024, 14h34
Roger Schmidt
Apontando à "dimensão menor" do recinto do próximo adversário, que debutou a época de forma "muito positiva", o treinador dos encarnados abordou a janela de transferências e as características de Zeki Amdouni, avançado cuja contratação está iminente.
A situação de João Mário, restantes movimentações nos derradeiros dias de mercado também foram evidenciadas por Roger Schmidt, que apontou à necessidade de ter um "plantel de nível elevadíssimo" para atacar os objetivos definidos.
O técnico mostrou-se ainda agradado com o novo formato da Champions League, cujo sorteio da fase de liga será realizado nesta tarde de quinta-feira, 29 de agosto.
O Moreirense ganhou os dois primeiros jogos da Liga, a jogar um futebol muito positivo. Acha que teremos um jogo aberto amanhã [sexta-feira, 30 de agosto]?
Vamos ver. O que posso dizer é que na época passada, o Moreirense jogou muito bem, foi difícil jogar contra eles. Jogámos duas vezes, num estádio com uma dimensão menor. Não é fácil, empatámos duas vezes e isso significa que é muito difícil vencer. Como disse, começaram a época de forma muito positiva. Ganharam os primeiros jogos, fizeram um jogo corajoso frente ao SC Braga. Neste momento em que ainda estamos na janela de transferências, o foco tem de ser completamente neste jogo. Estamos bem preparados, temos muita motivação para continuar a jogar um bom futebol e vencer. É o que queremos fazer amanhã [sexta-feira, 30 de agosto] e estamos prontos para isso.
Falou das dificuldades do Benfica quando jogou em casa do Moreirense. Este jogo surge antes do clássico. Vai falar com a equipa reforçando a importância de ganhar e recuperar pontos para os rivais? O que seria um bom sorteio da Liga dos Campeões? Gosta deste novo formato?
Claro que falámos dos nossos objetivos e do que temos fazer para atingir os nossos objetivos. Nos últimos jogos fora de casa, não fomos consistentes em vitórias, como temos de fazer para ganhar títulos. Em casa, acho que temos muita consistência em triunfos, mas temos de voltar à mesma qualidade nos jogos fora. É um ponto muito importante para nós e falámos disso. Claro que sabemos que amanhã espera-nos outro desafio duro, e queremos mostrar a nossa atitude e motivação neste jogo e especialmente nos jogos fora de casa. Quando jogámos os dois últimos desafios lá [em Moreira de Cónegos] controlámos, dominámos o jogo, mas não marcámos os golos decisivos para vencer. Esse domínio não foi refletido no resultado. Para ser muito honesto, estive no congresso em Nyon, há um ano, ano e meio, quando se falou pela primeira vez no novo modelo da Liga dos Campeões, em mudar algo e fiquei entusiasmado desde o início. Gostei bastante, é um novo formato, diferente, acho que jogar a Liga dos Campeões é fantástico, é a melhor competição de clubes do mundo. Sempre gostei. Todas as equipas estão na mesma liga, oito jogos com diferentes adversários, quatro jogos fora e quatro em casa. Gosto. Vou aguardar pelo sorteio para ver todas as equipas que vamos defrontar na competição. Estou feliz em relação à competição e que façamos parte dela.
"Jogar um bom futebol e vencer os jogos. É o que queremos fazer amanhã [sexta-feira, 30 de agosto] e estamos prontos"
Roger Schmidt
Em relação ao mercado, Amdouni já está em Lisboa. Também Kaboré está a caminho. O que pode dizer sobre estes dois jogadores? O que podem representar enquanto mais-valias para a equipa?
Em primeiro lugar, temos de esperar e ver se serão nossos jogadores ou não. Neste momento ainda não assinaram contrato. Zeki Amdouni está aqui e esperamos que se torne nosso jogador, é claro. Posso falar sobre ele, porque o acordo está muito próximo. Penso que o que nos dá é muita qualidade no ataque, especialmente é também flexível na sua posição, para jogar como segundo avançado, na ala, ou como avançado-centro. Penso que é o perfil exato que estávamos à procura no mercado. Estaremos felizes quando assinar contrato. Dos outros jogadores não posso falar, porque temos de esperar se haverá acordo ou não. Ainda estamos no mercado por um defesa-direito. Já o disse na semana passada, que seja completo, e que traga o equilíbrio certo à equipa, porque neste momento só temos Alex Bah como lateral-direito. Por isso, temos de esperar. No geral, o mercado torna-se agora mais rápido. No início da janela de transferências estava muito calmo. No final, há muito ruído, bastantes notícias, muita coisa, muito interesse nos nossos jogadores, mas interesse não significa que vendamos jogadores, ou que os jogadores queiram sair. Temos de ter cuidado para que a nossa equipa seja, no final desta janela de transferências, tão perfeita como possa ser. Estamos a trabalhar para isso. Já fizemos quatro transferências, vendemos quatro jogadores, talvez haja mais um ou dois movimentos no mercado, mas para já, só posso falar do Zeki [Amdouni] e estou completamente focado no jogo de amanhã [sexta-feira, 30 de agosto].
No final do último jogo frente ao Estrela [da Amadora], disse que João Mário tinha ficado de fora das suas opções por existir a possibilidade de sair e ter uma proposta do estrangeiro. Há mais jogadores com propostas? Sente que pode abrir um precedente, tendo em conta que João Mário é um jogador muito importante e um dos capitães de equipa?
O que posso dizer sobre o João [Mário], é que quer sair do Benfica. Existem negociações concretas sobre este tópico, é por isso que não estará na equipa amanhã [sexta-feira, 30 de agosto]. A expectativa é que saia do Clube. Se chegarmos ao final do período de transferência e o João Mário continuar a ser jogador do Benfica, há que lidar com este tipo de situações. A minha opinião é que durante dois anos foi um jogador-chave para mim. Mas a situação atual é o que é. O caso do João Mário penso que seja um caso especial. Agora, os outros jogadores estão felizes por jogar no Benfica, estão completamente focados. O ambiente na equipa é positivo. Estou expectante em relação ao jogo de amanhã [sexta-feira, 30 de agosto].
"[Amdouni] Dá muita qualidade no ataque, é também flexível na sua posição, para jogar como segundo avançado, na ala, ou como avançado-centro"
Ainda sobre João Mário e o facto de querer sair, é mais cómodo para o Clube e para si, ou gostava que continuasse? Fala-se na potencial saída de Marcos Leonardo. Será uma mais-valia se ficar? E o guarda-redes Ricardo Velho está nas cogitações?
Já disse tudo o que posso dizer sobre o mercado de transferências. Não vou abrir um assunto sobre os nossos jogadores. Os objetivos do Benfica são muito claros: lutar por todos os troféus. Isso significa que precisamos de uma equipa de topo. Não podemos vender todos os jogadores, há sempre movimentações, é claro, mas também é claro que temos de manter qualidade na nossa equipa. Sobre João Mário já disse tudo. Quando disse que era um jogador-chave para mim, não estou feliz por perder este jogador nesta janela de transferências, porque já perdi vários jogadores-chave. Tivemos situações similares com Grimaldo, Rafa Silva, mas também vejo um pouco a situação do jogador. Respeito a situação, estamos muito próximos nas nossas conversas e percebo, mas não me cabe a mim explicar. Quando sair, ele provavelmente explicará, e é a forma certa de o fazer.
Marcos Leonardo não tem sido uma das primeiras opções. Entre ele e Arthur Cabral há uma preferência de saída pelo Arthur Cabral?
Já mencionei na última conferência de Imprensa e na anterior, que temos três avançados, se um deles não estivesse satisfeito com a situação, não quisesse lutar pela posição, teríamos de conversar sobre isso. Relativamente ao Marcos Leonardo, é um avançado muito novo, contratámo-lo há meio ano, acreditamos não só na sua qualidade, como também no seu potencial. Queremos continuar a desenvolvê-lo como avançado de topo do Benfica. Como disse, existe muito interesse do mercado pelos nossos jogadores. Isso significa que temos bons jogadores, mas, claro que não quer dizer que todos queriam sair, ou que os vendamos. Evidentemente, continuamos interessados em manter os nossos jogadores. Somos nós quem tem de tomar a decisão, somos nós quem conduz a situação. Como já disse duas ou três vezes, precisamos de um plantel de nível elevadíssimo, e claro que temos de cuidar dos nossos jogadores.
Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 29 de agosto de 2024