Basquetebol Feminino

28 janeiro 2024, 16h46

Benfica-GDESSA

Isabela Quevedo

RESUMO DO JOGO

Taça Federação
Final
RESULTADO FINAL
INT: 32-26
Benfica 55
GDESSA 59
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
15-12 32-26 47-42 55-59

Numa final em que mostrou argumentos e consistência na maior parte do encontro, a equipa feminina de basquetebol do Benfica foi derrotada pelo GDESSA (55-59) e não conseguiu erguer a Taça Federação pela terceira vez consecutiva.

Após ter conquistado a Taça Vítor Hugo, diante do mesmo adversário, em setembro de 2023, as águias procuravam nova conquista neste domingo, 28 de janeiro. Depois de terem ultrapassado Imortal (75-54) e União Sportiva (54-65), nos quartos de final e meia-final da final eight, respetivamente, o Benfica partiu com a mesma ambição no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira.

Benfica-GDESSA

Ao melhor início da formação do Barreiro, que esteve na frente, por 4-9, as comandadas de Eugénio Rodrigues responderam com acerto defensivo. Eficientes no jogo interior, as encarnadas saltaram para a liderança com um lay up de Marcy Gonçalves (13-12).

Com três pontos de avanço no arranque do 2.º quarto (15-12), num lance em que converteu dois pontos e ganhou falta, Sara Iparragirre não vacilou da linha de lances livres, colocando as águias com uma vantagem mais folgada (26-20).

Benfica-GDESSA

Seguiu-se o 1.º triplo da partida, da autoria de Keilanei Cooper, a 3m19s do final do parcial e que deixou o Benfica na frente por nove pontos (29-20), a maior diferença em todo o jogo.

O GDESSA evidenciava desacerto no momento de atirar ao cesto e as águias foram para o intervalo na frente (32-26). Mantendo-se concentrada, a formação encarnada continuou na liderança no 3.º parcial (47-42), mas os derradeiros 10 minutos não correram de feição.

Benfica-GDESSA

Maianca Umabano empatou o encontro (47-47) e, na sequência de dois lances livres de Milica Ivanovic, a equipa do Barreiro assumiu a dianteira (49-51). Restavam três minutos e um turnover de Raphaella Monteiro complicou as contas. Na fase final, Marta Martins ainda deu esperanças quanto à recuperação (53-57), que acabou por não acontecer. O GDESSA venceu por 55-59.

Com 16 pontos e cinco ressaltos, Isabela Quevedo foi a jogadora do Benfica com maior valorização.

As águias voltam-se agora para a Liga Betclic Feminina, enfrentando o CP Natação, fora de casa, no sábado, 3 de fevereiro.

Benfica-GDESSA

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "Estamos tristes por não termos vencido a final, mas estamos presentes nos momentos de decisão, que é o nosso compromisso. O GDESSA foi um pouco mais experiente do que o Benfica e um misto de menor agressividade ofensiva da nossa parte, e uma maior permissividade no critério de arbitragem permitiu que o GDESSA chegasse ao 4.º período com duas faltas, o que permitiu fazer muito mais que nós, que já tínhamos cinco faltas. Há que continuar a trabalhar, estamos melhores e ainda há troféus para disputar."

Marcy Gonçalves (extrema do Benfica): "Os últimos minutos foram decisivos, falhámos em alguns detalhes. Há que crescer, estamos na final four da Taça de Portugal e focadas no Campeonato. Já estamos a pensar nos próximos títulos."

Benfica-GDESSA

Benfica-GDESSA
55-59
Pavilhão Clube do Povo de Esgueira
Cinco inicial do Benfica
Keilanei Cooper, Sara Iparragirre, Artémis Afonso, Raphaella Monteiro e Letícia Soares
Suplentes
Marta Martins, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Catarina Frederico, Magda Silva, Isabela Quevedo e Carolina Cruz
Cinco inicial do GDESSA
Maianca Umabano, Milica Ivanovic, Márcia Robalo, Krystal Freeman e Magdalena Szajtauer
Suplentes
Catarina Neves, Joana Lopes, Milena Sucacuexe, Emília Ferreira, Marta Junho e Letícia Cruz
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
15-12 32-26 47-42 55-59
Pontuadoras do Benfica
Isabela Quevedo (16), Keilanei Cooper (12), Raphaella Monteiro (10), Sara Iparragirre (5), Marcy Gonçalves (4), Artémis Afonso (3), Letícia Soares (3) e Marta Martins (2)

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol