Futsal

27 novembro 2023, 11h25

Mário Silva

Mário Silva

Mário Silva e Higor de Souza, respetivamente treinador e jogador da equipa de futsal do Benfica, perspetivaram a participação das águias no Grupo B da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, que se realizará de 29 de novembro a 2 de dezembro no Pallati i Rinise, em Pristina, Kosovo.

"É uma prova que já vencemos e andamos à procura de tentar vencer novamente. A primeira coisa que temos de conseguir atingir é a final four, para depois tentar vencer a competição", traçou o técnico encarnado em declarações aos meios de comunicação social.

O primeiro oponente que os benfiquistas encontrarão – às 16h00 de quarta-feira, 29 de novembro – nesta Ronda de Elite será o Dobovec, da Eslovénia, com quem já mediram forças na Liga dos Campeões da presente época, tal como lembrou o treinador: "Conhecemos muito bem, por termos jogado há pouco tempo na Ronda Principal. Sabemos as virtudes que têm do ponto de vista físico e as deficiências que têm do ponto de vista de qualidade."

O Kairat Almaty, do Cazaquistão, rival na 2.ª jornada da prova (num duelo agendado para as 16h00 de quinta-feira, 30 de novembro) é "o adversário de maior nomeada", tratando-se de "uma equipa que constrói os seus plantéis essencialmente para esta competição", que se "consegue preparar melhor do que as outras, porque tem mais tempo", e que "tem 10/11 atletas internacionais brasileiros e cazaques de elevada qualidade e um treinador espanhol que dá uma dinâmica diferente da que tinham nos últimos anos".

Mário Silva

Ouça Mário Silva

"Gostaríamos muito de enfrentar o terceiro adversário com dois resultados para poder passar. Vencendo os primeiros dois jogos, podemos jogar com o resultado do terceiro jogo. É o Prishtina, aquele que conhecemos menos bem. Aquilo que poderá ter um caráter diferenciador é a forma como o público vive o jogo, que eu desconheço", confessou Mário Silva, relativamente ao duelo com a equipa da casa, calendarizado para as 19h00 de sábado, 2 de dezembro.

O líder técnico considera que os seus comandados têm vindo a evoluir e anseia que deem continuidade a essa progressão: "Aquilo com que nós nos preocupamos é em construir uma equipa com uma identidade própria. Nas últimas três/quatro semanas, demos um salto qualitativo enquanto grupo de trabalho e isso traduz-se nas ações e tarefas que desempenham lá dentro. É esse salto qualitativo que eu espero ver nesta competição, sabendo que temos uma Ronda de Elite de extrema dificuldade, porque a deslocação não é fácil e são adversários difíceis."

"Acima de tudo, o que temos e queremos fazer é apresentar essa mesma identidade, que se traduz em maior compromisso defensivo, com mais rigor nas nossas ações defensivas e ofensivas, por onde temos de andar, onde temos de nos posicionar, quais são as nossas dinâmicas, e sermos rigorosos nisso. É essa disciplina e rigor que eu espero que se traduza depois num resultado positivo", completou o treinador.

Higor de Souza

"Todos temos vontade de jogar na Champions. Estamos ansiosos, acreditamos que estamos numa boa fase, não havia melhor momento para decidir esta Champions", reiterou Higor de Souza, pivô benfiquista.

Ainda assim, embora acredite que "o Benfica está preparado para jogar em qualquer lugar", o internacional brasileiro enalteceu que o Glorioso tem de "ir ligado ao máximo, sabendo que qualquer equipa" pode ferir as águias, e também ciente da "responsabilidade" que tem na Liga dos Campeões.

"Ainda posso melhorar muito mais, mas tenho consciência de que estou a evoluir aos poucos, tendo mais confiança. O que me dá mais tranquilidade é a ajuda dos meus companheiros, que me dão confiança a cada dia", avaliou ainda o futsalista, em relação ao seu desempenho individual.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal