Basquetebol Feminino

27 janeiro 2024, 14h19

Marta Martins

Marta Martins marcou 17 pontos

RESUMO DO JOGO

Taça Federação
Meias-finais
RESULTADO FINAL
União Sportiva 54
Benfica 65
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
16-11 26-27 38-47 54-65

Consistente e ainda mais fiável na segunda metade do jogo, a equipa feminina de basquetebol do Benfica superou o União Sportiva, por 54-65, nas meias-finais da Taça Federação, ao início da tarde deste sábado, 27 de janeiro, e avançou para a final, que se disputa já neste domingo, dia 28 (15h00), no Pavilhão Clube do Povo de Esgueira, onde decorre a final eight do troféu.

O primeiro lançamento bem-sucedido no encontro valeu dois pontos e saiu das mãos da benfiquista Letícia Soares. No entanto, a equipa do União Sportiva conseguiu ser mais assertiva no 1.º quarto e finalizou-o numa posição de vantagem (16-11).

Mais eficaz no arranque e ao longo do 2.º quarto, as encarnadas recuperaram, levaram a melhor neste parcial (10-16) e deram a volta ao texto: 26-27 era o resultado quando chegou o tempo de intervalo.

O ritmo aumentou no 3.º quarto, o Benfica, suportado pelo apoio dos adeptos nas bancadas, apertou na agressividade defensiva, capitalizou nas ações de ataque, disparou no marcador (12-20) e alinhou-se para conseguir o seu objetivo, entrando nos derradeiros 10 minutos a dominar por 38-47.

Benfica frente ao União Sportiva na meia-final da Taça Federação

Encarando um União Sportiva já num registo de tudo ou nada, as águias denotaram frieza, solidez e também eficácia junto às tabelas, seguraram e reforçaram (16-18) a diferença acumulada no score até ao 4.º e último quarto e sorriram nesta meia-final (54-65). Marta Martins foi a jogadora mais valiosa do Benfica e a melhor pontuadora (17).

Na final, às 15h00 deste domingo, 28 de janeiro, o coletivo benfiquista vai defrontar o GDESSA.

Eugénio Rodrigues

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "O nível defensivo das equipas acabou por desequilibrar. Fomos mais consistentes na capacidade de parar os argumentos do Sportiva, isso a dada altura fez a diferença, mais ainda quando se joga em dias seguidos e o cansaço acaba por ser importante. Não entrámos em pânico quando as coisas não corriam bem no ataque, o que é normal, o basquetebol é assim. Para a final, a questão física vai ser importante, são três jogos de altíssima intensidade num curto espaço de tempo. Os detalhes, a capacidade defensiva... acho que isso vai fazer a diferença."

Marta Martins (base do Benfica): "Sabíamos que ia ser um jogo bastante difícil. O tempo de recuperação do jogo de ontem [sexta-feira] para hoje foi muito pouco, focámo-nos no que elas fazem de melhor [para travar as adversárias] e procurámos dar também bons contributos no ataque. Sabemos que a final vai ser um jogo muito agressivo, sempre muito ofensivo, mas temos de estar como hoje, focadas, passo a passo, saber que o jogo tem 40 minutos e não fica logo decidido no 1.º período. Queremos muito ganhar este troféu, e por vezes o querer também ajuda bastante."

União Sportiva-Benfica
54-65
Pavilhão Clube do Povo de Esgueira
Cinco inicial do Benfica
Keilanei Cooper, Sara Iparragirre, Artémis Afonso, Letícia Soares e Raphaella Monteiro
Suplentes
Marta Martins, Marcy Gonçalves, Catarina Frederico, Ema Karim, Magda Silva, Isabela Quevedo e Carolina Cruz
Cinco inicial do União Sportiva
Katherine Andersen, Ligita Tamutyté, Monique Pereira, Luana Serranho e Audrey Warren
Suplentes
Carlota Cymbron, Inês Botelho, Marta Vargas, Susana Carvalheira, Sofia Ferreira e Eva Carregosa
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
16-11 26-27 38-47 54-65
Pontuadoras do Benfica
Marta Martins (17), Letícia Soares (13), Raphaella Monteiro (11), Keilanei Cooper (6), Marcy Gonçalves (6), Artémis Afonso (5), Sara Iparragirre (3), Isabela Quevedo (2) e Carolina Cruz (2)

Texto: Redação
Fotos: FPB e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de janeiro de 2024

Patrocinadores Basquetebol