Futebol

18 janeiro 2024, 14h50

Roger Schmidt

Roger Schmidt

ANTEVISÃO

Prolongar a série de sete vitórias consecutivas é objetivo dos comandados de Roger Schmidt. Na antevisão ao Benfica-Boavista da 18.ª jornada da Liga Betclic, o treinador reforçou a "confiança" do coletivo para o embate com os axadrezados, o qual espera que seja "duro". A partida está agendada para as 20h15 desta sexta-feira, 19 de janeiro, no Estádio da Luz.

Roger Schmidt lembrou precisamente a capacidade que o seu grupo tem para "trabalhar muito" perante as dificuldades esperadas frente ao Boavista, no arranque da 2.ª volta do Campeonato.

A resposta de Aursnes como lateral-direito voltou a merecer elogios do técnico, assim como foi sublinhado o papel "importante" de Musa no plantel. A recente contratação de Álvaro Carreras foi outra temática da conferência de Imprensa, que se realizou no Benfica Campus.

O que pode dizer sobre o Boavista? Que tipo de adversário espera defrontar no Estádio da Luz?

O nosso primeiro jogo no Campeonato foi no terreno do Boavista e perdemos, infelizmente. Foi a única vez que perdemos, mas perdemos. Isso diz tudo. O Boavista fez um fantástico início de temporada, depois teve alguns problemas pelo meio, mas nos últimos jogos esteve bem. Contra o FC Porto e no último jogo [em Vizela]... Jogar contra o Boavista é sempre difícil, porque é uma equipa muito física, participa em muitos duelos, muito compacta e boa a contra-atacar. É algo que temos sempre de ter em conta e resolver. Esperamos um jogo duro, mas estamos bem, com muita confiança, sabemos que nestes jogos temos de trabalhar muito e já mostrámos muitas vezes que somos capazes de o fazer.

Roger Schmidt

"Jogar contra o Boavista é sempre difícil, porque é uma equipa muito física, participa em muitos duelos, muito compacta e boa a contra-atacar"

Roger Schmidt

Na época passada disse que ficou surpreendido com a qualidade de Aursnes. Agora está surpreendido com as exibições dele a lateral-direito? Com Bah quase a regressar de lesão, isto quer dizer que não está à espera de um novo jogador para esta posição nesta janela de transferências?

Já não estou surpreendido com o Fredrik [Aursnes]. Conseguir ser tão flexível em posições diferentes, como já mostrou no Benfica, foi um pouco surpreendente no início, mas também faz parte da personalidade dele. É um jogador que está sempre aberto a jogar também nesta posição, é muito inteligente a recolher informação e a colocá-la em prática no campo, e é um jogador muito completo. Com a bola, sem a bola, agora também a ser perigoso à frente da baliza. É muito bom no último terço, vimos isso na última época, quando jogou mais no meio-campo ofensivo. Depois, fez alguns jogos a lateral-esquerdo e, agora, a lateral-direito, com o Ángel [Di María] no flanco. Eles encontraram-se muito bem, estão muito bem conectados. Agora, ele vem muitas vezes para situações em que pode mostrar que tem uma última bola muito boa, muito bons cruzamentos, cruzamentos rasteiros, bolas picadas, e também pode ir para a finalização. É muito bom jogador, está sempre a desenvolver-se, quanto mais joga em certas posições, melhor joga nelas. Conseguir jogar em diferentes posições é algo especial. No início, vimos que era mais médio-centro, depois, jogou a médio-ala, no meio-campo ofensivo, agora mostrou qualidade a lateral. Para mim, é muito bom ter um jogador como ele no plantel, porque, durante o jogo, temos sempre de usar diferentes opções para influenciar o jogo de forma positiva. Se temos lesões, como acontece agora com o Alex Bah, também podemos ajustar um pouco. É por isso que é um jogador de topo, ele não está claramente focado numa posição. Tenho de ver o que é melhor para a equipa, ele está a ir muito bem como lateral-direito. O Alex Bah está a voltar, esperemos que em duas semanas, e, então, teremos uma nova situação e novas opções. O Alex [Bah] também foi fantástico na sua primeira época no Benfica. Claro que precisa de algum tempo para ganhar a sua melhor forma outra vez e, então, terei de tomar decisões. Neste momento, não tenho a certeza de quais serão as minhas decisões. Não estamos sob pressão para contratar um novo lateral-direito.

Roger Schmidt

"Álvaro Carreras vai precisar de tempo para se ambientar, para conhecer os colegas e sentir o estilo de jogo. Mas, claro, acreditamos que possa ter um bom impacto na equipa nos próximos meses"

Álvaro Carreras, recém-contratado pelo Benfica, tem sido muito comparado a Grimaldo. De que forma é que olha para o jogador? Acha que é uma comparação justa?

Em primeiro lugar, ele é mais alto do que Grimaldo [sorrisos], e está a iniciar a sua carreira. Penso que é muito difícil compará-lo com um jogador que se encontra no melhor momento da carreira, como Grimaldo estava no Benfica. Um jogador que tinha muita experiência no Benfica. Álvaro [Carreras] é um jogador muito jovem, mas também muito talentoso, portanto, é difícil fazer uma comparação. Ambos são espanhóis, são excelentes com a bola nos pés. Se conseguir evoluir como Grimaldo, será ótimo para ele. Acima de tudo, vai precisar de tempo para se ambientar, para conhecer os colegas e sentir o estilo de jogo. Mas, claro, acreditamos que possa ter um bom impacto na equipa nos próximos meses.

Álvaro Carreras está pronto para ser titular?

Treinou hoje [quinta-feira, 18 de janeiro], durante algum tempo, pela primeira vez, com o plantel, e ainda tenho de decidir se ele vai estar com a equipa neste jogo. Mas de certeza que não será titular.

Roger Schmidt

"Petar [Musa] é um jogador muito importante para mim. Tem estado muito bem no Benfica. [...] Espero poder dar-lhe mais tempo de jogo nas próximas semanas"

Conta com Musa? Ele poderá sair?

Não, o Petar [Musa] é um jogador muito importante para mim. Tem estado muito bem no Benfica. Claro que, de momento, não tem tantos minutos, porque, claro, tenho de tomar algumas decisões sobre a posição de avançado-centro. Tenho mais opções agora, também porque temos o Marcos Leonardo. Se vir o nosso calendário nos próximos meses, até ao final de maio, temos tantos jogos para jogar. Depois, também há a questão da integração do Marcos [Leonardo], que irá demorar algum tempo. Não é um jogador que esteja completamente em forma. Vem do zero e temos de o trabalhar. Estamos felizes por estar connosco, por ter marcado o seu primeiro golo, mas precisa de algum tempo. O Casper [Tengstedt] ainda está lesionado, talvez regresse dentro de duas semanas... Mas, de momento, penso que o Petar [Musa] é importante e espero poder dar-lhe mais tempo de jogo nas próximas semanas.

O míster Roger Schmidt terá um papel importante em tentar convencer Rafa a ficar no Benfica? Ou o jogador já tem uma decisão tomada?

Na última conferência de Imprensa falámos muito sobre este tema. Todos queremos mantê-lo aqui, no Benfica, mas, no final, também respeitamos a sua decisão, está num momento da sua carreira em que merece todo o tempo para pensar nisso. É claro que o Rafa é um jogador muito importante, já trabalhei um ano e meio com ele. É um jogador que pode sempre fazer a diferença. Está na melhor forma, num momento muito bom, joga numa posição feita para ele. Tem o espaço e a liberdade para encontrar os seus espaços no campo, entre as linhas, na direita, na esquerda, no espaço central, estar perto do ataque. Este papel é perfeito para ele, e ele interpreta-o muito bem. Este também é um pouco o nosso estilo de jogo, ter este tipo de jogadores no centro do ataque. Com um jogador como ele, que é muito imprevisível e muito difícil de controlar, é muito importante para nós criar sobrecargas nos dois lados. Está a jogar muito bem, e estou muito feliz por ele ter muitas recompensas pelo seu esforço, ao marcar golos e dar assistências. Ele merece isso, porque faz muito pela equipa. Está a ser muito eficaz, espero que continue assim.

Texto: João André Silva, Simão Vitorino e Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas